Tutorial Aumentar a memória interna com o Link2SD (requer root)

Discussão em 'Tutoriais' iniciada por AdlerTC, 7 Agosto 2012.

1. Offline
    • Supervisor

AdlerTC

Aprovações Recebidas:
    119
    Modelo de Celular:
    SE Xperia Play R800i G2JB 2.0.8 LuPuSv7 / Nokia E63 / Motorola Defy CM9
    Olá, pessoal.

Nesse tutorial vou explicar sobre um método bem fácil e que resolve um problema muito pé-no-saco de quem utiliza bastante uma das principais funcionalidades do Android: os apps lotando a memória interna!

Acontece que você vai instalando os aplicativos, vai instalando, instalando e inevitavelmente aparece uma mensagem na barra de notificações alertando sobre o pouco espaço da memória interna. E mesmo que você consiga mover vários aplicativos pro cartão de memória, os que não são movidos vão lotar a memória interna.

Leia o tutorial até o fim!!! Estou postando atualizações no final do post!

Para esse procedimento você terá que fazer o ROOT no seu Android. Pesquise na área de Tutoriais correspondente a seu aparelho a melhor técnica para root!

Você vai precisar de:
    • Hardware:
      • Cartão de memória de no mínimo 2GB (8GB é o recomendado);
      • Cabo USB
      • Leitor de cartões SD (opcional. Ajuda bastante.)
    • Software:
      • No PC:
        • MiniTool Partition Wizard Home Edition (freeware. Pode ser baixado NESTE LINK).
      • No Android:
        • Link2SD (gratuito. Pode ser baixado na Play Store - link direto).
    Vamos lá:
    Antes de começar, faça backup de seu cartão de memória!!!

- Instale e abra o MiniTool Partition Wizard (MTPW) em seu pc. Ele deverá exibir as informações de seu(s) disco(s) rígido(s).

- Conecte seu aparelho no PC para acessar o cartão de memória (armazenamento em massa), ou insira seu cartão de memória em seu leitor.

-No MTPW vá em General, Reload Disk Information. As informações do seu cartão de memória deverão aparecer na lista:

- Clique com o botão direito NA PARTIÇÃO principal do SD e vá em Format.
    - Na janela Format Partition, deixe o Partition Label em branco, File System como FAT32 e o Cluster Size em default. Clique em OK.

- Clique com o botão direito NA PARTIÇÃO principal do SD e vá em Move/Resize. Não clique no ícone do drive, pois queremos alterar o tamanho da partição, e não excluir a partição:

- Clique e arraste a seta da direita na barra que indica o tamanho da partição principal e confira o valor em Unallocated Space After. Esse será exatamente o tamanho a ser acrescentado na memória interna do seu Android. Ajuste para o tamanho desejado. O valor em Unallocated Space Before deverá ser sempre 0. Clique em OK.
    No caso, configurei para ter um ganho de aproximadamente 300MB

- Clique com o botão direito na partição (Unallocated) e clique em Create. Irá aparecer um aviso de que o Windows não será capaz de reconhecer a segunda partição do disco, o que não nos importa nem um pouco, sendo até muito vantajoso e seguro que essa partição seja inacessível no Windows. Clique em Yes.
    - Na janela Create New Partition, deixe o Partition Label em branco, Create As como Primary, File System como Ext2 e o Cluster Size em Default, como na imagem, e clique em OK:
    Clique em Apply e em seguida Yes na mensagem de aviso:
    - Aguarde terminar o processo, clique em OK e desconecte/retire o cartão de memória do seu PC.
    Terminamos com o PC. Agora o processo é feito no seu smartphone.
    - Vá até a Play Store e instale normalmente o Link2SD, mas não o execute ainda.

- Reinsira o cartão de memória em seu aparelho caso tenha retirado para inserí-lo no PC.

