Ir para conteúdo

Foto

[Xperia Mini Pro] Desempenho do cartão SD no Android

• Por favor, faça o login para responder
29 respostas neste tópico

andretiton

Membro Pleno

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 249 posts

Postado 13 Fev 2012 - 22:22

Saudações,

Tenho o aparelho SE mini pro (sk17), android 2.3 e estou querendo partir para a compra de um cartão SD maior, já que ele vem com um de apenas 2GB. Gostaria de saber dos colegas se a classe vai influenciar em filmagens HD e no desempenho nos jogos (ele não roda jogos em HD, mas achei um ótimo site que disponibiliza conversões para o HVGA) ou se existirem outras aplicações mais pesadas do que essa também gostaria de saber se vai influenciar. Pergunto pois um cartão de 16GB classe 10 é o mesmo preço de um de 32GB classe 4. Caso for influenciar no desempenho das aplicações vou num de 16GB, mas se não for influenciar vou num d 32GB mesmo que ganho mais em espaço. Desde já agradeço a atenção de todos.

Grande abraço!

NightCrawler

Sistemas Operacionais é comigo...

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.420 posts

Postado 14 Fev 2012 - 21:06

Existem outros gargalos, e um cartão de menor desempenho não deve influenciar em absolutamente nada no celular. Eu estou com um de 16GB classe 4 e funciona perfeitamente, sem lentidão em nada. Se fosse você e precisasse de espaço, ficaria com o de 32GB classe 4 ao invés de um 16GB classe 10... A performance só seria notável (e muito pouco) na hora de passar algo pela USB para o cartão.

Hackeando linux em smartphones desde 2006...
Não respondo por MP! Não adiciono no MSN! Dúvidas? Use o fórum!
Fui útil? Agradeça!

andretiton

Membro Pleno

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 249 posts

Postado 14 Fev 2012 - 22:29

Valeu por responder mano. Tu filmas e jogas jogos em Hd com esse cartão?

NightCrawler

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.420 posts

Postado 15 Fev 2012 - 20:40

O tempo todo.

Enviado do Xperia Mini Pro por tapatalk.

Fui útil? Agradeça!

andretiton

Membro Pleno

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 249 posts

Postado 15 Fev 2012 - 21:36

E será q esse de 32GB sendo maior não vai ficar mais lento que o teu?

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 15 Fev 2012 - 22:01

Seria interessante medir com SD Tools se a taxa de transferência de escrita e leitura é a mesma com cartão classe 4 e classe 10.

Nem sempre a percepção de que o sistema não está lento é indicativo que ele esteja otimizado ou rápido .

Isso porque o Android herdou do Linux o uso de buffers, isto é, caso um bloco de dados demore para ser lido ou salvo , parte da memória é usada para gerenciar uma fila de transações pendentes , com objetivo de aliviar o scheduler do kernel na comutação entre processos e/ou tarefas.

O conceito é esse: Memory buffer

Como visto, buffers são usados não somente com dispositivos de armazenamento, mas também com periféricos e dispositivos externos .

A menos que o aparelho não tenha suporte à taxas de transferência de classe maior , um cartâo de classe maior deve trazer benefícios de performance , resta saber se o benefício obtido compensa o custo .

Medindo pelo SD Tools , SD Card Tester , AnTuTu Benchmark ou semelhantes a comunidade vai ter uma idéia de quanto é a maior classe suportada pelo barramento do SK17 e a partir dela não adianta classes maiores .
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

andretiton

Membro Pleno

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 249 posts

Postado 15 Fev 2012 - 22:07

Problema é pedir para uma loja fazer isso né? Alguém que tenha as duas classes de cartão poderia fazer?!

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 15 Fev 2012 - 23:29

Não precisa ser a mesma pessoa com SDs de mais de uma classe, aliás se achar os resultados de outras pessoas pelo google dá para ter uma idéia .

No vídeo abaixo foi usado o AnTuTu benchmark no Xperia Mini Pro, visivelmente o aparelho não apresenta qualquer lag , mesmo durante o teste de escrita no cartão .

Um cartão de 8GB com 1.2 GB livre, escrita de 1,6MB/s e leitura de 10MB/s , ou seja, é equivalente à classe 2 .

Veja próximo de 7 min .

Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

andretiton

Membro Pleno

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 249 posts

Postado 16 Fev 2012 - 07:21

Seiken,

Quer dizer então que com um 32GB classe 4 posso ficar tranquilo qto a aplicações HD? (jogos, filmagens, etc...)

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 16 Fev 2012 - 10:43

andretiton Em uma placa mãe com DDR2 e DDR3 , se você usar o XP e N aplicativos abertos ao mesmo tempo, pode ficar tranquilo com DDR2 , embora DDR3 dê ganho de performance .

Quando fizer upgrade para o Vista, usar muitos aplicativos ao mesmo tempo ou usar aplicativos com transferências de armazenamento mais pesados , então precisa avaliar sua tranquilidade novamente .

