Ir para conteúdo

Foto

Resetando o Contador Binário

• Por favor, faça o login para responder
5 respostas neste tópico

fabricionline

Membro Prime

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5.075 posts

Postado 12 Fev 2013 - 21:44

O contador binário é uma forma das autorizadas reconhecerem quando um aparelho foi modificado; seja ele com ROMs, Root ou qualquer outra modificação do software original! Com isso, cada vez que se faz um procedimento desses o aparelho adiciona mais 1 ao contador de modificações! Com esse procedimento reseta este contador, esteja você utilizando uma ROM Gingerbread ou Jelly Bean original ou customizada! Basta seguir totalmente à risca!

Este é um processo simples mas que se feito de forma errada pode matar seu aparelho!
Faça por sua conta e risco!

O Fórum PlusGSM e eu não nos responsabilizamos por processos feitos errados e perdas que possam ocorrer!

É necessário que o aparelho esteja rooteado!

1º: Baixe um aplicativo que rode um terminal no Android (Exemplo: Android Terminal Emulator)
2º: Após a instalação, abra o terminal! (Se o aplicativo já pedir para liberar o acesso root, libere)
3º: Digite no terminal da seguinte forma EXATA COM ESPAÇOS, MINÚSCULAS E BARRAS:

$ su
# dd if=/dev/zero of=/dev/block/mmcblk0 bs=1 count=1 seek=3145732
# reboot

Lembrando que a cada linha deve se apertar Enter no teclado virtual!
Após o aparelho reiniciar, veja que o contador foi zerado!

Qualquer dúvida é só postar

Imagem Postada

PSP/PS VITA/PS2/PS3/PS4/Wii

Nexus 4/Galaxy S4

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 12 Fev 2013 - 22:43

Sem dúvida uma grande descoberta, a dúvida que fiquei era sobre ao zerar um byte na posição 3145732 da partição /dev/block/mmcblk0 , se isso é dependente da versão de ROM.

Isso porque se trocarem a ROM , há a chance de modificarem a posição correta onde está o contador binário , e supondo que esteja com essa partição com conteúdo diferente, zerar um byte na posição errada ( por ser outra versão de ROM ) dar consequências diversas, como travamento, reboot, etc.
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

fabricionline

Membro Prime

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5.075 posts

Postado 13 Fev 2013 - 14:12

No XDA diz que não há problemas com nenhuma ROM lançada até hj seja ela Gingerbread ou Jelly Bean, original ou Custom!
Essa dica funciona tanto pro i9070 quanto pro i9070p

Imagem Postada

Nexus 4/Galaxy S4

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 13 Fev 2013 - 14:44

Agradeço por verificar isso no outro fórum, uma sugestão para quem for fazer, e até mesmo quem queira testar antes de fazer, é salvar o valor que está lá, por dois motivos, primeiro para saber se é de fato o contador binário, verificando antes se o valor corresponde à contagem , com comandos como:

$ su
    # dd if=/dev/block/mmcblk0 of=/sdcard/byte.txt  bs=1 count=1 seek=3145732
    # reboot

Vai salvar o byte que está na posição no arquivo byte.txt na raíz do cartão microSD .

O segundo motivo é ter um "backup" desse byte, caso não seja o contador binário, pode-se restaurar o byte de volta.

$ su
    # dd if=/sdcard/byte.txt of=/dev/block/mmcblk0 bs=1 count=1 seek=3145732
    # reboot

Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

fabricionline

Membro Prime

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5.075 posts

Postado 13 Fev 2013 - 15:06

Já usei e realmente resetou! Inclusive estou usando a Jelly Bean não oficial (virou o S Advance)!

Imagem Postada

Nexus 4/Galaxy S4

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 13 Fev 2013 - 17:00

Sei que funciona, e sei que funciona também em outros modelos, como alguns Galaxy Ace GT-i5830 ou Galaxy Ace 2 GT-i8160 ;

A questão é ter alguma forma de verificar que o contador não tenha sido modificado no futuro.

E principalmente fazer um backup antes, até como forma de se precaver de ter usado a posição errada.

Vou dar um exemplo prático de como isso poderia ter ajudado a evitar um brick:

Unhappy bricked
My ROM is, flash XXLPY using odin then flash to XXLPZ using KIES.
follow this post step and got brick, didnt find how to recover my phone, decide to post here.
1. when flashing any JB ROM i got phone setup wizard force close
2. when going to recovery E:failed to mount /efs
3. I didnt make any backup,

I cant flash GB and use it, but when go to recoveru still got failed to mount error, and i pretty down because i like using JB ROM cause i have no problem with it

http://forum.xda-dev...9&postcount=132

Se esse gringo tivesse verificado antes o byte que estava na posição, poderia perceber que o endereço estava digitado errado , mesmo se tivesse errado o endereço , tendo o backup e o histórico do comando poderia saber o endereço errado que usou e o byte que foi sobrescrito , para ser restaurado o byte certo no local certo .

A forma como o gringo errou sem perceber e sem nenhuma verificação ou backup não deixou alternativas, perdeu o flash, teve de reflashear e começar de novo do zero .

Verificar antes é uma forma do próprio usuário mais leigo perceber antes se o procedimento vai ou não funcionar.

Se o byte.txt no cartão microSD tiver um valor muito diferente, então é bom prestar atenção redobrada que há um indício maior que vai melar.