- Reinicie seu aparelho e execute o Link2SD.
    - Na primeira execução do Link2SD ele irá solicitar que você monte o script. Selecione a opção ext2.
    - Reinicie novamente o aparelho e execute o Link2SD.
    - Pressione o botão Menu do aparelho e vá em Configurações. Marque todas as opções.
    - Volte, pressione Menu e vá em Seleção Múltipla. Pressione Selecionar todos e em seguida Ações. Pressione Criar link e aguarde alguns instantes:
    - Pronto! Todos seus aplicativos estão localizados na sua nova partição e os novos aplicativos serão instalados nela. Se quiser conferir o armazenamento utilizado, pressione a tecla Menu dentro do Link2SD e vá em Informações de Armazenamento. A partição que extende a memória interna de seu aparelho é a "Cartão SD 2ª Part.". Na imagem, a partição que uso em meu aparelho, de 1GB.
    Importante lembrar que, com esse procedimento, não se deve transferir os aplicativos para o cartão de memória através dos utilitários do Android. Fazendo isso, ele vai tirar os apps da 2ª partição do cartão de memória e jogá-los para a primeira.

-

Observações:
    (30/10)
    Descobri uma característica de algumas Custom Roms que impedem o funcionamento do Link2SD. Algumas ROMs vêm com a partição \system do Android praticamente lotada, sem nenhum espaço extra, o que gera um erro na criação do script no Link2SD, por falta de espaço.
    Para solucionar esse problema instale um app chamado SystemCleanup, que você pode encontrar facilmente na Play Store, entre na aba Apps, e procure por algum aplicativo com as tags "system" e "safe2remove". Pressione e segure sobre eles e vá em "Delete System APK".
    Apenas certifique-se que é um aplicativo que você não utiliza.
    No caso de uma ROM para alguns Xperia, por exemplo, eu removi todos os APKs referentes ao Timescape.
    Após liberar espaço na partição /system, o script do Link2SD será criado normalmente.
    -
    (15/12)
    Fiz alguns testes com outros tipos de partição. Fiz a criação da segunda partição como EXT3 e como FAT32 e obtive sucesso em ambos os casos. Curiosamente, com a segunda partição formatada em EXT3 notei um desempenho melhor na linkagem dos apps.

Recomendo que façam o mesmo.

Pessoal, espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estamos aí.
    Gostou? Ajudou em seu problema? Clique em 'Curtir'! :) =)

2. Offline

Gustavo Hespanhol Iniciante

Aprovações Recebidas:
    0
    Modelo de Celular:
    Motorola Droid Razr ICS 4.0.4
    por favor , fiz todo o processo OK

nesse passo "Clique e arraste a seta da direita na barra que indica o tamanho da partição principal e confira o valor em Unallocated Space After. Esse será exatamente o tamanho a ser acrescentado na memória interna do seu Android. Ajuste para o tamanho desejado. O valor em Unallocated Space Before deverá ser sempre 0. Clique em OK.
    No caso, configurei para ter um ganho de aproximadamente 300MB"
    eu coloquei 12 GB (possuo um cartão de memoria externo de 16 GB) queria ficar com 12 GB livres para passar apps para o cartão externo,porem o resultado foi contrario quando vou em informações de armazenamento do Link2SD ele aparece Cartão SD 2 part Total 2,54 GB!
    teria que fazer ao contrario deixar a Barra em 2 GB para ter 14GB livres ?????
    agradeço !
  3. Offline
    • Supervisor

AdlerTC

Aprovações Recebidas:
    119
    Modelo de Celular:
    Gustavo,

Não acha que 12GB é um tamanho de memória interna grande demais? Assim você irá abrir mão de muito espaço do seu SD que você poderia preencher com músicas, fotos da câmera e outros arquivos pessoais, sem se preocupar com backups. Por exemplo, se algum dia você precisar restaurar seu Android para as configurações originais, toda a memória interna será apagada e a memória interna correspondente no SD feita pelo Link2SD precisará ser formatada. A memória externa do SD não precisará ser alterada e você não perderá seus arquivos.

E com uma memória tão grande assim você irá ter prejuízos de performance enormes caso não limpe a cache do aparelho com frequência.

Eu, particularmente, recomendo que você use 4GB de extensão da memória, no máximo. É mais que suficiente pra você instalar mais aplicativos do que consegue usar!

Mas, se você realmente quer tanta memória assim, faça o contrário mesmo! Certamente irá funcionar. O Unallocated Space After é o espaço que você deixará para extender a memória interna.

