Ir para conteúdo

Foto

[TUTORIAL] Instalar dados de jogos e aplicativos no cartão de memória - DirectoryBind

• Por favor, faça o login para responder
125 respostas neste tópico

wilguidi

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 24 posts

Postado 25 Jan 2013 - 10:35

Bom Dia! Tenho uma duvida caso eu crie uma partição no sd dedicada para os apps, como faço para encontrar ela no Directory Bind e que tipo de formatação vcs aconselham? fat32 mesmo?

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 25 Jan 2013 - 13:51

Quando você criar a partição vai ser associado a ela um diretório chamado "mountpoint", ou ponto de montagem.

Em cima desse diretório a partição será montada, semelhante ao mapeamento de unidades do Windows, só que no Windows sempre vem mapeado como <letra_de_unidade:\> , nos unices em geral ( como o Linux debaixo do Android ) pode ser qualquer nome e qualquer diretório.

Então depende de qual modelo o fabricante vai ter na inicilização um script que vai montar automaticamente em um mountpoint com nome padrão .

Verifique com o comando df , em geral muitos fabricantes montam em algum diretório de /mnt/ e fazem links para fora dele, por exemplo se criar partição EXT4 no miniCM9 do Xperia 10 mini , montam em /mnt/sd-ext/ e linkam em /sd-ext para ficar mais fácil e semelhante a /sdcard ( FAT32 )

Não adianta criar uma segunda partição em FAT32, porque vai perder as vantagens que citei anteriormente, ou seja ao conectar no cabo USB para usar o microSD como unidade de armazenamento , o Windows vai montar todas unidades compatíveis, ambas FAT32 , e com isso o Directory Bind vai fazer o Unbind durante seu uso no Windows.

Faz partição exatamente como o Link2SD, ou seja partição EXT2/EXT3/EXT4 à sua escolha.
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

wilguidi

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 24 posts

Postado 25 Jan 2013 - 15:05

O meu aparelho é a Razr i, formatei a partição em ext4, reiniciei o aparelho, abri o link2sd e perguntou que formato estava a segunda partição, informei que era ext4 e reiniciou o aparelho, no link2sd ele ficou como /data/sdext2, com o Directory Bind em /data esta vazio, executei o comando no terminal e apareceu também dessa forma data/sdext2. com a aplicativo root browser em /data aperece varias outras pastas inclusive a sdext2. Tentei usar o Directory Bind e digitei o caminha data/sdext2, porem informa que diretorio não existe ou algo assim!
tem como deixa-lo visivel ou move-lo de /data?

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 25 Jan 2013 - 15:35

Em duas citações acima esqueceu-se de colocar a "/" antes de "data/sdext2" , se fizer isso no Directory Bind vai dar erro que não existe mesmo.

Muito cuidado com os nomes, não somente como o "/" inicial que significa que o diretório está na raiz, mas também com "/" no final indicando que é diretório, ou quanto ao nome respeitar maiúsculas e minúsculas, ou seja para o Android, /data/ é diferente de /Data/ ou /DATA/ ou data/ ou /data .

Não disse que era para usar o Link2SD, só para criar a partição separada como é criado quando se usa o Link2SD.

Isso porque se o Link2SD montar a partição , usando os scripts de inicialização do próprio Link2SD , ele vai colocar permissões no diretório mountpoint como se o diretório fosse de uso privado dele , impedindo o Directory Bind de usar também.

Tem de deixar os scripts de inicialização do próprio aparelho montar a partição . Assim a partição fica do usuário sistema e não do usuário App_XX ( XX é o id do Link2SD )

Veja as permissões que estão no diretório para ver se foi o Link2SD quem mountou , ou foi os scripts da ROM oficial do Razr i .

Fora isso o erro mais comum é inverter qual o diretório deve colocar como Data e qual deve colocar como Target .
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

wilguidi

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 24 posts

Postado 25 Jan 2013 - 18:37

Desinstalei link2sd, formatei novamente a partição em ext3, porem agora o razr i não reconhece a partição já usei o comando df mas não aparece a partição, tem como montar essa partição de alguma forma?

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 25 Jan 2013 - 19:05

Tem sim, abrindo um terminal e usando o comando mount com os parâmetros corretos para indicar qual partição será montada e qual diretório usar na montagem.

Inclusive assim que tiver montado pode incluir o comando em scripts de inicialização, para montar automático.

Porém eu não conheço todos aparelhos e cada fabricante tem device-point e mount-point diferentes.

Por exemplo no Xperia X10 Mini o device-point do cartão microSD é em /dev/block/mmcblk0 , cada partição acrescenta "px" onde o "x" é a partição, e o mount-point é em /mnt/sd-ext .

No meu caso a montagem fica assim

mount -w -t ext3 /dev/block/mmcblk0p2 /mnt/sd-ext

O -w significa montar com acesso a escrita, o -t ext3 é o sistema de arquivos, o /dev/block/mmcblk0p2 é a partição ( 2ª ) que está o ext3 e /mnt/sd-ext o local onde os arquivos da partição serão acessados.

