Ir para conteúdo

Foto

Sony Ericsson Xperia Mini Pro (SK17)

• Por favor, faça o login para responder
17 respostas neste tópico

gzaiat

• Supervisor Geral
  • 3.974 posts

Postado 14 Jan 2012 - 02:33

Este review é totalmente feito por mim com base no uso do meu Xperia.
As fotos do aparelho não são de minha autoria, somente as tiradas com ele.

Pequeno e poderoso, são as 2 palavras que definem perfeitamente esse novo smartphone da Sony Ericsson, o Xperia Mini Pro

O Xperia Mini Pro é como se fosse um X10 Mini Pro melhorado. É um smartphone que está há aproximadamente 3 ou 4 meses no mercado. Um excelente custo benefício pra quem procura um smartphone potente e com tamanho reduzido. Acompanhe o review completo a seguir.

Construção e design

O aparelho é compacto, com um design elegante e clean. Tem 9,2cm de altura, 5,3cm de largura e 1,8cm de espessura. Pesa 136g. Suas dimensões são ótimas para carregar no bolso.
Pequeno e robusto. Muita gente diz que não deve se chamar mini, pois não é tão pequeno assim. Mas frente aos seus concorrentes, é um aparelho bem pequeno, pois os outros smartphones do mesmo nível são bem grandes, alguns com quase 15cm de altura.

A construção da carcaça é excelente, bem sólida. O slide é firme e desliza suavemente. A tampa traseira é toda emborrachada (exceto no branco, que é lisa), com uma curvatura para ajudar a segurar o celular, e isso o torna muito confortável. A parte da frente é lisa, somente com os 3 botões clássicos do Android: Home, Menu e Voltar. Os botões Menu e Voltar são touch, somente o Home é físico. O vidro que cobre a frente é resistente a riscos, e suja muito com o toque do dedo. A tela apagada quase some. Na parte de cima da frente tem o fone, a câmera VGA e os sensores de iluminação e proximidade. Na parte superior do aparelho se encontra o botão de ligar e bloquear a tela, a porta USB e a entrada para fone P2. Na lateral direita se encontra o controle de volume e o botão da câmera. A parte lateral esquerda é lisa. Na inferior somente tem o local para pendurar chaveiro. Ao redor do aparelho todo tem um friso cromado, que basicamente divide a parte de cima da de baixo, e deixa o aparelho com um aspecto muito elegante.

Ele é disponível nas cores preto e branco.

Hardware

Ponto forte do Mini Pro. Ele usa o processador Qualcomm Snapdragon de 1ghz e o GPU é o Adreno 205. Componentes usados em grandes aparelhos, como Xperia Arc, Xperia Play, etc.
O desempenho é realmente fantástico. Roda jogos pesados sem engasgos, abre páginas cheias de flash tranquilamente. Pra ajudar, possui memória Ram de 512mb.

Sistema Operacional

O Mini Pro roda o Android 2.3, que é um sistema excelente e combina perfeitamente bem com o potente hardware do bichinho. Já possui atualização para o 4.0 anunciada para Março.

A Sony colocou nele uma interface customizada, quem conhece o X10 mini e mini pro já sabem que interface é essa. É chamada de Rachael, uma interface simples, elegante e excelente de usar. Na tela inicial, possui 4 cantos de atalho, podendo ter até 4 atalhos por canto (antes podia ter 1 só). É prático e economiza lugar na tela para outros widgets. O menu também é diferenciado, mas o resto é clássico de um Android, como a tela de notificações e os menus de configurações, etc.

Armazenamento

Memória interna de 400mb e expansão via micro sd. A Sony manda um cartão de 2gb, mas pode ser colocado cartão de até 32gb.

Tela

A tela é de 3", resolução de 320x480 e tecnologia Bravia engine (mesma das TVs Sony).

Não é uma tela grande, mas é um tamanho ótimo e bem confortável para o uso, ainda mais se tratando de um celular 'mini'. A resolução não é alta, mas considerando que é uma tela menor, não vi problema algum - é difícil de ver pixels, as imagens são bem definidas, sem serrilhados.

A qualidade de imagem é fantástica, devido ao Bravia engine, que melhora muito o contraste e a definição de cores.

