Ir para conteúdo



Foto

Comparação entre câmeras: lumia 1020, iphone 5s, htc one, galaxy note 3, lg g2 e xperia z1


  • Por favor, faça o login para responder
9 respostas neste tópico

#1

gzaiat

  • Supervisor Geral
  • 3.974 posts

Postado 30 Out 2013 - 00:30

Introdução


Seis smartphones top de linha, três plataformas e um total tímido de centenas de milhões de pixels, se prepare para conhecer os competidores.

Obviamente, esse teste teria que incluir o Nokia Lumia 1020 - assumiu o lugar do 808 PureView como o mais avançado camerafone, herdando todos os benefícios de todos os outros smartphones PureView (808 e Lumia 920). Sensor de 1/15" com estabilização óptica e a impressionante resolução de 41MP, além do flash Xenon, bastante raro atualmente.

A Sony também está com uma forte artilharia sem deixar nada a desejar em termos de praticidade. A japonesa foi longe e colocou o maior sensor que caberia em um smartphone de 8,5mm, e o resultado é bastante impressionante: um sensor de 20.7MP e 1/2.3", que não tem estabilizador óptico, mas também não tem uma protuberância em sua traseira.

Também há os outros candidatos Android, que possuem os bons sensores de 13MP feitos pela Sony. O LG G2 anima as coisas com a estabilização óptica e gravação de vídeo Full HD 1080p a 60fps. O Samsung Galaxy Note 3 passa por isso com sua gravação de vídeo em 4k 2160p, também 1080p a 60fps, mas não tem estabilizador óptico.

O atualizado iPhone 5S tem sua câmera no ringue também – tem um sensor maior e lentes mais cristalinas comparados à geração passada, mas os Androids já passam por cima no papel. Mas não é por isso que estamos aqui – é a performance real que importa e os iPhones costumam oferecer mais do que suas especificações no papel sugerem.

Finalmente, o HTC One, o smartphone mais “velho” que está no teste, mas foi o primeiro Android a incluir estabilização óptica e sua configuração diferente é certamente interessante de ser comparada aqui. Usando menos, mas maiores pixels (chamados Ultra Pixels) são inovadores, e é interessante de ver como isso funciona.

Obviamente serão testadas foto e gravação de vídeo dos seis aparelhos, em boas e más condições de luz. Também serão incluídas algumas funções comuns como HDR e panorama, e ainda comparar o zoom em vídeo do Nokia contra a mesma função no Samsung. Está se formando uma competição intensa.

Primeiro será testada a função de foto e depois avaliada a qualidade de imagem.

Arquivo(s) anexado(s)


Samsung Galaxy Note 8 128GB stock Oreo 8.0
Galaxy Note 8.0 Wi-Fi N Lineage 14.1 ● Galaxy A5 2016 stock N ● Lumia 1020 64GB W10 ● Lumia 635 W10
● Nokia E71 stock S60 ● Prada 3.0 JB CM 10
LG Optimus L5 stock ICS ● Optimus Pro C660 GB CM 7 ● Xperia Mini Pro stock ICS Palm Zire 72s stock OS 5.2.8 HP iPAQ RX5915 stock WM 5.0
HTC Kaiser WM 6.5 ● HTC Touch Diamond stock WM 6.1 ● HTC P3301 stock WM 6.0 ● HTC P3401 stock WM 5.0 ● PPC6700 stock WM 5.0
Siemens MC60 ● Siemens SL55 ● Midi MD-460 ● Xintai (Vaic) T800 ● SW DZ09
Xintai T1100 Nokia 5200 Samsung C506


#2

gzaiat

  • Supervisor Geral
  • 3.974 posts

Postado 30 Out 2013 - 00:30

Fotos: hardware e funções

As funções da câmera se dividem em duas categorias – funções de hardware e software. O hardware obviamente cria a base do resultado (ex: boas fotos em pouca luz graças à lentes mais brilhantes, ou fotos sem tremidos com estabilização óptica), com a construção do software nisso permitindo melhor controle da câmera ou usando o robusto chipset para criar efeitos interessantes.

Vamos ao hardware primeiro, já que é a parte mais importante. O Nokia Lumia 1020 obviamente lidera nesse caso – é a área onde esse smartphone está quilômetros de distância dos competidores.

Para começar, tem um sensor monstruoso – Um pouco mais de 50% na área da superfície comparado com seu competidor mais próximo (Xperia Z1) e tem o dobro da resolução. O Xperia é quase uma exceção, assim como o Lumia, com sensor de 1/3” – um quarto da superfície do sensor do 1020 – e na faixa de 3x ou 10x menos pixels.

