Ir para conteúdo

Foto

Restauração do brick causado pelo downgrade via RSD Lite da ROM JB original para ROM Motorola ICS

• Por favor, faça o login para responder
113 respostas neste tópico

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 11 Mar 2013 - 00:58

Esse tutorial é para quem tinha o bootloader desbloqueado com ROM JB original tentou usar o RSD Lite para fazer downgrade para ROM ICS original sem remover o Motoboot e o GPT.bin , causando o brick do aparelho .

No brick o LED verde pisca mas desliga em até 20 segundos e não entra em modo fastboot.

Se o seu aparelho liga normalmente , ou pelo menos entra no modo fastboot , esse tópico não se aplica a seu caso.

( Créditos: membro U1138 do XDA )

Restauração do downgrade da ROM JB original para ROM ICS original Motorola

O downgrade de Jelly Bean para o ICS através do RSD Lite faz bricar legal com tela preta e luz piscante verde. Aqui é meu método de restauração. Ele só foi testado em aparelho com bootloader desbloqueado

Eu não garanto nada! Utilize este método POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO!

1. Conecte seu tijolo ( aparelho ) no PC , pressionando o botão da câmera.
2. Executar xFSTK-SoC-Driver-Setup 1.0.3.exe e siga as instruções.
3. Executar unbrick.bat.

Nota do tradudor: Quem tiver conta no XDA-Developers e puder também dar o Thanks ao U1138 eu agradeço . O tópico é esse:

Unbricking JB to ICS downgraded hardbricks

Arquivo(s) anexado(s)

Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

anderson.mlp

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Postado 11 Mar 2013 - 09:46

Vem cá, então com isso eu consigo "reviver" meu telefone? Diz que é mentira, por favor kkkkkkkkkkkkkkk. Eu brikei meu telefone justamente fazendo downgrade ontem! Aaah e primeiramente eu queria agradecer a você pq vários de seus comentários me ajudaram bastante.

Comprei meu telefone dia 01/03 e desde então venho acompanhando o forum, só agora fiz minha primeira postagem!

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 11 Mar 2013 - 10:00

Consegue, o software que o U1138 disponibilizou não é da Motorola, é da Intel para regravar o SoC ( System on Chip ) da CPU Atom com bootloader mínimo .

XFSTK Downloader Solo 1.1.0a 
Copyright (c) 2011 Intel Corporation

Command Line Options:
  -h [ --help ]               Print usage message
  --fwdnx arg (=BLANK.bin)    File path for the FW DNX module
  --fwimage arg (=BLANK.bin)  File path for the FW Image module
  --osdnx arg (=BLANK.bin)    File path for the OS DNX module
  --osimage arg (=BLANK.bin)  File path for the OS image
  --miscdnx arg               File path for miscellaneous DNX module
  --gpflags arg (=0x80000000) Optional argument. 32 Bit Hex Value of the 
                              GPFlags.
  --transfer arg (=USB)       Optional argument. Determines how the image will 
                              be transferred.
  --idrq arg (=0)             Optional argument. Indicates whether IDRQ is 
                              used. 1 means idrq is used, 0 means idrq is not 
                              used.
  -v [ --verbose ]            Optional argument. Display debug information. 1 
                              means show debug information, 0 means hide debug 
                              information.

Ainda estou estudando o método do U1138, mas já tem o Quaake que relatou que funcionou com o brick dele .
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

marcelo_01

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 50 posts

Postado 11 Mar 2013 - 10:19

Mas Seiken como isso funciona (desculpa minha ignorância... Rs)

Deixei meu telefone ontem na minha namorada pra que ela o levasse na autorizada pra mim, mas já avisei pra ela não ir. Quando ela chegar da escola ela vai fazer esse procedimento pra mim e já posto o resultado.

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 11 Mar 2013 - 10:51

Considere que o Atom Z2460/Z2480 , que chamamos de "CPU" , na verdade é um "Módulo" chamado SoC ( System on Chip ), nesse SoC está embutido a CPU , GPU , cache L1 e L2 , controlador de barramento de RAM ( semelhante a nortbridge de PCs ) , contrololador HDMI e controlador USB .

Fica fácil perceber que esse módulo SoC tem semelhanças com uma placa mãe com CPU e GPU soldadas .

