+ Responder o Tópico
Página 1 de 2
1 2 ÚltimaÚltima
Mostrando resultados 1 até 10 de 17

Tópico: [Tutorial] Instalando aplicativos PKG na memória interna do celular sem troca de firmware

1. Registrado em
    Jun 2008

[Tutorial] Instalando aplicativos PKG na memória interna do celular sem troca de firmware

Após vários dias escavando os arquivos certos para usar, descobri finalmente como o celular trabalha com aplicativos instalados na memória interna. Para aplicativos em JAVA fica fácil, pois na instalação você seleciona Flash ou MMC. Porém, com programas nativos, os pacotes PKG, o negócio é mais em baixo. Então aqui vai um passo-a-passo de como realizar este procedimento sem troca de firmware.

Bom, dentre as vantagens e desvantagens de se ter programas nativos instalados na memória do celular, temos:
    Vantagens
    1. Você não vai precisar reinstalá-los sempre que trocar de cartão de memória
    2. Quando usado como Unidade USB, o celular bloqueia todos os aplicativos instalados no cartão de memória e eles não poderão ser executados. Agora não, você terá os programas rodando da memória do celular e este inconveniente não existirá.
    3. Poderá tirar proveito de programas espiões, que se autoiniciam com o celular e rodam em modo oculto e até mesmo nem aparecem na listagem de programas. Mesmo trocando de CHIP ou Cartão de memória, o programa permanecerá lá (é uma viagem, mas em caso de roubo, isso é bem possível)
    4. O SmartAsst, caso instalado na memória do celular, continuará instalando e desinstalando os pacotes do cartão de memória. É uma vantagem pois a memória do aparelho é muito mais limitada.

Desvantagens
    1. O espaço é mais limitado, portanto você só poderá instalar programas que considerar essenciais
    2. Caso queira desinstalar um programa terá de fazê-lo manualmente, pois a atual versão do SmartAsst não desinstala da memória do celular.

Prosseguindo

Local
    /ezx_user/download/appwrite/am
    Arquivos e funções
    InstalledDB - Equivalente ao CardRegistry do cartão de memória, porém com função na memória do celular. Armazena uma lista de aplicativos instalados, suas IDs e parâmetros para exibição
    UserMenuTree - Armazena os identificadores dos programas e os grupos aos quais pertence.

Após vários testes, notei que apenas estes dois arquivos são necessários para exibição e execução do aplicativo corretamente, embora outros façam menção a todos os aplicativos. São eles: PlugCardRegistry e UserConfig.

Local para armazenamento dos aplicativos
    /ezx_user/download/QTDownLoad
    Para armazenamento dos arquivos, o procedimento é exatamente igual ao cartão de memória. Basta copiar a pasta do programa completa para este local.
    Creio que também seja possível usar a pasta /ezxlocal/download/QTDownLoad para armazenamento dos programas, visto que os arquivos InstalledDB e UserMenuTree fazem apenas referência ao programa, então pouco importa o local de armazenamento.

Vamos lá:
    Vou usar como exemplo o programa SYSInfo.
    Pegue o arquivo sysinfo-0.1.pkg e troque a extensão para ZIP. Depois descompacte. Você verá que ele descompactou um arquivo exatamente igual, de extensão PKG. Repita o procedimento, trocando a extensão novamente para ZIP. Descompacte. Agora você verá uma pasta com o nome do programa, sysinfo.
    Feito isso, você copia essa pasta para dentro de /ezx_user/download/QTDownLoad e para isso você tem várias opções. Algumas são:
    netcontrol, acessando seu celular como dispositivo de rede
    SSH, tipo telnet, mas eu nunca mexi com isso
    eKonsole, copiando a pasta que você acabou de descompactar para o cartão de memória e depois movendo ela para dentro de /ezx_user/download/QTDownLoad.

Bom, a seguir você precisará editar os arquivos InstalledDB e UserMenuTree que se encontram em /ezx_user/download/appwrite/am. Copie ambos para o seu computador e faça um backup dos dois arquivos.
    É melhor você usar programas do tipo UltraEdit, TextPad, EditPad, para editar os arquivos. NÃO use o Notepad, Wordpad, Word nem nada do tipo pra não modificar a codificação do arquivo e o bagunçar com seu aparelho.

