Ir para conteúdo

Foto

Tutorial - Efetuando o Root no Ice Cream Sandwich 4.04 no Xperia Pro Mk16a/i

• Por favor, faça o login para responder
191 respostas neste tópico

Birolu

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 14 Abr 2013 - 09:29

Por nada Tiago, obrigado pelo apoio, vou desenvolver agora o tutorial para efetuar a correção do layout do teclado. Qualquer dúvida, disponha!

a primeira imagem não aparece

:edit

Pelo que vi, nao está instalando o superuser....não me aparece esse ultimo tela do jeito que está tutor...

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 14 Abr 2013 - 09:44

Sobre a imagem que falta, ela estava hosteada em um site que a tirou do ar, então estamos vendo como substituí-la, as outras foram anexadas ao fórum justamente para evitar que isso volte a acontecer.

Sobre não ter instalado o superuser, esse método não funciona com qualquer versão de ROM , veja qual a versão da sua ROM em Configurações > Sobre o telefone , dependendo se for ROM mais recente que essa o método para rootear é diferente .
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

Birolu

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 14 Abr 2013 - 09:52

quando vcs dizem kernel xperia neo v = nome do arquivo e MT11i....
a primeira imagem não da para escrever o que tem que esta selecionado ou me envia email da imagem

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 14 Abr 2013 - 10:56

Eu não uso o Windows e não estou com versão mais recente do Flashtool, porém as imagens em sequência do passo 10 no Linux são estas :

Arquivo(s) anexado(s)

• Arquivo anexado  1.jpg   64,21K   229 Downloads
  • Arquivo anexado  2.jpg   63,4K   209 Downloads
  • Arquivo anexado  3.jpg   54,79K   236 Downloads

Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

Birolu

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 14 Abr 2013 - 11:17

Meu celular Xperia Pro Mk16a
Versão Android - 4.0.4
Versão da Bansa - 8x55A-AAABQQAZM-203028G-72
Versão do Kernel - 2.6.32.9-perf
builduser@buildhost #1
Numero Versão - 4.1.B.0.431

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 14 Abr 2013 - 11:49

O que conta é o 4.1.B.0.431 , se fizer corretamente vai funcionar o root .

Birolu

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 14 Abr 2013 - 12:14

vou tentar novamente

leandro198

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 9 posts

Postado 16 Abr 2013 - 04:05

Pessoal, segui o tutorial direitinho, as configurações ficaram assim :
Numero do Modelo: Mk16a
Versão Android - 4.0.4
Versão da Bansa - 8x55A-AAABQQAZM-203028G-72
Versão do Kernel - 2.6.32.9-perf
builduser@buildhost #1
Numero Versão - 4.1.B.0.431

... até instalou o super user, mais aparentemente ele não esta rooteado ... e outra coisa esta sem o serviço de wi-fi ... fica verificando horas e talz e não acha a wi-fi aqui de casa ...
Como devo proceder ?

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 16 Abr 2013 - 06:19

Sobre o root verifique pelo Root Checker, pode baixá-lo de graça no Google Play Store , e ele é relativamente pequeno, pode fazer isso via GPRS/EDGE .

Sobre o WiFI, tenta ir nas configurações, esquecer a rede, reinicializar o aparelho e então configurar novamente do zero.

leandro198

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 9 posts

Postado 16 Abr 2013 - 10:35

Em relação ao Root Checker, apareceu "Congratulations" ... boa ... ele está rooteado ... mais em relação ao wi-fi ... o serviço fika "0" = off ... quando eu quero ativar ... ele fika ativando ... ativando ... e nunca ativa ... nao acessa nem as redes proximas ... e nao posso adicionar as redes .... li em outra room sobre wifi-modules.zip na raiz ... resolveria o problema ? ... como instalar esse modulo ? ...
Grato.

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 16 Abr 2013 - 12:11

Se só rooteou não faz sentido ter perdido os módulos, nem faz sentido ter perdido a autenticação das redes WiFi .

Se for ROM de outro aparelho ou de versão diferente do Android tem até a chance dos módulos não servirem .

Mas a título de informação os módulos devem ter como extensão .ko e devem ser salvos em /system/lib/modules , se o Kernel tiver suporte a usar módulos compilados em outro Kernel então para carregar o módulo usa-se o insmod ..