O que o tutorial está fazendo é regravando a firmware e imagem desse módulo SoC , semelhante a gravar a Bios da placa mãe , em PCs.

Se tiver corrompido seu aparelho , fazendo downgrade da ROM oficial JB para ROM oficial ICS sem ter apagado o Motoboot e o GPT.bin , basta seguir o tutorial do post #1 , ao rodar o arquivo .bat ele vai dar o comando que deve ser usado para gravar a firmware e imagem dele , que estão no diretório unbrick .

Se não tiver corrompido seu aparelho pelo downgrade, ou nem tiver com dúvidas de como aplicar essa restauração, e quiser aprender a teoria, use o tópico de Dúvidas gerais .

Vamos usar esse tópico só com a prática da restauração em sí , e não com informação sobre o funcionamento em baixo nível , que não seja necessária para resolver o problema .

O procedimento em sí já sei que funciona :

Nao achedito arrumei meu cel http://forum.xda-dev...d.php?t=2184877
Ai ta como arruma *-* Caramba ainda bem meu Deus *----------------*

O bom que volto para o ICS Tou colokando a Jb :)

Então boa sorte para ambos, você e sua namo.

anderson.mlp

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Postado 11 Mar 2013 - 11:22

Obrigado, cara! última coisa, o procedimento (após instalar os drivers) é semelhante ao de dar flash na rom? Só clico no .bat e ele já faz o procedimento sozinho? É só pra eu explicar pra namorada, pelo que vi é bem fácil e simples de se fazer.

:edit

Gente perdão pelo post duplicado, mas minha namorada conseguiu executar esse processo e o telefone ligou \o/ agora ela me diz que não sai do M vermelho, estou tentando ensina-la a flashear uma rom. Voltarei com mais detalhes, mas a parada funciona!

É, o telefone realmente não sai do M, não inicia e nem desliga. Existe alguma maneira de forçar o desligamento? Agora não consigo desligar o telefone e o programinha aí não o reconhece desta maneira, o que posso fazer? Não sei se está com o fastboot instalado pra que eu possa flashear uma rom.

Gente, perdoem de coração pelos posts seguidos, mas não sei editar um comentário ainda. Finalmente minha namorada conseguiu fazer o meu telefone dar boot. Eu pedi para ela entrar no modo fastboot ainda com o telefone parado naquele M infeliz e o telefone entrou no fastboot de boa, daí pedi pra ela dar wipe all e reiniciar o telefone e agora ele está TOTALMENTE RESTAURADO \o/... Fica então a dica:

Se vc após fazer esse processo do tópico, ficar travado no M da Motorola, force o telefone a entrar no modo fastboot que ele vai entrar de boa e depois dê um Wipe / Factory Reset!!!!

Enfim, o complicado agora é aturar a namorada semi leiga zoando o namorado game designer kkkkkkkkkkkkkkk. Mas pra vcs terem uma noção, um semi leigo conseguiu salvar um XT 890 brickado então não tem mistério!!!

marcelo_01

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 50 posts

Postado 11 Mar 2013 - 16:24

Mas o seu bootloader é bloqueado ou desbloqueado? Descreva mais como vc conseguiu, qual rom usou para voltar ao ICS, enfim... Ajuda aí! Rs... Afinal, essa pode ser a primeira maneira de fazer o downgrade sem ter q desbloquear o bootloader...

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 11 Mar 2013 - 16:38

Obrigado, cara! última coisa, o procedimento (após instalar os drivers) é semelhante ao de dar flash na rom? Só clico no .bat e ele já faz o procedimento sozinho? É só pra eu explicar pra namorada, pelo que vi é bem fácil e simples de se fazer.

Gente perdão pelo post duplicado, mas minha namorada conseguiu executar esse processo e o telefone ligou \o/ agora ela me diz que não sai do M vermelho, estou tentando ensina-la a flashear uma rom. Voltarei com mais detalhes, mas a parada funciona!

Não entendeu, não vai restaurar a ponto já sair usando, só vai fazer o debrick, nem é garantido que somente Wipe Data / Factory Reset resolva depois do debrick , só é garantido que vai restaurar a ponto de poder flashear novamente via RSD Lite a ROM que estava antes, Jelly Bean . Não testei depois do procedimento tentar flashear novamente a ROM ICS para ver se funciona .