O touch é excelente, bem sensível, responde extremamente bem ao toque. O aparelho tem multitouch, que funciona muito bem. Zoom pinça disponível em fotos e páginas da web. Não engasga em nada.

Conta também com sensor de luminosidade, que é muito bem calibrado, não deixa a tela muito escura como em muitos aparelhos. E também sensor de proximidade, que apaga a tela quando se aproxima da face enquanto uma chamada está ativa. O acelerômetro é ótimo, responde muito rápido ao movimento.

Uma coisa boa é que a Sony manda uma película para a tela na caixinha do celular. Uma preocupação a menos.

Teclado

Um item que (ainda) não dispenso em um celular. Teclado físico em um touch screen é essencial. Digitar em um teclado qwerty é muito confortável e prático, muito melhor que digitar na tela, não importa quantas polegadas tenha.

O teclado do Mini Pro é muito bom. As teclas são macias, com ótimo espaço entre elas, um teclado excelente de digitar. Confortável até em longos textos. No Modelo brasileiro SK17a, o teclado já inclui o cedilha.

Tem um ótimo software de auto correção. Adiciona acentos, dá opções de palavras, corrige se trocar alguma letra. Muito bom quando se está digitando rápido e não percebe que errou em alguma coisa. E também possui o auto preenchimento de palavras, ele dá várias sugestões de palavras embaixo do texto enquanto digita, ajuda muito quando quer digitar rápido.

Conexões/Navegação

Conta com Wi-Fi, GPS (A-GPS), 3G (HSDPA 7.2mbps), GPRS, EDGE, Bluetooth 2.1 e USB 2.0. Excelentes. Wi-Fi conecta rapidamente, GPS acha satélite com facilidade, 3G funciona perfeitamente e com boa velocidade, GPRS, EDGE e Bluetooth são normais, como de qualquer outro celular.

Não pude testar o GPS bem. Usei o navegador que vem no aparelho, que usa o google maps e atualização de mapa pela internet. Se mostrou ótimo, achou satélite em bom tempo e navegou perfeitamente. Existem outros navegadores melhores que pretendo instalar no meu Xperia.

A internet é ótima. O navegador nativo do Android é simples e bem rápido. O aparelho tem suporte total a flash. Abre páginas pesadas cheias de flash perfeitamente. Rola perfeitamente as páginas e o zoom pinça é perfeito, não engasga.

O aparelho vem com o aplicativo Timescape, que é como o Motoblur da Motorola, um aplicativo que junta todas as redes sociais, mostra as atualizações, e você pode atualizar seu status por lá também. É um bom ganho de tempo, e ainda pode ter o widget na tela, onde você vê direto as atualizações do twitter, facebook, etc. Ele vem também com o aplicativo do gmail, que é simples e rápido, foi excelente pra mim.

Ele possui função roteador Wi-fi. Só configurar, rapidinho e fácil, que ele se torna um roteador, ótimo para conectar no notebook usando a 3G. Conexão super precisa e sem falhas.

Telefone

Ótima qualidade de chamada e som. Viva voz com boa qualidade de som e bom volume.

Multimídia

Outro ponto forte do aparelho. Possui uma excelente multimídia. A Sony sempre investiu bastante nisso em seus aparelhos.

MP3 Player

Interface simples de usar, porém ótima. Separação por artistas, álbuns, pode criar listas de reprodução. Funções básicas de um player, mas com a ótima qualidade da Sony.

Som

Muito bom! O Alto falante é alto, com ótima qualidade. Não é nada estridente, é um som homogêneo. Possui equalizador com vários modos. Também possui uma função chamada xLOUD, que quando ativada, aumenta o volume do alto falante e melhora muito a qualidade. O fone de ouvido que vem junto com aparelho tem qualidade muito boa, porém a saída é P2, e dá a liberdade de colocar qual fone quiser.

Câmera

Ótima função do Mini Pro. A câmera tem 5mp de resolução, foco automático e um flash de led. As fotos saem com ótima definição, boa qualidade de cores, e para um led o flash impressiona, não estoura o brilho da foto e ainda ilumina muito bem. Tem modo de redução de olhos vermelhos. Nesse modo o flash dispara como nas câmeras cyber-shot: dá 2 rápidas piscadas e 1 principal.