Faz primeiro um teste , tente primeiro uma rede WiFi sem senha, apague ( esquecer ) a conexões WiFi dessa rede sem senha e então tente conectar nela , para testar o WiFi sem autenticação primeiro .

Se funcionar na sem senha passe a testar em redes com senha, primeiro esqueça a rede para apagá-la e então crie novamente do zero .

leandro198

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 9 posts

Postado 16 Abr 2013 - 18:43

Se só rooteou não faz sentido ter perdido os módulos, nem faz sentido ter perdido a autenticação das redes WiFi ...

Em relação ao "insmod" ... programa ? ou algum tipo de procedimento ? ... não consigo acessar a pasta no qual você refere ... fala que não tenho acesso a pasta interna ou de sistema ... e talz ...

Em relação a achar redes ... o serviço não fica ativo ... resumindo ... não acha redes wi-fi's ... nem abertas e nem protegidas.
(Imagens em anexo).

Vou fazer o procedimento de colokar na raiz o modulo que eu baixei ... de outra rom ...

Antes de fazer o procedimento ... eu tinha feito essa daqui ...
[ TUTORIAL ] Root |CWM Recovery | Overclock 2ghz | Android 4.0 Xperia Pro ... de outro forum ....

será que pode ter afetado o que eu fiz no procedimento de vocês ?

Meu bootloader está desbloqueado ... pode afetar ?

em relação a Wi-fi ... assim que liga o telefone fica assim ... como se o serviço tivesse normal ...

ai eu aperto em ativar ...

e fica assim ... por muito tempo ... o item "verificar" e "adicionar redes" não podem ser acessados.

Depois de muito tempo o serviço fica assim ... esmaecido ....

se eu clicar em ativar "I" ... continua esmaecido ... e não funciona.

Aguardo ajuda ! =D

leandro198

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 9 posts

Postado 17 Abr 2013 - 23:12

Nenhuma ajuda ?

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 18 Abr 2013 - 01:54

Essa ROM que fez de outro site por sí só já deveria estar com root , não seria necessário rootear com o tutorial daqui, a menos que ela estivesse bugada ou tivesse perdido o root .

Ela também usa Kernel próprio diferente do original da Sony, por exemplo para suportar algumas modificações como overclock , undervolt, governors, etc.

Ao usar o método daqui, você volta um Kernel original da Sony que não tem essas modificações, e o uso dele tende a dar problemas na ROM .

A sugestão é que se quer usar essa ROM deve ir lá e reinstalar novamente, tendo o cuidado de fazer todos os passos .

Fernando Delfiol

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 18 Abr 2013 - 15:58

Cara.

Fiz tudo certinho, mas o runme nao conseguiu executar o que precisava.

Ve isso:

---------------------------------------------------------------
Easy rooting toolkit (v1.0)
created by DooMLoRD
using exploit zergRush (Revolutionary Team)
Credits go to all those involved in making this possible!
[*] This script will:
(1) root ur device using zergRush exploit
(2) install Busybox (1.18.4)
(3) install SU files (3.0.5)
[*] Before u begin:
(1) make sure u have installed adb drivers for ur device
(2) enable "USB DEBUGGING"
from (Menu\Settings\Applications\Development)
(3) enable "UNKNOWN SOURCES"
from (Menu\Settings\Applications)
(4) [OPTIONAL] increase screen timeout to 10 minutes
(5) connect USB cable to PHONE and then connect to PC
(6) skip "PC Companion Software" prompt on device
CONFIRM ALL THE ABOVE THEN
Press any key to continue . . .
--- STARTING ----
--- WAITING FOR DEVICE
* daemon not running. starting it now *
* daemon started successfully *
--- cleaning
rm failed for *, No such file or directory
--- pushing zergRush"
1607 KB/s (23052 bytes in 0.014s)
--- correcting permissions
--- executing zergRush

[**] Zerg rush - Android 2.2/2.3 local root
[**] © 2011 Revolutionary. All rights reserved.

[**] Parts of code from Gingerbreak, © 2010-2011 The Android Exploid Crew.

