Assim como a Apple, muitas fabricantes comercializam desktops tudo-em-um (all-in-one), e isso não é novidade para ninguém. Mas em tempos de guerra de patentes e proteção de propriedade intelectual, confesso que me impressionou ver um dos últimos lançamentos da Hewlett-Packard, batizado de HP SpectreONE.
http://www.plusgsm.com.br/attachments/10-hp-spectreone-600x568-jpg.34698/?temp_hash=ccd40caf4e07eb54f843d6d811c67974
Até hoje, a HP vinha trabalhando com um design de computadores tudo-em-um bastante proprietário — você olhava para eles e logo sabia que se tratava de um HP. Agora, porém, a coisa descambou, com a empresa dando uma de Samsung e “se inspirando demais” num produto da Apple — com direito até mesmo a um teclado e a um trackpad nos moldes dos da Maçã!
Independentemente da qualidade da máquina (display Full HD 1080p de 23,6 polegadas, GPUs de 1GB da NVIDIA, últimos processadores da Intel, NFC, etc.), é inegável que o conjunto ficou muito parecido com o iMac. É feio, para a HP, lançar algo assim, tão destoante de sua linha e tão parecido com algo da concorrência.
A Apple, assim como outras empresas, se inspira em produtos, conceitos e ideias de outras empresas. Mas existe uma linha tênue entre inspiração e cópia. John Gruber, do Daring Fireball,deu um belo exemplo, utilizando como base as recentes comparações de inspiração entre Braun, Apple e Samsung:
A velha piada diz que inspiração é quando você copia algo de alguém; plágio é quando alguém copia você. Mas, para mim, a diferença é sobre se inspirar para criar algo novo, contra copiar para criar algo derivado. Essa é a diferença entre grandes artistas que roubam e artistas ruins que copiam. Os produtos da Apple estão em categorias diferentes dos dispositivos correspondentes da Braun, e são separados por décadas.
Ele continua, dizendo que Dieter Rams (famoso designer) se sente *lisonjeado* pelas constantes palavras ditas por Jony Ive (chefão de design da Apple) sobre ele e pelas criações da Maçã inspiradas nele; do outro lado, é praticamente certo que nenhum designer da Apple sente o mesmo por algum da Samsung — e agora provavelmente da HP.