Ir para conteúdo

Foto

Instalando o Ice Cream Sandwich 4.04 no Xperia Pro Mk16a/i

• Por favor, faça o login para responder
161 respostas neste tópico

VictorJenier

Membro Júnior

• Membro Prime
  • PipPipPip
  • 125 posts

Postado 15 Jun 2012 - 23:08

Material Constantemente Atualizado!

Ultima atualização em 28/06/2012.

Prezados Amigos e Colegas Usuários do Xperia Pro MK 16a/i,

Recentemente, a Sony Ericsson liberou para mais um lote de aparelhos, a tão esperada atualização oficial para o ICS. Para a nossa felicidade, o Brasil faz parte deste pequeno lote de atualizações, de dispositivos que irão receber a nova versão.

Em síntese, após alguns testes e pesquisas, estou disponobilizando um tutorial em linguagem clara e objetiva ensinando os procedimentos necessários para a instalação da tão esperada 4ª Versão do novo Sistema Operacional Android.

Sem dúvida, muitos de nós, estão ansiosos para efetuarem a atualização de seu sistema, e enfim, sair da versão 2.3.4, a antiga Gingerbread, e ir para a versão 4.0.4, o novo Android Ice Cream Sandwich.

Neste tutorial estarei explicando como:
Instalar a versão oficial do Android Ice Cream Sandwich Genérica – Propriamente feita para o Brasil, contendo o português nativo, a presença da Ç, e é totalmente funcional e original sem nenhuma modificação. Diretamente dos servidores da Sony Ericsson.

É muito importante que você faça o Backup dos seus contatos/mensagens/aplicativos se necessário, pois serão perdidos durante a atualização.

Tenha atenção, paciência e cautela em todos os passos! Não é necessário remover o chip de sua operadora, e nem mesmo o cartão de memória! :)

Vamos começar? O Procedimento é fácil e rápido, só requer atenção!

Passo 1: Baixe e instale o programa FlashTool que será necessário para passar uma Rom Genérica do Brasil para o seu Xperia Pro, caso a atualização ainda não tenha sido liberada para a versão que você possui.
Passo 2: Abra o Computador > Disco Local C > FlashTool > Firmwares, apague tudo que estiver dentro desta pasta firmwares.
Passo 3: Baixe e instale o PcCompanion.
Passo 4: Baixe e instale o SEUS
Passo 5: Baixe a Rom Gingerbread 2.3.4 - Genérica do Brasil para o Xperia Pro Mk16a sem vínculos com nenhuma operadoras. Esta é a Room Oficial da Sony Ericsson em PT-BR, esta Rom faz parte do Lote de atualizações disponibilzados pela Sony.
Passo 6: Após baixa-la, copie apenas o arquivo “.ftf” que é a Room para a seguinte pasta: Computador > Disco Local C > FlashTool > Firmwares. Deixe ela dentro da pasta Firmwares.
Passo 7: Reinicie o computador.
Passo 8: No celular, vá em configurações, desenvolvilemento e deixe marcado as opções: Depuração USB e Permitir Locais Fictícios.
Passo 9: Conecte o celular ao Computador, e feche tudo que aparecer, como PcCompanion, Transferência de arquivos, etc. Vá fechando tudo, se o Windows disser que está sendo instalado driver’s, aguarde o termino da instalação dos drivers.
Passo 10: Desconecte o celular e reinicie novamente o computador, por segurança dos drivers.
Passo 11: Após reiniciado, abra o FlashTool, e clique em Flash, é um ícone de um Raio, conforme figura abaixo:

Imagem Postada

Passo 12: Agora você irá selecionar a room que você colocou lá dentro da pasta firmware. A tela é semelhante a esta, e deverá conter apenas uma rom, que é a do ICS PRO. A imagem abaixo é meramente ilustrativa.

Passo 13: No lado direito deste menu, deixe marcado apenas as opções conforme a figura abaixo. Preste bem atenção com o que estará marcado!

Passo 14: De Ok, e o programa irá se preparar, e irá pedir pra você conectar o celular em modo Flash. Para isso desligue o celular, e conecte ao cabo segurando o botão voltar.

Uma imagem orientará você como fazer. Após uns 10 segundos, solte o botão voltar. E aguarde que o Programa estará instalando o ICS em seu Xperia Pro.
Passo 15: O procedimento acima levará até uns 5 minutos aproximadamente, você verá no flashtool, uma mensagem informando “finished”, ou “complete” ou “phone will rebooted”. O telefone vai reiniciar e ligar sozinho.

(Obs.: Ás vezes o telefone não reinicia sozinho, se passar mais de 5 minutos e isso não ocorrer, remova o cabo, remova a bateria, recoloque a bateria e ligue o telefone. Apenas isso. Na primeira vez ele demorará um pouco pra ligar, é normal, não se assuste!)

