Ir para conteúdo

Foto

Aumentar a memória interna com o Link2SD (requer root)

• Por favor, faça o login para responder
182 respostas neste tópico

AdlerTC

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.219 posts

Postado 07 Ago 2012 - 22:35

Olá, pessoal.

Nesse tutorial vou explicar sobre um método bem fácil e que resolve um problema muito pé-no-saco de quem utiliza bastante uma das principais funcionalidades do Android: os apps lotando a memória interna!

Acontece que você vai instalando os aplicativos, vai instalando, instalando e inevitavelmente aparece uma mensagem na barra de notificações alertando sobre o pouco espaço da memória interna. E mesmo que você consiga mover vários aplicativos pro cartão de memória, os que não são movidos vão lotar a memória interna.

Leia o tutorial até o fim!!! Estou postando atualizações no final do post!

Para esse procedimento você terá que fazer o ROOT no seu Android. Pesquise na área de Tutoriais correspondente a seu aparelho a melhor técnica para root!

Você vai precisar de:

• Hardware:
    • Cartão de memória de no mínimo 2GB (8GB é o recomendado);
    • Cabo USB
    • Leitor de cartões SD (opcional. Ajuda bastante.)
  • Software:
    • No PC:
    • MiniTool Partition Wizard Home Edition (freeware. Pode ser baixado NESTE LINK).
  • No Android:
    • Link2SD (gratuito. Pode ser baixado na Play Store - link direto).

Vamos lá:

Antes de começar, faça backup de seu cartão de memória!!!

- Instale e abra o MiniTool Partition Wizard (MTPW) em seu pc. Ele deverá exibir as informações de seu(s) disco(s) rígido(s).

Arquivo anexado  aimg825.imageshack.us_img825_660_89150467.jpg   212,31K   1678 Downloads

- Conecte seu aparelho no PC para acessar o cartão de memória (armazenamento em massa), ou insira seu cartão de memória em seu leitor.

-No MTPW vá em General, Reload Disk Information. As informações do seu cartão de memória deverão aparecer na lista:

Arquivo anexado  aimg213.imageshack.us_img213_6729_30216835.jpg   228,33K   1649 Downloads

- Clique com o botão direito NA PARTIÇÃO principal do SD e vá em Format.

Arquivo anexado  aimg688.imageshack.us_img688_7753_81793600.jpg   271,3K   1636 Downloads

- Na janela Format Partition, deixe o Partition Label em branco, File System como FAT32 e o Cluster Size em default. Clique em OK.

Arquivo anexado  aimg11.imageshack.us_img11_8829_37769338.jpg   246,75K   1613 Downloads

- Clique com o botão direito NA PARTIÇÃO principal do SD e vá em Move/Resize. Não clique no ícone do drive, pois queremos alterar o tamanho da partição, e não excluir a partição:

Arquivo anexado  aimg208.imageshack.us_img208_6885_11167063.jpg   271,72K   1657 Downloads

- Clique e arraste a seta da direita na barra que indica o tamanho da partição principal e confira o valor em Unallocated Space After. Esse será exatamente o tamanho a ser acrescentado na memória interna do seu Android. Ajuste para o tamanho desejado. O valor em Unallocated Space Before deverá ser sempre 0. Clique em OK.

No caso, configurei para ter um ganho de aproximadamente 300MB

img696.imageshack.us_img696_9301_4384026

- Clique com o botão direito na partição (Unallocated) e clique em Create. Irá aparecer um aviso de que o Windows não será capaz de reconhecer a segunda partição do disco, o que não nos importa nem um pouco, sendo até muito vantajoso e seguro que essa partição seja inacessível no Windows. Clique em Yes.

Arquivo anexado  aimg13.imageshack.us_img13_3564_31161772.jpg   297,65K   1653 Downloads

- Na janela Create New Partition, deixe o Partition Label em branco, Create As como Primary, File System como Ext2 e o Cluster Size em Default, como na imagem, e clique em OK:

Arquivo anexado  aimg38.imageshack.us_img38_8629_70169855.jpg   230,23K   1593 Downloads

Clique em Apply e em seguida Yes na mensagem de aviso:

Arquivo anexado  aimg31.imageshack.us_img31_2152_75119516.jpg   256,12K   1601 Downloads

- Aguarde terminar o processo, clique em OK e desconecte/retire o cartão de memória do seu PC.

