-
Alterando Bootscreen HelloMoto do A1200!!! (1ª tela)
Depois de revirar de ponta a cabeça forums do mundo todo em busca disso, finalmente encontrei! Consegui alterar a tela de boot do A1200 (a primeira tela) que é a mesma desde quando a Motorola lançou seus primeiros celulares com tela colorida!!!
Os créditos são do Taurnil do forum ModMyMoto. Eu apenas traduzi e adaptei.
Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente]
ATENÇÃO: ESTE PROCEDIMENTO É PERIGOSO E PODE "MATAR" SEU TELEFONE!!! FAÇA POR SUA CONTA E RISCO. NÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS CAUSADOS AO SEU TELEFONE!!!
Serão necessários:
Programa: Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente] (não necessita instalação)
Programa: Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente] (editor hexadecimal) (não necessita instalação)
Programa: Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente] (instalação necessária)
Imagem no formato GIF de 240x320
Nota: A imagem não pode ser muito grande. Tentei com um gif de aproximadamente 50kb e não deu certo! Aparecia somente metade da imagem! Escolha ou crie um gif com aproximadamente 25kb.
Abra o SBFCodec, clique em File>Open e carregue uma FW qualquer no formato *.sbf.
Automaticamente o programa criará uma pasta chamada "SMG" na mesma pasta onde está a FW que você selecionou e extrairá nela os CG's da FW. Vá nesta pasta, copie o CG39 para outra pasta qualquer e apague a pasta SMG em seguida.
Seu arquivo CG39 deve se chamar "CG39_0x018E0000.smg" ou algo parecido. Renomeie ele para "CG39_original.smg" ou outro nome de sua preferência e renomeie o gif escolhido para o mesmo nome que tinha seu CG39. Neste caso "CG39_0x018E0000.smg".
Abra os dois arquivos (CG39_0x018E0000.smg e CG39_original.smg) com o programa XVI32.
Você deverá ver algo parecido com isto:

Na janela do futuro CG: "CG39_0x01CE0000.smg":
Clique no primeiro byte 0 (valor 47 = "G")
Depois no menu Edit -> Insert String
No subpainel "Insert" selecione 'Hex String', Valor "FF"
No subpainel "Insert <n> times selecione 'hexadecimal', Valor "$800"

Ao fazer isto inserimos um cabeçalho de 2KB com o valor "FF" no CG.
Clique em "OK" depois na figura do disquete para salvar as alterações.
Agora clique no último byte do arquivo.

Agora troque de janela, pois vamos trabalhar no CG39_original.smg (ou como vc tenha renomeado)
Neste exemplo mostra como copiar os bytes que mostram no modo texto: "GAI_GENERIC_INT_SUMATRA_G007" no meu caso não foi isto que apareceu pois esse texto varia de acordo com a FW, porém, basta saber que iremos copiar todos os bytes que contenham um valor diferente de "FF" até o ultimo conforme o exemplo abaixo. Para copiá-los clique no primeiro a ser copiado e segurando a tecla "Shift" use o teclado para se mover pelos outros bytes.
Com o texto selecionado clique em Edit -> Clipboard -> Copy as hex string
Obs: Se isso não for feito corretamente o RSD Lite indicará erro!

Voltando para a tela do nosso projeto de CG, o arquivo "CG39_0x01CE0000.smg", inseriremos a cola do CG original nele.
Para isso, estando selecionado o último Byte (valor 3B = ";"), clique no menu Edit -> Insert String
No bubpainel "Insert"
apague o valor "FF" e cole o valor que compiamos do CG original (Ctrl+V)
No subpainel "Insert <n> times"
apague o valor "$800" e digite "$1" (assim colaremos esse valor apenas uma vez)

Deve ter em sua tela agora algo parecido com isto:

Agora eliminaremos o ultimo byte (o ";") para isso, clicamos sobre ele e pressionamos a tecla "Delete".
Agora tem algo parecido com isto:

