Ir para conteúdo

Foto

LG Prada 3.0 P940 / P940H - Atualização / Upgrade para Android 4.0 ICS Oficial

• Por favor, faça o login para responder
372 respostas neste tópico

gzaiat

Membro Platinum PluS

• Supervisor Geral
  • 3.959 posts

Postado 07 Fev 2013 - 05:16

-EDIT- 25/04/13 - Tutorial para root no ICS

Tutorial - LG Prada 3.0 P940 - Root Android 4.0.4 ICS

Se você for fazer o upgrade e deseja também rootear o celular, vá direto para o tutorial de root, pois é o mesmo procedimento.

Se quiser somente fazer o upgrade para o 4.0 e optar por rootear depois, ou não rootear, continue seguindo esse tutorial normalmente.

---------------------------------------------------------------------

-EDIT- 15/03/13 - Tutorial atualizado

Agradecimento especial ao usuário raphaelvieira360, que nos ajudou a resolver definitivamente alguns problemas com a atualização. Agradeço aos outros usuários que também ajudaram!

Para quem quiser voltar para o 2.3, ou quiser a rom para outros fins, abaixo fica o link para o download da rom oficial brasileira do 2.3.7.

Rom oficial Android 2.3.7 - LG Prada 3.0 P940 - Brasil

Tutorial - LG Prada 3.0 P940 / P940H - Atualização / Upgrade para Android 4.0 ICS Oficial

Muitos estão impacientes com a demora da LG para lançar a atualização do ICS para o Prada 3.0 no Brasil, como eu estava.

Na Europa e na Coréia já foi lançada e existe a rom oficial desses locais disponível para instalação.

Nesse tutorial ensinarei detalhadamente como fazer o upgrade para o ICS 4.0.4, usando a rom Europeia.

(Não há diferença entre essa rom e uma brasileira. Inclusive o idioma e o teclado são Português/BR.)

Siga todos os passos com atenção!

Tenha ciência e responsabilidade de que esse procedimento pode bricar (matar) o celular e também pode anular a garantia, faça por sua conta e risco. Não me responsabilizo por erros.

Novidades que percebi no novo sistema: Mais rapidez, rolagem e transições muito mais fluidas, bateria com melhor autonomia, interface muito mais personalizável e com novidades (opções de efeitos, nova barra de notificações, nova tela de bloqueio, etc), novas funções e configurações (modo de economia de energia, QuickMemo, etc), foco contínuo na filmagem, captura de fotos muito mais rápida, etc. (veja screenshots e benchmarks no fim do tutorial)

É rom oficial, portanto, não necessita de root, mas o processo de flash é um pouco mais trabalhoso do que com custom roms.

Antes de começar:

- Desinstale qualquer driver ou programa LG mobile do computador (LG PC Suite, etc.) e reinicie o computador.

- Instale o driver mais recente para o Prada 3.0 - link

- Faça um backup de todos os dados do celular - arquivos, contatos, etc.
Normalmente os dados não são perdidos nesse upgrade, mas é melhor prevenir. Além de que no fim é recomendável um hard reset.

- Desative o antivírus do seu computador.

- O celular deve estar com ao menos 50% de bateria.

AVISO: Rode todos os programas como administrador (clique com o botão direito em cima - executar como administrador)

Passo 1

1.1 - Faça o download do arquivo abaixo, que é a rom Europeia do ICS (versão V20D);

:download

1.2 - Faça o download do LG Flash Package (todo o conteúdo necessário para o upgrade);

:download

Passo 2

2.1 - Descompacte o LG Flash Package;

2.2 - Vá na pasta "Software", instale o arquvo "B2CAppSetup.exe". Após instalar, feche todas as janelas que se abriram;

2.3 - Na pasta "Server", rode o arquivo "shttp3.exe" :

- Quando rodar esse arquivo, pode ser que apareça uma caixa de erro, somente dê ok. Depois abrirá uma caixa;

- Marque a opção "I agree with this license, and I accept all items" ;

- Marque a opção "Update entry in main menu" ;

- Marque a opção "Add to startup" ;

