Ir para conteúdo

Foto

Atenção! Mapeamento de Torres de Celulares!

• Por favor, faça o login para responder
19 respostas neste tópico

PaganBlood

Membro Pleno

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 266 posts

Postado 30 Abr 2010 12:41

Eai pessoal!

Tive um ideia de criar um mapeamento no google maps das torres/antenas de celulares na minha cidade, e achei interessante postar no topico para que todos que quiserem colaborar cadastrar sua região ou cidade.

Pedi autorização para o moderador desordeiro, enquanto ele me da a resposta, decidi já ir criando o topico, qualquer coisa se for proibido, podem excluir este tópico.

Bom, para quem não sabe, é possivel verificar pelo site da anatel, aonde estão instaladas as antenas das operadoras de celular em cada cidade, por este link:

http://sistemas.anat...pNumServico=010

Neste link, é exibido o endereço de cada torre, porém, algumas operadoras colocam o endereço errado, então para ser mais seguro, é melhor verificar pela latitude e longitude.

Para verificar pela latitude e longitude, coloquem no google maps dessa forma:
23°07'52.29"S 46°35'05.30"W
Sendo que neste caso 23°07'52.29"S é a latitude e 46°35'05.30"W é a longitude. O que você deverá fazer é copiar esse código, colar no google maps, e trocar somente os números pelos que correspondem a torre que você esta verificando no site da anatel.
Assim, o google maps ira localizar aonde esta a torre que você procura, as vezes tem alguns erros e mostra um lugar que não tem nada, mas é só olhar nas redondezas que você irá achar a torre.

Depois disso, é só você marcar a torre, colocar o nome da operadora, e na descrição colocar o endereço que esta no site da anatel.

Vamos tentar marcar no mapa, com as respectivas cores de cada operadora, por exemplo, se for a claro, marcar com a cor vermelha, se for a tim, marque de azul, assim ficará mais facil.

Aqui vai o link do mapa:

http://maps.google.c...0a72dcee2b&z=11

Com isso, será mais facil você verificar se na região em que você esta, tem alguma torre por perto ou não, podendo verificar se o problema é com sua operadora ou com o seu celular.

Conto com o apoio de todos que tiverem tempo de fazer isso.

OBS: Moderadores, se isso for proibido, podem excluir o tópico.

Falow!

Fábio Kuester

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4784 posts

Postado 03 Mai 2010 18:38

Sangue Pagão,

Gostei de sua idéia, mas vejo com certas ressalvas.
O link que voce postou é muito útil e sugiro que cada user faça o seu particular, sem divulgação por questões de segurança pessoal.
Mas é muito interessante saber quantas e quais são as ERBs ao seu redor.
Obrigado pela iniciativa, e seu post será fixado.

PaganBlood

Membro Pleno

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 266 posts

Postado 03 Mai 2010 20:52

Opa, que bom que foi aprovado!! :D

Sempre tive curiosidades de saber como funciona e quais e aonde estão as antenas de celulares, e acabei descobrindo um jeito muito facil e legal de fazer!!

Sobre o que você falou, eu acho mais legal se todo mundo colocar no mesmo mapa as antenas de sua cidade/região, porque todos poderão ver quais antenas estão mais proximas e de qual operadora são!!!Mas tudo bem, se for melhor cada um fazer o seu para sua propria segurança, não tenho doque reclamar!! :D

Falow, até mais!

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24925 posts

Postado 04 Mai 2010 01:23

Para os que tiverem o Motorola Milestone, tem esse apk :
[APK] Mostra a posição das antenas GSM no mapa.

Não sei se funciona com outros aparelhos com Android Eclair.

Hades666

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5429 posts

Postado 13 Mai 2010 09:03

Boa essa....
Vou testar o negocio.....

victornpb

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 30 Nov 2010 03:35

ja fiz o mapeamento da minha cidade no google earth, so falta da operadora Oi.
pra quem tem iPhone com jailbreak existe um aplicativo chamado Signal, que mostra as antenas no mapa o sinal de cada antena e sua localizacao no mapa.

wizardmoc

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 18 Dez 2010 09:47

Senhores gostei muito deste topico, pois estou fazendo uma mono nesse sentido.

vcs sabem me responder se tem como eu saber quando eu mudo de uma celula(torre) de celular para outra....o pq disso...estou fazendo alguns testes na minha cidade de internet 3g, e kero e preciso saber quando eu deslocar se eu estou na mesma celula(torre) ou nao.....tem como saber isso??? se tiverem algum material eu agradeco...(3g, etc)

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24925 posts

Postado 18 Dez 2010 14:46

wizardmoc saber em quais ERBs o apc está conectado ou não é função interna da baseband, essa informação não é comum ser visível ao usuário e quando é disponível depende, ou de aplicativos especiais instalados no aparelho, ou de modos de diagnóstico do aparelho ( por exemplo nos Motorolas P2K/P2K05 com o "Modo Engenharia" ), ou via softwares no PC ( como o "Radiocomm" ) .

