Ir para conteúdo



Foto

Saiba como rastrear suas compras da China para não ter imprevistos


  • Por favor, faça o login para responder
Não há respostas para este tópico

#1

Andrea77

    Super Administradora

  • S. Administradores
  • 4.269 posts

Postado 06 Mai 2013 - 11:46

Fazer compras em sites estrangeiros nunca foi tão fácil, mas até que o produto chegue em sua casa, muita coisa acontece. O caminho é longo e sua mercadoria pode ficar presa na fiscalização ou ser extraviada, ainda mais quando vem de um local longe, como a China. O TechTudo preparou algumas dicas para você estar sempre atento com a localização do seu pacote, tanto pelo computador quanto pelo smartphone.


Rastrear encomendas da China é uma tarefa simples (Foto: Reprodução/Packaging World)

Antes de começar, porém, é necessário lembrar que não é possível rastrear a encomenda se você não tiver o código de rastreio. Esse código alfanumérico de 13 dígitos é um padrão internacional que é usado inclusive pelo sistema da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafo. Vale lembrar ainda que a atualização do sistema dos Correios não é em tempo real.

Rastreamento pela web

Apesar do nome sugestivo, o Muambator é um dos sites mais antigos a oferecer um sistema de rastreamento de encomendas, com a possibilidade de notificação por e-mail ou Twitter. Seu funcionamento é bastante simples: o usuário precisa apenas se cadastrar para adquirir um login e senha. Após efetuar o logon no site, já pode cadastrar suas encomendas. São necessários apenas o código de rastreio e uma Tag, que é um nome específico para identificar a encomenda de forma fácil. Após isso, toda vez que a encomenda se movimentar, o usuário ficará sabendo.


Muambator é um site que te avisa onde sua encomenda está (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

O site possui um sistema que checa de tempos em tempos o estado da sua encomenda, verificando se houve alguma alteração. Caso afirmativo, o site envia um e-mail ou tweet para a conta cadastrada. É possível ainda cadastrar mais de um endereço de e-mail, para que todos recebam notificações.

O Muambator não possui versão para dispositivos móveis. Por conta disso, a visualização do site em smartphones pode ser um pouco complicada. Pensando nisso, vários desenvolvedores criaram aplicativos que utilizam o serviço como base para oferecer uma forma de rastreamento pelo celular.

Muamba Tracker (Android)

No Android, o aplicativo Muamba Tracker disponibiliza uma versão mais amigável do Muambator, para ser visualizada nos smartphones. O aplicativo inclui, além de todas as funções do site de cadastro e acompanhamento de encomendas, a opção de receber notificações através da barra de notificações do Android.


Aplicativo para Android permite rastrear encomendas (Foto: Divulgação)

Leve e fácil de usar, o aplicativo é ideal para smartphones, pois a interface é bastante funcional, facilitando o acesso as informações de forma legível e rápida. A opção de ser avisado pela barra de notificações do Android é mais uma forma de ficar sempre antenado no que acontece com as suas encomendas. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente para dispositivos com Android.

Rastreador de Encomendas (Android)

O Rastreador de Encomendas, para Android, é um aplicativo leve e com uma interface bem minimalista, mas muito útil. Nele, você pode cadastrar suas encomendas e verificar em tempo real se está tudo certo. O app também se utiliza do rastreamento pelo site dos Correios, e de maneira prática: você digita o código apenas uma vez e ele fica salvo em uma lista.


Rastreador de Encomendas verifica informações junto ao site dos correios (Foto: Divulgação)

Pacotes (iOS)

Se você possui um dispositivo com iOS, pode utilizar o aplicativo Pacotes, que oferece a mesma funcionalidade do Muamba Tracker, exibindo notificações e permitindo cadastrar vários códigos de rastreio. O aplicativo tem versão apenas para iPhone e iPod Touch, mas funciona também no iPad, sem tela estendida.


O App Pacotes ajuda a usar o Muambator de forma prática no iPhone e iPod Touch

O aplicativo Pacotes possui filtros melhores que os do Muamba Tracker, onde é possível ocultar, por exemplo, encomendas que já foram entregues. O app oferece ainda a visualização das encomendas através de um Mapa, mas não custa lembrar que essa informação nunca é em tempo real.

Entregas (iOS)

Para quem quer somente rastrear suas encomendas em solo nacional com maior precisão, existem também boas opções. Uma das principais é o app “Entregas”, para iOS. Com ele, será possível verificar as informações sobre suas encomendas diretamente através dos sites dos Correios.


Entregas para iPhone e iPod touch (Foto: Divulgação)

O aplicativo tem funcionamento muito parecido com o do Pacotes, com a diferença de checar as informações junto ao site dos Correios, e não pelo Muambator. O Entregas ainda tem recursos para cálculo de frete, tornando-se um aplicativo interessante para quem compra e vende pela Internet.



Fonte: TechTudo

Arquivo(s) anexado(s)


"Antes de me Criticar .... Tente me Superar!!!"