O recurso de memory buffer poderá compensar um cartão lento . Em troca vai ocupar um pouco mais de buffer na memória RAM, por um tempo um pouco maior e consumir um pouco mais de bateria , tudo isso comparado com um cartão mais rápido .

No vídeo veja o tempo necessário para fazer o teste do cartão SD . O autor do vídeo masca, masca, cospe, joga fora e o vídeo termina antes do teste do SD ter de ter concluído 100% .

Existem situações em que um cartão rápido ajuda muito, por exemplo transferir vídeos via USB ou WiFi . O tempo que o WiFi precisa ficar ligado enquanto o cartão lê irá prejudicar a autonomia da bateria , aquescer o aparelho, etc .

O que deve avaliar é se compensa usar uma classe maior , se irá ou não precisar de performance no cartão .

Num aparelho que tem uns 400MB de Flash NAND, a tendência é usar mais App2SD . Se usar o Link2SD e mover as partições /data/data e /data/cache , um cartão mais rápido pode fazer uma boa diferença .

Pode também comprar um cartão de classe menor agora, ir usando e se sentir que esses efeitos acontecem, comprar outro, ou se não sentir esses efeitos , nem precisar disso, ficar com ele em definitivo .

NightCrawler

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.420 posts

Postado 16 Fev 2012 - 10:44

Bom, já que estamos entrando nesse tipo de conversa, vejamos.

Tudo que roda, roda na MEMÓRIA RAM. Ponto. Com exceção de algum carregamento externo intermediário, tudo que está na sua tela no momento em que está reside na memória, pois é o único lugar passível de rodar alguma coisa. Se dependêssemos de acesso ao disco a velocidade dos sistemas atuais seria muito lenta, mas graças a memória RAM, não percebemos muito esse gargalo gigantesco. Claro que em sistemas desktop existe a swap, que nos lembra desse gargalo o tempo todo em computadores com pouca memória RAM, e no Android temos o coletor de lixo liberando memória de aplicativos no segundo plano para os de primeiro plano (motivo pelo qual em celulares com pouca memória não é possível fazer switch entre um app pesado e outro, pois nesse meio tempo o coletor de lixo foi lá e matou o app anterior para liberar memória).

Isso aliado aos buffers limita o impacto no desempenho pela classe do cartão, e dados os limites de barramento (serial, usb) torna a classe do cartão imperceptível para o sistema em si.

Em resumo, fora um pouco de lag na inicialização se você tem centenas de apps instalados no SD e algum carregamento ocasional em um jogo HD, não vai ter muita diferença. E quanto a gravação, existe buffer, portanto, se o seu aparelho tiver memória RAM o suficiente, nunca vai precisar sentir o lag de gravação no cartão, e convenhamos, 4Mbps (classe 4) é MAIS do que suficiente para QUALQUER app ou filmagem.

Isso tudo, claro, considerando o cartão sendo utilizado pelo aparelho, no Android. Se você precisar usar exFAT para armazenar vídeo HD no cartão para transferir de um lugar para outro, aconselho um pendrive de alto desempenho, pois o custo x benefício com certeza seria superior. E sinceramente, assistir filme no smartphone é dose... Hehehe

Fui útil? Agradeça!

andretiton

Membro Pleno

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 249 posts

Postado 16 Fev 2012 - 10:50

Valeu pelas explicações pessoal, minhas maiores preocupações são jogos em HD e filmagens mesmo. Quanto a cópia de arquivos não tenho assim tanta pressa. Acho q vou comprar o de classe 4 mesmo, a não ser que apareça algum de classe maior até eu conseguir a grana! Se tiverem mais alguma informação relevante favor postar! Se souberem de lugares com preços legais também agradeço!

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 16 Fev 2012 - 11:26

Veja exemplos de como a velocidade abaixo do mínimo do cartão , efeitos práticos do uso do App2SD , etc:

http://www.tipidcp.c...c.php?tid=15311

Chamou-me a atenção um cartão Kingmax 8GB class6 , no teste a escrita efetiva em 3MB/s , no teste virou classe 2 .

Com o App2SD leu em 8MB/s sem leu em 10MB/s .

Não é por causa da qualidade do cartão. O mínimo da transferência de escrita é garantido em condições ideais.

O Buffer ajuda, mas ele também tem de ser preenchido, o kernel define o tamanho dinâmico do buffer , portanto ele também tem latência .

Veja o vídeo , o cartão de 8GB foi abaixo de 2MB/s , não é um cartão de 8GB classe 1.

Quem disse que Android não tem Swapping ?

Quando um APK pára, ele não tem como saber em que momento o Android irá desalocá-lo da memória, então ele salva na Flash NAND o seu bundle , que é conjunto de seus objetos de dados.

Quando entra em um aplicativo ou um jogo pesado , se for necessário desalocar os apks , o bundle salvo garante que ao sair do jogo os apks sejam carregados e voltem no ponto onde parou .

