+ Responder o Tópico
Página 1 de 3
1 2 3 ÚltimaÚltima
Mostrando resultados 1 até 10 de 26

Tópico: [Tutorial] Memória SWAP usando uma partição do TF

1. Registrado em
    May 2007

[Tutorial] Memória SWAP usando uma partição do TF

Memória SWAP usando uma partição do TF

Depois de muitas tentativas acabei conseguindo parece dificil mais num é.

eu naum desenvolvi nada soh fui olhando nos tópicos , o script eh do Kurt_wagner , qualquer duvida posta ai que agente tenta ajuda.

oq vc precisa?

1- Criar uma partição do tipo SWAP no seu cartao de memória(TF) eu consegui usando o particionador grafico do linux(Gparted) acho que é o unico jeito de cria uma partição desse tipo, eu nunca usei o PartitionMagic, quem tive interesse em usar o linux e não tem vo coloca o link no final do tópico.
    OBS. na hora de particionar dexa a partiçao tipo SWAP no final do TF.
    olhe o exemplo:
    Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente]
    a parte vermelha eh a partição SWAP.

2- 33swapmem
    Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente]

3- UltraEdit (editor de texto para windows)

4- eKonsole (pra ve se deu certo)

Depois de criada uma partição do tipo swap (vc escolhe o tamanho , eu criei de 64mb , mais depois vi que era exagero agora to usando , 32mb , que ainda eh exagero , pois nunca vi usa mais que 10mb)

instale o 33swapmem.pkg , conecte o a1200 no pc , entre na pasta .system/qtdownload/33swapmem copie o arquivo 33swapmem.lin e cole na sua area de trabalho.
    a pasta .system esta OCULTA dentro do TF

instale o Ultraedit no PC , depois de instalado , clique com o botao direito no 33swapmem.lin , selecione a opção abrir com... UltraEdit. ai apague tudo que esta escrito e cole isso :
    Código:
    #!/bin/bash

export QTDIR=/usr/lib/ezx
    my_alert='/usr/SYSqtapp/phone/alertprocess'
    myfile=`basename $0`
    mypath=`echo $0 | sed -e 's/'$myfile'//g'`

EXEC="start-stop-daemon --start --exec"

my_mid1="$mypath/ding.mid"
    my_mid2="$mypath/dingdong.mid"

if /sbin/swapon -s | grep partition 
    then 
    	$EXEC /sbin/swapoff /tmp/mmca2
    	$my_alert -playvol 3 -playfile $my_mid2
    else
    	if [ -e /tmp/mmca2 ]
    	then
    		$EXEC /sbin/swapon /tmp/mmca2
    	else
    		$EXEC /bin/mknod /tmp/mmca2 b 243 2
    		$EXEC /sbin/swapon /tmp/mmca2
    	fi
    	$my_alert -playvol 3 -playfile $my_mid1
    fi
    salve o arquivo... (ele vai gerar um outro arquivo o 33swapmem.lin.bak, que eh tipo um backup do arquivo antigo, mais vc NAUM vai usa ele)
    abra novamente a pasta .system/qtdownload/33swapmem e substitua o arquivo alterado pelo antigo.
    pronto eh soh isso , agora para testar , instale o ekonsole.pkg no a1200, execute o ekonsole...

digite
    -swapon -s

vai aparece o nome da partição , o tamanho e a quantidade que esta sendo usada ...

eu segui esses passos , mais num manjo mtu de linux so meio leigo , se alguem percebe algum erro me avisa que eu edito o topico!

link para puxar o linux

instruções de como gravar o linux em CD.
    vc pode gravar no cd e dar boot pelo cd , naum precisa instala o linux no seu HD =DD

Última edição por Sitanel; 24-01-2009 às 01:42.

2. Registrado em
    Jun 2007

Re: Memória SWAP usando uma partição do TF

eu só fico numa duvida:

é melhor fazer isso, criar uma partição no TF ou usar o programa swapmem normalmente???

acho q com uma partição d 32 mb e com o swap já conseguirei jogar alien vs predator do MAME....