Terminamos com o PC. Agora o processo é feito no seu smartphone.

- Vá até a Play Store e instale normalmente o Link2SD, mas não o execute ainda.

- Reinsira o cartão de memória em seu aparelho caso tenha retirado para inserí-lo no PC.

- Reinicie seu aparelho e execute o Link2SD.

Arquivo anexado  aimg31.imageshack.us_img31_4969_42312107.png   295,75K   1697 Downloads

- Na primeira execução do Link2SD ele irá solicitar que você monte o script. Selecione a opção ext2.

- Reinicie novamente o aparelho e execute o Link2SD.

- Pressione o botão Menu do aparelho e vá em Configurações. Marque todas as opções.

50525929.png

- Volte, pressione Menu e vá em Seleção Múltipla. Pressione Selecionar todos e em seguida Ações. Pressione Criar link e aguarde alguns instantes:

Arquivo anexado  aimg703.imageshack.us_img703_8612_14320588.png   50,94K   1678 Downloads

- Pronto! Todos seus aplicativos estão localizados na sua nova partição e os novos aplicativos serão instalados nela. Se quiser conferir o armazenamento utilizado, pressione a tecla Menu dentro do Link2SD e vá em Informações de Armazenamento. A partição que extende a memória interna de seu aparelho é a "Cartão SD 2ª Part.". Na imagem, a partição que uso em meu aparelho, de 1GB.

Arquivo anexado  aimg546.imageshack.us_img546_5078_51462843.png   87,13K   1664 Downloads

Importante lembrar que, com esse procedimento, não se deve transferir os aplicativos para o cartão de memória através dos utilitários do Android. Fazendo isso, ele vai tirar os apps da 2ª partição do cartão de memória e jogá-los para a primeira.

-

Observações:

(30/10)
Descobri uma característica de algumas Custom Roms que impedem o funcionamento do Link2SD. Algumas ROMs vêm com a partição \system do Android praticamente lotada, sem nenhum espaço extra, o que gera um erro na criação do script no Link2SD, por falta de espaço.

Para solucionar esse problema instale um app chamado SystemCleanup, que você pode encontrar facilmente na Play Store, entre na aba Apps, e procure por algum aplicativo com as tags "system" e "safe2remove". Pressione e segure sobre eles e vá em "Delete System APK".

Apenas certifique-se que é um aplicativo que você não utiliza. 

No caso de uma ROM para alguns Xperia, por exemplo, eu removi todos os APKs referentes ao Timescape.
Após liberar espaço na partição /system, o script do Link2SD será criado normalmente.

-

(15/12)
Fiz alguns testes com outros tipos de partição. Fiz a criação da segunda partição como EXT3 e como FAT32 e obtive sucesso em ambos os casos. Curiosamente, com a segunda partição formatada em EXT3 notei um desempenho melhor na linkagem dos apps.

Recomendo que façam o mesmo.

Pessoal, espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estamos aí.
Gostou? Ajudou em seu problema? Clique em 'Curtir'! :) =)

Editado por gzaiat, 23 Nov 2015 - 21:15.
Manutenção de links, arquivos e imagens.

Imagem Postada

Gustavo Hespanhol

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 8 posts

Postado 13 Ago 2012 - 11:39

por favor , fiz todo o processo OK

nesse passo "Clique e arraste a seta da direita na barra que indica o tamanho da partição principal e confira o valor em Unallocated Space After. Esse será exatamente o tamanho a ser acrescentado na memória interna do seu Android. Ajuste para o tamanho desejado. O valor em Unallocated Space Before deverá ser sempre 0. Clique em OK.
No caso, configurei para ter um ganho de aproximadamente 300MB"
eu coloquei 12 GB (possuo um cartão de memoria externo de 16 GB) queria ficar com 12 GB livres para passar apps para o cartão externo,porem o resultado foi contrario quando vou em informações de armazenamento do Link2SD ele aparece Cartão SD 2 part Total 2,54 GB!
teria que fazer ao contrario deixar a Barra em 2 GB para ter 14GB livres ?????
agradeço !