Os apks já descompactados são reabertos de /data/data , e o bundle é reaberto de /data/cache .

Em outras palavras, existe swapping no Android .

Também existe a possíbilidade de transferir arquivos do SD via WiFi , ao mesmo tempo que se joga ou filma, por exemplo. Com cartão lento, vai gastar mais tempo para terminar de transferir e o WiFi ligado irá prejudicar a autonomia da bateria .

No futuro espera-se upgrades de versão do Android, APKs mais complexos, etc .

Pode-se comprar um de classe menor agora e se sentir necessidade no futuro comprar um de classe maior , porém seria interessante saber até qual classe o aparelho suporta para evitar disperdício de dinheiro em uma classe muito alta para ele .

NightCrawler

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.420 posts

Postado 16 Fev 2012 - 21:35

Bom, cache sim, swap não, ele não troca nem compartilha páginas de memória (o que tornaria o sistema BEM mais lento) e além disso, o cache fica (a não ser que o user seja avançado e de alguma forma tenha alterado isso) na NAND interna, o SD nesse caso não faz parte da equação.

Mas concordo, em casos específicos poderia ter alguma lag, no entanto, para uso normal (jogos, filmagem) não creio que tenha nenhum impacto.

Fui útil? Agradeça!

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 18 Fev 2012 - 13:49

Se o apk move os objetos do seu bundle da RAM para Flash NAND , compartilhou páginas. Se foi desalocado por um jogo por falta de RAM, e depois retornou da Flash NAND para RAM para continuar a execução do APK, isso é swapping , não tem outro nome .

O Link2SD permite mover tanto /data/data , quanto /data/cache para o SD .

Em tarefas "normais" talvez não sinta nenhum impacto negativo com uma classe baixa, mas porque a tarefa envolve baixo volume de dados .

Mas com uma classe alta permitirá tarefas complexas e com maior volume transferências de dados sem gargalos, como filmar enquanto em background copia grandes arquivos via WiFi e faz downloads via 3G .

NightCrawler

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.420 posts

Postado 27 Fev 2012 - 15:20

É vero, dei uma olhada no desempenho simulando algumas situações e a paginação existe. Nem tinha idéia, achava que o coletor de lixo mantinha sincronizados os dados na NAND conforme o desenvolvedo pedia, mas ele faz automáticamente alguma paginação mesmo. Valeu pela informação Seiken.

Quanto ao consumo, eu teria que testar para comprovar. Utilizo SSHDroid para transferir arquivos constantemente e está chegando um classe 10 que adquiri a pouco, quando chegar testo contra meu 16GB classe 4 e repasso as infos... Vai ser um benchmark interessante, se a interface serial do cartão não limitar a velocidade... Vou efetuar testes de I/O também com o aparelho e com leitor de cartões para ver se existe alguma diferença...

Se você tiver razão, talvez no tablet que estou sonhando em comprar valha a pena investir numa classe mais alta pela maior complexidade das tarefas a serem executadas nele.

Fui útil? Agradeça!

Ismael Festa

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 11 posts

Postado 04 Mar 2012 - 23:51

Tenho 32gb classe 4 no meu sk17i e roda perfeito. Recomendo, não trava nem nada... Mas quando tem muuuitas musicas e vídeos, por exemplo, 12gb em músicas e mais uns 3gb em videos... Ele trava um pouco até reconhecer tudo. Fora isso, super tranquilo!

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 05 Mar 2012 - 04:58

Não travar é devido ao kernel linux.

A proposta que fiz de medir o benchmark não é para saber sobre lag no uso moderado.

A questão não é nivelar por baixo, mas achar o limite de cima, onde não adianta classes maiores porque o aparelho não acompanha .

Pelo relato que fez, com cartão de 32GB ocupado na metade , fazendo varredura de arquivos de mídia a performance agacha , então para classe 4 há lag de leitura em fluxo, de forma contínua ( streaming ) .

FullziNN

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.351 posts

Postado 05 Mar 2012 - 16:19

Não sei se isso ajudaria, Seiken você tem mais experiência, no caso tem até alguns programa chamados de SD Boost, e no programa "Room Toolbox" ele tem essa opção que falar que é bom deixar a leitura do SD em 2048 ou 4096kb sendo que por padrão ele fica em 128kb, isso realmente melhora algo?

Não respondo dúvidas por MP, MSN, Email somente pelo Fórum!

Quer ver minha assinatura? clique aqui

NightCrawler

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.420 posts

Postado 05 Mar 2012 - 17:11

Depende, isso é o cache de escrita (acho eu). Você vai fazer cache, vai dar a impressão que melhora, mas no momento que o cache for esvaziado, vai dar lag igual. Para arquivos grandes, pode ser pior um cache maior. Eu acho muito placebo, os engenheiros das empresas que fabricaram o aparelho geralmente tem uma boa idéia do que são valores bons, eu deixo padrão.

Fui útil? Agradeça!