Como o ";" não pertenecia ao CG e sim ao arquivo .GIF a partir do qual começamos a trabalhar, devemos voltar a inserí-lo.
Selecionamos a letra "G" de "GAI....." (ou a primeira letra que apareça no fim do seu CG).
Nos asseguremos de não SOBREESCREVER a letra G verificando que a opção Tools->Overwrite Está desabilitada.
Nos asseguremos também de estar trabalhando em modo TEXTO (a opcção "Tools->Text mode" deve estar HABILITADA) conforme imagem abaixo

Feito isso, insira o ";" presionando esta tecla
Deve ficar assim agora (ou parecido).

Clique no disquete para salvar as alterações.
Agora vem uma parte simples, mas de cuidado: devemos fazer com que nosso arquivo tenha EXATAMENTE 128KB, ou seja 131.072 bytes.
Para isso vamos a inserir tantos bytes forem precisos coo o valor "FF".
Para saber quanto bytes serão necessários inserir, no Windows explorer clique com o botão direito do mause sobre o arquivo "CG39_0x01CE0000.smg" e em seguida em propriedades.

Abra a calculadora do windows e faça a seguinte conta:
131072 - o tamanho do seu arquivo.
Neste exemplo seria
131072 - 24068 = 107004 bytes
Neste caso, tenho que inserir 107004 bytes com o valor "FF" para que meu CG tenha exatamente 128KB. Então, mãos à obra!
Estando selecionada a janela do CG projeto (CG39_0x01CE0000.smg), no byte "G" de "GAI_..." vamos no menu
Edit->Insert String
No subpainel "Insert"
Selecionar 'Hex String', Valor "FF"
No subpainel "Insert <n> times"
Selecionar 'decimal', e como valor o resultado da conta realizada. Neste caso, 107004.

Deverá ver algo parecido com isto:

Salve o arquivo novamente.
Vamos verificar novamente o tamnho do arquivo no Windows Explorer:
Se tudo foi feito corretamente, o arquivo terá exatamente 128KB, ou 131072Bytes.

Se não, terá que excluir ou adicionar os bytes necesarios, todos eles entre o arquivo gif original e a cola do CG.
Feito isto no CG, já podemos transformá-lo em um SBF.
Abra o SBFCodec, clique em File - > Open e carregue uma FW qualquer no formato *.sbf.
Selecione e remova todos os arquivos que aparecerão dentro do SBF EXCETO O RDL3 (O RAM Downloader) E O CG39.
Se achar que isso tudo é muito complicado baixe um dos arquivos já preparados que estou disponibilizando. Pode ser Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente] boot com estilo mac OSX ou Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente] que eu criei e estou usando que esta anexo no tópico.

Agora clique no CG39, que é o único CG que restou, clique em "Replace" e selecione o CG que acabamos de alterar. Certifique-se de que os endereços de inicio e final (Start Addr e End Addr) não foram alterados ao sobreescrever o CG, senão o arquivo CG ficará corrompido e não funcionará.

