Ir para conteúdo

Foto

Mover APPs com Directory Bind para cartão SD externo no S Duos GT-S7562

• Por favor, faça o login para responder
135 respostas neste tópico

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 17 Mai 2013 - 01:42

Diferenciou maiúsculas e minúsculas ?

Ao invés de "ln -s", use "ls" para ver se o caminho existe da forma como foi digitado .

O link simbólico é um atalho virtual , arquivo fictício que redireciona para outro lugar localizado no sistema de arquivos.
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

taztumas

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 30 posts

Postado 24 Mai 2013 - 21:18

Fala Seiken,

Sim, eu diferenciei maiúsculas e minúsculas, o comando ls funcionou como o dir do Dos, listou as pastas que estavam dentro do diretório system.

Abraços

:edit

Ainda tentando descobrir como usar o directory bind ou o comando ln-s.

Vamos com fé.

Olá Seiken.

Novidades na minha luta.

Consegui fazer o DB funcionar com 2 programas que tenho instalados.

Usei o DB e indiquei como SOURCE o cartão sd "normal" do aparelho e não a 2ª partição que montei através daquele script que está num post mais acima. E pra minha surpresa funcionou.

Será que tem algo errado na montagem da 2º partição???

Ela aparece quando dou o comando df e mount no terminal.

Abraço

taztumas

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 30 posts

Postado 29 Mai 2013 - 20:30

Alguma idéia nova pessoal?

Alguém pra me dar uma luz?

Resumo da ópera: - o directory bind só funciona na 1ª partição do sdcard (formato fat32)
- o comando ln -s funcionou também só 1ª partição do sdcard (formato fat32)
-A indicação de fazer uma 2ª partição me pareceu bem interessante, mas não está funcionando.
- É possível formatar o cartão Sdcard como Ext4 inteiro? O Android reconhece ele assim? Aí usava o directory bind sem a 2ª partição e o Windows não reconheceria o cartão ao conectar na USB?

Abraço

paulo_gyn

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 24 posts

Postado 30 Mai 2013 - 01:22

Bem...
Li desde o primeiro post e testei o procedimento.
Resultado: está movendo corretamente os dados de jogos, etc. Menos 1 problema.
Obrigado

Procurando responder suas perguntas....
Sim, é possível formatar 100% o cartão em Ext4. Entenda que se você usa ambiente Windows, não vai conseguir abrir o cartão de memória como um armazenamento comum. Terá que usar o Ftp do EsExplorer ou o AirDroid por exemplo. Para colocar música por exemplo.
Sim o Android reconhecerá e você poderá usá-lo como usa em Fat32. De certa forma o Android deverá teoricamente "funcionar melhor" uma vez que o Ext4 vem do Linux que é a base do Android.

Mas resumindo,
100% no Fat: directory bind funciona beleza, só tem que tomar cuidado pra não mecher na pasta "Bindados" quando for mecher no "Armazenamento de massa" no Windows. Eu uso está opção é estou sussa.
100% em Ext: directory bind funciona beleza, só terá que aprender a manipular seus dados no Windows de formá diferente. Mas nada impedirá de fazer besteira nas pastas.
Parte em Fat, parte Ext: você usará como usavamos o Link To Sd. Mas se você tem um cartão pequeno ou se pretende mover pouca coisa não tem por que quebrar a cabeça com isso.
Bem, lembrando que só testei a primeira situação. Me corrijam se estiver errado. E agradecam se ajudei.

taztumas

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 30 posts

Postado 31 Mai 2013 - 19:56

Olá Paulo_gyn

Você testou o app DB usando o cartão SD, inteiro em fat32 ou você criou uma 2º partição exclusiva em ext2/3ou4?

Se foi usando a primeira opção, quando você conecta o celular na usb do computador, dá algum problema?

Se foi usando uma partição exclusiva me explique como você montou a 2ª partição, que estou chegando a conclusão que é aqui que está o meu problema.

Eu consigo usar o DB na 1ª partição do cartão SD de boa. O comando ln -s pelo terminal também funcionou. Mas com a partição exclusiva que está em ext4 não. Eu seleciono a pasta source e target mas ele não binda.

E mais um detalhe, com o DB você conseguiu mover a pasta /data/data/ ou a data/app/ ou a /data/dalvik-cache? Que no meu aparelho o DB mostra a pasta data como se estivesse vazia.

