Ir para conteúdo

Foto

[TUTORIAL] Instalar dados de jogos e aplicativos no cartão de memória - DirectoryBind

• Por favor, faça o login para responder
125 respostas neste tópico

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 01 Fev 2013 - 03:10

seiken, n vo dizer que entendi 10% do que vc disse, pq vou passar vergonha, mas como eu posso fazer esse processo ai?
eu quero deixar so os games e alguns aplicativos no cartao, outros aplicativos eu deixo no cel msm...
fiquei mal acostumado com o ginger, que tinha aquela onda do sdk tools, que permitia deixar nato para salvar tudo no cartao sd

:edit

oxi, minha msg sumiu ficou a do mlk :o

Eu devo ter mesclado as perguntas errado, estou com sono...

Infelizmente o fabricante acha que não deve habilitar mover pelo modo nativo . Não é só a Samsung, a Motorola e a LG devem convergir para essa mesma postura .

O livro no post #38 é em resposta à pergunta sobre mover sem instalar o Link2SD ou o Directory Bind , da pergunta #37 .

Quem domina o uso do Android a esse nível, passa a dispensar o uso de vários aplicativos para resolver problemas diversos.

Não precisar encher o aparelho de aplicativos, muitas vezes que rodam em segundo plano ou ocupam banda baixando ADS , acaba rodando o aparelho mais liso .

E também passa a violar o desejo errado do fabricante, podendo escolher o próprio uso e destinação do aparelho.

Normal não entender agora, mas com o tempo vai acabar entendendo o que está sendo feito alí , no post #38 .
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

Paulo Cezar Jr.

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 23 posts

Postado 01 Fev 2013 - 03:17

é isso,n pretendo encher o cel de aplicativos, mas 2 gb é pouco, e gosto de jogos, entao realmente, quero aprender a fazer isso que vc citou no #38...
mas nao domino o uso do android, tem 7 meses que comecei a usar a plataforma

o problema é que n sei nem por onde começa a fazer aqueles passos do post #38

preciso aprender a fazer isso logo, pq pelo que vi, o direcory bind, precisa que vc crie a pasta no celular, pra depois passar ela e s arquivos pro sd, pra ficar linkado, né isso?

e o s7562 so me libera 1.68 gb (o que eu aco um absurdo, ja que ele tem 4gb) e so o data do jogo que quero instalar pesa 1.5gb, ai fica dificil :(

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 01 Fev 2013 - 07:46

Já dei exemplos práticos reais no post #38 , expliquei o que fazem os comandos , o significado e motivo dos parâmetros desses comandos .

A lógica é só essa mesmo, copiar mantendo os parâmetros originais , remover o original e fazer o link simbólico entre a cópia e o local onde estava o original antes de removido.

Suponho que essa parte tenha entendido , é o mesmo que o Link2SD e o Directory Bind fazem.

Sobre os comandos shell , se não tiver entendido nada não é vergonha nenhuma, ninguém nasce sabendo, você deve ter um excelente conhecimento de outras áreas mais importantes ou mais interessantes .

Porém deve decidir se estuda o uso dos comandos shell para entender e adaptar para os arquivos e diretórios que queira mover, ou deve deixar para lá os comandos shell e usar os aplicativos pela facilidade que eles oferecem .

Pode começar criando uma segunda partição no seu cartão microSD , porque vai precisar dela se quiser mover manualmente ou pelos aplicativos .
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

wilguidi

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 24 posts

Postado 01 Fev 2013 - 08:02

Com o cartão com apenas uma única partição FAT32 , ou em uma segunda partição primária com FAT32 ?

o meu sd está com 3 partições, sendo a primeira em fat32 (normal) a segunda em ext4 para link2sd (mas não estou utilizando ainda) e a terceira em fat32 para Directory Bind, em ext3 e ext4 o Directory Bind não funcionou não lincava ou as pastas, somente em fat32. Seria algo relacionado ao aparelho ou do Directory Bind?

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 01 Fev 2013 - 08:06

O Directory Bind funciona normalmente com EXT2/EXT3/EXT4 , só não tenho certeza se ele monta a partição durante o boot, como o Link2SD , a Custom ROM que eu uso monta automático, mas não sei se outras ROM também fazem isso .

Paulo Cezar Jr.

