Ir para conteúdo



Foto

Segurança após instalar custom rom


  • Por favor, faça o login para responder
4 respostas neste tópico

#1

maretones

    Iniciante

  • Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 16 Mai 2013 - 21:48

Boa noite,

Talvez eu esteja perguntando no local errado, se é o caso, me desculpem, tenho uma dúvida.

A fim de melhorar a performance do meu Samsung Galaxy ACE e aumentar sua capacidade de armazenamento interno, decidi instalar uma custom rom. Pesquisei e decidi instalar a rom " Ice Cream Sunday ROM". Eu utilizo sempre meu celular para verificar minha conta no banco, as vezes até para pagar alguma conta, a pergunta é: Após eu instalar a rom no meu celular o aplicativo de banco roda certinho ?? É seguro eu continuar a utiliza-lo ?
Vocês que realizam a instalação de custom rom em seus smartphones utilizam o app de banco mesmo estando sem a rom de fábrica ?
Me deem sua opinião ou experiência sobre isso por favor, pensei nisso e fiquei preocupado.

Muito obrigado :) .


#2

seiken

    Membro Platinum PluS

  • Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 16 Mai 2013 - 22:03

A ROM em sí não importa tanto, o que importa é o aparelho estar rooteado .

Se estiver rooteado , e instalar qualquer aplicativo que use root compromete a segurança, principalmente no caso de jogos que são pagos, mas milagrosamente se consegue baixar de graça em sites não oficiais .

Também não ache que ficará seguro usando somente aplicativos do Google Play Store, ou tendo um antivírus no aparelho . O Google Play Store já teve malware entre os APKs e qualquer antivírus só vai começar a reconhecer algo depois que esse algo se tornar famoso, ter infectado milhares de aparelhos .


Muitos na hora de rootear perguntam se rootear é perigoso matar o aparelho , não é no momento que faz o root, mas se não tiver atitude de root, administrador do Android, seu aparelho vai estar na roleta russa , à espera de algum APK com malware invadí-lo , ou ser instalado com sua permissão, por motivos de engenharia social .

Se quer segurança nem rooteie o aparelho, porque se nem você tiver acesso irrestrito ao aparelho, já vai dificultar para um código malicioso obter informação ou aplicar técnicas de hacking chamadas como "man-in-the-middle" .

Se vai envolver dinheiro, não se trata de ser paranóico, e sim de ser precavido .
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

#3

maretones

    Iniciante

  • Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 16 Mai 2013 - 22:26

Eu não sou de baixar muitos aplicativos, uso mais o essencial, facebook, whatsapp, badoo, instagram, app do bradesco. Porém hoje não consigo ter estes meros aplicativos no celular devido a memória interna dele ser uma caca. Eu ja rooteei meu celular uma vez e fiz uma limpeza nos softwares de fábrica.

Meu medo é mais no caso de eu instalar uma custom rom, sei la, de conter nela esses malwares. No caso de rootear eu não tenho medo pq eu não baixo muitos aplicativos, só quero um melhor desempenho e espaço pros meus apps básicos.

:edit

Eu consigo instalar a custom room e retirar o root se eu quiser ? Existe essa possibilidade ?

#4

seiken

    Membro Platinum PluS

  • Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 16 Mai 2013 - 23:05

Existe, ainda que algumas coisas deixem de funcionar .

Por exemplo, sem root não tem como mover aplicativos para o cartão nem vice-versa, se fosse o caso de overclock sem root não teria como ajustar a frequência máxima e mínima, etc .

Essa questão de segurança é tão séria que o Galaxy S IV vem com o Samsung Knox, justamente para separar o que é pessoal do que deve ser protegido como empresarial .

O Android 4.2 vem com SELinux que é uma extensão de segurança da NSA para proteger o Linux debaixo do Android .

Vou dar alguns poucos exemplos , focando só informações de malwares que podem se beneficiar do seu acesso a banco :

http://www.crn.com/n...sms-attacks.htm
http://blogs.mcafee....-banking-trojan
http://www.zdnet.com...edentials/10804
http://www.smh.com.a...0308-2fpfw.html
http://www.sophos.co...id-banking.aspx
http://www.securityw...-italy-thailand
http://www.informati...hones/231001685
http://www.eweek.com...actions-161221/
http://www.f-secure....s/00002235.html

Deve decidir por sí mesmo se considera-se seguro ou não para acessar bancos , para evitar ser a vítima de roleta russa .

Acredito que por termos trocado algumas idéias seja mais cauteloso , afinal com segurança não existe neuróticos ou paranóicos, existem precavidos .
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

#5

maretones

    Iniciante

  • Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 17 Mai 2013 - 00:02

Seiken, muuuuito obrigado pelos esclarecimentos, acho que vou instalar a custom rom, realizar as modificações que eu quero e após isso eu retiro a root. Assim consigo deixar como eu quero e com um "pouco mais de segurança".

Muito obrigado !!!

:)