Na forma acima não vai funcionar no Razr i , porque ele não usa /dev/block/mmcblk0p2 como device-point e porque o diretório mount-point /mnt/sd-ext pode nem existir .

Provavelmente vai ser algo como /dev/block/vold/179:25 , porque o Razr i usa vold .

Para eu saber qual device-point para te orientar melhor , tem de abrir um terminal e dar o comando mount .

Só o comando mount sem nenhum parâmetro vai mostar o device-point da primeira partição do cartão, então fica fácil saber qual usar para a segunda , basta olhar em /dev/block/vold qual que existe lá mas não está listado no comando mount

Também tem de escolher um diretório vazio para montar a partição, esse pode ser em qualquer lugar do /data/ ou /mnt e pode ter qualquer nome, desde que crie o diretório ou use um que já exista .

wilguidi

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 24 posts

Postado 26 Jan 2013 - 10:23

ok ja consegui! mas agora como faço para ficar automático sempre que ligar o aparelho, para não ter que dar o comando toda vez que precisar ligar o parelho? no caso usei:

mount -w -t ext4 /dev/block/mmcblk1p2 /sdcard/sdext2

mount -w -t ext4 /dev/block/vold/179:14 /sdcard/sdext2

no caso coloquei em /sdcard/sdext2 por que em /mnt/ não consegui criar uma pasta como o nome e assim não funcionava, mas do jeito que está jé esta ótimo!!! Desculpe se tiver muitos erros, mas é que não tenho conhecimento em linux/android

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 26 Jan 2013 - 10:51

Para ficar automático inclua essa linha em algum dos arquivos de inicialização, em /etc/init.d deve ter algum dos scripts que já monta a primeira partição do cartão, procure nos scripts qual tem o comando mount e coloque essa linha de comando no mesmo arquivo .

thoompsson

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 34 posts

Postado 27 Jan 2013 - 02:52

gente,, sem querer deletei pastas no pc algumas funcionalidades dos ajustes estao fechando dizendo que houve erro, como eu (flasheiO) o aparelho pro sistema de fabrica?

nao quero restaurar padroes que nao deu, quero reinstalar o sistema original

ufa gente a LG tem uma ferramenta que atualiza o softaware ou retorna pro sistema original de fabrica, muito facil, util e sem risco algum pois é oficial da LG, e tenho que dizer que o super click one, nao aceita unroot vc clica o programa trava depois de um tempo, se quiser unroot tem que reinstalar o original, se quizerem faco tutorial e upo os programas

ufa vlw

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 27 Jan 2013 - 10:33

Se é específico para LG não poste nada aqui, a seção Android é para tutoriais e dicas que funcionem para muitos fabricantes.

Poste sim, o PluS GSM está sempre aberto para novos conhecimentos, mas se é somente para LG poste na seção reservada ao fabricante LG .

thoompsson

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 34 posts

Postado 27 Jan 2013 - 12:13

a ok vou fazer bonitinho e posto ;) vlw

PedrOo Freitas

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 52 posts

Postado 27 Jan 2013 - 15:38

Seiken, tenho um cartao de 8gb, e uma partiçao de 900mb aproximadamente dedicada so para apks com o link2sd, tenho apenas 35 apps instalados e linkados, e a minha memoria interna esta com 95mg usada, ou seja como citado o link2sd mesmo linkando deixa parte do apk na interna, a minha pergunta é, tenho que fazer uma nova partiçao para o bind ou posso usar essa de 900mb e linkar com o diretorio bind?
Desde ja agradeço!

Fiz a partiçao com o minitool partiton home edition

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 29 Jan 2013 - 03:43

Pode usar a mesma partição, porém manter ambos , Link2SD e o Directory Bind rodando ao mesmo tempo no aparelho pode deixar o aparelho mais lento .

wilguidi

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 24 posts

Postado 29 Jan 2013 - 11:08

Seiken, depois de bater muita cabeça consegui fazer funcionar o Directory Bindno meu razr i, o cartão sd ficou com a primeira partição fat32 (normal), uma segunda com mais ou menos 800mb em ext4 para usar com o link2sd (ate agora não usei para isso) e 5gb em fat32 para ser usado como o Directory Bind, no meu razr i, por mais que tentei não funcionou com as partições formatadas em ext3 e 4, toda vez que tentava usar dava erro. Porem em fat32 foi normal. para montar a terceira partição automaticamente ao ligar o celular inseri a linha de comando no arquivo do link2sd localizado em /ect/ install-recovery.sh, porem so funcionou depois que ativei o init.d usando a ferramenta tudo em um para o razr i. Nas partições em ext4 somente o rootexplorer conseguia criar pastas e editar, outros programas não funcionava, em fat32 funcionou normal.

wilguidi

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 24 posts

Postado 31 Jan 2013 - 11:35

Seiken, mais uma informação interessante, mesmo formatando a partição em fat32, não tenho problemas como Directory Bind quando conectado ao pc, tanto que mesmo conectado consigo rodar os jogos os quais os diretorios foram linkados!

