Ir para conteúdo

Foto

[TUTORIAL] Desbloqueando bootloader (Oficial da SE)

• Por favor, faça o login para responder
14 respostas neste tópico

NightCrawler

Sistemas Operacionais é comigo...

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.420 posts

Postado 29 Jan 2012 - 18:21

Lá vamos nós denovo. Nem eu nem o fórum somos responsáveis por nenhum uso destas instruções, blablabla. Faça por conta e risco. Esse procedimento anula sua garantia!

Quando atualizei meu Mini Pro para a .62, perdi o root. E sem root fico de "mãos atadas". A SE fornece uma ótima experiência no celular, mas eu não conseguia conviver com os widgets inúteis, as demos de jogos inicializando automaticamente e os programas que nunca vou usar rodando ocupando memória. Eu precisava do root de volta e a única forma de fazer isso e continuar no último firmware era desbloquear o boolotader e trocar o kernel.

A SE oferece no site unlockbootloader.sonyericsson.com as instruções necessárias para fazer o procedimento, mas quando tentei, não consegui efetuar um dos passos pois aparentemente o driver estava incorreto. Um pouco de pesquisa e achei o driver na net. Exige ainda que se baixe o Android SDK que exige o Java SDK, então essas instruções são mais simples. Passo as instruções. Existe também uma opção com testpoint, mas tentei exaustivamente sem sucesso.

O que você precisa são dois downloads. Um é o driver usado para o dispositivo fastboot do celular, e o outro é a ferramenta fastboot.exe. Estes downloads foram primeiramente disponibilizados pelo Awis em seu blog.

Antes de desbloquear, você precisa verificar se é possível fazer isso no seu celular:

• Use o discador para discar *#*#SERVICE#*#* (*#*#7378423#*#*) acessando o menu de Serviço do celular.
  • Vá em Service info.
  • Vá em SIM lock, todos os campos devem ser nulos (0) no final da linha. Isso não é determinante, mas se não forem 0 (zero) pode significar que seu celular tem bloqueio por operadora, e nesse caso pode não ter acesso ao modo fastboot.
  • Vá em Configuration. Embaixo deve aparecer algo como "Bootloader unlock allowed:", se for YES, beleza, se for NO, você não está com sorte, não pode desbloquear o booloader.
  • Baixe o pacote de drivers indicado acima e descompacte.
  • Conecte o cabo USB no computador. Desligue o celular. Pressione e mantenha pressionado o botão de aumentar o volume e conecte o cabo USB no celular. Se o LED de notificação ficar AZUL, seu celular entrou em modo fastboot, e você pode desbloquear o bootloader. Se não ficou azul (ficou verde por exemplo) ou o celular ligou e começou a carregar, você não pode usar o modo fastboot e portanto não pode desbloquear o bootloader.
  • Aproveite e, quando o Windows não encontrar o driver, aponte ele para a pasta descompactada anteriormente e espere ele instalar.

Se tudo deu certo, ligue novamente o aparelho e basta seguir as instruções:

Lembrando que:

Você perde a garantia desbloqueando.
Você não mais poderá aceitar atualizações FOTA (Firmware Over The Air), que chegam antes e são menos intrusivas. Em resumo, se o celular pedir para atualizar, RECUSE, sob o risco de ficar com um tijolinho.
O procedimento APAGA todos os seus dados pessoais (reseta o aparelho para o padrão de fábrica), pois apaga a partição segura onde ficariam seus dados.
Se ainda quiser seguir em frente, vai lá.

• Digite *#06# no discador. Anote o número IMEI que aparece.
  • Abra o site unlockbootloader.sonyericsson.com e siga adiante nas instruções, até onde ele pede o nome, e-mail e o IMEI (sem o último número, só os primeiros 14 dígitos).
  • Anote o código de desbloqueio.
  • Baixe e descompacte as ferramentas.
  • Execute o CMD (basta no menu iniciar digitar CMD e ENTER, ou Iniciar->Executar, CMD <ENTER>, no WinXP).
  • Navegue com o CMD até o diretório onde foram descompactadas as ferramentas, "CD .." volta um diretório, "CD <NOME_DO_DIR>" muda para o diretório, geralmente o comando é algo como (no Windows 7):
    cd "C:\Program Files (x86)\Android\android-sdk\platform-tools"
  • Desligue o aparelho, coloque ele em modo fastboot segurando o botão de aumentar o volume e conectando na USB (led azul deve acender).
  • Teste a conexão com o seguinte comando:
    fastboot.exe -i 0x0fce getvar version
    O resultado deve ser uma versão (algo como 0.3).
  • Tenha ABSOLUTA CERTEZA, SEM SOMBRA DE DÚVIDA, QUE QUER FAZER ISSO!
  • Digite o seguinte comando:
    fastboot.exe -i 0x0fce oem unlock 0xKEY
    Substituindo KEY pela chave informada pelo site da SE para desbloquear o bootloader.

E pronto! Agora você já pode usar custom kernels com CWM e root embutidos, entre outras facilidades!

Hackeando linux em smartphones desde 2006...
Não respondo por MP! Não adiciono no MSN! Dúvidas? Use o fórum!
Fui útil? Agradeça!

leandroyata07

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 18 Fev 2012 - 13:00

Só uma dúvida:
Eu tinha um Defy, e sempre rooteava. Quando precisei enviar pra assistência por duas vezes, eu restaurei pra Rom Original que veio nele, logo todos os processos de root, CFW e CWM eram apagados, deixando o aparelho novamente na garantia. Também atualizei o meu Xperia Mini pra essa versão .62. Queria saber uma coisa: DEFINITIVAMENTE se eu desbloquear o bootloader, não teria como reverter e deixá-lo como antes do processo? Caso negativo, acho melhor esperar sair um root pra essa versão .62. Já olhei e vi que meu aparelho tem todos os requisitos pra fazer esse processo. A minha dúvida é só essa... uma vez que eu apenas rooteando, poderei depois resetar a rom e deixá-lo sem root... na garantia!