Passo 16: O telefone vai ligar, e ele estará com a versão 2.3.4. A Versão comum do Brasil, já conhecida por você. Sem nada aparentemente novo, entretanto esse sistema que agora está instalado, faz parte do querido Lote de atualizações liberadas pela Sony Ericsson, e por conseguinte, vamos conseguir atualizar.
Passo 17: No telefone, vá em configurações, backup e restauração, e redefina-o para a configuração de fábrica, e também apague os dados do usuário. Este procedimento leva em torno dois minutos, e o celular reinicia sozinho.
Passo 18: No telefone, entre em Configurações / Aplicativos / Desenvolvimento e ative a Depuração USB e marque também a opção Locais Fictícios e desligue o seu aparelho.
Passo 19: Abra o SEUS – Sony Ericsson Update Service, selecione o seu aparelho, e siga as instruções da tela que são extremamente simples para agora atualizar o sistema no seu telefone para o ICS - Icre Cream Sandwich. Vamos lá, selecione seu Xperia Pro!

Passo 20: O SEUS - Sony Ericsson Update Service informará que uma nova atualização encontra-se disponível para você, bastando apenas ler as informações da tela, e efetuar a atualização. Observe a tela abaixo, aonde é informado.

ATENÇÃO: Marque a segunda opção, (Redefinição de Fábrica + Atualização), em seguida, clique em instalar.Será iniciado o processo de download (o que pode demorar, dependendo da velocidade de sua conexão) e instalação da nova versão do Android em seu dispositivo.
Ao término da instalação, o telefone vai reiniciar, e ligar normalmente, e estará pronto pra uso, com o Android 4.04 original de fábrica,versão feita especialmente para o Brasil, direto dos servidores da Sony Ericssson sem nenhuma modificação!

Escrevi este tutorial da maneira mais clara, e objetiva, considere-se que todo procedimento tem riscos de danos ao aparelho e riscos de perda de garantia legal, entretanto, por mais simples que seja o procedimento, os benefícios e os riscos, devem ser considerados por você antes de tomar quaisquer decisões.

Estou a disposição para sanar quaisquer dúvidas oriundas deste material.

Um Abraço a todos.

Victor Jenier Soares.

Obs: Créditos pelos arquivos disponibilizados na internet para download são para: cassiocmg, Bin4ry e DooMLoRD Androxyde. Com a grande contribuição de alisonlakerss.

Arquivo(s) anexado(s)

Murilo MK

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 124 posts

Postado 16 Jun 2012 - 11:19

show. Belo tutor.
foi assim que fiz no meu.
mas se alguem quiser eu posto o ICS_oficial_4.0.4.ftf :D que criei com a ROM oficial (mk16i)
estou buscando um kernel modificado para over no ICS
quem tiver deixe uma mensagem
Smart: Optimus 2X

SD: 5,50gb + 4gd externo

Over: 1,2@1,5 Ghz

Rom: Gueste2x-Hibrid v3.7

Kernel: Symbiosis v1.3

TiagoQueiroz

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 27 posts

Postado 16 Jun 2012 - 12:10

Ótimo tutorial, está de parabens! era um tutorial desse que eu estava procurando, com todas as informações juntas, pq um pouco aqui outro ali fica mais dificil pra quem é iniciante. Obrigado Victor!

VictorJenier

Membro Júnior

• Membro Prime
  • PipPipPip
  • 125 posts

Postado 16 Jun 2012 - 12:43

Ah, obrigado, é muito bom poder ajudar. Vou ver se hoje a noite eu posto mais um tutorial ensinando a fazer o Root no ICS, e corrigir a Cecidilha. Aí, de fato, ficará perfeito e funcional.

Abraço!

TiagoQueiroz

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 27 posts

Postado 16 Jun 2012 - 14:15

Funcionou td ok!
agora só aguardando o próximo tuto pra fazer o root

vlw Victor

alisonlakerss

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 57 posts

Postado 16 Jun 2012 - 23:35

Vou fazer agora no meu MK16a! :) go go go!!!
:edit
Meu irmão, vc eh muito foda!!!
deu tudo certinho aqui, ta de parabens mano!!! :D
valeu mesmo Victor!!!! :D

VictorJenier

Membro Júnior

• Membro Prime
  • PipPipPip
  • 125 posts

Postado 17 Jun 2012 - 13:09

Ah, fico feliz também por você Alisson, não houve problemas, espero que faça também o Root, e corrija a Ce-cêdilha, conforme os outros tutoriais. Um abraço.

caiorsiqueira

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 17 Jun 2012 - 20:11

Obrigado, ótimo tutorial. Qual a diferença entre a Rom com e sem Ç funcional? Somente o Ç funcional? Digo isso porque fiz a atualização com a versão sem Ç, e depois vi a com Ç funcional. Se eu fizer o procedimento de corrigir o Ç vai ficar igual? Obrigado

VictorJenier

Membro Júnior

• Membro Prime
  • PipPipPip
  • 125 posts

Postado 17 Jun 2012 - 21:22

Fico feliz que tenha dado certo pra você também. Faça também o Root Amigo!