Abra o arquivo InstalledDB e cole isso no final do arquivo:

[77777777-7777-7777-7777-777777777777]
    AniIcon =
    AppID = {77777777-7777-7777-7777-777777777777}
    Args =
    Attribute = 2
    BigIcon = sysinfo.png
    Daemon = 0
    Directory = /ezx_user/download/QTDownLoad/sysinfo
    Eraseable = 1
    Exec = sysinfo.sh
    FixedAllPosition = 0
    FixedPosition = 0
    GroupID = ezx
    Icon = sysinfo-sm.png
    InstalledDate =
    JavaId = -1
    MassStorageStatus = 0
    MpkgFile =
    Name = EZXSysInfo
    OsVersion = 1.1
    Shared = 0
    Size = 256K
    Type = 2
    UserID = ezx
    Visible = 1

Salve.

Agora abra o arquivo UserMenuTree
    Este arquivo armazena os grupos e os programas pertencentes a eles, separados por ; (ponto e vírgula)
    Localize a chave [cb839c8f-72c3-42ac-bf17-b01080cb5705] e, em Items, vá para o final da LINHA e acrescente ;77777777-7777-7777-7777-777777777777
    Esta chave representa o grupo TODOS e é o suficiente para ter o seu programa exibido na tela do celular.
    Após isso, salve.

Agora um detalhe importante: eu aqui usei o identificador 77777777-7777-7777-7777-777777777777, mas nada impede que você use qualquer outra seqüência em hexadecimal. O mais importante é que você JAMAIS repita este id, pois é o mesmo que ter dois arquivos com o mesmo nome na mesma pasta. Portanto, verifique antes se o id já está em uso.

Depois copie de volta os arquivos alterados para /ezx_user/download/appwrite/am, substituindo os atuais. Reinicie o celular ou, caso tenha o eKonsole instalado, execute o comando
    /sbin/start-stop-daemon --stop -n am
    Este comando reinicia somente a interface gráfica.

E é isso! Agora você tem seu aplicativo rodando eternamente na memória do celular, não importa o cartão de memória ou condições climáticas, e tudo isso sem precisar trocar de Firmware.

Abraços!

Última edição por Funciona?; 05-11-2008 às 11:52. Motivo: título mais específico

2. Registrado em
    Jan 2008

Re: [Tutorial] Instalando aplicativos PKG na memória interna do celular sem troca de firmware

Muito bom! O tópico é de sua autoria ou foi "pego" ?
    ~Agora de Nokia N78 Symbian Power ~

3. Registrado em
    Jun 2008

Re: [Tutorial] Instalando aplicativos PKG na memória interna do celular sem troca de firmware

Eu que fiz depois de vasculhar bastante nos arquivos do celular e descobrir quem servia para quê. Já tinha postado essa dúvida aqui no fórum e a solução que me deram foi mudar de firmware. Como eu não tenho planos de mudar a firmware original e sabendo que dá pra instalar programas em Java na memória do celular, foi só procurar os arquivos certos pra saber como instalar PKG também. Demorei mais de uma semana mas descobri como
    Ah, o que ajudou também foi um erro no SmartAsst, onde ele instalava os pacotes normalmente, mas os mesmos não eram exibidos no menu principal. Isso foi a chave! O programa estava instalado, mas não era exibido. Então certamente teria de haver um arquivo responsável pela exibição, e na memória do celular já que nada tinha no cartão de memória. Aí foi questão de tempo achar e compreender todo o esquema.

4. Re: [Tutorial] Instalando aplicativos PKG na memória interna do celular sem troca de firmware

Cara, só tenho uma coisa a dizer. Isso é o que define um usuário avançado! Atitudes, curiosidade e coragem, para sair mechendo sem medo de ser feliz, e ainda saber que sempre, tudo tem volta no software.

Parabéns, seu tuto vai ser MUITO útil, tenha certeza. Merece estar fixo.