Feito isso clique em salvar (disquete) e dê um nome qualquer para seu arquivo e extensão sbf. Ex: Meu_boot.sbf
Agora é só usar o RSD Lite como se fosse flashear o telefone, porém ao invés de passar um FW completa, enviaremos somente esse arquivo sbf contendo os codegroups que criamos!
Espero que curtam o tuto!
Abçs!
-
akela letra G de GAI q vc mando selecionar lá em cima no arquivo que abri naum tem, tem GAS, é essa mesma ? ? ? ...
cara, fzr tds essas tretas em hexadecimal é muito complicado, coloquei esse que vc fez....
simplismente perfeito.... muito f..........................daaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. ...
Última edição por FANS-87™; 10-02-2009 às 22:30.
-
Re: Alterando bootscreen HelloMoto do A1200!!! (1ª tela)
Hehehe!! Parabéns pela sua coragem!! Vc foi o primeiro a tentar seguir esse tuto!!! E respondendo sua pergunta anterior, o G no seu caso seria o G da palavra GAS realmente.
Só por curiosidade, qual é a sua FW???
Abçs!
Última edição por seiken; 24-08-2009 às 03:45.
Motivo: Remover quote total de post imediatamente anterior.
-
vlw braço, bom quando fiz o primeiro teste minha fw era 59xpV2, funfou perfeitamente. depois passei 24xp30, mais uma vez fiz a troca sem problema nenhum.
agora acabei de flashear para um MP nova 24xps_algumacoisa (muito boa, mais que veio com uma bootscreem horroroza) e + 1 vz fiz a troca sem qualquer problema...
mais uma vz congratulations for this post....rsrsrsrsr
excelente...
ahhh.. e abrigado por responder a minha pergunta parcero... assim que sobrá um tempinho vou tentar de novo fzr meu proprio bootscreem...
Última edição por seiken; 24-08-2009 às 03:46.
-
É isso aew mano!!! Temos que tentar mesmo!!! Senaum... não tem como saber se vai dar certo ou naum!!!
Agora eu to editando minha própria FW!!! Jah consegui tirar alguns programas como Barcode Reader, Help, Push Email entre outras coisas!
To me baseando na fw que to usando (24xp30), + agora to querendo fazer ela ler as msgs em português!!!
Vamos lah... rumo aos mods!!! Rsrsrs!
Abçs!
-
Cara posta mais boots pra gente. sem kerer ser preguiçoso. mas vc sabe a maneira certa e como issu pode matar o cel, eu coloquei uma sua e confio em vc. tem uns gifs animados bem legais.
Vlw Cara.
-
Fala aew meu mano!
Pra colocar como bootscreen não pode ser gif animado! Tem que ser estatico! Assim que eu tiver um tempo, posto mais boots pra galera que estiver com medo de fazer esse procedimento!
Abçs!
Última edição por seiken; 24-08-2009 às 03:47.
-
eu fui por no meu, mas na hora que o cel eh reiniciado, ao inves dele ser detectado pelo RSD Lite , ele abre como se fosse o disco removivel e no RSD Lite fica a mensagem " Please Manually restart this phone" eternamente. E no meu caso, ele num trocou a tela, e sim o idioma que voltou pro ingles e nada de voltar pra portugues =/ minha FW eh á 24xp30
-
Pessoal eu estou usando o novo firmware 24xps_1_0_byGer86.sbf, tentei fazer todo os procedimento descrito no tutorial, foi tudo bem. O endereço inicial e final do CG39 aparecia diferente do mostrado acima, mas reparei que era o mesmo quando eu rodava o RBFCodec. Mandei atualizar o arquivo Boot.sbf criado seguindo o tutorial. Para minha surpresa, quando reiniciei o celular a maldita dela continuava lá e quando colocava o celular para carregar, aparecia o símbolo da bateria piscando em vermelho. Não tive dúvidas, na mesma hora joguei novamente a firmware para tirar estas alterações. O celular voltou ao mesmo esquema antes de atualizar o boot e o bootscreen "horrorozo" continua lá. Não sei se o problema todo foi decorrente da imagem que escolhi, mas vou ficar no aguardo de novos bootscreen.
Obs: Eu usei uma figura que inicialmente era JPG e transformei em GIF (cerca de 13k)
-
manooooo... acabei de fzr minha segunda tentativa aki e funcionou de primeiraaaa...
muito show...
como já são 0:30 da manhã vo para por aki...
mais amanhã vo começar a cassar imagens na net pr ver se consigo upar uns boot scrrens maneiros pra galera....
mais uma vez cara, parabéns pelo tuto.... muito f......daaaaaaaaa . . .
ahhh, agora já posso fzr um boot screem do mengão pro meu cel...

Última edição por Guilherme Palmito; 15-02-2008 às 23:59.
Motivo: Unindo e Editando Post - by PalmitO.o
Regras para Posts