Ir para conteúdo

Foto

Tutorial - Efetuando o Root no Ice Cream Sandwich 4.04 no Xperia Pro Mk16a/i

• Por favor, faça o login para responder
191 respostas neste tópico

VictorJenier

Membro Júnior

• Membro Prime
  • PipPipPip
  • 125 posts

Postado 16 Jun 2012 - 16:10

Material Constantemente Atualizado!

Última revisão em 18 de Julho de 2012.

Saudações, prezados colegas.

Neste tutorial, estarei explicando COMO EFETUAR O ROOT em seus dispositivos Android’s executando o Ice Cream Sandwich, a 4ª Versão Oficial do Android.

O root, do inglês, raiz, é um procedimento que permite que você faça alterações mais profundas e avançadas em seu celular, ele é necessário remover aplicações nativas e uma infinidade de outras coisas.

O Procedimento é um pouco complexo, então vale a pena seguir o tutorial com atenção.

Agora que você já possui o ICS 4.04 em seu Xperia PRO Mk16a/i, vamos efetuar o Root.

VAMOS LÁ?

Passo 1: Efetue o Backup dos seus contatos e do que julgar procedente, e também remova o seu cartão de memória e o chip de sua operadora.
Passo 2: Em Configurações/Opções do Desenvolvedor, marque as opções “Permitir Locais Fictícios” e “Deupuração USB.
Passo 2.5:Habilite também a opção “Fontes Desconhecidas”.
Passo 3: Baixe o Flashtool. Instale em seu computado, caso ainda não o tenha instalado.
Passo 4: Instale o PCCompanion e o Sony Ericsson Update Service, caso ainda não os tenha instalado.

Obs.: Caso você já os possua instalado em seu computador, é claro que não precisa baixar novamente.

Passo 5: Conecte o celular ao computador, para que os driver’s em geral, sejam todos reconhecidos e instalados.
Passo 6: Reinicie o Computador, e desconecte o telefone.
Passo 7: Baixe o Kernel do Xperia NEO V.

(Este Kernel é necessário, pois é com base nele que efetuaremos o Root. Depois que fizermos o Root, vamos devolver o Kernel original do Xperia Pro. Fique tranquilo!)

Passo 8: Vá para C>Flashtool>Firmwares e apague qualquer coisa que tem aí dentro.
Passo 9: Coloque o Kernel do Neo V que você baixou dentro da pasta: C> Flashtool> Firmwares.
Passo 10:Abra o Flash Tool, clique em flash, conforme figura abaixo. E selececione o Kernel, que você baixou. De OK. Observe as figuras ( meramente ilustrativas e de outro modelo ) abaixo para ter uma idéia:

[ATTACH=full]37306[/ATTACH]

[ATTACH=full]37307[/ATTACH]

[ATTACH=full]37308[/ATTACH]

Passo 11: Desligue o celular, uma tela orientará você a desligar o celular e conectar o cabo usb segurando o botão voltar. O Flashtool orientará você, fique tranquilo.
Passo 12:Automaticamente, o Kernel será passado para o aparelho. E você terá uma tela como essa abaixo, signigficando que agora você tem o Kernel do Neo, e o aparelho está morto, em síntese, e temporariamente.

Passo 13:Quando a tela, e as informações do Flash Tool forem semelhantes a esta da tela acima, remova o Cabo, feche o FlashTool, e tente ligar o celular, ele não vai ligar. É normal. Remova a bateria e coloque novamente, e não ligue o celular.

Para garantir a segurança durante o Root, instale os driver's em fastboot/drivers/fastboot-drivers.exe em seu computador. Instale-os, e reinicie o seu computador.

