Ir para conteúdo



Foto

o que e preciso para modem HAWEI funcionar num tablet de marca como o TOSHIBA TRHIVE


  • Por favor, faça o login para responder
1 resposta neste tópico

#1

prof.gildo

    Iniciante

  • Membros
  • Pip
  • 3 posts

Postado 28 Ago 2012 - 23:32

Não achei um lugar para perguntar ... quais os requisitos para criar um driver específico para o modem HAWEI funcionar num tablet de marca como o TOSHIBA TRHIVE que tem USB mas não tem suporte para 3G ? O que fazer para instalar este modem neste tablet que é maravilindo !!! ?
Melhor sonhar junto que sozinho ... já diziam os poetas.
E ainda ... é mais gostoso aprimorar do que "apenasmente" criar algo pouco útil.


#2

seiken

    Membro Platinum PluS

  • Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 29 Ago 2012 - 09:55

O primeiro requisito é o seu tablet possuir hardware USB com suporte a ser USB host , para controlar periféricos externos. Se o hardware da USB dele só tiver suporte a ser dispositivo USB , então não terá como, pois periférico USB não funciona sem pelo menos um dispositivo servindo de Host USB.

O segundo requisito ter esse seu modelo de tablet rooteado . Se não tiver rooteado não tem como fazer absolutamente nada além do que o fabricante tenha implementado por padrão , principalmente editar scripts ou se necessário adicionar módulos no kernel Linux debaixo do Android .

O terceiro requisito é interagir com o modem 3G para comutá-lo para modem. Ao conectar o modem 3G na USB de um PC/Notebook/etc , ele liga-se em modo armazenamento usando sua memória FLASH semelhante a um pendrive , e nessa FLASH está o driver para o Windows poder instalar ( quando conectado pela primeira vez ).

Após o Windows instalar o driver pelo menos uma vez então ele saberá quais bytes de comando deve enviar para o modem para comutá-lo para modo CDC_ACM ( Communications Device Class - Abstract Control Model ) , ou seja comutar o modem do modo armazenamento para o modo modem USB .

No Linux é semelhante ao que é feito no Android, o kernel detecta o dispositivo USB , dispara o UDEV para criar dinamicamente o node do dispositivo em /dev , o DBUS usa esse node para dar lsusb e identificar pelo USB VendorID e USB ProductID qual modem se trata , e com isso saber quais bytes o USB-Modeswitch deve enviar para comutá-lo .

Uma vez comutado para modo CDC_ACM , os drivers no lado do kernel são genéricos ( por isso ACM - Abstract Control Model ) .

Isso leva ao último requisito, se o kernel do seu tablet não tiver suporte a esses drivers abstratos vai precisar obtê-los, seja via código fonte do kernel para compilar os módulos , seja via achar módulos compilados para modelo e configuração semelhante ao do seu tablet ..

Na prática a solução mais simples, menos intrusiva e mais comum é usar um hotspot USB-WiFi :

http://www.youtube.com/watch?v=LhT-V0vfAq4
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.