Também tem uma abertura ampla – f/2.2 – o que é impressionante considerando o tamanho do sensor. O Xperia Z1 e o HTC One tem lentes com abertura f/2.0, parte disso graças ao sensor menor. A única câmera aqui com uma abertura menor é o G2, com f/2.4.

Falando sobre lentes, devemos ressaltar que metade dos concorrentes possuem estabilizador óptico – Lumia 1020, LG G2 e HTC One. É obviamente uma função desejável para um top de linha, mas o que vimos no iPhone 5S é um tanto impressionante levando em conta somente a estabilização digital no vídeo. Isso tem suas consequências também – estabilização digital reduz o campo de visão (somente usa a parte central do sensor, com as bordas servindo de “amortecedores” da imagem) e isso pode causar confusão com objetos que se movem rápido, causando um efeito de trepidação mesmo com o aparelho perfeitamente fixo.

A estabilização óptica ajuda um pouco em fotografias com pouca luz, mas sem dúvidas, é muito mais vantajosa em gravação de vídeo. Para fotos em pouca luz, um flash potente é o necessário (abertura e sensor grandes ajudam também). O Lumia 1020 mostra seus músculos aqui, com seu flash Xenon, consideravelmente mais forte que o flash LED. O iPhone 5S faz bem com seu flash de LED duplo (que também promete um balanço de brancos com tom natural), enquanto isso os outros possuem um flash LED simples, e pelo que vamos ver, não é o suficiente.

Por fim, mas não menos importante, a função do hardware que define o tempo que leva o processo de tirar uma foto e ficar pronto para a próxima. Todos os aparelhos são bem satisfatórios, com resultados de sub-segundos, exceto pelo Lumia 1020 – leva 4 segundos entre as fotos. Não soa como muita coisa, mas na prática é chato, e esperar o aparelho processar as gigantes fotos de 38mp pode resultar em oportunidades de fotos perdidas (e não, tirando fotos em somente 5mp não deixa o processo mais rápido).

Hora de avaliar as funções de software. Algumas delas realmente ajudam a tirar uma foto melhor – o Lumia 1020 brilha novamente com seu modo totalmente manual que te dá o controle sobre foco, tempo de exposição, abertura e mais. O Lumia 1020 também é o único aparelho com obturador mecânico.

O Sony Xperia Z1 tem um modo manual, mas é somente no nome, não habilita mais controles que outras câmeras Android (somente habilita algumas opções a mais comparado à função “Superior Auto”, que faz todas as configurações automaticamente).

O Apple iPhone 5 tem bloqueio AE/AF (foco), que pode ser muito útil em algumas situações, do mais, nenhum controle. O HTC One também tem bloqueio AE/AF e o resto depende de configurações automáticas.

A alta resolução do Lumia 1020 o faz ser possível de fazer algo que nenhum outro consegue – ele pode dar um zoom de 3mp em uma foto de 5mp sem afetar a qualidade. Também pode fazer isso em vídeos.

Fora a possibilidade de ajustes, o software pode aperfeiçoar a câmera de outros modos. Por exemplo, o modo HDR permite que você tire fotos com boa exposição em situações com iluminação comprometida, e é uma função bastante importante por conta do pequeno alcance dinâmico dos camerafones.

Todos os aparelhos exceto o Lumia 1020 possuem modo HDR (nesse modo o Z1 limita a resolução a 8mp). O Lumia faz uma combinação automática de diferentes exposições, que é como o HDR mas sem a fusão automática. Algumas pessoas preferem isso – ele pode capturar até 5 fotos em -3 EV até +3 EV, muito mais que os outros aparelhos podem fazer, e depois você pode montar um HDR no seu computador. Também, outra coisa a se considerar é que alguns aparelhos vão muito longe com o efeito HDR (ou são muito sutis e nem se nota a diferença), com ajuste EV você pode criar o HDR manualmente, regulando cada característica a seu gosto (o que casa muito bem com os controles manuais do 1020).

Depois vem o panorama – todos podem fazer, mas os Sul Coreanos (G2 e Note 3) podem fazer foto panorâmica esférica também, enquanto o iPhone 5S faz um tipo de panorama em HDR. Os panoramas também se diferem no campo de visão e na resolução final, mas vamos entrar nisso depois.

Então vem as funções divertidas. Algumas podem ser bem úteis – ex: a função “dual-shot” (tirar foto com a câmera da frente e a traseira, simultaneamente), presentes no LG G2 e no Samsung Galaxy Note 3.