3. Re: Memória SWAP usando uma partição do TF

Cara, vantagens e desvantages de usar um arquivo de paginação (o original 33swapmem) e a partição com o modificado que eu postei:

Vantagens:

Arquivo:
    -> mais fácil
    -> não precisa particionar
    -> não são necessários certos comandos no script

Partição:
    -> mais rápido
    -> mais seguro
    -> mais compatível

Desvantagens:
    Arquivo:
    -> Se corromper o espaço, fica MUITO difícil (prá não dizer impossível) isolar os setores corrompidos, pois o arquivo pode ter setores espalhados (fragmentados) por todo o cartão.
    -> O modo USB (Mass Storage) pode dar problema, afinal de contas, tem um arquivo sendo USADO na hora de criar a partição virtual (cartão) que o Sistema Operacional vai ver.

Partição:
    -> É mais difícil de fazer...

Assim, se ocorrer o fato da swap corromper certos setores do cartão (sim, memórias flash tem ciclos limitados de escrita, uma hora vai pro saco) pela swap ser uma operação de escrita intensa, a partição swap pode ser isolada, e a própria formação especial do sistema de arquivos swap na partição pode "isolar" e permitir a partição continuar funcionando perfeitamente mesmo com setores defeituoso.

Agora, com o arquivo de swap, se ferrar algum setor, vais ter que passar scandisk, registrar o setor, e perder o arquivo, na melhor das hipóteses, se a corrupção for maior, vai se espalhar por vários locais, distantes um do outro no disco. Isso é MUITO ruim!

Taí... É mais ou menos isso...

4. Registrado em
    Jun 2007

interessante...

quero fazer um swap d 32mb, mas nao tenho o linux instalado...
    terei q baixar essa versão postada ai em cima???

num tem um programa compatível com o windows q eu possa fazer isso???

5. Re: Memória SWAP usando uma partição do TF

Citação Postado Originalmente por anlekna Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente]
    interessante...

quero fazer um swap d 32mb, mas nao tenho o linux instalado...
    terei q baixar essa versão postada ai em cima???

num tem um programa compatível com o windows q eu possa fazer isso???
    Cara, não conheço nenhum (que não seja pago).
    O QTParted pode ser baixado em forma de CD bootável na net, é a melhor opçãi mesmo... Eu também não tenho o Linux no notebook que uso normalmente, só no outro (em outro AP), então usei um CD mesmo...

6. Registrado em
    Feb 2007

Perguntinha Básica!
    Quando se faz esse procedimento de criar partição pelo linux, perde-se todo o conteúdo do TF?
    Valeu galera.

7. Registrado em
    May 2007

Citação Postado Originalmente por DOSCRI Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente]
    Perguntinha Básica!
    Quando se faz esse procedimento de criar partição pelo linux, perde-se todo o conteúdo do TF?
    Valeu galera.
    cara eh soh vc copia todas as pastas do TF (inclusive a .system) ai vc faz formata o TF , cria a swap e dpois copias as pastas de volta no TF.

8. Registrado em
    Feb 2007

Valeu pela dica cara!
    Vou testar pra ver se "funfa"!

9. Registrado em
    Jun 2007

Citação Postado Originalmente por Kurt_Wagner Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente]
    Cara, não conheço nenhum (que não seja pago).
    O QTParted pode ser baixado em forma de CD bootável na net, é a melhor opçãi mesmo... Eu também não tenho o Linux no notebook que uso normalmente, só no outro (em outro AP), então usei um CD mesmo...
    quais seriam esses programas pagos???

bom, hj em dia, com o uso do emule, limeware, bitottent... ninguem mais compra programa!!!

diz ai o nome, q eu acho e disponibilizo pra galera!!!!

10. Registrado em
    Jun 2007

Só uma dúvida:

Para eu instalar um arquivo .pkg, é só eu abrir ele com o MPKG ??

Valews

+ Responder o Tópico
Página 1 de 3
1 2 3 ÚltimaÚltima

Regras para Posts