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 23 posts

Postado 01 Fev 2013 - 11:39

eu quero aprender a fazer isso ai tudo, que vc falou no #38
como eu começo? o que eu devo procurar e baixar pra aprender? como eu particiono o sd?
meu sd é de 16gb

relendo o topico, eu vi... no directory bind... os arquivos tem que ta na memoria do cel, e eu fazer aquele processo pra memoria do cartao? ou os arquivos tem que ta na memoria do cartao?
acho que to fazendo td errado

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 01 Fev 2013 - 12:27

Procure por apostilas sobre comandos shell . Procure por si mesmo, de acordo com seu próprio nível , melhor que eu indicar um material que você não goste ou não entenda.

Você pode particionar tanto pelos comandos shell com fdisk, quando via ferramentas do Windows, como o Minitool Partition Wizard dos tutoriais do Link2SD .

Se for usar o Directory Bind, não precisa mover por outros meios, mova somente pelo Directory Bind .

Se eu pensar por você e resolver , você não vai aprender e toda vez que precisar mover vai depender de alguém pensar por você .

Quem tem de planejar o que tem de ser movido , para onde deve ser movido, e porque , é você .

kassius bernini

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Postado 05 Fev 2013 - 23:54

ola amigos comprei um sony live walkman e to sofrendo com o problema da memoria estou fazendo o procedimento do jogo aki to baixando a data e vamos ver no que da mais agora em questao aos app naum entendi como eu sei onde eles estao instalados para poder movelos? fiko aguardo resposta no mais obrigado

gzaiat

• Supervisor Geral
  • 3.974 posts

Postado 05 Fev 2013 - 23:58

O Live Walkman não precisa desse procedimento do DirectoryBind, porque ele já instala os dados dos aplicativos no cartão de memória.
O que você pode usar é o Link2SD, que aumenta a memória interna (usa uma partição do cartão para isso), e evita que a memória interna se encha rapidamente. Acesse o tutorial aqui
Samsung Galaxy Note 8 128GB stock Pie 9
Galaxy Note 8.0 Wi-Fi N Lineage 14.1 ● Galaxy A5 2016 stock N ● Lumia 1020 64GB W10 ● Lumia 635 W10 ● Prada 3.0 JB CM 10
Optimus L5 stock ICS ● Optimus Pro C660 GB CM 7 ● Xperia Mini Pro stock ICS ● iPhone 3GS 8GB ● BB Bold 9700 ● HTC Kaiser WM 6.5
HTC Touch Diamond stock WM 6.1 ● HTC P3301 stock WM 6.0 ● HTC P3401 stock WM 5.0 ● PPC6700 stock WM 5.0 ● Nokia E71 stock S60
Nokia 6111 ● Nokia 2310 ● Motorola V3 Motorola W220 ● Siemens MC60 ● Siemens SL55 ● Samsung Rant (Sprint) Multilaser New Up
Midi MD-460 ● Xintai "Vaic" T800 HP iPAQ RX5915 stock WM 5.0 ● Palm Zire 72s stock OS 5.2.8 ● SW DZ09

kassius bernini

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Postado 06 Fev 2013 - 00:42

po gzaiat muito obrigado por responder axu esse processo muito complicado kra pow fiz isso com um outro cel e perdi meu cartao de 32gb fiko com o pe atras

raz0r1991

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 68 posts

Postado 09 Mar 2013 - 02:57

Não sei porque... colocando destino e origem iguais, seguindo tutorial direitim... o disquete nao fica verde nem por reza braba.

O data no internal está somente com a pasta vazia, e a pasta com destino identico ao interno está no SD com os datas.

vai entender.... e quando fecho o directorybind o bind desaparece.

To tentando direto preciso disso e não dá... o disquete só fica vermelho.. os destinos estão corretos.. o data se encontra na pasta no SD... android/obb, ta identico ao interno.. nao sei mais o que fazer alguemp pode ajudar? to sem espaço nenhum interno

Consegui, no caso o caminho tem que ficar /storage/sdcard01/data/bla bla bla..... consegui.

Lukaz914

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 84 posts

Postado 09 Mar 2013 - 13:15

Estou fazendo tudo certo no meu Razr I e não estou conseguindo ter sucesso com o jogo Six Guns.
Diretórios corretos, disquete verde, deixo o disquete cinza, faço os procedimentos novamente e marco a opção para mover o data para o SD e deixo disquete verde novamente.

O problema é que quando eu vou para o jogo ele pede pra baixar o data novamente.. alguém sabe o que pode ser isso?

