+ Responder o Tópico
Página 1 de 2
1 2 ÚltimaÚltima
Mostrando resultados 1 até 10 de 12

Tópico: [Tutorial] Como reverter a modificação para EDGE

1. Registrado em
    Apr 2007

[Tutorial] Como reverter a modificação para EDGE

Bom dia, pessoal.

No forum Motorola Fans, no mesmo tópico que deu origem ao MOD postado pelo sandunga (vide Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente]), onde um dos membros diz que pegou o seem edit do ROKR E6 e utilizou no A1200, existem diversos comentários sobre compatibilidade com Firmware, dos quais um deles (postado pelo justthinking) me chamou a atenção.

Em outras palavras, ele disse que uma dica postada pelo Bint em algum lugar diz que só funciona no 24P (existem usuários deste forum que reportaram ter funcionado em outras firmwares). Ele diz ainda que tentaria na 08P e reportaria o resultado (que eu não encontrei depois).

Mas outro texto no Motorola Fans me chamou mais ainda a atenção. Um post do Robikonobi diz que existem diferenças no seem entre um A1200E (que tem EDGE habilitado de fábrica por default) e os demais A1200 com seem alterado para uso de EDGE.

Ele ainda postou as comparações, que vocês podem ver abaixo:

-------------------------------------------
    Element ID= 0341
    Record #= 0001
    Offset= 0000
    Length= 0001
    A1200 Orig sem EDGE:
    FF
    ROKR E6 EDGE / A1200 com Seem alterado para EDGE:
    01
    A1200E 29p com EDGE de fábrica:
    00
    Element ID= 0340
    Record #= 0001
    Offset= 0000
    Length= 0008
    A1200 Orig sem EDGE:
    0000000000000000
    0905030201020000
    09FFFFFFFFFFFFFF
    Element ID= 02AF
    Record #= 0001
    Offset= 0000
    Length= 0008
    A1200 Orig sem EDGE:
    002700FA20000000 (pode ser diferente em cada aparelho)
    007500FA20000000
    007500F800000000

Com este material, que eu postei no tópido do sandunga Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente]), eu analisei as possibilidades, efetuei algumas experiências e concluí que é possível reverter a modificação.

Muitos usuários levantavam esta questão, e agora seguem os resultados da experiência que tive. Espero que seja útil a vocês todos, ou pelo menos aos que tiverem dúvidas quanto ao funcionamento da alteração para EDGE no A1200i.

Venho dividir com vocês os resultados das experiências mencionadas acima.

Com base nos dados e nas análises que eu citei para vocês, eu consegui reverter a modificação para EDGE e testei a alteração para o seem que vem de fábrica no A1200E.

Seguem passo-a-passo e os comentários.

1a parte da aventura - reverter a modificação

No RadioComm, com o celular conectado e o sinalizador Verde, entrei na guia GSM 2, onde estão os campos Element ID, Record, Offset e Lenght.

Preenchi primeiro com os dados 0341 para Element ID, 0001 para Record, 0000 para Offset e 0001 para Lenght, e acionei o botão de leitura (read - RDELEM). Na linha abaixo, ele retornou o valor 01.

Alterei este valor para FF e acionei o botão de escrita (store - STELEM).

Preenchi em seguida com os dados 0340 para Element ID, 0001 para Record, 0000 para Offset e 0008 para Length, acionando em seguida o botão de leitura.

A linha inferior foi preenchida com 8 bytes (0905030201020000) que eu substituí por 0000000000000000 (também 8 bytes, todos com valor zero) e acionei o botão de escrita.

Finalmente, preenchi os dados com 02af para Element ID, 0001 para Record, 0000 para Offset e 0008 para lenght, e acionei novamente o botão de leitura.

O valor de 8 bytes preenchido na linha de baixo foi 007500FA20000000, que eu substituí por 002700FA20000000 e acionei o botão de escrita.

