Ir para conteúdo

Foto

O que a pilha alcalina tem que a recarregavel não tem?

• Por favor, faça o login para responder
12 respostas neste tópico

#1 tentandofazerumnicknormal

tentandofazerumnicknormal

Membro Pleno

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 330 posts

Postado 16 Dez 2012 - 22:19

Por que ainda se compra tanto as pilhas que explodem numa tentativa de recarga?
  • 0
(Processadores: Core i11 de oitava geração de 24 núcleos 4.3 GHZ, AMD Bulldozer 440244 FX Extreme edition de 32 nucleos 4.9 GHZ/Memoria RAM:160 GB DDR 5 6902 MHZ/Armazenamento: 24 Terabytes em SSD/ Placas de videos:Intel UHD Graphics 32000, AMD Raedon 99520 UHD/ Sistema operacional: Windows 11 professional de 128 bits)

FMoraes

S.Administrador

• S. Administradores
  • 4.155 posts

Postado 16 Dez 2012 - 22:55

por causa do preço, as pilhas recarregáveis da Duracell custam por volta de R$ 40,00 - 2 pilhas tamanho AA
  • 0

#3 tentandofazerumnicknormal

Membro Pleno

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 330 posts

Postado 16 Dez 2012 - 23:00

Quantos ciclos de recarga tem aquelas regarregáveis da Duracel, e quanto seria a alcalina comum no local onde você compra?
  • 0
(Processadores: Core i11 de oitava geração de 24 núcleos 4.3 GHZ, AMD Bulldozer 440244 FX Extreme edition de 32 nucleos 4.9 GHZ/Memoria RAM:160 GB DDR 5 6902 MHZ/Armazenamento: 24 Terabytes em SSD/ Placas de videos:Intel UHD Graphics 32000, AMD Raedon 99520 UHD/ Sistema operacional: Windows 11 professional de 128 bits)

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 17 Dez 2012 - 00:12

Se estão falando das alcalinas "recarregáveis", elas tem maior vida útil se você fizer cargas muito constantes, tipo recarregar a cada 5% consumido , então tem-se uma espectativa entre 30 a 40 recargas .

Se você comprar uma nova, usar um equipamento que consome 20% da capacidade nominal dela ( 200mA ) até completar uma descarga "profunda" dela ( descer até 1V ), ao carregar usando carregador do fabricante elas carregam somente a 60% da carga nominal 600mA , e usando somente em descargas "profundas" tem-se uma expectativa em torno de 10 recargas .

Outro problema das alcalinas recarregáveis é a alta resistência interna, significa que mesmo que ela tenha capacidade nominal de 1A , isso será alcançado apenas durante a primeira descarga, na primeira meia-carga em diante será apenas de 400mA , então elas são indicadas apenas para circuitos que funcionem com baixa corrente , sem motores elétricos , por exemplo controle remoto de infra-vermelho, rádios AM/FM e lanternas , não são boas para controle remotos de rádio-frequência , celulares e smartphones, diskman , carrinhos de controle remoto, aeromodelos, câmeras digitais, filmadoras e etc .

A questão que fica é que não vale a pena as alcalinas recarregáveis não porque são caras em relação às alcalinas comuns, mas são inviáveis em termos de projeto de produto se comparadas a Li-ION, você compra pilhas Li-ION 18650 ( quase uma AA , 18mm diâmetro por 65mm comprimento ) por pouca coisa mais caro mas tem até 4400 mAh , ou seja 4 vezes a capacidade nominal de uma alcalina recarregável , com melhor performance de descarga, e expectativa de 1000 a 1500 recargas .
  • 0
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

FMoraes

S.Administrador

• S. Administradores
  • 4.155 posts

Postado 17 Dez 2012 - 00:48

Se você comprar uma nova, usar um equipamento que consome 20% da capacidade nominal dela ( 200mA ) até completar uma descarga "profunda" dela ( descer até 1V ), ao carregar usando carregador do fabricante elas carregam somente a 60% da carga nominal 600mA , e usando somente em descargas "profundas" tem-se uma expectativa em torno de 10 recargas .

Descer a voltagem até 1V é extremamente perigoso, se drenar abaixo disso corre o risco de danificar a pilha e perde-la de vez...
no caso da Duracell a capacidade nominal é de 2000mah, fonte: http://www.duracell....taycharged.jspx

A questão que fica é que não vale a pena as alcalinas recarregáveis não porque são caras em relação às alcalinas comuns, mas são inviáveis em termos de projeto de produto se comparadas a Li-ION, você compra pilhas Li-ION 18650 ( quase uma AA , 18mm diâmetro por 65mm comprimento ) por pouca coisa mais caro mas tem até 4400 mAh , ou seja 4 vezes a capacidade nominal de uma alcalina recarregável , com melhor performance de descarga, e expectativa de 1000 a 1500 recargas .