- Terá um local para login embaixo, com o usuário "admin". Coloque a senha "admin" também;

- Clique em "Install" ;

- Entre no menu iniciar e rode o shttp3 (que agora se chama Small HTTP Server). Abrirá uma caixa cinza com alguns escritos;

- Clique no botão de minimizar dessa caixa. Ela "sumirá". O ícone do programa ficará na barra de tarefas, na área de notificações, ao lado do relógio;

- Clique no ícone com o botão direito, e em seguida em "Settings". Abrirá uma caixa cinza com as configurações;

- Clique na aba "HTTP" ;

- No item "TCP/IP port for HTTP server. Usually it's 80. (Restart Need)", mude o número para 9002 ;

- Clique em "Ok" no canto superior direito. A caixa fechará.

Passo 3

3.1 - Vá na pasta C:\shttps. Deixe-a aberta;

3.2 - Em outra janela, abra a pasta do LG Flash Package. Lá, vá na pasta WWW - copie todo o conteúdo dessa pasta;

3.3 - Volte na pasta shttps, entre na pasta www, cole o conteúdo.

Passo 4

4.1 - Vá na pasta C:\Windows\system32\drivers\etc ;

4.2 - Copie o arquivo "hosts" que se encontra nessa pasta;

4.3 - Em outra janela, vá na pasta do LG Flash Package, entre na pasta ORIG e cole o arquivo;

4.4 - Delete o arquivo "hosts" da pasta do Windows (C:\Windows\system32\drivers\etc);

4.5 - Volte na pasta do LG Flash Package, entre na pasta MOD e copie o arquivo que também é nomeado de "hosts" ;

4.6 - Cole-o na pasta do Windows (C:\Windows\system32\drivers\etc).

Passo 5

5.1 - No Package, entre na pasta FLASHING. Rode o arquivo "Windows Enabler.exe" ;

5.2 - Um ícone aparecerá na barra de tarefas, clique nele, aparecerá o escrito ON em cima;

5.3 - Novamente na pasta FLASHING, instale o arquivo "msxml.msi".

Passo 6

6.1 - Abra o gerenciador de dispositivos:

- Windows XP - Clique com o botão direito em "Meu computador", clique em "Hardware" e selecione o gerenciador de dispositivos;

- Windows Vista/7 - Pesquise no menu iniciar por Gerenciador de Dispositivos. Ou, entre no Painel de Controle, clique em "Hardware e sons", e depois entre no gerenciador de dispositivos;

6.2 - Desconecte o celular do PC (se estiver conectado) e retire a bateria, chip e cartão de memória.

Passo 7

7.1 - No gerenciador de dispositivos, abra a aba de portas COM;

7.2 - No celular, segure o botão de volume (+) e o botão de energia junto apertados;

7.3 - Conecte no computador pelo cabo USB (não solte os botões ainda);

7.4 - Coloque a bateria, e espere que a tela de atualização de software apareça (tela preta com 2 setas e com os escritos"S/W Upgrade" "Please wait while upgrading..."). Quando aparecer, solte os botões;

7.5 - Espere instalar os drivers;

7.6 - Cheque no gerenciador de dispositivos se apareceu uma porta COM nova.

- Se não apareceu, refaça desde o passo 6.

Passo 8

8.1 - Descompacte o primeiro arquivo que você baixou (a rom V20D). Terá um arquivo no formato .kdz dentro com o nome V20D_00 (que é a rom em si). Reserve-o. Será usado nos passos seguintes.