Passo 14: Baixe os arquivos que farão o Root neste link.
Passo 15: Copie estes aqruivos que você baixou para Computador > C: e extraia o arquivo com Winrar/Winzip.
Passo 16:Após a extração, aparecerão dois arquivos, uma pasta, e outro chamado Runme.bat, execute o arquivo Runme.bat. Aparecerá está tela abaixo:

Passo 17: Agora,conecte o celular ao computador, e feche o que aparecer, como o PC Companion, ou a Reprodução automática por exemplo. Aguarde uns 30 segundos para estabilizar as conexões e drivers.
Passo 18: Agora, na tela preta que está aberta, e já com o celular conectado ao computador, pressione a barra de espaço do teclado do seu computador.
Passo 19:O Root começara a ser feito, isto demorará aproximadamente uns 5 minutos, e o celular irá reiniciar algumas vezes, apenas fique observando a tela preta que é semelhante a esta abaixo:

Passo 20: Observe que o Root está em andamento, e sendo feito, instalando busybox, superuser, etc, conforme esta tela abaixo.

Continue aguardando, passado alguns 4 a 5 minutos, você deverá ver esta tela acima, informando que o procedimento foi feito com sucesso!! Estará escrito no fim:

“ALL Done”.

Passo 22: Depois que ver a tela acima, aperte a barra de espaço para fechar o aplicativo da tela preta, pois terminamos o root.

(Obs.: Durante o processo, pode parecer que o celular não vai reiniciar, as vezes você não perceberá que ele esta reiniciando, mas apenas aguarde, o tempo que eu te indiquei, que ele reinicia de forma as vezes, “invisível.)

Passo 23: Agora, você tem o celular com Android ICS 4.04, e Rootado. Mas ele está com o Kernel do NEO V, e ele ainda está morto. Por isso vamos devolver apenas o Kernel original do Xperia Pro.
Passo 24: Baixe está Rom Oficial do Brasil, esta rom é genérica, ela foi extraída do meu próprio aparelho, e contém o Kernel do Xperia PRO, que vamos utiliza-lo para devolve-lo ao aparelho. Esté arquivo é a Rom Oficial do Brasil do Xperia Pro com ICS, sem vínculos com operadoras.

Passo 25: Vá para C > Flashtool > Firmwares, apague tudo que estiver lá dentro, e coloque a room do Xperia Pro que você baixou acima. O nome do arquivo que você deve colocar dentro da pasta “firmware é:

Rom Mk 16a Debranded - Victor- PT-BR 4.0.4.ftf”.

Passo 26:Agora, abra o FlashTool, clique em Flash, Ok, e marque nos menus apenas as opçoes conforme você verá na tela abaixo:

Passo 27: Marque apenas as opções conforme a figura acima, no canto direito. Para devolver apenas o Kernel!
Passo 28: Preste atenção no que você marcou, exatamente como a figura acima, e de OK. O Flahstool devolverá o Kernel original do Xperia Pro. Isso demora menos de um minuto.
Passo 28:Será devolvido o Kernel do Pro, o celular será reiniciado e funcionará normalmente, e ao termino do processo você verá está tela abaixo no Flash Tool:

Passo 29: Ao ver esta tela idêntica, desconecte o celular, e ligue-o, note, que ele poderá demorar um pouquinho para ligar, no máximo dois minutos, ou três.
Passo 30: Agora, o aplicativo SuperUser está instalado em seu Xperia Pro, disponível no seu menu, e você tem a versão oficial do ICS instalada e o telefone Rootado e atualizadíssimo com o Android 4.04, tudo original Já pode configurar e instalar seus aplicativos, e ser FELIZ!

Meus parabéns!

Tentei fazer e explicar este tutorial da maneira mais completa e objetiva possível, espero que possa ser útil para alguém.

Desde já, coloco-me a disposição para sanar quaisquer dúvidas oriundas deste procedimento.

Abraços a todos,

Victor Jenier Soares

Obs: Créditos pelos arquivos disponibilizados na internet para download são para: DooMLoRD Androxyde, Auni, Uliwooly, EskeRahn.

Arquivo(s) anexado(s)

TiagoQueiroz

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 27 posts

Postado 16 Jun 2012 - 17:10

Vlw Victor pela ajuda, mais um belo tutorial.
não deixa nenhuma dúvida, perfeito!