O comum é que o apc fique com várias ERBs em handshaking e ative a que, naquele instante , tiver maior sinal e canal 3G disponível, porém volte a handshaking mesmo com aparelho parado se:

_Se não houver mais necessidade de transferir pacotes 3G.
_Se não houver mais canais disponíveis na ERB ( gargalo/bottleneck ) .
_Se o sinal degradar por interferência a um nível muito baixo .

O ideal é procurar no fórum destinado ao fabricante/modelo do apc que tem para saber como o fabricante disponibiliza o teste de campo/Field Test. Esse teste de campo é pré-requisito para homologação do aparelho na Anatel e o homologador segue roteiros do fabricante para fazer isso para operadora.

PaganBlood

Membro Pleno

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 266 posts

Postado 19 Dez 2010 14:09

Wizardmoc, se tiver algum aparelho com symbian existe um programa chamado CellTrack, ele emite um apito quando troca de torre, e exibe o numero da celula, é bem legal, eu já uso a um bom tempo.

RodrigoGommes

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2128 posts

Postado 20 Dez 2010 00:15

legal...

vinicius1997

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 11 Ago 2012 13:18

ola não consigo achar as torre da minha cidade , vc poderia me dar uma ajuda?

PaganBlood

Membro Pleno

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 266 posts

Postado 23 Ago 2012 16:35

ola não consigo achar as torre da minha cidade , vc poderia me dar uma ajuda?

Olá! Acesse: http://sistemas.anat...pNumServico=010
Lá você vai colocar seu estado e cidade, e clicar em Confirmar.
Ai vão aparecer as operadoras que tem na sua cidade, e é só clicar em cima do nome delas que devera mostrar os endereços das torres.

carlos33j

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 05 Set 2012 13:52

Muito boa a sua ideia... Prbns..
Mas eu não estou conseguindo localizar a torre de celular de minha região no site da anatel sera que você tem outra opção..
Grato..
Valeuuuu..

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24925 posts

Postado 05 Set 2012 14:46

Dependendo do município não cabem todas em uma única janela.

Na parte de baixo tem um botão escritp Próximo , pressione ele para ver outras páginas.

Ou então baixe em formato Excel e veja o arquivo com todas as páginas no seu PC.

Na prática vai notar que mesmo que a ERB ( antena ) seja de outra operadora , vai conectar por ela. Isso porque todas operadoras tem acordo financeiro/comerciais entre sí para atender os clientes das outras e assim diminuir o investimento redundante em colocar antenas para cobrir as mesmas células cobertas pelas outras.

Existe também alternativas, Apks no Market com a localização das antenas que mostram no mapa estilo Google Maps, mas não são sempre precisos pois não usam as informações oficiais da Anatel , ou seja neles faltam muitas antenas que existem. Exemplos:

Open Signal Maps - Aplicativos para Android no Google Play

Map My Cell Tower - Aplicativos para Android no Google Play

LTE,CDMA,GSM,WIFI Coverage map - Aplicativos para Android no Google Play

Cell Connectivity Tracker - Aplicativos para Android no Google Play

Caso queira ajudar a tornar todos esses acima mais precisos, com todas antenas da sua região, tem comunidades de usuários que seus membros coletam a região com Apks scanners e enviam as informações para comunidade, que então vende os dados para os programas acima.

Por exemplo tem a comunidade WiGLE - Wireless Geographic Logging Engine - Plotting WiFi on Maps , para mapeamento de WiFi mas que detecta também GSM/GPRS/EDGE/3G/3.5G/3.75G/4G/LTE/WiFi/WiMax :

Wigle Wifi Wardriving - Aplicativos para Android no Google Play

Andreisb

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 31 Dez 2013 11:26

Olá,

Gostaria de saber se por meio do site da anatel ou outra fonte é possível também saber a tecnologia utilizada em cada torre, como o GSM e LTE.

Vlw

David

Live Long and Prosper!