8.2 - Na pasta FLASHING do Package, rode o arquivo "UpTestEX_mod2_marwin.exe". Abrirá uma janela desse programa;

8.3 - Mude na opção "Product Type" para "3GQCT". Essa opção fica abaixo ou ao lado do logo da LG, é uma caixinha com a opção CDMA selencionada, somente clique na caixinha e mude para a opção citada anteriormente (3GQCT);

8.4 - Na opção "PhoneMode" (que está do lado direito), mude para EMERGENCY ;

8.5 - Abaixo terá uma caixa com o escrito "Select kdz file". Clique na pastinha do lado dessa caixa e procure e adicione o arquivo .kdz que você descompactou no passo 8.1 (V20D_00.kdz);

8.6 - Na parte de baixo, clique em "Normal web upgrade test". Abrirá uma caixa;

8.7 - Nessa caixa clique em "Upgrade Start", nisso abrirá uma outra caixa;

8.8 - Nessa outra caixa clique em "Clear Phone Software update Registry" ;

8.9 - Em "Country" selecione "Different Country" ;

8.10 - Em "Language" selecione "Portuguese (Brazil)" ;

8.11 - Clique em OK.

Nesse momento começará o update do sistema.

Não desconecte o celular de maneira alguma.

Aguarde até o programa completar todos os passos. Ao chegar ao fim, ou próximo do fim, o celular reiniciará automaticamente. Quando terminar tudo, aperte "exit" e já pode desconectar o celular do computador.

A inicialização dura de 2 a 5 minutos. Depois que ligar, já estará com o novo Android instalado.

Seus dados provavelmente ainda estarão lá, mas é recomendado dar um hard reset:

- Remova o chip e o Micro SD. Entre em Ajustes - Cópia de segurança e restauração e selecione a opção Restaurar configurações (é recomendando marcar para apagar a memória interna). Confirme a restauração. O telefone reiniciará 2 vezes. Depois que ligar, aparecerá a tela de configuração do Android, configure, passe seus dados de volta para o celular, e ele estará pronto para usar com o Android 4.0 ICS oficial.

Qualquer problema com o processo ou se tiver dúvidas, fique à vontade para comentar e perguntar.
E se tiver algum problema com os arquivos, avise, por favor.

:sonic

Arquivo(s) anexado(s)

Editado por gzaiat, 03 Fev 2017 - 17:58.
Manutenção

Galaxy A5 2016 stock Lollipop 5.1.1  ●  Galaxy Note 8.0 Marshmallow 6.0.1 CM 13 (rooted)
Lumia 1020 64GB Windows 10   LG Prada 3.0 JB 4.3.1 CM 10 (rooted)  ●  SE Xperia Mini Pro stock ICS 4.0.4

LG Optimus Pro ICS 4.0.4 CM 9 (rooted)  ●  HTC Kaiser WM 6.5  ●  HTC Apache stock WM 5.0  HTC P3401 stock WM 5.0

Siemens MC60  ●  Siemens SL55 + QuickPic IQP-500 ●  Midi MD-460  ●  XinTai (Vaic) T800  ●  Palm Zire 72s stock OS 5.2.8

gzaiat

Membro Platinum PluS

• Supervisor Geral
  • 3.959 posts

Postado 07 Fev 2013 - 17:18

Alguns screenshots:

Repare a diferença no benchmark nas últimas fotos, comparando o 2.3 com o 4.0.

Editado por gzaiat, 27 Abr 2015 - 02:38.
Manutenção dos anexos

Galaxy A5 2016 stock Lollipop 5.1.1  ●  Galaxy Note 8.0 Marshmallow 6.0.1 CM 13 (rooted)
Lumia 1020 64GB Windows 10   LG Prada 3.0 JB 4.3.1 CM 10 (rooted)  ●  SE Xperia Mini Pro stock ICS 4.0.4

LG Optimus Pro ICS 4.0.4 CM 9 (rooted)  ●  HTC Kaiser WM 6.5  ●  HTC Apache stock WM 5.0  HTC P3401 stock WM 5.0

Siemens MC60  ●  Siemens SL55 + QuickPic IQP-500 ●  Midi MD-460  ●  XinTai (Vaic) T800  ●  Palm Zire 72s stock OS 5.2.8

FANS-87™

Administrador

• Administrador
  • 22.344 posts

Postado 07 Fev 2013 - 19:31

Tutorial muito bem feito!
Parabéns, mano!

post-5800-0-82412700-1391461976.gif
"...May the force be with you"

post-5800-0-30701200-1393803426.jpg

Não respondo dúvidas por MP.

gzaiat

Membro Platinum PluS

• Supervisor Geral
  • 3.959 posts

Postado 07 Fev 2013 - 19:42

Obrigado Fans!