VictorJenier

Membro Júnior

• Membro Prime
  • PipPipPip
  • 125 posts

Postado 16 Jun 2012 - 18:31

Por nada Tiago, obrigado pelo apoio, vou desenvolver agora o tutorial para efetuar a correção do layout do teclado. Qualquer dúvida, disponha!

TiagoQueiroz

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 27 posts

Postado 16 Jun 2012 - 19:04

estou tentando fazer o root mas não sai da tela * daemon started successfuly*

e agora? tem como eu voltar como estava se o root mesmo?

VictorJenier

Membro Júnior

• Membro Prime
  • PipPipPip
  • 125 posts

Postado 16 Jun 2012 - 19:41

e agora? tem como eu voltar como estava se o root mesmo?

Olá Tiago, tudo bem? Tente estas dicas:

1º Provavelmente, falta algum driver, ou você nao ativou a Depuração USB / Locais Fictícios. Verifique isso.

2º Também vá em Configurações > Xperia > Conectividade> Modo de Conexão USB > Selecione "Modo de Armazenamento em massa - MSC".

3ºAinda, instale esses Driver's Essenciais do Flash Tool e reinicie o computador, desligue e ligue o telefone, e repita o processo.

Ou, na mais remota hipótese de você não conseguir, você pode reinstalar a Room 4.04 e começar tudo de novo, ou a antiga Room Genérica do Brasil - 2.3.4 - 4.0.1.A.0.283 (Gingerbread) com o FlashTool mesmo,seguindo estes mesmos passos do tutorial.

Ou ainda, fazer a reinstalação total, reparando pelo Sony Ericsson Update Service.
Estamos aí!

alisonlakerss

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 57 posts

Postado 17 Jun 2012 - 05:43

Victor, tenho um probleminha, fiz do jeito do tutor, mas quando reiniciei o celular, ficou aparecendo um ponteiro tipo mouse so que redondo e descincronozado, e a tela so ta em modo horizontal, e agora? =/
:edit
Victor, infelizmente n deu certo essa parte do root :(
será q n ta faltando algo ai? tipo essas marcações que tem assim q seleciona a kernel o q tem q marcar e desmarcar, vc n colocou isso, desde o meu primeiro post q n to conseguindo fazer o root dar uma revisada por favor, voltei para a Room 4.04, so esperando o root pra depois corrigir o teclado.
abraço!!!

TiagoQueiroz

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 27 posts

Postado 17 Jun 2012 - 12:42

eu estava com medo de tentar reinstalar e dar um problema ainda maior, mas reinstalei de boa.
agora vou instalar esses drivers q vc indicou e depois vou tentar fazer dnovo o root

VictorJenier

Membro Júnior

• Membro Prime
  • PipPipPip
  • 125 posts

Postado 17 Jun 2012 - 13:01

Pessoal, não posso mais editar o Tutorial, mas acredito que estão tendo problemas com marcações erradas na hora de passar o Kernel: O que deve ser marcado na hora de passar o Kernel do Neo pro Pro é SOMENTE isso que aparecerá na tela, não haverá mais o que marcar, é so dar OK.

Posted Image

Na hora da devolução, que voce for colocar o Kernel do Pro de volta nele, selecionando a Rom Original do Pro, a tela já e outra, e EXATAMENTE está abaixo, você deve marcar conforme abaixo pra devolver agora APENAS o Kernel do PRO.

E Alisson, você não deve ligar o celular, antes de fazer tudo isso, você nao deve ligar o aparelho quando ele estiver com o Kernel do Neo, se não dá esse erro aí mesmo. Desde o momento que você passa o Kernel do Neo pro, depois os passos do Root, e depois a devolução do Kernel Original pro Pro, tudo isso é feito com o celular desligado, não tem o que mecher ou se preocupar com ele. Você deve ligar somente quando devolver o último Kernel, se não ele vai bugar mesmo, entendeu?

Mas pra tudo, sempre que ver que errou, reinstale a Room Original 4.04, e recomece de novo, desde o princípio.