A cada comando, eu acompanhei na caixa de texto do status os resultados, todos ok. Os botões também ficaram verdes quando houve sucesso.

Para finalizar, eu acionei o botão de reset, ao lado da caixa de texto de status, e o telefone reiniciou. Só para garantir, reiniciei uma vez a mais na mão (desliguei e religuei o aparelho).

Resultado: nada mais do ícone "E", apenas o "G", mesmo quando conectado. A velocidade de navegação ficou em 17,65kbps.

2a parte da aventura - testar as configurações de fábrica do A1200E (que vem com EDGE de fábrica) no meu A1200i

Resolvi fazer a loucura de testar as configurações de fábrica do A1200E, para ver se funcionariam no A1200i. NÃO recomendo que o façam - mas segue minha experiência, caso alguém se interesse.

Preenchi os campos Element ID, Record, Offset e Lenght respectivamente com os valores 0341, 0001, 0000 e 0001 e cliquei no botão de leitura (RDELEM), recebendo na linha de baixo o valor FF, que eu alterei para 00 e cliquei no botão de escrita (STELEM).

Em seguida, preenchi os campos Element ID, Record, Offset e Lenght respectivamente com os valores 0340, 0001, 0000 e 0008 e cliquei no botão de leitura, e o resultado na linha de baixo foram os 8 bytes 0000000000000000, que eu substituí por 09FFFFFFFFFFFFFF, clicando em seguida no botão de escrita.

Para finalizar, preenchi os campos Element ID, Record, Offset e Lenght respectivamente com os valores 02af, 0001, 0000 e 0008, clicando no botão de leitura, recebendo na linha de baixo os 8 bytes 002700FA20000000, e eu os alterei para 09FFFFFFFFFFFFFF, concluindo com um clique no botão de escrita.

Até este momento tudo estava bem, e eu cliquei no botão de reset, reiniciando o telefone.

A partir deste momento, meu telefone reiniciava tão logo começava a funcionar. Tela de boot da motorola, imagem da operadora Claro e começava a funcionar, mas antes que eu tivesse tempo de fazer qualquer coisa ou clicar em qualquer lugar, o telefone reiniciava.

No momento de desespero, a primeira coisa que pensei foi fazer update de firmware, que talvez resolvesse o problema. Entrei no modo flash, mas indeciso, desliguei o telefone. Foi quando, retirando a bateria, veio uma luz. Removi o SIM Card (chip da operadora) e liguei o aparelho.

O aparelho iniciou e abriu a janela de aviso do SIM Card não detectado, perguntando se eu queria trabalhar com a antena desligada ou desligar o aparelho.

Selecionei Antena Desligada, e consegui conecta-lo ao RadioComm novamente. Alívio!!!

Passado o susto, retornei as configurações anteriores (reverter a modificação) e reiniciei com o SIM Card, funcionando novamente como antes (nada de "E", só o "G" e velocidade até 19kbps).

3a parte da aventura - Apliquei a modificação EDGE propostas pelo sandunga novamente

Com o celular funcionando novamente, reapliquei as modificações para funcionar no modo EDGE, conforme o tutorial.

Deu na mesma que antes. Aparece o "E" quando tem sinal, muda para "G" quando o sinal está mais fraco, e a navegação não passa de 19kbps. Comparando com outro aparelho (este com EDGE nativo), e utilizando o mesmo SIM Card na mesma localidade, a velocidade chegou a 116kbps, o que descarta a possibilidade de o sinal ser fraco ou a rede congestionada.

Conclusões:

- Meu aparelho, pelo menos com a firmware atual (1AR original Claro) não suporta EDGE.

Um parênteses aqui: Queria ver evidências de quem disse que funcionou nesta firmware. Por favor, postem neste tópico!

- É possivel SIM reverter esta modificação, para quem desejar.
    - As configurações de fábrica do A1200E não funcionaram no A1200i.

Neste momento, começo a considerar um pouco mais a idéia de fazer um update de firmware para 24xp30p, ou outra que comprovadamente suporte EDGE.