Eu usei o comando "mount -w -t ext4 /dev/block/vold/179:34 /system/extSdCard1" para montar a 2ª partição. Inseri num arquivo de inicialização pra fazer isso ao ligar o celular. Tanto no terminal com o comando df e o mount visualizo que está montada partição. Só que não está funcionando

Abraço

paulo_gyn

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 24 posts

Postado 31 Mai 2013 - 22:00

Amigo taztumas usei ele com formato Fat32 mesmo, como não vou "Bindar" muitas pastas optei por uma forma mais simples.
Quando conecto o celular pelo cabo USB não tenho problema algum. Mesmo transferindo arquivos, normalmente.

O que fiz for criar uma pasta .Bind (oculta para Android), assim posso controlar se o gerenciador de arquivos pode ou não pode ver os arquivos, e se não me engano, pelo cabo o windows também não a vê, mas ela está la.

Ao menos ao meu caso taztumas achei muito complicado fazer os links na unha, como você está testando, uma vez que infelizmente venho do ambiente Windows, e estou engatinhando com sistemas Linux.
Prefiro usar algum app para ajudar nessa função, que é o caso do DB.

No meu caso não tinha testado as pastas /data/data ou /data/dalvik-cache que, testei agora e realmente elas aparecem vazias. Talvez alguem que tenha mais experiencia com o App Directory Bind (Seiken se candidata?) para nos ajudar, e saber se é possivel "bindar" elas.

Mas vamos pensar numa coisa, como o Seiken sempre disse, o ideal é usar o menos possível o CartãoSD para gravar dados de sistema, quando são arquivos como data de jogos é uma coisa, por que só usamos quando jogamos, mas bindar o /data/data inteiro poderia gerar uma "certa lentidão", uma vez que o FlashNand é muito muito mais veloz que um CartãoSD.

Vamos trocando experiencias por aqui para encontrarmos a melhor forma de gerenciar essa "grande/pequena" memoria FlashNand que a Samsung teima em colocar nos smarts.

Abraço

taztumas

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 30 posts

Postado 01 Jun 2013 - 14:25

Pois é.

É que lendo o post todo o Seiken orienta criar a 2ª partição exclusiva pra usar com o DB para não gerar conflitos na hora que você espetar o celular na USB do computador. E já que vou alterar, queria fazer da melhor maneira. Infelizmente me falta conhecimento para isso.

Consigo fazer o DB e o comando ln -s funcionar no cartão SD normal, concluo que o problema está na 2 partição. Ou o comando de montar está errado ou falta criar algum parâmetro, como disse, falta conhecimento.

E quero mover pelo menos a pasta /data/app/ e a data/data/ ou data/dalvik-cache para liberar a memória interna do aparelho. Ele está com 1.4 gb preenchida e percebo que o aparelho está até mais lento.

Tenho um cartão de 32gb classe 10 praticamente servindo para nada.

Abraço

taztumas

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 30 posts

Postado 12 Jun 2013 - 16:01

Alguém que utiliza o Directory Bind conseguiu bindar a pasta data\data\ ou data\app\ ou data\dalvik-cache?

Tem algum segredo porque no meu aparelho ele fala que a pasta \data\ está vazia.

Abraço

robsonz

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 150 posts

Postado 12 Jun 2013 - 16:29

Como vcs fizeram o DB enchergar a pasta ext2, pois eu a criei e a uso com Link2Sd normalmente, mas o DB nunca a encherga qdo tento usa-lá.
Com o Storage Analyser eu consigo acessa-lá e ver os arquivos movidos com o Link2Sd, mas com o DB nw.
Valews...

taztumas

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 30 posts

Postado 12 Jun 2013 - 18:57

robsonz,

Se eu entendi bem isso acontece porque o link2sd monta esta partição com acesso restrito somente a ele. Os outros programas não conseguem mesmo acessá-la.

Eu tentei montar na unha a 2ª partição através do terminal emulator e por script de inicialização, mas infelizmente não deu certo e estou tentando descobrir o porque.

Abraço

taztumas

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 30 posts

Postado 14 Jun 2013 - 15:57

Resumo da ópera:

Desisti de montar a 2ª partição na unha.

E como o DB não acessa a pasta data para mover os data/app data/data ou data/dalvik-cache vou ter que voltar a usar o link2sd.

Fazer o que né?

E usar o DB para talvez linkar as pastas de jogos como gameloft ou outras parecidas que vão para o sdcard para o extsdcard.