A câmera também faz vídeos em HD, 30fps, com qualidade excelente de imagem e som. Grava perfeitamente bem. Possui estabilizador de imagem e pode filmar com o flash aceso, que ajuda bem em ambientes escuros. O foco é contínuo em toda a filmagem, não fica fixo como em vários aparelhos. Ele e o seu irmão Xperia Mini são os menores smartphones do mundo que filmam em HD. Na frente, ele possui uma câmera VGA para videochamadas, que também serve para fotografar e filmar (em VGA), com qualidade bem razoável.

Abaixo, algumas fotos tiradas com o aparelho (clique para ampliar)

Imagem Postada

Imagens e vídeos

Pelo fato da tela ser ótima, a visualização de imagens e vídeos é excelente. A galeria é ótima, separa tudo em pastas, passa as fotos com leveza e possui zoom com 2 dedos (pinça).

Os vídeos reproduzem com boa qualidade, porém o player que vem no aparelho não é bom, então instalei o MX Player, que roda Avi com perfeita qualidade.

Bateria

Tem autonomia bem razoável. Nos primeiros dias que eu estava com o aparelho, eu estava usando feito louco internet, câmera, mp3, jogos, então a bateria não durava mais que 5h. Agora que estou usando com mais calma, uso um pouco de internet, jogo um pouco, ouço um pouco de música, dura 1 dia. Se deixar ele mais parado, dura até uns 2 dias. Mas é o padrão dos smartphones atuais, então, sem muitas preocupações quanto à isso.

Preço médio: R$700-900

Review em vídeo (feito por mim)

Parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=jBh32lMHgZw

Parte 2

http://www.youtube.com/watch?v=s_w_weKYiMk

Abaixo, as especificações completas do aparelho e algumas imagens

Corpo

Dimensões: 92 x 53 x 18 mm
Peso: 136g
Teclado: QWERTY físico, slider lateral

Display

Tipo: LCD TFT com iluminação LED, touch screen capacitivo, 16 milhões de cores
Tamanho: 3"
Resolução: 320 x 480 pixels
Multitouch: sim
Proteção: Vidro resistente à riscos
Extra: Sony Mobile Bravia Engine

Som

Tipos de alerta: Vibração, Ringtones em MP3
Alto Falante: sim
Saída 3,5mm: sim

Memória

Cartão: micro SD até 32gb (2gb incluso)
Interna: 400mb de armazenamento, 512mb RAM

Conexões

GPRS: Até 86 kbps
EDGE: Até 237 kbps
3G : HSDPA 7.2 mbps / HSUPA 5.76 mbps
Wi-fi: 802.11 b/g/n, DLNA, Roteador Wi-fi
Bluetooth: v2.1 com A2DP
USB: Micro USB 2.0

Câmera

Primária: 5mp (2592x1944 pixels), autofoco, LED flash
Funções: Geo-tag, estabilizador de imagem, detector de face e sorriso, foco por toque
Vídeo: HD 720p 30fps
Secundária: VGA / Gravação de vídeo em VGA

Características

SO: Android 2.3 (Gingerbread), atualização para 4.0 anunciada
Chipset: Qualcomm MSM8255 Snapdragon
CPU: 1ghz Scorpion
GPU: Adreno 205
Sensores: Acelerômetro, proximidade, bússola
Mensagem: SMS, MMS, Email
Navegador: HTML, Adobe Flash
Rádio: FM estéreo com RDS
GPS : Sim, com suporte A-GPS
Java: Emulador Java MIDP
Cores : Preto, Branco

Bateria

Tipo: Li-Ion 1200 mAh
Stand-by: Até 340h
Em chamada: Até 5h 40m
Música: Até 29h

Funções extra

- Timescape UI
- MP4/H.263/H.264/WMV player
- MP3/eAAC+/WMA/WAV player
- TrackID (reconhecimento de música)
- Pesquisa google por voz, Maps, Gmail,
YouTube, Calendário, Google Talk
- Visualizador de documentos
- Gravador de voz
- Dicionário T9

(fonte das especificações: GSMArena)

Arquivo(s) anexado(s)