Espero ter ajudado.

Abraços a todos!

2. Registrado em
    Nov 2007

Re: Como reverter a modificação para EDGE

puts valews mesmo deu certim voltou funfa ....
    .
    ...Mas agora que lembrei pq sempre peguei oK1 de meu pra conectar ... essa net pelo A1200 é muito lerda na moral naum da pra usar mesmo ...
    .
    ..Mas pelo menos agora alguma coisinha quando eu querer conectar pelo A1200 vai conectar mesmo que seja uma ***** ....
    .
    ...Valews ..a se aparecer alguma coisa pra aumentar a velo da conexão doA1200 da um toque pq assim naum da pra usar na boa naum ....
    .
    ...Grato

3. Registrado em
    Oct 2007

cara qnt a esse lance de EDGE eu fiz a atualização pra EDGE normal.... aí testei a velocidade no opera que vem no cell o original dele...e nao passava de 14kbps.... aí instalei o opera mini 4.0....e nele a conex ficou bem mais rápida e quando fiz o teste de velocidade bateu 448kbps.... testa aí pq comigo funcionou abrcss!

4. Registrado em
    Apr 2006
    Blog
    1

pra quem quiser reverter, é só usar o mesmo procedimento de instalar edge mas utilizando o arquivo anexado

ele vai voltar a utilizar o gprs normalmente..
    Arquivos Anexados

5. Registrado em
    Apr 2007

Citação Postado Originalmente por mrknhs Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente]
    cara qnt a esse lance de EDGE eu fiz a atualização pra EDGE normal.... aí testei a velocidade no opera que vem no cell o original dele...e nao passava de 14kbps.... aí instalei o opera mini 4.0....e nele a conex ficou bem mais rápida e quando fiz o teste de velocidade bateu 448kbps.... testa aí pq comigo funcionou abrcss!
    Cara, o Opera Mini 4.0 (ou qualquer versão) utiliza um servidor de proxy e compactação, que este sim tem uma conexão veloz com a internet. A velocidade que você mediu é entre o medidor e o proxy, e a página de resposta montada foi enviada para o seu Ming.

De qualquer forma, a conexão entre o seu Ming e a internet está afunilando qualquer que seja a velocidade entre o proxy e a internet. Não é um teste válido. Para um teste válido, utilize o Opera nativo do celular ou um computador utilizando a conexão do celular.

Citação Postado Originalmente por DeSoRdEiRo Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente]
    pra quem quiser reverter, é só usar o mesmo procedimento de instalar edge mas utilizando o arquivo anexado

ele vai voltar a utilizar o gprs normalmente..
    DeSoRdEiRo, excelente iniciativa! Parabéns!

6. Registrado em
    Jan 2006

Eu fiz os testes com meu notebook ligado no celular.
    Tenho o A1200i com o patch do Edge aplicado, e firmware original da claro.
    Atingi os 110kbps pelo site Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente]
    O que me faz crer que, realmente o opera do celular tem baixo desempenho, mas não o modem do celular, que consegue trabalhar com a velocidade do edge.
    N95-3 (agora eu não ando mais perdido... uso o GPS )

7. Registrado em
    Jan 2008

Estreando no fórum, trago algumas informações interessantes:

Meu aparelho é A1200i, desbloqueado, comprado no Ponto Frio há um mês, atualmente habilitado com o pós-pago da Vivo, incluindo o plano ilimitado de internet (smartmail). A FW é a original R532L4_G_11.40.1AR. Coloquei um cartão de 2GB (o aparelho reconheceu, mas passou a demorar mais para abrir os programas e para executar algumas funções - já tinham me dito que isso poderia acontecer).