AdlerTC

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.219 posts

Postado 13 Ago 2012 - 22:50

Gustavo,

Não acha que 12GB é um tamanho de memória interna grande demais? Assim você irá abrir mão de muito espaço do seu SD que você poderia preencher com músicas, fotos da câmera e outros arquivos pessoais, sem se preocupar com backups. Por exemplo, se algum dia você precisar restaurar seu Android para as configurações originais, toda a memória interna será apagada e a memória interna correspondente no SD feita pelo Link2SD precisará ser formatada. A memória externa do SD não precisará ser alterada e você não perderá seus arquivos.

E com uma memória tão grande assim você irá ter prejuízos de performance enormes caso não limpe a cache do aparelho com frequência.

Eu, particularmente, recomendo que você use 4GB de extensão da memória, no máximo. É mais que suficiente pra você instalar mais aplicativos do que consegue usar!

Mas, se você realmente quer tanta memória assim, faça o contrário mesmo! Certamente irá funcionar. O Unallocated Space After é o espaço que você deixará para extender a memória interna.

Qualquer dúvida, pergunte aí.

Imagem Postada

carlacaramelo123

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 8 posts

Postado 17 Ago 2012 - 17:28

Muito boa explicação man quebrei a cabeça por um tempo e mais efim conseguir.

Tudo posso naquele que mim fortalece. Mais tudo com moderação.

AdlerTC

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.219 posts

Postado 17 Ago 2012 - 18:24

Obrigado! :)

Imagem Postada

Ellen

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 20 Ago 2012 - 11:21

Oi,

Eu era super leiga no assunto, e já tinha lido muitos tutos... mas sinceramente vc esta de parabens, funcionou perfeitamente no meu galaxy Y duos... Obrigada mesmo de coração !!!!!

AdlerTC

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.219 posts

Postado 20 Ago 2012 - 14:33

Obrigado, Ellen! Eu que agradeço! Ótimo saber que consegui ajudar.

Qualquer dúvida que tiver, pode nos procurar aqui!

Imagem Postada

Cr2zyy

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 9 posts

Postado 24 Ago 2012 - 12:44

Eu to achando que fiz algo errado, la no começo, ao invés de por ext2, botei ext3, pra eu remover o link2sd é só desinstalar normal e formatar o cartão SD ? Vou fazer o processo de novo. Não sei se fiz errado, mas aqui nao deu nenhum erro quando movi os apps pro cartão, só o Anti-virus McAfee que fica parando de responder.

E quando movo os apps, eles devem ser mostrados lá nos Aplicativos que estão no SD ?Pois aqui só mostra o ROM Manager

Formatei o cartão pelo MiniTool, mas não sei montei o cartão corretamente agora, provavelmente não, pois fiz todo o processo de novo e quando vou linkar os programas, aparece que a partição ext2 não foi encontrada, alguém por favor me ajude a formatar o cartão SD e zerar ele e fazer o processo corretamente, precisa resetar algo no celular ? Grato.

AdlerTC

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.219 posts

Postado 24 Ago 2012 - 14:55

Cr2zyy,

Recomendo que você faça todo o processo novamente, mas formatando o cartão SD com uma partição ext2 e outra FAT32, exatamente como no tutorial. Desinstale o Lik2SD no seu aparelho e limpe a cache dos aplicativos. Não precisa resetar ou alguma outra configuração no aparelho.

Baixe o Android Assistant no seu aparelho e use-o para fazer a limpeza da cache e dos históricos. É extremamente simples de usar.

E quando você usa o Link2SD e faz o link dos apps eles irão aparecer como se estivessem instalados na memória INTERNA, e não no SD.

Use a ext2 por questões de compatibilidade, por ser mais rápida que o ext3 e por apresentar menos fragmentação de arquivos que o ext3.

Se o SD tiver com as partições corretas, uma FAT32 e outra ext2, o Link2SD certamente irá encontrar a partição na hora de montar o script.

