No sei mto sobre essa plataforma, mas eh o seiguinte, Symbians S60 da so todos UI, a diferena do UI pra UIQ que eles so touchscreen(tela sencivel a toque tipo de palm) e tem visor maior, mas o Sistema Operacional o mesmo, como no caso do UIQ o mais novo eh OS 7. Tbm existe mto poucos apps pra essa plataforma Symbian. Explo de um UIQ: http://www.gsmarena.com/sony_ericsson_p990-1318.php Espero que tenha entendido... isso o que eu sei sobre UIQ, pois nunca tive um pra saber mais a fundo. Abrao!
Certíssimo Unlokedx. Completando a sua explicação, os aparelhos UIQ como você já disse tem tela sensível a toques. As aplicações são muito vagas pra esse tipo de Symbian, em relação ao Series60. É como se o Series60 fosse Windows e o UIQ fosse Macintosh.. São sistemas diferentes porém com quase os mesmos suportes. Um Abraço!!
UIQ, S60, S40, S80, etc, são plataformas que rodam em cima do sistema operacional Symbian, é como se fosse gerenciadores de janelas rodando em cima de um kernel, como por exemplo o LiteStep, o BlackBox ou o Explorer com o Windows, ou o KDE, o IceWM ou o Gnome com o Windows. No princípio os celulares com a plataforma UIQ que rodava nos smartphones Sony-Ericsson, Motorola e FOMA/Domoco era composta por celulares que usavam para interação com o usuário a tela touch-screen, enquantos as séries de smartphone da nokia usavam apenas as teclas, pelo que li, depois que a Nokia comprou a Symbian essas formas de interaçao caminharam para unificação. O N96, de fevereiro de 2008, é da S60 v3.2 e não tem tela touchscreen, já o N97, de novembro do mesmo ano, é da S60 v3.5 e tem tela touchscreen. Já na plataforma UIQ, o P800, anunciado em 2002, já tinha tela touchscreen.
Quero ver pra onde a Nokia vai..... Agora com o Maemo...em vez de desenvolver uma coisa só, e bem feita....a Apple está se dando bem na coisa...
O s60 v3 e v5 não vão competir entre si e muito menos dificultar o desenvolvimento do Symbian Já o Maemo é uma coisa muito maior, qual vai ser a dificuldade da Nokia em desenvolver o Maemo? Quase nenhum, o Maemo não é uma coisa de hoje, é um desenvolvimento de um bom tempo agora, e como ele é baseado no Debian, as pessoas poderão simplesmente baixar pacotes para Debian ARM e instalar, a própria comunidade Debian vai acabar ajudando de graça o desenvolvimento do Maemo E a Nokia faz muito bem em começar a desenvolver um novo SO o mais cedo possivel Veja 2 exemplos: PalmOS e Windows XP O PalmOS no fim da sua vida tava tão defasado que perdeu terreno muito fácil para o S60 e para o BlackBerry e pior para o grande rival desde os tempos dos PDA Windows CE (Depois Mobile e agora Phone) Windows XP ficou 7 anos no mercado como líder ótimo, mas ficou defasado e começou a perder terreno, lançaram o Vista as pressa e deu no que deu.
Enquanto eles ficam nessa "vidinha" de testar e o consumidor de cobaia...e um brinquedinho caro demais para testar Eu tó quase largando a Nokia...vou para o X10.. Cansei...
eu to coçando por um android. mas tem 3 meses que comprei o 5800 justamente pelo preço e pelo meu conhecimento em symbian. ja tive todo tipo hehe. mas um dia cansa mesmo, mesma coisa sempre, nao que eu nao guente mais o 5800, mas gostaria de coisa diferente. Até UIQ já tive =) Já pensei em WinMo, mas qdo vou me aprofundar mais, saio correndo. Iphone nem penso..... android é a palavra hj em dia e o X10 tá na mira. Mas eu gostaria de um com teclado, mas não é prioridade. N900 é uma boa, mas ainda tenho medo. Ele não é um celular dito de fato ainda. è mais tablet/pc que tudo. O certo era poder comprar os 2 hehehehe abraço
N900...tá dando (tbem) muitos problemas..além de ser um tijoulão.....Iphone e N900...não entram na minha lista..