Samsung Galaxy Note 8 128GB stock Oreo 8.0
Galaxy Note 8.0 Wi-Fi N Lineage 14.1 ● Galaxy A5 2016 stock N ● Lumia 1020 64GB W10 ● Lumia 635 W10
● Nokia E71 stock S60 ● Prada 3.0 JB CM 10
LG Optimus L5 stock ICS ● Optimus Pro C660 GB CM 7 ● Xperia Mini Pro stock ICS Palm Zire 72s stock OS 5.2.8 HP iPAQ RX5915 stock WM 5.0
HTC Kaiser WM 6.5 ● HTC Touch Diamond stock WM 6.1 ● HTC P3301 stock WM 6.0 ● HTC P3401 stock WM 5.0 ● PPC6700 stock WM 5.0
Siemens MC60 ● Siemens SL55 ● Midi MD-460 ● Xintai (Vaic) T800 ● SW DZ09
Xintai T1100 Nokia 5200 Samsung C506

CronusStrife

Membro Platinum PluS

• Supervisor
  • 2.410 posts

Postado 14 Jan 2012 - 14:49

Excelente review! Parabéns por compartilhar com a gente gzaiat!

"O conselho é uma dádiva perigosa, mesmo dos sábios para os sábios, e tudo pode dar errado." - Gildor

gzaiat

• Supervisor Geral
  • 3.974 posts

Postado 14 Jan 2012 - 19:41

Obrigado Cronus!
Galaxy Note 8.0 Wi-Fi N Lineage 14.1 ● Galaxy A5 2016 stock N ● Lumia 1020 64GB W10 ● Lumia 635 W10
LG Optimus L5 stock ICS ● Optimus Pro C660 GB CM 7 ● Xperia Mini Pro stock ICS Palm Zire 72s stock OS 5.2.8 HP iPAQ RX5915 stock WM 5.0
HTC Kaiser WM 6.5 ● HTC Touch Diamond stock WM 6.1 ● HTC P3301 stock WM 6.0 ● HTC P3401 stock WM 5.0 ● PPC6700 stock WM 5.0

Hip Hop™

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 7.717 posts

Postado 14 Jan 2012 - 21:50

muito boa a review, cheguei a pegar esse aprelho pra comprar, porem a loja so vende o aparelho como conta e não pré pago, mas daqui um tempo vou comprar ele.

AustinB

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 10 posts

Postado 01 Fev 2012 - 18:12

Parabéns pelo review, sem dúvidas é um ótimo aparelho!

FANS-87™

Z3 Play

• Administrador
  • 22.368 posts

Postado 02 Fev 2012 - 19:59

Ótimo Review!
Se eu tivesse grana, compraria um.

post-5800-0-82412700-1391461976.gif
"...May the force be with you"

post-5800-0-30701200-1393803426.jpg

Não respondo dúvidas por MP.

kreatoR

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 86 posts

Postado 14 Fev 2012 - 14:59

Estou na dúvida entre esse, o neo e o arc. Mas esse ai ta ganhando pelo teclado físico. Se a expessura dele fosse pouca coisa menor ficaria TOP. Mas acho que vou ficar com esse mesmo. Parabéns pelo review!!

gzaiat

• Supervisor Geral
  • 3.974 posts

Postado 14 Fev 2012 - 17:49

Obrigado pessoal!

kreatoR, é uma excelente escolha mesmo. O teclado físico é indispensável, e o design compacto é ótimo. Quanto a espessura não vi problemas, não atrapalha nada no bolso, se fosse mais fino seria ruim de pegar.

Abraços!

kreatoR

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 86 posts

Postado 15 Fev 2012 - 12:26

Acabei achando o Xperia Ray... agora to na dúvida só entre o mini pro sk e o ray! :confused:

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 15 Fev 2012 - 12:39

kreatoR Trocando pelo Xperia Ray ST18i você irá perder o teclado Qwerty , o GPS não vem com QuickGPS .

Em compensação com o ST18i vai ganhar em resolução 854x480 , WiFi 108MBps , e a câmera é de 8M Pix ( 3264 x 2448) ao invés de 5M Pix , a bateria é de 1500mAh ao invés de 1200mAh .

O ST18 é mais fino também.