Arquivo(s) anexado(s)

alisonlakerss

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 57 posts

Postado 17 Jun 2012 - 22:15

fiz do jeito q vc citou novamente, mas tenho outra duvida... assim q terminar o do prompt la, eu devo desconectar o celular? e pra passar a kernel de volta fazer o mesmo procedimento? ou deixo conectado e passo a kernel?

agora deu certo mano :D uahsuahuahuahuuahha
o problema tava nas marcações q vc n tinha colocado antes, pq na primeira caixa pra passar a kernel, vc n mostrava q tinha q desmarcar todos e na de baixo desmarcar so a kernel, e marcar o ultimo :P mas agora deu tudo certinho. e tbm quando termina o do prompt, deve tirar o cel do cabo e tirar a bateria, pq ele fica ligado, depois abrir o flashtool e fazer do jeito q vc falou, e so conectar quando o flashtool pedir segurando o botão de voltar. :D
valeu Victor, e vamos ajeitar o teclado agora!!! :D

VictorJenier

Membro Júnior

• Membro Prime
  • PipPipPip
  • 125 posts

Postado 18 Jun 2012 - 08:58

Ah, que ótimo que conseguiu fazer o seu Root também Alisson, fico feliz por isso! É muito bom poder ajudar, agora faça a correção da Cê-Cedilha! Já fiz um outro tutorial! Abraços!

Paulo Henrique Morais

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 18 Jun 2012 - 17:05

Olá nessa opção aqui nao consegui baixar o arquivo, poderia postar em outro servidor?
Passo 14: Baixe os arquivos que farão o Root neste link.

VictorJenier

Membro Júnior

• Membro Prime
  • PipPipPip
  • 125 posts

Postado 18 Jun 2012 - 19:33

Oi Paulo, verifiquei que os links estão funcionando normalmente, tente ESTE LINK então, ou tente baixar com outro navegador.

paulofernando

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 29 posts

Postado 19 Jun 2012 - 02:07

Valeu mesmo Victor, consegui fazer o root de boa, fiz um pouco diferente mas seguindo o seu passo a passo, instalei a Rom Original do Pro, baixei em outro site somente o kernel e loader do neo atualizei e depois voltei o kernel do pro, ou seja troquei meia duzia por 6 e 1/2 rsrsrsrs, a ç eu já sabia, tive problema quando fiz o debrand da claro, e obrigado por compartilhar seu conhecimento com todos.

VictorJenier

Membro Júnior

• Membro Prime
  • PipPipPip
  • 125 posts

Postado 19 Jun 2012 - 12:09

É isso aí Paulo, fico feliz que também tenha obtido sucesso.
Boa sorte!
:)

Hugo Rozario

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Postado 20 Jun 2012 - 13:51

oi! eu to tentando o root mas não to conseguindo eu instalo o sistema do neo v ou so a kernel dele? pois o meu cel nao tava reconhecendo mais no pc deu mo trabalho pra restaurar ele pro 4.0

TiagoQueiroz

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 27 posts

Postado 20 Jun 2012 - 13:58

Aee consegui fazer o root!

Hugo Rozario

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Postado 20 Jun 2012 - 14:01

Aee consegui fazer o root!

como?

TiagoQueiroz

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 27 posts

Postado 20 Jun 2012 - 14:13

Então Hugo, quando vc for instalar é só o kernel do neo, e quando for voltar para o Pro tbm instala só o kernel

Hugo Rozario

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Postado 20 Jun 2012 - 17:24

eu fiz o passo a passo deva vez deu certo :) so q o aplicativo de SuperUser não apareceu! vou tentar repetir o processo.
DEU CERTO!!!!! \o/

VictorJenier

Membro Júnior

• Membro Prime
  • PipPipPip
  • 125 posts

Postado 20 Jun 2012 - 21:11

Olá, boa noite a todos.
Fico feliz que todos tenham conseguido, por mais que ocorram algumas dificuldades.
Abraços, a todos.