1) fiz o procedimento de habilitação do EDGE seguindo o tutorial postado pelo Sandunga (vide: Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente]). Resultado, apareceu o ícone "E", mas a velocidade permaneceu a mesma. Quando consultado o status do dispositivo, aparecia GRPS e não EDGE (como deveria ser). De quebra, o programa E-mail, nativo do aparelho, passou a apresentar um BUG. Sempre que eu acionava o comando enviar/receber, ele baixava uma mensagem e fechava. Ai, eu tinha que abrí-lo de novo, repetir o comando, para ele baixar outra mensagem e fechar novamente.
    2) desfiz o procedimento, seguindo o mesmo tutorial do Sandunga. O ícone "E" desapareceu o o "G" apareceu de novo. A velocidade continuou a mesma. O BUG também.
    3) Ai, entrei em contato com o CHAT da Motorola, e eles sugeriram um Master Reset, para resolver o BUG do E-mail. Se não funcionasse, a recomendãção era a de procurar o serviço autorizado.
    4) Foi aí que perguntei se era possível habilitar o EDGE no meu A1200i. Quer saber a resposta? Continue a ler:

Helio Telho: é possível habilitar o EDGE no meu aparelho?
    Igor Nascimento: Não. Essa é uma função que vem de fábrica.
    Igor Nascimento: Posso auxiliar em algo mais no momento?
    Helio Telho: Se levar o aparelho no serviço autorizado, é tecnicamente possível habilitar o EDGE no aparelho?
    Igor Nascimento: Como foi informado acima, isso não é possível.
    Helio Telho: Há diferenças de hardware entre o A1200i e o A1200e, ou a diferença é somente de software?
    Igor Nascimento: A única diferença é no software.
    Helio Telho: O A1200e é tri ou quadri-band? Já está a venda no Brasil?
    Igor Nascimento: O A1200e é quadri-band e já está à venda no Brasil.
    Helio Telho: O serviço autorizado não poderia substituir o software do meu A1200i para torná-lo um A1200e? Eu pago a diferença.
    Igor Nascimento: A Motorola não trabalha com essa política.
    Helio Telho: Ok. Obrigado. É só isso. boa tarde.
    Igor Nascimento desconectou-se.

8. Re: Como reverter a modificação para EDGE

O que você esperava de um operador de telemarketing? Eu não preciso entrar em contato com a Motorola para saber o que ele ia dizer. Obviamente todo hack achado aqui ou em qualquer lugar da Internet tem riscos. Afinal de contas, estamos mechendo com o âmago do celular. Nem por isso tive problemas testando a maioria deles no meu telefone, que está muito bem por sinal.

O Bug ao qual você se refere não parece se originar na mudança para EDGE, existem de fato dois bugs, mas não são nem perto do cliente de email. Eu mesmo uso o push mail nativo o tempo todo, e tenho o EDGE habilitado (mais ou menos 9 meses com ele agora).

Segundo este tópico, a alteração pode ser revertida. Eu pessoalmente uso um firmware híbrido com codeblocks da 24p, então funciona, sendo assim, não posso te dizer o que deu errado. De qualquer maneira, boa sorte.

Não tinha mais o que hackear no Linux (A1200), resolvi hackear o Symbian OS - Sim, eu era o Kurt_Wagner

9. Registrado em
    Jan 2008
    De qualquer modo, acho que o importante foi a confirmação, pela própria Motorola, através de seu atendente do chat, que o a1200i e o a1200e compartilham o mesmo hardware. A diferença está no software.

Apliquei o Master Reset, conforme sugerido pelo atendente da Motorola, no mesmo dia. Não deu certo, o BUG continuou.
    Ontem, sem mais e nem menos, do nada, o BUG se foi. O cliente de e-mail está funcionando normalmente.
    Vá entender...
    Última edição por NightCrawler; 25-01-2008 às 11:39. Motivo: Unindo posts

10. Registrado em
    Feb 2008

Fiz o teste e realmente voltou como GPRS mas, continuo não conseguindo acesso através da conexão Vivo ZAP só WAP.

+ Responder o Tópico
Página 1 de 2
1 2 ÚltimaÚltima

Regras para Posts