Qualquer dúvida, pergunte aí.
    Marcos Ruiz curte isto.
  4. Offline

carlacaramelo123 Iniciante

Aprovações Recebidas:
    0
    Modelo de Celular:
    5230/E61i/n70/Samsung Ominia(parado)
    Muito boa explicação man quebrei a cabeça por um tempo e mais efim conseguir.
  5. Offline
    • Supervisor

AdlerTC

Aprovações Recebidas:
    119
    Modelo de Celular:
    Obrigado! :)
  6. Offline

Ellen Iniciante

Aprovações Recebidas:
    1
    Modelo de Celular:
    Samsung Galaxy Y Duos S 6102
    Oi,

Eu era super leiga no assunto, e já tinha lido muitos tutos... mas sinceramente vc esta de parabens, funcionou perfeitamente no meu galaxy Y duos... Obrigada mesmo de coração !!!!!
    AdlerTC curte isto.
  7. Offline
    • Supervisor

AdlerTC

Aprovações Recebidas:
    119
    Modelo de Celular:
    Obrigado, Ellen! Eu que agradeço! Ótimo saber que consegui ajudar.

Qualquer dúvida que tiver, pode nos procurar aqui!
  8. Offline

Cr2zyy Iniciante

Aprovações Recebidas:
    0
    Modelo de Celular:
    Xperia Mini Pro sk17i
    Eu to achando que fiz algo errado, la no começo, ao invés de por ext2, botei ext3, pra eu remover o link2sd é só desinstalar normal e formatar o cartão SD ? Vou fazer o processo de novo. Não sei se fiz errado, mas aqui nao deu nenhum erro quando movi os apps pro cartão, só o Anti-virus McAfee que fica parando de responder.

E quando movo os apps, eles devem ser mostrados lá nos Aplicativos que estão no SD ?Pois aqui só mostra o ROM Manager

Formatei o cartão pelo MiniTool, mas não sei montei o cartão corretamente agora, provavelmente não, pois fiz todo o processo de novo e quando vou linkar os programas, aparece que a partição ext2 não foi encontrada, alguém por favor me ajude a formatar o cartão SD e zerar ele e fazer o processo corretamente, precisa resetar algo no celular ? Grato.
  9. Offline
    • Supervisor

AdlerTC

Aprovações Recebidas:
    119
    Modelo de Celular:
    Cr2zyy,

Recomendo que você faça todo o processo novamente, mas formatando o cartão SD com uma partição ext2 e outra FAT32, exatamente como no tutorial. Desinstale o Lik2SD no seu aparelho e limpe a cache dos aplicativos. Não precisa resetar ou alguma outra configuração no aparelho.

Baixe o Android Assistant no seu aparelho e use-o para fazer a limpeza da cache e dos históricos. É extremamente simples de usar.

E quando você usa o Link2SD e faz o link dos apps eles irão aparecer como se estivessem instalados na memória INTERNA, e não no SD.

Use a ext2 por questões de compatibilidade, por ser mais rápida que o ext3 e por apresentar menos fragmentação de arquivos que o ext3.

Se o SD tiver com as partições corretas, uma FAT32 e outra ext2, o Link2SD certamente irá encontrar a partição na hora de montar o script.
  10. Offline

Cr2zyy Iniciante

Aprovações Recebidas:
    0
    Modelo de Celular:
    Xperia Mini Pro sk17i
    Tipo, eu deletei o meu SD todo, e agora tenho que criar uma nova partição pra voltar com o SD primeiro, pra depois criar a partição ext2, dai na opção do MiniTool eu coloco isso ?

Create as: Primary
    File System: FAT32
    Size and alocation eu coloco o máximo que é 8gb do meu SD
    Cluster size: Default
    Partition to Align: MB ou Cylinder ?

Acho que ferrei meu SD :\

É, meu SD foi pro espaço, apareceu lá BAD DISK. Vou comprar outro e fazer o processo certo.

Rede Social

Os usuários encontraram esta página procurando por:

1. como aumentar a memoria interna do galaxy y duos

,
  2. como aumentar a memoria interna do xperia play

,
  3. como aumentar a memoria interna do galaxy s duos

,
  4. www.plusgsm.com.br aumentar-a-memoria-interna-com-o-link2sd-requer-root,
  5. lik2sd,
  6. aumentar memoria xperia play,
  7. mini partition tool link2sd,