Mas o seu bootloader é bloqueado ou desbloqueado? Descreva mais como vc conseguiu, qual rom usou para voltar ao ICS, enfim... Ajuda aí! Rs...

O dele é com bootloader desbloqueado , ele não flasheou a ROM e restaurou usando o Wipe Data / Factory Reset, ou seja, restaurou a ROM que estava flasheada novamente .

Porém Wipe Data / Factory Reset não vai funcionar para todos com o problema , depende de qual parte o flasheio chegou .

Juninhodc

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 12 Mar 2013 - 20:05

Cara tentei mais quando abro o .bat ele nao reconhece o celular

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 12 Mar 2013 - 20:32

Instalou o driver xFSTK-SoC-Driver-Setup 1.0.3.exe primeiro ? Durante a instalação o driver pede para conectar o dispositivo, se não conectar o driver não instala. Leia as instruções dele, se não souber inglês pegue um dicionário ou pesquisa na internet.

Abre o gerenciador de dispositos e faz com ele aberto, o PC tem de reconhecer que conectou algo na USB, reconstruindo a lista de periféricos .

Veja se o cabo tem mal contato, teste o mesmo cabo com outro dispositivo USB e mexa levemente no cabo para ver se ele não tem mal contato . Se tiver o PC vai beepar desconectando e reconectando a USB .

Use USB da traseira do seu PC , soldadas na placa mãe ; são mais confiáveis e tem maior corrente elétrica comparado com as presas no gabinete.

Faz com conta de administrador , se o seu antivirus for do tipo paranóico que pára tudo para saber a opinião do que ele não sabe o que fazer, desabilite-o .

Pressiona o botão até o fundo e conecta o cabo , fica segurando o botão até ouvir o beep do Windows de novo dispositivo USB .

Você que está de frente para a cena aí, tente descrever mais detalhes que puder, porque não sou adivinho .

Se não reconhecer então não tem como resolver e mande flashear em uma assistência técnica, se disserem que não tem equipamento ( box de desbloqueio/flasheio ) passe o link desse tópico que o técnico lendo o que está aqui consegue resolver .

anderson.mlp

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Postado 13 Mar 2013 - 10:19

É isso mesmo aí que vc disse, Seiken! Como eu disse, é bem fácil e qualquer semi-leigo consegue fazer. Se o .bat não reconhece o telefone dele é pq ele não está segurando o botão da câmera provavelmente ou não instalou os drivers. Vale lembrar que primeiro tem que conectar o telefone no pc e DEPOIS instalar os drivers. Foi assim que pedi (por telefone) pra minha namorada fazer.

Anderson Leonardo

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 24 posts

Postado 13 Mar 2013 - 21:18

esse tutorial serve so pra voltar do JB pro ICS tenho bootloader desbkoqueado e root...se nao me ajuda a ter o ICS de volta pfvr...

jeffw

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Postado 14 Mar 2013 - 18:12

:eek: eu mandei meu aparelho para a AT morrendo de medo deles invalidar minha garantia quando isso aconteceu mês passado, mas eles simplesmente trocaram a placa do aparelho. show de bola saber que tem um modo de recuperar o aparelho.

Anderson Leonardo

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 24 posts

Postado 15 Mar 2013 - 12:51

seiken, esses tres passos
1. Conecte seu tijolo ( aparelho ) no PC , pressionando o botão da câmera. ''fiz mais não acontece nada só a luz verde que acende''
2. Executar xFSTK-SoC-Driver-Setup 1.0.3.exe e siga as instruções.'' quando executo ele instala e fecha''
3. Executar unbrick.bat. ''ainda não cheguei nessa parte''
o que faço?

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 15 Mar 2013 - 13:05

esse tutorial serve so pra voltar do JB pro ICS tenho bootloader desbkoqueado e root...se nao me ajuda a ter o ICS de volta pfvr...

O tutorial serve para fazer o debrick do Downgrade, porém se o seu aparelho não está brickado procure na busca do fórum sobre GPT.bin e Motoboot , é menos arriscado que brickar o aparelho premeditadamente na esperança de conseguir debrickar depois.

:eek: eu mandei meu aparelho para a AT morrendo de medo deles invalidar minha garantia quando isso aconteceu mês passado, mas eles simplesmente trocaram a placa do aparelho. show de bola saber que tem um modo de recuperar o aparelho.