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 31 Jan 2013 - 18:53

Com o cartão com apenas uma única partição FAT32 , ou em uma segunda partição primária com FAT32 ?

Paulo Cezar Jr.

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 23 posts

Postado 31 Jan 2013 - 19:21

tem alguma forma de configurar o android 4.0.4 pra salvar os arquivos,dados de aplicativos e downloads no cartao SD naturalmente, sem ter que instalar nenhum programa? alguma forma semelhante a que usa o android sdk tools pro 2.3.6 ?

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 31 Jan 2013 - 20:41

Naturalmente não tem como mover para o cartão microSD , porque a ROM original do aparelho foi feita para substituir o diretório da partição /sdcard , que deveria ter o cartão microSD, em uma partição da memória FlashNAND ( memória interna ).

Então se mover vai mover para uma partição da própria memória interna, que no Galaxy S Duos se não me engano tem 2GB .

Porém você tem como fazer o mesmo que o Link2SD ou o Directory Bind fazem sem instalá-los, mas precisa fazer manualmente usando comandos shell unix , que vem com o busybox.

Como um exemplo prático, mover o Zello para o cartão ,

Primeiro tem de particionar o cartão microSD em duas partições, a primeira normal /SdExtCard em FAT32 para usar normalmente , e a segunda com EXT2/EXT3/EXT4 com /SdExtCard2 , dedicada para o Linux/Android para mover aplicativos, dados, etc.

Para mover o Zello somente com comandos shell unix , pode fazer como esses :

$ su
# mkdir /SdExtCard2/app
# cp -p /data/app/com.loudtalks-2.apk  /SdExtCard2/app/com.loudtalks-2.apk
# rm /data/app/com.loudtalks-2.apk
# ln -s /SdExtCard2/app/com.loudtalks-2.apk  /data/app/com.loudtalks-2.apk

/SdExtCard2 é onde eu montei a segunda partição do cartão microSD .

O comando mkdir cria um diretório app dentro de /SdExtCard2 , ou seja um diretório dentro dessa segunda partição , para separar indicando que o conteúdo são APP ( APKs ) .

O comando cp copia arquivos , quando chamado com parâmetro -p ele copia e preserva as permissões de leitura e escrita, e também preserva o dono e grupo do arquivo ou diretório que for copiado ;

O comando rm apaga o arquivo original , liberando espaço em /data , para também permitir criar um link ( atalho ) no lugar do arquivo .

O comando ln cria o link de atalho, com o parâmetro -s é criado um link chamado simbólico , esse atalho faz com que quando o Android tente acessar /data/app/com.loudtalks-2.apk ele seja automaticamente redirecionado pelo Linux para /SdExtCard2/app/com.loudtalks-2.apk .

Você também pode fazer isso com diretórios, tendo o cuidado de adicionar no comando cp o parâmetro -r significa recursivamente, ou seja diretório e tudo dentro dele , no comando rm também colocar o parâmetro -r também para apagar diretório e tudo dentro dele, e tem de colocar a "/" no final do nome dos diretórios, para não ser criado um arquivo no lugar de um diretório .

Ou seja se quiser mover o diretório /data/data/com.loudtalks/ para /SdExtCard2/data :

$ su
# mkdir /SdExtCard2/data
# cp [B]-r[/B] -p /data/data/com.loudtalks/  /SdExtCard2/data/com.loudtalks/
# rm [B]-r[/B] /data/data/com.loudtalks/
# ln -s /SdExtCard2/data/com.loudtalks/  /data/data/com.loudtalks/

Pode fazer isso com quase tudo no Android, até mesmo com a cache da vm-dalvik , os .dex em /data/dalvik-cache , porém tenha em mente que o cartão microSD é muito lento, quanto mais você mover coisas para lá , mais aplicativos vão ter de disputar o barramento de dados do microSD , que só tem 4 bits, e isso tende a fazer o aparelho ficar uma carroça, então não é bom mover nada que rode em segundo plano com o Zello , ou o Google Play Store, ou o Google Maps, e sim deixar para mover o que só é carregado quando você abre, como jogos ou aplicativos como o TubeMate ou o MX Player .

PedrOo Freitas

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 52 posts

Postado 31 Jan 2013 - 21:47

Pode usar a mesma partição, porém manter ambos , Link2SD e o Directory Bind rodando ao mesmo tempo no aparelho pode deixar o aparelho mais lento .

Então eu posso formatar a partição do mesmo jeito que eu formatei pro link2sd, em ext2 só que ao inves de selecionar com o link2sd ei seleciono com o bind?

Paulo Cezar Jr.

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 23 posts

Postado 01 Fev 2013 - 03:05

seiken, n vo dizer que entendi 10% do que vc disse, pq vou passar vergonha, mas como eu posso fazer esse processo ai?
eu quero deixar so os games e alguns aplicativos no cartao, outros aplicativos eu deixo no cel msm...
fiquei mal acostumado com o ginger, que tinha aquela onda do sdk tools, que permitia deixar nato para salvar tudo no cartao sd

:edit

oxi, minha msg sumiu ficou a do mlk :o