Ir para conteúdo



Foto

O que é uma startup?


  • Por favor, faça o login para responder
1 resposta neste tópico

#1

Andrea77

    Super Administradora

  • S. Administradores
  • 4.269 posts

Postado 24 Ago 2012 - 12:36


Num mundo onde os investidores procuram cada vez mais empresas inovadoras, que apresentem altas taxas de crescimento e de lucratividade nas quais eles possam investir seus recursos, saber o que é uma empresa startup e como enquadrar sua empresa nesse conceito pode ser uma forma eficaz de atrair esses investimentos para seus negócios.

Mas o que é uma empresa startup?

Existem diversas conceituações para o que seja uma empresa startup. Neste artigo, consideramos startup as empresas de pequeno porte, recém-criadas ou ainda em fase de constituição, com atividades ligadas à pesquisa e desenvolvimento de idéias inovadoras, cujos custos de manutenção sejam baixos e ofereçam a possibilidade de rápida e consistente geração de lucros.

Além disso, o negócio desenvolvido pela startup deve ser viável, ou seja, que ele será não só sustentável, mas que apresente também potencial de sucesso.

Mas como saber e demonstrar que uma empresa será sustentável e lucrativa?

Plano de negócios:

A forma mais eficaz de se demonstrar que um negócio é viável, sustentável e que possuir condições de sucesso ainda é através do um plano de negócios.

O plano de negócio consiste na elaboração do projeto para exploração de uma atividade onde serão analisados aspectos mercadológicos, operacionais, jurídicos e financeiros desse empreendimento. Tal analise é realizada de uma forma sistêmica, ou seja, de uma forma lógica, estruturada e profissional.

O plano de negócios analisará os riscos e oportunidades existentes no mercado onde o empreendedor irá atuar; o plano de vendas; a localização; equipamentos; o investimento realizado e o seu retorno; o fluxo de caixa; a formação dos custos e do preço de venda dos produtos e serviços relacionados ao empreendimento entre outros.

O objetivo maior do plano de negócios é garantir e demonstrar a viabilidade do empreendimento, alcançando a maior lucratividade possível.

E qual o ganho do empreendedor com tudo isso?

O fato de uma empresa ser uma startup traz pelo menos duas vantagens imediatas para seus empreendedores:

1ª) – como destacamos no inicio desse artigo, é mais fácil para uma startup encontrar investidores;

2ª) – a empresa que segue a receita aqui apresentada possuiu maiores chances de sucesso, exatamente por ela ter não só um plano, mas também um modelo de negócios previamente elaborado.

Finalizando, vale a pena não só verificar se sua empresa tem condições de se tornar uma startup, mas também pesquisar os investidores interessados nesse segmento.

Boris Hermanson
Consultor – Sebrae/SP

Arquivo(s) anexado(s)


"Antes de me Criticar .... Tente me Superar!!!"



#2

David

    Alone In The Blue!

  • Supervisor
  • 16.620 posts

Postado 30 Ago 2012 - 15:40

Nunca se falou tanto em inovar.
Agora é a hora de colocar as mangas de fora e trabalhar duro.
Uma startup de sucesso virá com uma ideia de sucesso.
Se você tem boas ideias, mesmo que pareçam loucas, invista nela.
Quem imaginou que um dia estaria na mão de mais de 40% das pessoas com celulares no mundo um bonequinho verde e simpático como o Android :P

Shits Happen All the Time!