Não tinha mais o que hackear no Linux (A1200), resolvi hackear o Symbian OS - Sim, eu era o Kurt_Wagner

5. Re: [Tutorial] Instalando aplicativos PKG na memória interna do celular sem troca de firmware

parabens mesmoo.....esse cara é um super user!!!
    ahahha....sem noção!continue assim q ira chegar em lugares q nao imagina!!
    parabens pelo tuto!!
    "Nunca deixe para amanhã... o que você pode fazer depois de amanhã!"

6. Registrado em
    Sep 2008

Peguei meu a1200 fazem três dias, e não quero essa troca FW pois só vi coisas ruins a respeito;
    Só estão falando bem desse tutorial feito por ti, ainda sou meio "noob" pra essas coisas;
    Me diz, que programa eu uso? O que eu baixo? Desculpa minha inocência mas não intendi muito bem.
    Se puder me dar uma atenção especial, vou agradecendo desde já. Parabéns, um abraço!

7. Registrado em
    Jun 2008

Não é que troca de firmware seja ruim, senão ninguém fazia, o caso é você analisar os prós e contras e decidir se vale a pena pra você. Porém, mesmo não trocando de firmware, você ainda poderá instalar programas da forma convencional.
    Já essa dica é só para o caso de você precisar ter um programa rodando na memória interna do celular, independente do cartão de memória. As razões são mais específicas, mas se você tem um cartão de memória pode instalar nele sem precisar trocar de firmware.
    Bom, como você tá começando com o celular, eu aconselho a você começar por Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente] e instalar o SmartAsst. Este vai permitir a você instalar os demais programas, listados neste tópico Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente].
    Vá mexendo nos programas, descobrindo seu celular. Se ver realmente uma necessidade de instalar programas na memória do celular, teremos o maior prazer de te ajudar. Qualquer dúvida pesquise antes. Tem muita gente no fórum que sabe bastante e que tá pronto pra ajudar.

Para seguir essa dica você pode usar o programa Netcontrol. Como você vai começar do zero, instale o SmartAsst da forma convencional. As instruções estão Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente]. Depois, baixe o Netcontrol Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente]. Também vai precisar dos Somente usuários registrados podem ver links [Click aqui para se registrar gratuitamente].
    Instale os drivers.
    Mude o modo USB para Modem (em Configurações)
    Abra o Netcontrol e marque as opções em vermelho

Vá em iniciar > executar e digite
    \\192.168.16.2\system\ezx_user\download\appwrite\a m ("am" sem espaço, não sei o que deu no fórum q tá dando espaço aqui, pirou, huahaha)

Pronto, você está apto a seguir o tutorial agora. A janela que foi aberta caiu direto na pasta dos arquivos InstalledDB e UserMenuTree. Não esqueça de fazer backup dos arquivos que for alterar.

8. Registrado em
    Sep 2008

cara, mais uma vez parabéns consegui aqui!
    Só que uma coisa, tava instaldo a internet pelo usb e agora tá dando o seguinte erro: "java.io.IOException: conection not found"
    Sabe me dizer o que poderia ter causado isso?

9. Registrado em
    Jun 2008

Antes de mais nada, reinicie o celular para ter certeza que o FakeDSM foi desligado. Se estiver usando o Netcontrol, desabilite ele e tente novamente.
    Se estiver usando o MiniOpera, veja sem em Configurações > Rede está selecionado o protocolo SOCKET e se o perfil de internet é TIM DADOS, OI DADOS, CLARO DADOS etc...alguma coisa DADOS.

10. Registrado em
    Sep 2008

Funcionou numa boa, mais uma vez obrigado pela ajuda!
    Mas... Ultima dúvida, prometo! rs
    Quando coloco o telefone em "modem" pra ele entrar na net por exemplo o pc não reconhece até eu voltá-lo ao modo USB, é assim mesmo que deve funcionar?
    Modo USB - armazenamento e acesso ao cartão de memória pelo pc;
    Modem - Conectidade com a internet pelo USB, sem poder armazenar ou acessar arquivos do cel;

+ Responder o Tópico
Página 1 de 2
1 2 ÚltimaÚltima

Regras para Posts