Ir para conteúdo

Foto

Samsung galaxy pocket plus (s5301 / s5303)

• Por favor, faça o login para responder
3 respostas neste tópico

gzaiat

• Supervisor Geral
  • 3.967 posts

Postado 18 Ago 2013 - 20:15

Este review é totalmente feito por mim com base em testes feitos com um Galaxy Pocket Plus.
As fotos do aparelho não são de minha autoria.

Fiquei uns dias com um Galaxy Pocket Plus (Duos - Branco) de um amigo, e acabei aproveitando para fazer um review dele (claro que com autorização dele para fazer os testes!).

É um smartphone para brigar na categoria de entrada, na faixa dos R$450. Tem configurações simples, mas foi um aparelho que superou minhas expectativas.

Construção e design

O design é idêntico ao Galaxy Pocket (S5300), é um design simples e bonitinho, segue um pouco o padrão da Samsung, o estilo de acabamento e o visual, com um botão home físico, 2 capacitivos dos lados e uma moldura em volta do aparelho. É compacto e fica ótimo na mão. Não é muito fino (12mm), mas se fosse, não teria a mesma boa empunhadura. De botão físico ele tem somente o já citado home, o de energia no lado direito e o de volume no lado esquerdo. Na parte de cima, tem a saída micro USB e a entrada P2 de fones. Atrás, somente a câmera do lado esquerdo e a grade do alto falante ao lado.

O acabamento é bem simples, é todo feito de plástico brilhante (no caso do Branco, o que eu testei), um plástico que dá realmente a impressão de ser algo mais simples, mas por outro lado não é aquele plástico "folha", tem uma construção sólida. Nesse aparelho um acabamento assim é aceitável, o maior problema é o fato da Samsung usar o mesmo padrão de acabamento em aparelhos mais caros.

Hardware

Possui um processador Broadcom BCM21654 Cortex-A9 de 850mhz e 512mb de ram.

Foi o que mais me impressionou nesse aparelho. Normalmente esses Androids de entrada tem desempenho comprometido pelo hardware mais fraco, pensei que o Pocket Plus iria apresentar engasgos mais frequentes, alguns travamentos, mas nada disso aconteceu.

A única coisa que engasga nele é a "maravilhosa" interface TouchWiz, mas já é travada por natureza, então, devemos dar um desconto (é, eu não gosto mesmo dessa interface).

Do mais, rodou tudo muito fluido e com rapidez. Fiz testes de jogos e acabei muito impressionado. Comecei instalando jogos simples como Fruit Ninja e outros, depois já mandei Sonic 4 ep. II e CSR Racing pra ver no que dava. São jogos grandes e com gráficos mais elaborados, e não é que o bichinho rodou tudo perfeitamente e sem engasgar nada? Como eu disse no começo do review, superou minhas expectativas.

Além disso, entra e sai de programas rapidamente, o zoom pinça em fotos é muito fluido, sem aqueles pequenos engasgos comuns em aparelhos mais simples, mesmo em fotos de alta resolução ele flui com os movimentos tranquilamente.

Rodei 2 benchmarks: Quadrant e Antutu.
No Quadrant ele fez a média de 1800 pontos (nos testes 3D fiquei impressionado com os 60-70 fps que ele apresentava). No Antutu fez a média de 5000 pontos.

Sistema operacional e interface

Roda Android 4.0.4 ICS, sem anúncio até o momento para futuras atualizações.

A interface é a TouchWiz Nature, aquela com a cara do Galaxy SIII, com transições de tela que parecem placas de vidro, barulhos de gota, etc. É uma interface bonita, clean e simples de mexer, mas como eu disse antes, odeio essa interface. Por quê? É travada, bugada e irritante. As transições e rolagens são fluidas até certo ponto, depois de um tempo de uso e alguns apps abertos, engasgam (não só nesse aparelho, já vivenciei isso no SIII). Às vezes os reflexos das transições de tela (de "vidro") somem, além de ter outros bugs.