[-] Not a 2.2/2.3 Android ...
--- WAITING FOR DEVICE TO RECONNECT
if it gets stuck over here for a long time then try:
disconnect usb cable and reconnect it
toggle "USB DEBUGGING" (first disable it then enable it)
--- DEVICE FOUND
--- pushing busybox
3106 KB/s (1075144 bytes in 0.338s)
--- remounting /system
mount: permission denied (are you root?)
--- copying busybox to /system/xbin/
/system/xbin/busybox: cannot open for write: Read-only file system
--- correcting ownership
Unable to chmod /system/xbin/busybox: No such file or directory
Unable to chmod /system/xbin/busybox: No such file or directory
--- installing busybox
/system/bin/sh: /system/xbin/busybox: not found
--- pushing SU binary
failed to copy 'files\su' to '/system/bin/su': Read-only file system
--- correcting ownership
Unable to chmod /system/bin/su: No such file or directory
Unable to chmod /system/bin/su: No such file or directory
--- correcting symlinks
rm failed for /system/xbin/su, Read-only file system
link failed Read-only file system
--- pushing Superuser app
failed to copy 'files\Superuser.apk' to '/system/app/./Superuser.apk': Read-only
file system
--- cleaning
--- rebooting
ALL DONE!!!
Press any key to continue . . .

Varios Unable!

Que eu faço?

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 18 Abr 2013 - 17:14

Nesse ponto:

mount: permission denied (are you root?)

Significa que ao reinicializar não voltou rooteado. Os outros erros dalí para baixo são consequências desse.

Qual versão da ROM que usa ?

Quanto mais recente for a ROM original da Sony que você usar, mais difícil se torna o root , porque o fabricante vai usando as atualizações para fechar as brechas que permitem rootear.

Dependendo da versão que use pode ter outro método, ou precisar fazer downgrade da ROM , rootear e usar uma Custom ROM para ter uma versão mais recente do Android ao mesmo tempo que com root .

leandro198

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 9 posts

Postado 19 Abr 2013 - 08:38

Amigos,
Coloquei o a ICS original da Sony pelo SEUS, depois bloquiei meu bootloader, depois coloquei novamente a ICS original da Sony e refiz passa a passo ... funcionou normalmente, deve ter acontecido algum problema que eu não sei o que houve, outra observação foi que na hora que eu passei novamente a ROM do Xperia Pro os campos superiores "Wipe's e etc ..." todos desativados ... somente ativados os campos .... "Exclude System" e "Exclude BaseBand" ... Grato galera !

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 19 Abr 2013 - 10:03

Parou de dar erro justamente porque usou a ROM original que é compatível com o Kernel do tutorial , ao contrário da ROM do outro fórum e o Kernel daqui .

Só como exclarecimento, os campos no Flashtool acompanham o que você gravou no diretório firmwares, ou seja se o arquivo que estiver lá não tiver um Kernel, não aparece opção Exclude Kernel, porque não tem Kernel para ser excluso.

Mesma coisa se colocar um arquivo que só tem um Kernel dentro , não vai aparecer Exclude System nem Exclude baseband , só Exclude Kernel e Exclude bootloader .

Se não apareceu as opções de Wipe Data / Factory Reset nem Wipe Cache, então no arquivo não tinha as partições /data e /cache .

orenegado

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 11 posts

Postado 05 Mai 2013 - 12:24

Senhores, rooteamento efetuado com sucesso.

Desde já agradecido pelo tutorial. =)

Só um porém, fico recebendo mensagem que existe uma versão mais atualizada do meu software, pelo Update Center.
Estou usando a Rom que o Vitor que é 4.1.B0.587 e recebo a mensagem dessa mesma Rom pelo UC.
Bem, tentei atualizar, deu erro. Não atualizou. Só que fico com aquela mensagem na notificação.
E gostaria de excluí-la.

Alguma Sugestão?

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 06 Mai 2013 - 22:34

Tem um apk chamado Fotakill que disabilita as atualizações OTA, porém eu não testei no Xperia Pro, a sugestão é que faça backup de tudo que puder, de preferência da ROM inteira via CWM , então tente o Fotakill :

[How-to] Disable OTA updates on Stock + Rooted ROMs