Só um adendo:
As Li-ION e Lipo(presente em celulares) devem ser armazenadas de forma correta e nunca completamente carregadas, depois de um tempo elas tendem a estufar e dependendo do caso explodir.... NUNCA FURE, OU DÊ CURTO EM UMA BATERIA DE LI-ION OU LI-PO... o risco de explosão e incêndio é grande

só pra terem uma idéia do que estou falando
explosão pilha Li-ION
http://www.youtube.com/watch?v=Bw3uyd8Ri6w
  • 0

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 17 Dez 2012 - 01:14

Equipamentos projetados para funcionar com alcalinas recarregáveis automaticamente irão parar de drenar a bateria quando ela chegar em 1V , chamado de "discharge threshold" , equivale nas Li-ION a tensão de 2.4V , em ambos os casos representam 0% de carga.

Não é recomendável deixar descarregar até 1V , porém equipamentos não projetados para usá-las podem acabar descendo abaixo disso , tornando perigoso.
  • 0
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

#7 tentandofazerumnicknormal

Membro Pleno

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 330 posts

Postado 17 Dez 2012 - 01:22

Não consigo imaginar uma bateria de ion de litio explodindo dessa maneira. O.o

Mas nada se compara com as alcalinas comuns que explodem com uma simples recarga.

Na verdade, o tópico era só para saber porque as pessoas usam tanto as alcalinas comuns se as recarregáveis valem mais a pena. Porque na boa!
  • 0

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 17 Dez 2012 - 01:41

Acho que pelo mesmo motivo que as pessoas preferem ir trabalhar de automóvel ou moto, ao invés de usar o transporte público , que vale mais a pena.

Por exemplo coloque uma pilha comum num controle, enquanto você conseguir usar o controle, você não vai precisar mexer nelas.

Com uma recarregável, se fizer o certo em não deixá-las baixar muito para aumentar a vida útil, tem de periodicamente ficar recarregando para não provocar uma recarga profunda, isso gera fadiga mecânica nas molas de contato e na tampa do compartimento de pilhas do controle .

Além disso se o equipamento não for feito para reconhecer alcalinas recarregáveis, que é a realidade da maioria dos equipamentos, eventualmente vai descer abaixo do discharge threshold , pode nem explodir, mas causar outros tipos de danos, como vazamentos ou sobreaquescimento .

Por mais que valha a pena, tem riscos adicionais e também tem custos , alguém tem de pagar o recarregador e a energia elétrica, alguém tem de se preocupar em manter sempre recarregando .

Muitas pessoas não conhecem , mas também tem quem conhece e prefere as não recarregáveis, mesmo sabendo que pagará mais caro, mas não terá encheção de saco.
  • 0

#9 tentandofazerumnicknormal

Membro Pleno

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 330 posts

Postado 17 Dez 2012 - 01:50

Até onde sei, baterias recarregaveis como as de ion de litio do meu telefone e computador tem um circuito protetor embutido para controlar a carga que sai e a que entra... Então não deve haver perigo.
  • 0

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 17 Dez 2012 - 01:55

Todas as Li-ION tem, é norma internacional de segurança, JEDEC e IEEE .

Chegou a abrir a pilha alcalina recarregável da Duracell para ver se ela tem circuito interno ?
  • 0

#11 tentandofazerumnicknormal

Membro Pleno

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 330 posts

Postado 17 Dez 2012 - 02:03

Não, pois não sou maluco de tentar corroer minha pele com uma base. kkk
  • 0

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 17 Dez 2012 - 02:07

Na época que eu estudei eletrônica elas nem existiam, então não tenho certeza, mas não acho que elas tenham um circuito battery fuel gauge como as Li-ION .
  • 0

yengaw

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 09 Jan 2017 - 22:15

Prezado seiken, lendo vários artigos na net sempre fazem a mesma citação de que as pilhas alcalinas não são recarregaveis. As recarregaveis são de 1,2 v e as alcalinas são de 1,5v e não sao recarregaveis. Entretanto comprei uma estação meteorologica chinesa e ela veio com duas pilhas AA alkalina de 1,5 v e recarregavel (pelo menos consta isso no invólucro dela). O que me diz a respeito pois chegou a hora de subistituir essas pilhas de minha estação meteorologica e não acho no mercado pilhas recarregaveis alcalina de 1,5 volts. Tentei usar da Sony de 1,2 v recarregavel e a estação nao quer funcionar corretamente com essas pilhas de 1,2v recarregavel de Ni-MH da sony. Detalhe, milha estação meteorologica tem uma placa solar para manter a pilha carregado por um perido de vida útil de 2 anos, segundo o fabricante (e realmente usei a estação por 2 anos sem ter que substituir as pilhas)

• 0