O LCD no Ray é quase o mesmo tamanho do SK17i, pode ser desconfortável usar exclusivamente o touch e botões pequenos .
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

ArmandoTL

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 106 posts

Postado 24 Mar 2012 - 04:52

Unico defeito do celular e o tamanho minusculo mais e melhor do que grande demais :D

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 24 Mar 2012 - 10:02

Questão de gosto pessoal, tem quem prefere aparelho menor e quem prefere aparelho maior .

Outra questão de gosto, eu por exemplo nos aparelhos menores eu sempre procuro os que tem alternativas maiores, como HDMI ou TV-out RCA .

Também não gosto de aparelho com nenhum tipo de articulação ( flip , slide, axis, etc ) , por causa da fadiga natural do cabo flat , tendo de trocá-lo depois de alguns anos .

Se confiderar-mos nossas preferências vai ser difícil encontrar aparelho personalizado com todas características que gostamos .
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

Ewerton_st15a

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Postado 29 Mar 2012 - 16:03

Excelente review! adorei,eu tenho um st15a sem o teclado,e nao me arrependo apesar desse aparelho aí ser perfeito para digitação. Mais o mini nao deixa a desejar,principalmente por ele agora vim com o autopreenchimento de texto,basta voce digitar algo e ele ja reconhece,aí fica facil. Só é uma pena eu ter sido um dos azarados por pegar ele ruim de fabrica,mas ainda bemque deu tempo de eu exigir a troca,eles virão fazer a coleta e trará outro novo.

jonathanbm

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 76 posts

Postado 18 Jun 2012 - 01:32

Desculpem reviver o tópico mais só pra dizer q comprei o meu nessa semana passada e chego ontem(comprei pela net)
estava com um problema sério,o cel nao estava funcionando 3g de forma alguma.nao aparecia nada msmo.
hoje quem liguei pra operadora e dai eles atualizaram minha linha e ai sim começo a funcionar tudo ok a internet dele
meu primeiro cel com androido mais sempre gostei de sony ericsson
estou muito satisfeito com o aparelho e essa semana ja to colocando o ACS nele^^
vlw galera:)

Imagem Postada

Imagem Postada

Quem tiver afim de saves de games de ps2 e nintendo ds só pegar,equipe tigergames:
4shared

viniciusmarcelino

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 9 posts

Postado 11 Jan 2013 - 16:29

Amigos, boa tarde.
Aonde será que posso adquirir o aparelho no modelo SK17a, brasileiro?
Queria muito na cor branca, vale a pena mesmo?
Vocês podem me indicar sites bons aqui no brasil pra compra? Com custo beneficio bom?
Já tentei pela Ponto Frio, mais é complicado, sai de estoque muito rápido.
Vou pegar via boleto. Muito obrigado, e agradeço a atenção e educação de todos.
Aguardo respostas.

jonathanbm

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 76 posts

Postado 17 Jan 2013 - 02:39

Eu comprei o meu aparelho pelo mercado livre a quase 1 ano e nao me arrependo da compra
Mais se nao me engano um Xperia U está quase na mesma faixa de preço.
E pelo tempo q o aparelho foi lançado acho q nao vale a pena pagar mais do q R$550,00

Imagem Postada

Imagem Postada

Quem tiver afim de saves de games de ps2 e nintendo ds só pegar,equipe tigergames:
4shared

asls2020

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 07 Mai 2014 - 08:08

Olá amigo gostaria de saber qual a diferença entre o SK17a e o SK17i,e tambem qual site para comprar pois ja procurei em alguns e n encontro,só encontro o antigo o mini x10

gzaiat

• Supervisor Geral
  • 3.974 posts

Postado 18 Mai 2014 - 21:53

asls2020, o SK17a é o modelo brasileiro e o SK17i é importado - que era achado por preços menores por aqui, mas ele tem o problema de não funcionar 3G com certas operadoras (que trabalham com 850mhz). Ele já saiu de linha há um tempo, a Sony Ericsson nem existe mais. Só vai encontrar usado ou em sobra de estoque de algumas lojas. E hoje já tem modelos superiores, só que não existe mais nenhum no mercado com teclado físico (infelizmente).

Editado por gzaiat, 18 Mai 2014 - 21:53.