Existem meios de retirar objetos das fotos – ex: alguém que é pego passando pela sua foto. São chamados de coisas diferentes como “Eraser” ou “Shot & Clear”, mas eles fazem a mesma coisa (Note 3, G2, One, Lumia 1020). Também tem o modo sequencial Drama / Ação (Note 3, Lumia 1020, One), que insere um objeto em movimento várias vezes na mesma foto.

Outra função é a de capturar a foto depois mesmo de pressionar o botão de disparo – o aparelho captura fotos continuamente, descarta algumas e salva outras, capturadas quando você pressiona o botão e mais algumas depois disso. É chamado de “Timecatch shor” ou “Timeshift burst” (LG G2, Xperia Z1).

Tem mais funções legais presentes – como capturar GIFs, que são bastante populares na internet. É o “Cinemagraph” ou “Animated Photo” (Lumia 1020, Note 3).

Uma última coisa: campo de visão. O Lumia 1020 é melhor que todos os outros aparelhos nessa categoria, salvo o HTC One. Suas fotos são um pouco mais compridas (16:9), enquanto as do Lumia são um pouco mais altas. As foto tiradas são 4:3, mas você pode tirar com o modo 16:9 graças ao design especial do sensor do Nokia. O campo de visão do Xperia Z1 é quase tão amplo como do 1020, enquanto o Galaxy Note 3 é o que possui o menor campo.


Vencedor: Nokia Lumia 1020
Segundo lugar: LG G2
Terceiro lugar: Sony Xperia Z1
Quarto lugar: Samsung Galaxy Note 3
Quinto lugar: HTC One
Sexto Lugar: Apple iPhone 5S

Arquivo(s) anexado(s)


Samsung Galaxy Note 8 128GB stock Oreo 8.0
Galaxy Note 8.0 Wi-Fi N Lineage 14.1 ● Galaxy A5 2016 stock N ● Lumia 1020 64GB W10 ● Lumia 635 W10
● Nokia E71 stock S60 ● Prada 3.0 JB CM 10
LG Optimus L5 stock ICS ● Optimus Pro C660 GB CM 7 ● Xperia Mini Pro stock ICS Palm Zire 72s stock OS 5.2.8 HP iPAQ RX5915 stock WM 5.0
HTC Kaiser WM 6.5 ● HTC Touch Diamond stock WM 6.1 ● HTC P3301 stock WM 6.0 ● HTC P3401 stock WM 5.0 ● PPC6700 stock WM 5.0
Siemens MC60 ● Siemens SL55 ● Midi MD-460 ● Xintai (Vaic) T800 ● SW DZ09
Xintai T1100 Nokia 5200 Samsung C506

#3

gzaiat

  • Supervisor Geral
  • 3.974 posts

Postado 30 Out 2013 - 00:32

Qualidade das fotos em boas condições de luz

Os recursos divertidos do software podem despertar interesse dos amantes de Instagram, mas muitos de vocês estão aqui para os resultados de qualidade das imagens cruas. Serão comparados aparelhos com uma diferença enorme na resolução (de 4mp a 38mp), então, a seção será dividida em dois.

Primeiro, vamos ver as fotos com resolução nativa, tirando fotos PureView de 5mp com o Lumia 1020 e fotos Superior Auto de 8mp do Xperia Z1. Tenha em mente que o modo “Superior Auto” no Z1 produz fotos 16:9, mas a diferença na resolução vertical não é muito grande. A maior diferença é o campo de visão do Nokia.

Aqui está o primeiro teste, ampliadas ao máximo:


E o segundo:


Em questão de definição, o Nokia Lumia 1020 sua superioridade. 5mp podem não ser tanto em termos de resolução máxima, mas o nível de detalhes é fantástico. Graças à função supersampling (sem mencionar o sensor grande e as lentes de alta qualidade), as fotos de 5mp tem baixo nível de ruído e detalhes muito bem definidos. O Lumia também vence em termos de balanço de cores.


Nokia Lumia 1020 - 38mp


Nokia Lumia 1020 - 5mp


O Sony Xperia Z1 tem um sensor bastante grande e também sua própria versão de supersampling. Resolução x definição de detalhes também cabe ao Z1, mas em menor extensão. As fotos não são tão definidas e cheias de detalhes como as do Lumia 1020, mas são muito boas, se você não se importar com o balanço de brancos mais frio.


