[ Tutorial ] Criando um Adaptador OTG para Motorola Xoom

Discussão em 'Tablet Motorola Xoom' iniciada por DroidZ, 30 Outubro 2011.

1. Offline

DroidZ Membro

Aprovações Recebidas:
    2
    Modelo de Celular:
    Defy / Xoom
    e ai galera ó eu aqui mais uma vez, e desta vez irei mostrar como montar um adaptador OTG para seu Motorola Xoom, com ele você poderá usar teclado usb, pendrive.

Materiais necessários:

• 1 Cabo Micro USB(igual ao que veio junto ao Tablet)
    • 1 Estilete bem afiado.
    • 1 Alicate de ponta fina.
    • Necessário Android 3.1 ou superior.

1° Primeiramente você vai precisar tirar a capa de borracha que protege o conector USB, conforme mostra na foto abaixo.

[TABLE]
    [TR]
    [TD][IMG][/TD]
    [TD][IMG][/TD]
    [/TR]
    [/TABLE]

Capa toda retirada

[TABLE="align: center"]
    [TR]
    [TD][IMG][/TD]
    [/TR]
    [/TABLE]

2° Observe que em volta do conector existe uma proteção de metal, aquela que faz o encaixe no PC, é necessário retira-la, repare que em um dos lados ela se fecha em volta do conector, e fica uma emenda, nessa emenda com cuidado você pega o alicate e começa a tirar ela, faça isso com cuidado porquê pode arrancar junto com ela os conectores, siga as fotos.

[TR]
    [TD][IMG][/TD]
    [TD][IMG][/TD]
    [/TR]
    [/TABLE]

Após a proteção ter sido retirada ficara assim

[TR]
    [TD][IMG][/TD]
    [/TR]
    [/TABLE]

3° Agora é a parte mais delicada, do jeito que está já encaixa, porém dá mal contato, se olhar de lado verá que a borda branca do conector está acima dos contatos, então retire com cuidado um pouco de plástico nas laterias como na foto, mais tome cuidado para não tirar muito, ou então pode danificar, tire por cima, não dos lados.

[TR]
    [TD][IMG][/TD]
    [TD][IMG][/TD]
    [/TR]
    [/TABLE]

Agora está pronto, apenas conecte no conector USB do teclado conforme a foto, a outra ponta que você nem mexeu conecte no seu Motorola Xoom.

[TR]
    [TD][IMG][/TD]
    [TD][IMG][/TD]
    [/TR]
    [/TABLE]

Creditos: Raiden

2. Offline
    • Super Moderador

erisson25

Aprovações Recebidas:
    1
    Modelo de Celular:
    Motorola
    Bela Contribuição DroidZ.
    Mais avisa a Galera de Casa pra tomar cuidado.
    Pra não acontecer o mesmo que vc, que acabou se cortando né...
    Hehe
  3. Offline

Aimy Membro Junior

Aprovações Recebidas:
    7
    Modelo de Celular:
    Ex-Miles 1 e 3 / Galaxy S3 / Xoom
    Eu não fiz o OTG, eu comprei um adaptador. Eu sei que ele está funcionando, porque a luz do meu pen drive acende, mas o problema é que eu não consigo encontrar o caminho para acessar o que está no pen drive. Alguém pode me ajudar?

Eu cheguei a baixar um app chamado "USB Host Controller", ele identifica o pen drive, mas não consegui abrir o conteúdo ainda assim.

Socorro!

Enquanto não aparece uma resposta pro meu pedido de socorro anterior, vou colocar mais uma dúvida. =)

O OTG cable (que no meu caso não é um cable, é só um cotoco com o conector de um lado e a entrada USB do outro) só serve para conectar teclado e mouse?

Eu realmente comprei isso na esperança de poder conectar pendrive, leitor de cartão de memória externo (para fazer backup do cartão de memória de uma câmera digital nele) ou até mesmo conectar meu celular (Miles3) nele para descarregar arquivos no meu Xoom.
  4. Online
    • S.Administrador

DeSoRdEiRo

Aprovações Recebidas:
    371
    Modelo de Celular:
    Samsung Galaxy SIII (GT-I9300)
  5. Offline

Aimy Membro Junior

Aprovações Recebidas:
    7
    Modelo de Celular:
    Eu tentei ler a explicação do Seiken, mas eu não entendi uma palavra rs

Então, eu procurei pelo caminho direto no Xoom, usando o Astro, criando o caminho com o app USB Host Controller, mas nada. Eu tentei plugar outro pendrive, o USB Host Controller mostra que ele existe, mas não consigo acesso de jeito algum.