A Samsung quer dar a cara dela para o Android em certas coisas, como avisos de tela e menus, e em certas coisas não fica legal, dá a impressão de ser um celular simples de sistema Java (me lembra Corby, Star, etc). Acho o Android puro um sistema elegante, não gosto quando colocam modificações muito coloridas ou "bonitinhas". Mas isso vai de gosto também, eu prefiro interfaces minimalistas e mais elegantes.

Armazenamento

Memória interna de 4gb com 2gb abertos ao usuário. Aceita expansão via Micro SD de até 32gb.

Tela

Ele tem uma tela TFT de 2.8" e resolução de 240x320. Densidade de 143 pixels por polegada. É uma tela bem simples, está no padrão dos aparelhos do mesmo nível.

O touch screen é excelente, tem ótima sensibilidade e é bem preciso. Não tive muitos problemas de teclar o que eu não queria no teclado, mesmo tendo a tela pequena.

Conexões/Navegação

Wi-fi (b/g/n), Wi-fi direct, roteador, 3G (HSDPA 7.2 mb/s), GPRS classe 12, EDGE classe 12 e Bluetooth 4.0. Nenhum problema com as conexões, todas bem satisfatórias. Tem GPS com A-GPS e Glonass, funciona perfeitamente bem, mas às vezes teve dificuldades em achar satélite.

A navegação na internet é boa, não é muito confortável pelo fato da tela ser pequena e de baixa resolução, além disso não tem suporte a Flash. Mas é uma navegação rápida e bem fluida.

Telefone

Chamadas com boa qualidade, som ótimo para quem ouve e para quem fala. Sem problemas com sinal.

O modelo que testei foi o Duos, com 2 slots para chip. Ele tem um funcionamento interessante. Se você tem um chip específico para internet, ou só usa internet em um deles, você pode selecionar nas configurações somente tal chip para ser usado em conexão de dados. Ambos ficam ativos, então você recebe chamadas de ambos. Muito prático, excelente pra quem precisa mesmo de 2 chips.

Multimídia

MP3 Player

É o clássico player da Samsung, tem uma ótima interface, é bem organizado, tem equalizador e outras ótimas funções.

Som

Tem boa qualidade, representa bons graves, mas é um pouquinho abafado. No player, com as equalizações, dá pra deixar melhor. No fone o som é ótimo, aceita qualquer um sem problemas.

Câmera

A câmera é simples. Tem 2mp e foco fixo. Grava vídeos em QVGA (320x240) a 30fps. As fotos tem qualidade satisfatória - boa definição e com ruído controlado, mas com cores um pouco apagadas e controle de brilho não muito bom. O vídeo tem boa qualidade, a imagem é boa, bem estabilizada e o som tem boa qualidade.

Veja abaixo algumas fotos tiradas por mim com o aparelho (clique para ver em tamanho grande):

Bateria

Tem duração satisfatória, em 1 dia que usei direto ele aguentou muito bem, chegou no fim com bateria a 8%. A duração média é de 2 dias.

Preço médio: R$400 - 450

Abaixo veja as especificações completas e algumas imagens (da internet):

Corpo

Dimensões: 104 x 58 x 12 mm
Peso: 97 g

Display

Tipo: LCD TFT, touch screen capacitivo, 256 mil cores
Tamanho: 2.8"
Resolução: 240 x 320 pixels (143 ppi)
Multitouch: sim

Som

Tipos de alerta: Vibração, Ringtones em MP3
Alto Falante: sim
Saída 3,5 mm: sim

Memória

Cartão: micro SD até 32 gb
Interna: 4 gb de armazenamento, 512 mb RAM

Conexões

GPRS: Classe 12
EDGE: Classe 12
3G : HSDPA 7,2 mbps
Wi-fi: 802.11 b/g/n, Wi-fi direct, Roteador
Bluetooth: v4.0
USB: Micro USB 2.0