Sony Xperia Z1 - 20.7mp


Sony Xperia Z1 - 8mp


Ambos Samsung Galaxy Note 3 e LG G2 tiram fotos de 13mp e ambos possuem praticamente o mesmo nível de detalhes. A diferença está no processamento. O G2 tende a prolongar a exposição da foto, mas tem cores mais realistas. O Galaxy Note 3 tem ajuste de exposição correto e as fotos parecem mais nítidas, mas isso é pelo fato de ter um filtro de nitidez. Suas fotos também apresentam mais ruído.


Samsung Galaxy Note 3


LG G2


As fotos do iPhone 5S são verdadeiros 8mp – não ganha nenhuma vantagem em supersampling ou truques similares. O resultado é menos detalhe que nas câmeras de 13mp e as cores representadas não são muito reais (sem mencionar o constante tom amarelado).


Apple iPhone 5S


O HTC vem firme no final. As fotos de 4mp não deixam muito espaço para detalhes finos. Não somos loucos por resoluções altas, mas o HTC One não teve chance. Com somente 1mp a menos na resolução e campo de visão quase ao mesmo nível, as fotos do One estão quilômetros atrás das fotos de 5mp do Lumia 1020.


HTC One


Ok, falamos sobre a representação dos detalhes, hora de dar uma olhada nisso mais de perto. Todas as fotos foram apliadas para bater com os 38mp (para o Xperia X1 foi usada a resolução padrão de 20.7mp e depois ampliada). A razão de isso ser feito tem sua explicação. Reduzir a resolução da foto tira vantagem das câmeras de maior resolução, então, ampliando todas as fotos é a melhor e mais justa forma de comparar o poder de definição de detalhes.


O Lumia 1020 tem grande vantagem na sua resolução nativa – apresenta ruído, mas ainda assim muitos detalhes e olhando para essas fotos gigantes, dá um sentimento de poder ver muito mais o assunto na foto do que qualquer outro aparelho.

O Xperia Z1 está muito próximo – você pode ver alguns serrilhados nas barras diagonais (parece ser algo causado pelo filtro de nitidez), mas a textura fina mostrada nas fotos do Lumia pode ser vista também.

O Galaxy Note 3 também parece representar essa textura, mas não no nível do Lumia 1020 e do Xperia Z1. Você pode ver também que muito daquela sensação de nitidez do Note 3 é um pouco maior, que acaba sendo exagerada quando a foto é ampliada.

O LG G2 desanima no fato de apresentar superexposição em suas fotos, além do baixo contraste, mas pelo menos a nitidez é menos agressiva que do Note 3.

O iPhone 5S também perde algumas sutilezas – ele não tem resolução para isso, mas pelo menos seu próprio processamento de imagem não causa nenhuma aberração.

O HTC One perde completamente seu posto aqui – sim, a grande ampliação vai contra ele, enquanto deixa a foto sem definição e pixelada, mas está claro que o nível de detalhe presente nas câmeras de maior resolução não esá na dele.


Vencedor: Nokia Lumia 1020
Segundo lugar: Sony Xperia Z1
Terceiro lugar: Samsung Galaxy Note 3
Quarto lugar: LG G2
Quinto lugar: Apple iPhone 5
Sexto Lugar: HTC One

Arquivo(s) anexado(s)


Samsung Galaxy Note 8 128GB stock Oreo 8.0
Galaxy Note 8.0 Wi-Fi N Lineage 14.1 ● Galaxy A5 2016 stock N ● Lumia 1020 64GB W10 ● Lumia 635 W10
● Nokia E71 stock S60 ● Prada 3.0 JB CM 10
LG Optimus L5 stock ICS ● Optimus Pro C660 GB CM 7 ● Xperia Mini Pro stock ICS Palm Zire 72s stock OS 5.2.8 HP iPAQ RX5915 stock WM 5.0
HTC Kaiser WM 6.5 ● HTC Touch Diamond stock WM 6.1 ● HTC P3301 stock WM 6.0 ● HTC P3401 stock WM 5.0 ● PPC6700 stock WM 5.0
Siemens MC60 ● Siemens SL55 ● Midi MD-460 ● Xintai (Vaic) T800 ● SW DZ09
Xintai T1100 Nokia 5200 Samsung C506

#4

gzaiat

  • Supervisor Geral
  • 3.974 posts

Postado 30 Out 2013 - 00:37

Modo HDR

Outra coisa que merece atenção é o modo HDR – todos os aparelhos menos o Nokia o possuem, mas é uma boa hora para o grande alcance dinâmico do PureView brilhar. Como foi mencionado anteriormente, regulagem e sobreposição EV premitem você fazer HDR se você realmente precisar, mas você precisará de um processo fora do celular para isso.