Nesse USB Host Controller ele mostra o que estiver ligado na porta USB e eu posso inclusive escolher como ele deveria aparecer na lista (no geral /mnt/váriasopções). Eu escolho um nome e ele não aparece na lista. Instalei o Astro pra ver se lá aparecia e continuei na mesma.

Num teste com um mouse wifi, funcionou direitinho.

O que eu tô fazendo de errado?
  6. Offline
    • Super Moderador

RodrigoGommes

Aprovações Recebidas:
    5
    Modelo de Celular:
    Motorola XOOM 3G Jelly Bean 4.1.2 UMTS + SMS/MMS / Galaxy Mini CM10.1 JB 4.2.1
    Aimy. Qual ROM (versão do sistema) você está usando? É a versão de fábrica ou uma versão customizada?
    As versões originais do XOOM (brasileiro) até a versão 3.1 (e provavelmente 3.2) não tem ativo o montagem do OTG. Ou seja, mesmo conectado o aparelho não identificará o pendrive. Neste caso, só ROM Customizada, ou ativar a montagem via linha de comandos.
  7. Offline

Aimy Membro Junior

Aprovações Recebidas:
    7
    Modelo de Celular:
    Rodrigo, meu Android é o 4.0.4, que eu saiba a atualização, que aconteceu via OTA, é americano (meu Xoom foi comprado fora) e o tal do Kernel (que eu não faço ideia do que seja) está na versão 2.6.39.4-g42a0480

Tudo é no original, porque eu não mexi nada. Aliás, a atualização para o ICS aconteceu sem querer. Tinha um desenho de atualização no topo da tela e quando eu apertei o desenho começou a atualização.

Poderia me explicar o que é "ativar a montagem via linha de comandos"?
  8. Offline
    • Super Moderador

RodrigoGommes

Aprovações Recebidas:
    5
    Modelo de Celular:
    Motorola XOOM 3G Jelly Bean 4.1.2 UMTS + SMS/MMS / Galaxy Mini CM10.1 JB 4.2.1
    entendo. pelo que li nos blogs e foruns, o XOOM americano tem o OTG "montado" desde a versão 3.2.
    ativar a montagem de armazenamento em massa (USB) via linha de comandos é quando você usa um aplicativo no aparelho, semelhante ao MS-DOS do windows, onde você insere vários comandos em "linha" para ativar o armazenamento USB
    antes de tentar isso, conecte o pendrive no aparelho e vá até Configurações>Armazenamento
    lá em baixo terá as informações sobre o cartão SD, se inserido, e logo abaixo terá as informações do Armazenamento USB.
    verifique que informação está contida neste local.
    se tiver a opção "desmontar armazenamento USB" ou algo semelhante, significa que ele reconheceu e montou o pendrive.
    em caso positivo, use um aplicativo gerenciador de arquivos (eu uso o File Manager HD for tablets free) e naveque para níveis acima.
    neste nível haverá várias pastas, aqui no meu aparecem as seguintes:

no meu caso, abra a pasta media dentro dela deverá haver as seguintes pastas:

o armazenamento do pendrive estará presente na pasta USB.
    tente seguir os passos citados. caso haja dificuldades e problemas nos informe.
    para facilitar a resolução de problemas, vc pode tirar um screenshot usando os botões Ligar+Volume baixo simultaneamente na tela desejada.
    aguardando resposta, você pode também tentar usar este app pra ativar,
    USB Mass Storage Watcher OTG - Android Apps on Google Play
    mas pelo que li, só funciona em root. mas vou tar mais uma pesquisada.
  9. Offline

Aimy Membro Junior

Aprovações Recebidas:
    7
    Modelo de Celular:
    Eu não retornei até agora, porque meu desktop de casa morreu e eu não lembro de visitar o fórum sem ser num comp de mesa. Tô a semana (meses na verdade) para voltar e tentar dizer que ainda não fiz o procedimento acima, mas eu cheguei a tentar usar vários apps que dizem servir para isso e nenhum resolveu o problema... eu ainda preciso fazer o seu passo-a-passo Rodrigo.

Obrigada pela atenção e desculpa o aparente descaso, mas eu juro que não é descaso.
  10. Offline
    • Supervisor

CronusStrife

Aprovações Recebidas:
    78
    Modelo de Celular:
    Galaxy SIII
    Rsrsrs, não precisa se justificar Aimy. Cada um tem suas dificuldades. Totalmente normal! rsrs

Rede Social

Os usuários encontraram esta página procurando por:

1. como fazer um cabo otg

,
  2. como fazer cabo otg

,
  3. diagrama de micro usb

,
  4. como fazer um cabo usb otg,
  5. teclado usb xoom2,
  6. usb on the go emendando,
  7. usar teclado via usb no motorola xoom 2,