Amilton junior

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 10 posts

Postado 07 Fev 2013 - 22:16

Muito bom

resilva.tel

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 11 Fev 2013 - 17:46

Não estou conseguindo concluir o processo:
. problema 1: No passo 2, ao mudar o número da porta para 9002 e clicar em OK aparece a mensagem "Unable to open configuration" e volta para a porta 80;
. problema 2: Passo 8 OK até 8.5 // Depois somente aparece uma caixa chamada "Read Phone Information", sem opção dos passos seguintes e tbem sem nenhuma informação.

Pode me ajudar, por gentileza?

Abs,
resilva.tel@gmail.com

Arquivo(s) anexado(s)

gzaiat

Membro Platinum PluS

• Supervisor Geral
  • 3.959 posts

Postado 11 Fev 2013 - 18:20

Esse primeiro problema eu tive também. Desinstalei o shttp3 e instalei de novo, deu certo. Só que reinicie o computador após desinstalar.
O problema 2 pode ter vários motivos. Pode ser o problema de não ter selecionado a porta 9002 (mais provável) e também pode ser alguma configuração errada feita no passo 8.
Tente de novo, qualquer outro problema é só falar.

K Valentine

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Postado 12 Fev 2013 - 17:07

Ótimo tutorial. Eu to afim de comprar um lg prada 3.0 Não conheço ninguem que tenha este aparelho, tem como vc me dar uma ajuda me falando um pouco sobre o smatphone?. Tipo, ele roda bem jogos pesados, a foto e filmagem são boas? Ah e uma coisa que eu quero muito saber e que pode ser decisivo para eu comprar o aparelho ou não, tem como mudar a interface dele? tipo esses icones preto e branco td muito sem vida, tem como colocar temas com a "cara" do android, tipo um pouco mais colorido, que venham com icones mais divertidos, ou todos ele seguem esse padrão modificado pela LG? Tipo, usar esses icones uns dias até vai, mas depois de um tempo eu acho que enjoa. Não curti muito esses icones, mas se tiver como mudar ai tá beleza!! Sei que talvez não seja aqui o lugar dessas perguntas mas, se vc poder me ajudar, fico grata!! Abraços!!

gzaiat

Membro Platinum PluS

• Supervisor Geral
  • 3.959 posts

Postado 12 Fev 2013 - 20:47

Bom, não é bem o lugar de perguntas assim, mas sem problemas.
Eu gostei muito do Prada, muito mesmo. O hardware é excelente, muito rápido, tem uma tela maravilhosa, câmera ótima (que sempre sai acima da média em testes), além de ter um design lindo e uma construção de altíssima qualidade. Jogos pesados ele roda tranquilamente. O meu tem pelo menos uns 8 jogos bem pesados, e ele roda tudo com tranquilidade, muita rapidez, sem problema algum.
Quanto à interface, eu gosto da original, e muito. Ela sendo mais monocromática não deixa ele feio, deixa ele diferenciado, é uma interface minimalista e que combina totalmente com o estilo do celular. Só os aplicativos de sistema tem o contorno branco, os baixados ficam normais. Mas tem como mudar tranquilamente o tema, tem centenas disponíveis para baixar no Play Store. Inclusive interfaces com a cara do Android puro (ADW Launcher, por exemplo).
Agora que coloquei Android 4.0, ficou muito melhor que antes. Inclusive está com o desempenho bem superior. Existem programas que se chamam "benchmarks", que são usados para medir o desempenho dos celulares, fazem uma média de desempenho do processador, memória ram, desempenho em gráficos, etc. Um dos mais famosos é um chamado Quadrant. O Prada, com o Android 2.3, fazia a média de 2500-2800 pontos nesse programa, uma pontuação normal para um aparelho de processador 1ghz dual core. Depois que atualizei, ele está fazendo mais de 3200 pontos, acima da média de smartphones do nível dele, é pontuação de celulares como o Galaxy SII ou superiores.
Eu recomendo esse celular, é demais, e vou ficar com ele um bom tempo ainda. Ainda mais agora que o preço dele baixou. Quando comprei, ele estava custando mais de R$2000 em muito lugares, hoje tem por menos de R$1000, vale muito a pena.
Dê uma olhada aqui, é um review completo que fiz do Prada - Review - Prada phone by LG 3.0 - Questão de estilo

