Exatos 30 dias com o Qtek 9090, e tendo explorado o bichinho até à míngua, sinto-me apta a fazer meu review. Posso adiantar que entre todos os PDAs, smartphones e congêneres que já tive, ele é o melhor, disparado. Se pudesse defini-lo em duas palavras, elas seriam liberdade e eficiência. Características físicas Ele não é pequeno. Tem o mesmo tamanho do x50v e é mum pouquinho mais pesado. Pudera, ele abriga um teclado QWERTY, exposto ao deslizar a parte superior para cima. Não uso, não acho prático. Sou bem ágil na escrita direto na tela, então o teclado fica o tempo todo escondido. Mas admito que pode ser uma opção interessante para quem está começando agora no mundo dos PDAs. Uma coisa que me deixou intrigada é a quantidade enorme de botões de hardware. Além do liga/desliga na parte superior, ele tem 2 acima da tela (um para agenda e outro para contatos). Abaixo da tela, além do D-pad, ele tem um botão verde para atender chamadas e um vermelho para desligar. Além disso, tem mais outros quatro (!): um para o navegador, outro para e-mail, um para o menu Iniciar (!!) e um quarto para "ok"... sim, isso é tipo de Windows... =P Sei que ele é um Phone Edition, mesmo assim, será que precisa de tantos botões? De qualquer forma, mais uma vez, deve ser interessante para os novatos. E assumo que o design minimalista do iPod me acostumou mal. No começo estranhei a tela QVGA. A gente realmente fica mal acostumado com aquela telona linda do x50v. Mas a "estranheza" durou pouco, logo me habituei. A tela é boa, grandona, brilhante, do jeito que eu gosto. O desempenho dele em outras coisas compensou essa perda. Na parte de cima fica o speaker; embaixo fica o microfone. Ao contrário do que muitos pensavam, ele não precisa de um fone externo para ser usado durante as ligações. É só encostá-lo na orelha como um fone comum. Esquisito, por ele ser grandão, mas acostuma-se logo. Uso ele a maior parte do tempo com meu fone bluetooth. O fone estéreo com microfone vem junto com o aparelho. Por usar microfone junto, a pinagem não é a mesma de um headphone comum. Assim, só dá para usá-lo com fones com fio se for o seu próprio. Uso bem pouco, só para assistir filminhos de vez em quando. A qualidade de áudio é excelente, seja para ver vídeos, ouvir música, ou no uso como telefone. A recepção de sinal dele é ótima, a qualidade das ligações idem. Isso me surpreendeu. Impossível não destacar a bateria (li-ion, 1490 mAh, removível). Se deixá-lo somente em stand-by dura uns três dias tranqüilamente. Mas como uso direto o GPRS, que fica ativo o dia todo, ele precisa ser recarregado toda noite. O que me fez chegar à conslusão que o bluetooth nem sempre é o grande vilão devorador de energia, mas o próprio tráfego de dados GPRS. Com o wi-fi é a mesma coisa. Ainda assim, o desempenho é respeitável considerando-se que sou heavy user. Desempenho do sistema O processador é de 400 MHz e seu clock não pode ser mudado, como nos PDAs da Dell. Ele é completíssimo em conectividade. Tem bluetooth, wi-fi, Ir, slot SDIO e é GSM triband. Uma pena que não tem EDGE. Vem com uma memória interna generosa, 128 MB de RAM e outros 45 MB para programas (flash-ROM). O sistema operacional é o WM2003SE Phone Edition. Fiquei pasma ao constatar a estabilidade do danado. Aliás, nesse quesito estabilidade ele me lembra muito meu saudoso x30, que era igualmente poderoso, rápido e eficiente. Tanto no x30 quanto no Qtek, crashes são raríssimos. No x50v, volta e meia eu precisava dar um reset. A inicialização é rápida, e mesmo testando pesados plug-ins para a tela Today (testei o Pocket Breeza) a perda de desempenho não é tão grande como era no x50v. Por que será? Além das opções tradicionais da tela Today, ele vem com