Abraços.

http://www.youtube.com/watch?v=FsenwWcBCbQ

caiorsiqueira

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 17 Jun 2012 - 21:47

Ah, a ROM genérica que você postou no final do tópico é para 2.3.4 (achei que era do 4.0)

VictorJenier

Membro Júnior

• Membro Prime
  • PipPipPip
  • 125 posts

Postado 17 Jun 2012 - 22:13

Ah, a ROM genérica que você postou no final do tópico é para 2.3.4 (achei que era do 4.0)

Sim, ela foi postada para caso você nao gostasse do ICS poder voltar pra versão antiga.

renatoorkov

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 21 Jun 2012 - 11:36

Bom pessoal, eu tinha uma rom europeia do ics aqui e usei o seu tutorial pra fazer a modificação. Mas o problema é que agora o sinal 3g da claro não pega de jeito nenhum. Alguem saberia resolver esse problema?
Tentei instalar a rom do ics que foi postada aqui, mas sempre dava erro na hora da instalaçao, mesmo fazendo tudo conforme os passos do tutorial.

TiagoQueiroz

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 27 posts

Postado 22 Jun 2012 - 10:33

Se allguém souber onde tem disponivel pra download a rom oficial ICS aqui do brasil e quiser compartilhar o link seria legal...fica a dica...rs
só para acrecentar ao nosso conteudo....o forum já está muito bom, com bastante informação. acredito q esse forum já o melhor sobre xperia pro no brasil

alisonlakerss

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 57 posts

Postado 22 Jun 2012 - 20:13

oi Victor, dei uma olhada agora da atualização oficial do ICS PT-BR no site http://talk.sonymobi...om/thread/38384 e a referencia do meu celular consta na lista... eu tenho que voltar para a room original pra depois atualizar? vou perder o root? e posso instalar o root novamente seguindo o seu tutor? ou tem como adquirir a rom e instalar pelo flashtools?
qual a melhor maneira de fazer, pq tem pessoas que tentou instalar pelo pc compenion, mas diz q o telefone ja tem o software mais recente. =/

e se eu reparar pelo pc compenion?

VictorJenier

Membro Júnior

• Membro Prime
  • PipPipPip
  • 125 posts

Postado 22 Jun 2012 - 22:35

Olá Alisson, que bom que saiu a disponibilização da Room Oficial em PT-Br pro seu Xperia.
Qual o seu Sales Item ? SI? Fiquei Curioso. Mais alguém saiu aqui pro Brasil?

Eu recomendaria que você instale a versão 2.3.4 (a Gingerbread) oficial do brasil primeiramente, para voltar ao "padrão de fábrica."
Em seguida, abra o PC Companion e faça a atualização pro ICS através dele.
Com isso, você perderá o ROOT, mas terá a versão oficial pro Brasil, sem alterações.
Após isso, recomendo que você faça o ROOT novamente, conforme o meu tutorial.
OBS.: Não será necessário corrigir a tecla Ç.

Abraços.

alisonlakerss

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 57 posts

Postado 22 Jun 2012 - 22:50

so preciso passar a rom original do mesmo jeito do tutorial sem fazer mais nada? a rom original eh aquela q vc postou caso n gostasse da rom 4.04? o meu SI é

1248-6161

vou fazer agora! :)

e tem alguma diferença dessa que eu instalei do seu tutor para essa do pc compenion?

VictorJenier

Membro Júnior

• Membro Prime
  • PipPipPip
  • 125 posts

Postado 22 Jun 2012 - 22:59

Sim, instale aquela mesmo é a ROOM 2.3.4, a Gingerbread Oficial, instale-a com Flash Tool, apenas isso. Em seguida, atualize-a pelo PC Companion. A Atualização está disponível pra você, e pra mim também.

OBS.: Eu também vou fazer agora, a instalação da Gingerbread, seguida de atualização pelo PC Companion, depois aplicação de ROOT.
A versão tem diferenças sim. Ela é propria pro seu País. Recomendo que faça a mesma. Qualquer dúvida, ficarei ON até eu terminar tudo aqui.
Abraço.

alisonlakerss

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 57 posts

Postado 22 Jun 2012 - 23:03

Valeu Victor, vamo nessa! :)

VictorJenier

Membro Júnior

• Membro Prime
  • PipPipPip
  • 125 posts

Postado 22 Jun 2012 - 23:07

Estou baixando o Flash Tool, a Room antiga Gingerbreas 2.3.4 eu já possuo.
Qualquer dificuldade ou dúvida, vamos nos comunicar pelo fórum prezados amigos.

Boa sorte a Todos.
OBS.: Meu Sales Item é o 1248-6159.
^_^

OBS: Recomendo que durante todos estes procedimentos o cartão de memória seja removido.
E a propósito, vou formatar o meu cartão de memória para evitar possíveis bug's e erros de uma atualização para outra. Assim sendo, efetuar uma instalação limpa, e nova.

alisonlakerss

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 57 posts

Postado 22 Jun 2012 - 23:11

deixei as marcações do jeito das primeiras imagens...