Imagem Postada

Cr2zyy

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 9 posts

Postado 24 Ago 2012 - 15:18

Tipo, eu deletei o meu SD todo, e agora tenho que criar uma nova partição pra voltar com o SD primeiro, pra depois criar a partição ext2, dai na opção do MiniTool eu coloco isso ?

Create as: Primary
File System: FAT32
Size and alocation eu coloco o máximo que é 8gb do meu SD
Cluster size: Default
Partition to Align: MB ou Cylinder ?

Acho que ferrei meu SD :\

É, meu SD foi pro espaço, apareceu lá BAD DISK. Vou comprar outro e fazer o processo certo.

AdlerTC

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.219 posts

Postado 24 Ago 2012 - 15:56

Cr2zzy,

Fiz uma pesquisa rápida, encontrei um caso exatamente igual ao seu. E a solução pra restaurar o SD foi relativamente simples. O usuário usou a Restauração do Windows pra um ponto de restauração anterior à formatação incorreta do SD. Sinceramente, não sei o que pode ter a ver uma coisa com a outra, mas acho que vale a pena você tentar.

Espero que funcione. A Restauração do Windows fica lá dentro de Acessórios, Ferramentas de Sistema.

Imagem Postada

Cr2zyy

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 9 posts

Postado 24 Ago 2012 - 17:18

Opa, vou tentar, eu sei onde fica a restauração do sistema, só sou leigo com celulares e derivados, kkk, valeu amigo. Caso dê certo eu aviso aqui. :P

Deu certo, só que quando vou fazer a partição Ext2 e clico em Apply, ele faz a partição mas a Ext2 some e aparece BAD DISK, dai restaurei o sistema novamente e corrigiu o cartão, e quando fui ver tava lá a particção Ext2 normal. Depois vejo se o Link2SD vai detectar a partição.

Depois de várias tentativas, consegui finalmente, o Google Play Store dá erro quando inicio, as aplicaçoes que tiverem dando erro é melhor des-linkadas ? E eu não posso mover apps pelo menu Configuraçoes né ?

Edit: Android Assistant também dá erro quando tento iniciar ele.

AdlerTC

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.219 posts

Postado 25 Ago 2012 - 02:47

Exatamente, não pode mover os apps pro cartão SD mais. Se fizer isso, ele vai tirar os apps da partição ext2 e mover pra FAT! :)

Mas qual erro está havendo com a Play Store? No meu funciona normalmente, inclusive o Android Assistant!

Imagem Postada

Cr2zyy

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 9 posts

Postado 25 Ago 2012 - 10:32

Fica aparecendo direto avisos de que a PlayStore parou de funcionar, e em outros aplicativos, eu resetei a configuração do Xperia todo, fiz o processo de novo e agora vou Linkar de novo os programas e ver se vai continuar dando erro.

Agora deu certo, não deu erro mais.

AdlerTC

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.219 posts

Postado 25 Ago 2012 - 17:42

Isso aí! :)

Qualquer dúvida, apareça!

Imagem Postada

Kilkipil

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 26 Ago 2012 - 00:12

Michel sampa segui todos os passos mas no meu aparelho, lg gt540, aparece a mesnsagem montagem/data/sdext2/não encontrada, podes me ajudar?

betoberno

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 52 posts

Postado 26 Ago 2012 - 00:15

Ainda dá pra linkar os arquivos do dalvik-cache e as bibliotecas dos apks!!! Pelo link 2sd! Muito show

Eu criei a segunda com o cel plugado e mesmo assim ele não a recomheceu, podes me ajudar?

Cria no pc, mas recomdável, segundo Barão!

Kilkipil

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 27 Ago 2012 - 15:38

Assisti o video, mas o meu problema é que não aparece a tela do superusuario para eu aceitar, e o meu aparelho não esta reconhecendo a 2º partição. O meu é um LGGT540 too perdidaço, se tiveres mais alguma informação para me passar agradeço, desde ja valeu o apoio

betoberno

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 52 posts

Postado 27 Ago 2012 - 18:33

Refaça o root, desfaz no unlock root, e faça de novo!

PMFreire

• Supervisor
  • 2.247 posts

Postado 27 Ago 2012 - 22:39

Post movidos a partir do #16 estava na area sony