um painel extra da operadora Claro, que mostra chamadas não atendidas, SMS, MMS, correio e alguns atalhos. Características técnicas Bluetooth e wi-fi funcionam simultaneamente, ideal para se usar o Skype com fone bluetooth - coisa que faço MUITO. Só que infelizmente não há comando de voz nativo. Nunca usei muito esse tipo de função, mas ele pode ser resolvido instalando-se um aplicativo próprio da Microsoft para tal, o Voice Commander. Nunca testei. E o Qtek 9090 tem uma função que não vi em nenhum outro aparelho até hoje: quando você está navegando por wi-fi e o sinal some, ele se conecta sozinho ao GPRS. E quando acha um novo sinal wi-fi, ele automaticamente conecta-se de volta! Tudo sem interromper seu trabalho. Isso é simplesmente maravilhoso... Outra coisa que chama a atenção é que você pode regular a potência do radio wi-fi. Quando estou perto do access point, coloco potência menor e poupo bateria. A câmera faz fotos em resolução VGA e pequenos filmes com áudio, em resolução 320 x 280, salvos em formato mp4. O limite de tempo dos filmes é sua memória livre. Dá para regular cores, luz, contraste e até adicionar molduras no próprio ato de fotografar. Não há delays na hora de bater a foto ou salvar no cartão. Mesmo sendo assim, tão versátil, não é nada que mereça muito destaque, só serve para brincar mesmo. O desempenho é mediano. Algumas fotos feitas por ele podem ser conferidas no set on-the-go do meu Flickr. Também colocarei logo mais uns vídeos feito por ele no meu Textamerica. Aplicativos extras nativos Ele vem com MUITA coisa nativamente, por exemplo: -MIDlet Manager, um gerenciador de aplicativos J2ME -Album, um visualizador e gerenciador de fotos e filminhos, simplesinho mas que surpreende aceitando uma gama imensa de formatos -xBackup, que serve para fazer cópia de segurança dos seus dados no cartão SD -Clearvue PDF e Clearvue PPT vêm igualmente instalados, dando um belo reforço ao pacote Pocket Office -Modem sem fios, que transforma o Qtek 9090 num modem externo para ser usado com notes e desktops, seja via USB, Ir ou bluetooth. Para mim, essa função foi crucial na escolha do aparelho. Preciso de internet móvel, seja no note ou no PDA, esteja onde eu estiver! Mas o que mais causou-me espanto foi o aplicativo KSE TrueFax. Sim, não chega a ser irônico um PDAphone do porte do Qtek 9090 ter um programa de... fax? Pior que não posso falar muita coisa, meu aparelho de fax tem uns 200 anos e continua ativo lá na clínica, volta e meia dentais me mandam ofertas de produtos e orçamentos de materiais. Até quando eu preciso fazer uma encomenda, sempre me pedem que seja por fax. Então tá, né... tem utilidade então! Bem, qualquer hora dessas eu testo esse TrueFax aqui e mostro os resultados. Fonte:Garota sem fio
Re: [Review]Qtek 9090 comprei 1 a menos de 1 semana, seu comentario foi de muita ajuda pra eu tomar a descisão...... abraços
Opa, galera eu sou novo no 9090 e meu aparelho esta aparecendo uma msg avisando que a bateria reserva estÁ fraca ou descarregada, como substituir ou recarregar, alguem pode me ajudar ????
ola vc pode postar a sua dúvida na área HTC: http://www.plusgsm.com.br/forums/forumdisplay.php?f=560 Lá o pessoal especializado em HTC pode te dar informações mais especificas, além claro que vc pode pesquisar muito sobre aparelhos HTC. flw
Cara amigo, estou querendo comprar um aparelho deste e tenho uma duvida, é facil fazer configurações de SMS e MMS, eu utilizo a operado Oi. Grato
Eu to atrás da configuração par aestar enviando SMS/MMS sem contar q não to conseguindo navegar com ele tendo em vista q tenho roteador wireless aki em casa, mas ele não encontra o roteador... vo na sessão de duvidas do link acima... vo tentar algo por lá