Em teoria se pediu o código para desbloquear o bootloader a Motorola já sabe que aceitou perder a garantia, quer tenha o aparelho brickado ou não, então ela sabendo ou não devem tentar também , quem sabe não acaba passado ? Se não passar , não vai perder uma garantia que já havia renunciado mesmo .

É bem provável que a Motorola esteja deixando passar para não comprometer a imagem com reclamações sobre o bootloader bloqueado.

seiken, esses tres passos
1. Conecte seu tijolo ( aparelho ) no PC , pressionando o botão da câmera. ''fiz mais não acontece nada só a luz verde que acende''
2. Executar xFSTK-SoC-Driver-Setup 1.0.3.exe e siga as instruções.'' quando executo ele instala e fecha''
3. Executar unbrick.bat. ''ainda não cheguei nessa parte''
o que faço?

Com o aparelho desligado pressione a câmera e mantendo pressionado conecte no cabo USB . Não se preocupe ele não vai ligar mas vai se identificar corretamente para o Windows, vai ouvir o beep do Windows de novo dispositivo USB .

Ao executar o xFSTK-SoC-Driver-Setup o aparelho tem de estar conectado conforme o passo 1, senão o instalador do driver copia e sai mesmo, com a mensagem que deve conectar o dispositivo com SoC Intel ( o Razr i ).

Isso porque o driver é só para quem tenha dispositivo com CPU Atom Z2460 como a CPU do Razr i.

Se não fizer o 1 não faz o 2 .

Anderson Leonardo

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 24 posts

Postado 15 Mar 2013 - 19:53

Seiken , obrigado cara consegui e com sua ajuda valeu mesmo.

rkakahr

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 6 posts

Postado 16 Mar 2013 - 14:23

Alguém sabe se da pra passar via RSD a rom retail ics quando consegue desbrikar o telefone com bootloader BLOQUEADO , usando esse tutorial ou somente a rom retail jb?

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 16 Mar 2013 - 15:37

Não dá.

Esse tópico não é para dúvidas sobre o downgrade, é somente para quem bricou o aparelho .

Se o seu aparelho não está brickado, não procure formas que arrisquem brická-lo .

Esse tutorial não é um santo-remédio para todos os males, tem quem já perdeu o aparelho tentando fazer o downgrade confiando nele .

Amadheo Nitz

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 17 Mar 2013 - 01:53

MEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEUUUUU CANECO!!!

Me registrei aqui para agradecer imensamente e dizer o quanto este tópico foi útil.

Seiken e U1138.. vcs são Deuses! Hahahah

Estava com o JB em meu aparelho (com bootloader destravado) e fui rootea-lo.
O procedimento estragou tdo (não sei o motivo ainda) e tentei fazer o downgrade, como mencionado por diversos outros usuários.

FALHA NO PROCEDIMENTO.

Após algumas horas pesquisando.. adotei esta solução aqui apresentada e funcionou! Consegui "destijolar" meu aparelho.

Quanto ao procedimento, minha maquina não tinha a libusb0.dll
(realizei o download by google e carreguei ela no diretório system32 do windows)

Mais uma vez, muitíssimo obrigado!!
Ahhh... só para constar - analisando o ocorrido!

Eu tenho em meu computador algumas ferramentas da McAfee, dentre elas o HIPS (Host Intrusion Prevention) a qual bloqueia algumas modificações no sistema operacional (basicamente falando).

Em algum momento, durante a instalação do driver a ferramenta realizou um bloqueio e PLOFT.. empacou todo o processo, brickando meu aparelho.

Além de carregar a bateria do celular e do notebook, fica a dica: Desabilitem ferramentas de segurança como essa!

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 17 Mar 2013 - 02:20

Primeiro o autor é o U1138 do XDA, suspeito que seja a mesma pessoa U1164 do 4pda.ru . Todos créditos são dele.

Sobre a falha, a libusb0.dll faz parte do driver que você instala no passo 2 .

Dê uma olhada nesse diretório :

c:\Program Files\Intel\xFSTK\Medfield\driver\

Talvez seu problema com o libusb0.dll tenha sido por não ter conectado o aparelho durante a instalação do driver, ou sua proteção amtivírus ter sido paranóica com o arquivo, de qualquer forma não é uma falha no procedimento, mas uma falha na sua execução .