Root e bootloader desbloqueados, versão 4.1.2
Motorola Razr I black(xt890)

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 09 Mar 2013 - 13:49

Esse tem macete para mover, está descrito aqui:

[Guide][NoteII] Move data (games,etc) to external SD card [Directory Bind]

Créditos: tipsek

Logicamente as configurações de diretórios dele são diferentes já que é outro modelo de aparelho, porém a dica é essa , eu não sei o que o jogo Six-Guns verifica para decidir se baixa ou não o data, mas não é incomum verificar as permissões acesso RWX , a propriedade dono e grupo ou a data de modificação de algum dos arquivos que são baixados .

Lukaz914

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 84 posts

Postado 09 Mar 2013 - 15:12

Qual a vantagem de criar uma partição para o Directory bind?
Motorola Razr I black(xt890)

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 09 Mar 2013 - 15:36

A vantagem é isolar o sistema de arquivos do acesso do Windows, assim quando montar a partição FAT32 como unidade de armazenamento do Windows , via cabo USB por exemplo , o Android não vai ter problemas com acesso a APKs movidos na mesma partição, já que o FAT32 por sí só não é um sistema de arquivos apropriado para acesso múltiplo .

Um caso muito comum é quem não cria partição dedicada para o Android mover aplicativos , é que quando monta a partição FAT32 para o Windows, o antivírus começa a varrer a partição , nem todos AVs reconhecem que arquivos de Android são feitos para CPU ARM e não para arquitetura Intel , podem disparar falsos positivos, ou mesmo quando não fazem o acesso fica lento e com isso o Android tende a mostrar mais frequentemente avisos de aplicativo não respondendo .

robsonz

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 150 posts

Postado 31 Mar 2013 - 20:41

Cara li todos as páginas deu pra entender bem mais por aki, como transferir e até fiz umas pra partição fat32 do sd e deu certo, o jogo Batman e iGO.
Depois de ler esse tópico apaguei a partição ext2 q o link2sd montou e criei denovo uma como ext3 e removi tb o link2sd.
Mas queria mandar pra partição ext3 q criei pelo minitool, mas o grand duo nw mostra ela.

Digitei o comando df e apareceu isso.

Como faço agora pra ele aparecer e eu poder usar com bind???

Arquivo(s) anexado(s)

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 31 Mar 2013 - 21:02

De qualquer forma o /sdcard0 não é seu cartão microSD, então não moveu o iGO e o Batman para o cartão microSD e sim para uma partição da memória interna FlashNAND.

O cartão microSD é em /storage/ExtSdCard , /storage/ExtSdCard1 ...

A partição mesmo criada, mas não significa que todo aparelho suporta ext3 nem que na inicialização vai montar a partição automaticamente.

Primeiro abre o arquivo /proc/filesystems e veja se ext3 ou ext4 é listado dentro dele.

Se tiver listado um deles então o Kernel tem suporte para ext3 , ( o módulo "driver" do ext4 dá suporte também a ext3 ) se não tiver listado então o Kernel não dá suporte, então deve ver quais sistemas de arquivos o kernel suporta e reparticione o cartão com um deles.

Se tiver suporte no Kernel, pelo que ví no comando df a sua partição ext3 não está montada .

O estranho é que aplicativos como o Directory Bind e o Link2SD costumam verificar as partições feitas no cartão microSD e montam automaticamente .

Então de duas uma, ou errou alguma coisa na criação da partição, ou a montagem automática da partição não funcionou .

robsonz

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 150 posts

Postado 31 Mar 2013 - 21:56

Apareceu entre varias coisas e na sequencia, aparece assim.
nodev ramfs
ext3
ext2
ext4
Eu tinha criado antes uma ext2 no minitools como primaria ae abri o link2sd e ele refez a partição ae aparecia no comando df.
Dae como vi q o link2sd toma conta da partição removi a partição e criei essa ext3 como primary, e tinha opção de logical. Qual devo usar?
Pior cara q tá no sd sim pq minha memoria aumentou o tamanho dos arquivos linkados.
E se eu desabilito o disquete verde o iGO nw abre e o Batman pede pra baixar novamente os dados.
Valews pelas respostas rapidas

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 31 Mar 2013 - 22:04

como citei antes, o /sdcard0 não é o cartão microSD , é uma partição da FlashNAND, você liberou espaço de uma partição interna, movendo para outra partição também interna.

No seu aparelho a partição que o cartão é montado é /storage/ExtSdCard .

Pelo terminal dá o comando mount , vai mostrar qual dispositivo está montado em qual diretório .

robsonz

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 150 posts

Postado 01 Abr 2013 - 08:29

Entaw no bind eu nw posso deixar o atalho como /mnt/extSdCard e sim /storage/extSdCard?

Apareceu esses dados no mount.

Obrigado...