FullziNN

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.351 posts

Postado 22 Fev 2012 - 13:59

Então se você fizer o Unlock do bootloader sim você irá perder a garantia, porém ja tem métodos para o Lock do Bootloader, mas mesmo assim é arriscado, é melhor você colocar uma ROM 0,58 ou 0,42 que é absolutamente igual ao 0,62 em termos de desempenho e aplicativos porém você pode ter o acesso Root.
Abraços

Não respondo dúvidas por MP, MSN, Email somente pelo Fórum!

Quer ver minha assinatura? clique aqui

NightCrawler

Sistemas Operacionais é comigo...

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.420 posts

Postado 22 Fev 2012 - 18:47

Mesmo rebloqueando, as chaves DRM nunca mais voltam, e portanto, a partição segura com seus dados é reformatada como um padrão não encriptado e não tem mais volta, sendo bem fácil para um técnico detectar se o procedimento de unlock foi feito.

Hackeando linux em smartphones desde 2006...
Não respondo por MP! Não adiciono no MSN! Dúvidas? Use o fórum!
Fui útil? Agradeça!

ArmandoTL

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 106 posts

Postado 25 Mar 2012 - 11:35

Gente meu android chego e eu atualizei ele que dizer então que unica maneira de ter root e dessa forma?

Não tem algo menos arriscado não?

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 25 Mar 2012 - 12:33

ArmandoTL não sei exatamente qual modelo que chegou para tí, mas o rooteamento não precisa necessariamente do desbloqueio do bootloader , alguns modelos como o Xperia Mini Pro SK17 permitem rootear sem desbloquear o BL .

Também esse é o desbloqueio de bootloader oficial da SE, dependendo do modelo existe procedimento não oficial para o desbloqueio que inclusive pode ser revertido, rebloqueando o BL , para enviar para garantia, como é com o Xperia Mini Pro SK17 . Tanto o oficial quanto o não-oficial são arriscados principalmente para iniciantes e/ou quem não tenha algum conhecimento em usar o prompt do Windows ou comandos shell Linux .

Tudo depende do modelo e do momento da postagem, pode ser que daqui a alguns dias haja procedimento menos arriscado e reversível para todos modelos .
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

jailtonjunior

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 28 posts

Postado 15 Abr 2012 - 20:04

Pelo amor de Deus me ajudem ... eu fiz tudo certinho , mas qnd chega na parte do cmd nao vai..ele nao executa nenhum caminho .. eu quero fzr logo esse bootloader .. ajudeem !

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 15 Abr 2012 - 21:49

Se tem dificuldades com o prompt de comandos, não é recomendável que faça , a menos que saiba o único motivo pelo qual desbloquear o bootloader não vale a pena fazer isso.
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

jailtonjunior

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 28 posts

Postado 15 Abr 2012 - 22:32

Mas meu sk17i ta cm firmware .62 e eu quero fazer o root mas não consigo , quando vou tentar fzr o downgrade com flashtool nao vai .. me ajudem ? eu queria colocar a rom cm7.2

Com muito esforço consegui fzr o downgrade da firmware .58 , fiz o root , atualizei pra .62 e ta ok ..instalei o cwm para poder colocar o cm7 mas nao dá , fica no erro .. acho que é pelo bootloader que não desbloqueei , no cmd quando digito o fastboot.exe -i 0x0fce getvar version , só fica <waiting for device > , alquem me ajuda ?

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 19 Abr 2012 - 16:24

Depois que está na .58 e se rooteia não pode atualizar para .62 de forma manual, tem de esperar o próprio aparelho atualizar sozinho via FOTA ( Firmware Over The Air ) ou via WiFi .

Se atualizar manualmente você perde o root .

Já que pretente colocar a CM7 , pode fazer diretamente na .58 , e no futuro ao atualizar a CM7 vai receber o que o desenvolvedor da CM7 incluir de atualizações da .62 .

jailtonjunior

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 28 posts

Postado 19 Abr 2012 - 17:00

Mas eu ja atualizei para .62 via wifi e continua com o root , eu instalei o programa pra iniciar em modo recovery , ' cwm ' mas nao consigo instalar o cyanogenmod7 ..
acho que não desbloqueei o bootloader , pois no cmd quando digito o fastboot.exe -i 0x0fce getvar version , só fica <waiting for device > , alquem me ajuda ?

devo instalar outro driveer ? acho que não está lendo o celular =///

wellyngtonbb

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 05 Out 2012 - 22:41

Caso tenha conseguido desbloquear, como que eu seu que desbloqueou? Obrigado.

Natanael Neto

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 08 Nov 2012 - 07:33

Valeu! Deu certinho aqui! Agora vou poder usar a REAL ICS R6 hehe

jasonlucas

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 8 posts

Postado 20 Nov 2012 - 03:53

Então se eu estiver na .58 fizer o root e atualizar para a .62 via FOTA irei continuar com o root? esse seria então o meio mais seguro até agora de ter root na .62?

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 20 Nov 2012 - 05:38

Não, se desbloquear o bootloader, automaticamente perde qualquer atualização via FOTA .

Você não precisa desbloquear o bootloader se o objetivo for apenas para rootear.

Você só precisa desbloquear o bootloader se quiser usar alguma Custom ROM com kernel não original .

Se quiser apenas rootear, mantendo o Kernel original da SE , veja esse outro tópico:

http://www.plusgsm.c...-a-0-58.109361/