Câmera

Primária: 2mp (1600 x 1200 pixels)
Vídeo: QVGA (320 x 240) 30fps
Secundária: não

Características

SO: Android 4.0.4
Chipset: Broadcom BCM21654
CPU: 850mhz Cortex-A9
Sensores: Acelerômetro
Mensagem: SMS, MMS, Email, RSS
Navegador: HTML (sem flash)
Rádio: FM estéreo com RDS
GPS : Sim, com suporte A-GPS e Glonass
Java: Emulador Java MIDP
Cores : Preto, Branco

Bateria

Tipo: Li-Ion 1200 mAh
Stand-by: Até 520h
Em chamada: Até 14h

Funções extra

- MP4/H.263/H.264 player
- MP3/WAV/eAAC+ player
- Pesquisa google por voz, Maps, Gmail,
YouTube, Calendário, Google Talk, Picasa
- Visualizador e editor de documentos
- Editor de imagens e vídeos
- Gravador de voz / Discagem por voz

(Fonte das especificações: GSMArena)

Imagem Postada
Imagem Postada
Imagem Postada

Galaxy A5 2016 stock Nougat 7.0 Galaxy Note 8.0 Lineage OS 14.1 Nougat 7.1.2
Lumia 1020 64 GB W10 ● Lumia 635 W10 ● LG Prada 3.0 JB CM 10 SE Xperia Mini Pro stock ICS LG Optimus Pro GB CM 7 ● LG Optimus L5 stock ICS

Nokia E71 stock S60 HTC Kaiser WM 6.1 HTC Touch Diamond stock WM 6.1 HTC P3401 stock WM 5.0 UTStarcom PPC6700 stock WM 5.0
Siemens MC60 Siemens SL55 Midi MD-460 XinTai (Vaic) T800 HP iPAQ RX5915 stock WM 5.0 Palm Zire 72s stock OS 5.2.8

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 18 Ago 2013 - 22:16

Câmera com 2MP ainda vai, porém tendo foco fixo impede que seja possível usar aplicativos que exigem foco automático, isso inclui ler qualquer código de barras ou códigos QR , usar alguns aplicativos de realidade aumentada ou até mesmo o Google Googles , que tira fotos e faz pesquisas na imagem .

A resolução sendo 240x320 e a CPU sendo Cortex-A9 não faz sentido ter lags, mesmo considerando que ele use o TouchWiz . Não me lembro de nenhum aparelho da Samsung com TouchWiz , resolução 240x320 e que tenha CPU Cortex-A9 apresentando lags, só com CPUs mais antigas, Cortex-A7 para baixo .

As ligações era de se esperar que fossem muito boas, na CPU Broadcomm BCM21654 existe um núcleo mais simples , Cortex-R4 , dedicado para aliviar a CPU exclusivamente em tarefas de comunicações de voz e dados .
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

daviddiniz

Membro Master

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 820 posts

Postado 19 Ago 2013 - 01:41

Mexi em um desse e na boa pelo mesmo preço compra se um motorola D1 com android 4.1 e melhor hardware...

Enviado de meu XT918 usando o Tapatalk 2

David Diniz

gzaiat

• Supervisor Geral
  • 3.967 posts

Postado 19 Ago 2013 - 01:55

Realmente na faixa dos R$450 o D1 é a melhor opção de longe. Mas o Pocket Plus acaba sendo uma boa opção na faixa dos R$400, valor que ele pode ser encontrado em alguns lugares.

Enviado de meu Prada phone by LG 3.0 usando Tapatalk 4

Galaxy A5 2016 stock Nougat 7.0 Galaxy Note 8.0 Lineage OS 14.1 Nougat 7.1.2
Lumia 1020 64 GB W10 ● Lumia 635 W10 ● LG Prada 3.0 JB CM 10 SE Xperia Mini Pro stock ICS LG Optimus Pro GB CM 7 ● LG Optimus L5 stock ICS

Nokia E71 stock S60 HTC Kaiser WM 6.1 HTC Touch Diamond stock WM 6.1 HTC P3401 stock WM 5.0 UTStarcom PPC6700 stock WM 5.0
Siemens MC60 Siemens SL55 Midi MD-460 XinTai (Vaic) T800 HP iPAQ RX5915 stock WM 5.0 Palm Zire 72s stock OS 5.2.8