Quem sabe um dia aparece uma luz para iluminar.

Abraços

paulo_gyn

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 24 posts

Postado 14 Jun 2013 - 18:35

Amigo taztumas, pra linkar a pasta data nem me parece muito viável mesmo, e tão pouco sensato.

Eu na verdade desisti de usar link2sd para economizar espaço.
Uso para gerenciar apps, gosto da interface.

Linko só as pastas de jogos e sou feliz

lucke23

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 21 posts

Postado 01 Jul 2013 - 22:18

Boa noite. Obrigado pelo tuto. Tenho estudado bastante este e outros topicos p evitar duvidas repetidas. Estou conseguindo mover datas p extsdcard e usar os apps. Mas por exemplo, instalei o game stargate unleashed que nao tem data e so o instalador pesa mais de 400 megas, apos instalar vejo no armazenamento que realmente ele ocupou esta memoria, mas investigando seus 4 caminhos possiveis( android/data, data/davilk..., data/data e data/apk) notei q o data/apk e so o instalador e nas outras pastas nao soman 30 mb. Pelo DB nao consigo acessar estas pastas abaixi do dir mnt. Alguem conhece algum jeito de mover esses 400 mb do app p extsdcard pelo DB? Agradeco a todos.

Enviado de meu GT-S7562L usando o Tapatalk 2

ducamoraes

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 02 Jul 2013 - 10:11

Entao na hora de selecionar a Pasta .. eu seleciono na Data/app é isso?

Quando você instala qualquer APK, por padrão o APK dele vai para /data/app , é criado um diretório de dados em /data/data/<com.contrario.site.nome> e a classe principal dele é extraída em /data/dalvik-cache .

Procure o aplicativo no play.google.com , na URL tem o nome do site ao contrário , <com.contrario.site.nome> , por exemplo o link do Root Checker no Play store é :

https : // play . google . com / store / apps / details ? id = [B]com . joeykrim . rootcheck[/B]

Então os dados dele vão estar em /data/data/com.joeykrim.rootcheck

Além desse padrão, algum jogos e mapas GPS instalam complementos em no cartão microSD, normalmente em /Android/Data , mas também em outros diretórios.

Até o Android 2.3 Gingerbread o cartão microSD , visto pelo aparelho, era por padrão montado no diretório /sdcard . Nos mais recentes o /sdcard é uma partição da memória interna, e o cartão microSD passou a ser montado em /sdextcard .

Nesse caso deve seguir o tutorial que postei acima e mover os diretórios do jogo / mapa GPS de /sdcard para o sdextcard .

E qual diretório ?

Ora, sei lá , nem sei qual jogo ou mapa GPS você usa, tem de navegar por gerenciadores de arquivos para achar, ora bolas !?! :risos

Gostaria de sugerir o aplicativo External 2 Internal, é uma mão na roda, funciona mesmo.

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 02 Jul 2013 - 15:11

ducamoraes o External 2 Internal troca ambas unidades de armazenamento inteiras, e mover tudo para o cartão microSD tende a encarroçar o aparelho , porque o microSD é dezenas a centenas de vezes mais lento que a Flash NAND da memória interna .

O método acima você escolhe qual diretório de qual aplicativo vai mover , a grande diferença é que pode escolher somente os diretórios de aplicativos que não usa frequentemente , então todos outros aplicativos e jogos instalados não serão penalizados com a lentidão do microSD e sim somente esse aplicativo que não usa frequentemente, nem vai gerar congestionamento no barramento do microSD, que é de 4 bits ( enquanto a memória Flash NAND é de 32 bits ) por ter movido tudo para lá .

A dica é válida como alternativa para quem não consiga mover os diretórios individualmente, inclusive uma dica que tem como qualidade ser muito fácil de executar , porém é menos estratégica para resolver problemas e a longo prazo tende a ter os problemas explicados acima .
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

marciovini00

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 05 Set 2013 - 00:14

Galera, será que alguem poderia esclarecer minha duvida?

Instalei o directory bind, faço todos os procedimentos e funciona certinho. Mas no meu caso a parte que tem que aparecer o disquete verde ou apagado nao aparece.... Os arquivos vão para o cartão SD numa boa, mas como não aparece não consiga ativar e desativar o procedimento... será que tem alguma configuração ou algo q to deixando de fazer?? Meu aparelho eh um Razr i...

valeu