• Super Moderadores
  • 16481 posts

Postado 31 Dez 2013 11:30

Seja bem vindo @[USER=1042215]Andreisb[/USER].
Sim é possível, no primeiro link, no campo Dados da Entidade tem o tipo de Serviço.

rtek1000

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 18 Fev 2014 00:47

Olá a todos! E parabéns ao autor pela idéia!

Gostaria de saber como posso me localizar em um mapa, tenho dados que um app fornece, que estão no formato (1234, 12345, -1)

o segundo numero de 5 digitos (xxxx, 12345, -x) tem variação no ultimo dígito, mesmo com o celular parado, por exemplo 12347, 12346, 12344...

Encontrei um site interessante que retorna a localização em mapa:

http://www.open-elec...with-gsm-cells/

e depois de clicar no botão "send" abre uma aba com a página:

Obs.: não sei se este link vai abrir para todos.

http://www.open-elec...2&cid4=00039307

O caso é que uso operadora VIVO mas não acho como traduzir os dados que tenho para colocar no googlemaps,

Alguem pode ajudar?

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24925 posts

Postado 18 Fev 2014 02:00

O primeiro link que mandou ( http://www.open-elec...with-gsm-cells/ ) tem um script em linguagem PHP para colocar em sites de internet e que faz o cálculo para converter determinados dados para coordenadas do GMaps.

Então se colocar esse script PHP em um site de internet, rodando em algum servidor http estilo Apache,  você terá como oferecer aos visitantes da sua página os cálculos, desde que os visitantes preencham corretamente os dados necessários.

Os dados que precisa preencher no script para conseguir converter são esses:

MCC, MNC, LAC e CID

O MCC é do país e o MNC é da operadora e região de cobertura, e todas ERBs da mesma operadora da sua região de cobertura tem o mesmo MCC e MNC , por isso só precisa definir uma vez.

O MCC do Brasil é 724 e o MNC da Vivo é 06 . Você pode confirmar isso em aparelhos Android, vai em /system/etc/apns-conf.xml que vai ter as operadoras do Brasil .

O LAC e o CID são de cada uma das ERBs em volta . Se o seu app tiver mostrando LAC e CID então vai funcionar . Se ele tiver mostrando outro dado de localização, não relacionado com LAC e CID então não vai adiantar nada.

Se você não tiver um servidor http para rodar o scripts, veja o segundo link que você mandou :

http://www.open-electronics.org/celltrack/cell.php?hex=0&mcc=222&mnc=10&lac=00010012&cid=00039309&lac0=00010012&cid0=00005188&lac1=00010012&cid1=00017252&lac2=00010012&cid2=00039303&lac3=00010012&cid3=00039301&lac4=00010012&cid4=00039307

Notou que o MCC e o MNC são dados apenas uma vez , o MCC 222 é da Itália e o MNC 10 é da operadora Vodafone, o LAC e o CID são de cada uma das 5 ERBs ( Antenas GSM ) que o aparelho detectou e se comunica.

Se substituir o MCC por 724, MNC por 06, e os dados que tem do App por pelo menos um dos conjuntos LAC e CID, pode testar para ver se o seu App está oferecendo LAC e CID pela locallização que aparecer no Google Maps.

Uma última informação, a parte hex=0 indica que todos números que vai usar serão números decimais comuns, se o App tiver dando números e letras de A até F , ou seja números hexadecimais, substitua o para hex=1 , o MCC do Brasil em hexadecimal é 2D4 e o MCC da Vivo continua sendo 06 , vai bastar substituir os LAC e CID para saber se o App serve ou não para usar esse conversor em GMaps.

Andrezao

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 06 Mar 2014 11:19

Olá a todos,

Sei que o tema é mapeamento, mas estendendo um pouco mais e se não for incômodo para alguém responder. De que forma eu poderia captar ou visualizar os números que estão ligados ou ativos em determinada região ou próximo a determinada torre. Caso queiram responder privado meu e-mail é exatainf@gmail.com.  

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24925 posts

Postado 06 Mar 2014 13:00

Andrezao antes de tudo, seja bem vindo ao PluS GSM .

Você não tem acesso a saber quais números de chamada estão em sua região.

A comunicação entre cada assinante e a operadora é criptografada pelos protocolos contidos no GSM , de forma semelhante ao que acontece com páginas https ( com cadeado ), feito de forma que só o internauta e o site sabem o conteúdo.

O número de chamada não trafega pela rede, o que é transferido é o IMEI que identifica o aparelho como terminal de telefonia, e o IMSI que identifica o SIM Card. Quem converte o IMSI em número de chamada é a operadora .

Só vai saber os números de chamada se tiver acesso à rede da operadora .