K Valentine

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Postado 12 Fev 2013 - 21:58

Muito obrigado pela ajuda!!! Eu estou em duvida entre o prada e o samsung s2 lite. Mas, acho que vou ficar com o prada mesmo. Encontrei ele por R$ 899,10. Nessa faixa de preço, acho que ele é um dos melhores!! Ainda mais agora que descobri através do seu tutorial, que tem como atualizar o SO dele. Quero ele para jogos, fotos, videos,musicas, aplicativos, etc... Acho que a configuração dele é suficiente. Obrigado mais uma vez. Desculpa por colocar a pergunta em lugar indevido é que realmente precisava de ajuda...rsrs!! Vou dar uma olhada no deu review!!!Abraços!!!!

gzaiat

Membro Platinum PluS

• Supervisor Geral
  • 3.959 posts

Postado 12 Fev 2013 - 22:02

De nada ;) Eu prefiro ele ao SII Lite, é melhor... tem mais memória ram, tela maior, câmera melhor, NFC e acabamento superior, além de ser um celular exclusivo.
Qualquer dúvida a mais de escolha de celular, poste na área específica do fórum - Qual Celular Comprar ? | Fórum PluS GSM Eu estou sempre por lá também.

K Valentine

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Postado 12 Fev 2013 - 23:16

;)
Ok...Obrigada novamente!! Abraços!!

igobdk

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 13 posts

Postado 14 Fev 2013 - 08:47

mandei uma mensagem para vc gzaiat... estou com o mesmo problema do resilva.net não funciona... alguém tem uma luz?

gzaiat

Membro Platinum PluS

• Supervisor Geral
  • 3.959 posts

Postado 14 Fev 2013 - 13:35

Descoberto o problema da caixinha "Read phone information" que o resilva.tel e o igobdk tiveram... foi um erro meu, esqueci daquele passo e esqueci de colocar no tutorial. Agora foi corrigido e está tudo certo. Desculpa pessoal!

Tejota

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 15 Fev 2013 - 04:21

Err. nada feito pra mim lah no phone update ele diz que o celular nao tah conectado e pede pra ficar tirando e colocando o cabo e daih nao vai pra frente. alguma ideia? obrigado. Ah eu uso Winvista.

gzaiat

Membro Platinum PluS

• Supervisor Geral
  • 3.959 posts

Postado 15 Fev 2013 - 04:50

Pode ser que você não tenha desinstalado os drivers do celular ou o LG PC Suite, e os drivers se conflitam nessa hora.
Também pode ser que você não tenha feito a instalação de drivers e/ou conexão corretamente. Reveja com atenção os passos de 2 a 7.

igobdk

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 13 posts

Postado 15 Fev 2013 - 06:52

Consegui atualizar no windows 8, fiz todos os passos e funcionou, se não der de primeira delete tudo e comece de novo, fiz isso e na 3ª tentativa foi, hehe... importante executar tudo como administrador.
O celular já era ótimo agora está melhor ainda!

Vlucas

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 9 posts

Postado 19 Fev 2013 - 10:28

Opa, tudo bom Gzaiat? primeiramente ótimo tuto, parabéns! Agora, não estou encontrando o arquivo do segundo link (LG Flash Package), está me direcionando para outro arquivo, seria possível confirmar isto?

Um abraço!

gzaiat

Membro Platinum PluS

• Supervisor Geral
  • 3.959 posts

Postado 19 Fev 2013 - 17:27

Obrigado!
Realmente deu problema no link, reupei o arquivo, agora está normal.

AdrianeFelicio

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 14 posts

Postado 19 Fev 2013 - 20:28

Eu nao consigo baixar o primeiro link.. o q eu faço????