A fina silhueta do guindaste em frente às nuvens cobrindo o sol é perdida em alguns aparelhos, enquanto a sombra escura do prédio causa ainda mais dor de cabeça para as câmeras.

O Galaxy Note 3 se mostra muito bem aqui – ele resolve o problema do guindaste mesmo sem HDR, e preenche o céu de forma melhor. Deixa as sombras praticamente intocadas, talvez pelo melhor – forçar muito alcance dinâmico pode produzir uma foto nada realista com constraste baixo.


Galaxy Note 3 - sem HDR


Galaxy Note 3 - com HDR


O iPhone 5S também se mostra muito bom no modo normal, enquanto os efeitos causados pelo HDR são mínimos. Aqui também entra uma queixa – há muito ruído artificial no céu. Isso não deixa uma boa impressão do processamento do iPhone. Ele pode ter certas vantagens em uma foto comum, mas são as menos perceptíveis.



iPhone 5s - sem HDR




iPhone 5S - com HDR



O LG G2 tem algumas questões consideráveis em relação às suas fotos por conta da superexposição. O HDR ajuda um pouco, mas deixa imperfeições no alinhamento das diferentes exposições, borrando alguns detalhes em sombras.


LG G2 - sem HDR


LG G2 - com HDR


A foto do Lumia 1020 se mostra excelente – o guindaste está todo lá e você pode ver detalhes da folhagem inclusive nas sombras. Uma única foto de amplo alcance dinâmico tem suas certas vantagens em cima de múltiplas fotos de várias exposições juntas em um HDR – no HDR todos os objetos devem estar perfeitamente alinhados nas fotos ou os detalhes vão ser comprometidos. Isso significa que tremer a mão ou objetos em movimento podem ser um problema. Ainda, com esse alcance dinâmic, seria sensacional se tivesse modo HDR – exceto pelo fato de duas fotos de diferentes exposições levarem 8 segundos com a lenta velocidade de disparo do 1020.


Nokia Lumia 1020 - foto comum


O HDR do Xperia Z1 faz um bom trabalho destacando os principais pontos da foto, mas a folhagem vira uma aquarela por conta do alinhamento falho ou de algum problema no processo.


Xperia Z1 - sem HDR


Xperia Z1 - com HDR


O HTC One é o pior dessa comparação. Detalhes são perdidos em comparação com a foto normal, os destaques são ruins e as sombras são comprometidas.


HTC One - sem HDR


HTC One - com HDR


Vencedor: Samsung Galaxy Note 3
Segundo lugar: Apple iPhone 5S
Terceiro lugar: LG G2
Quarto lugar: Nokia Lumia 1020
Quinto lugar: Sony Xperia Z1
Sexto Lugar: HTC One


Samsung Galaxy Note 8 128GB stock Oreo 8.0
Galaxy Note 8.0 Wi-Fi N Lineage 14.1 ● Galaxy A5 2016 stock N ● Lumia 1020 64GB W10 ● Lumia 635 W10
● Nokia E71 stock S60 ● Prada 3.0 JB CM 10
LG Optimus L5 stock ICS ● Optimus Pro C660 GB CM 7 ● Xperia Mini Pro stock ICS Palm Zire 72s stock OS 5.2.8 HP iPAQ RX5915 stock WM 5.0
HTC Kaiser WM 6.5 ● HTC Touch Diamond stock WM 6.1 ● HTC P3301 stock WM 6.0 ● HTC P3401 stock WM 5.0 ● PPC6700 stock WM 5.0
Siemens MC60 ● Siemens SL55 ● Midi MD-460 ● Xintai (Vaic) T800 ● SW DZ09
Xintai T1100 Nokia 5200 Samsung C506

#5

gzaiat

  • Supervisor Geral
  • 3.974 posts

Postado 30 Out 2013 - 00:41

Panorama

Ambos LG G2 e o Galaxy Note 3 possuem a função de panorâmica esférica, mas como todos os aparelhos possuem panorâmica comum horizontal, vamos comparar somente isso.

O Galaxy Note 3 produz uma panorâmica com impressionantes 60mp, resultando em muitos detalhes e muito poucos problemas em uniões de fotos (somente algumas partes do piso e carros em movimento tiveram alguns pequenos problemas).


Galaxy Note 3


O iPhone 5S resultou em média metade da resolução – 27mp – e o panorama não é tão amplo e as cores se mostram um pouco mortas, mas ainda assim é excelente e com quase nenhum problema de união. O melhor de tudo, novidade no iPhone 5S, é que a exposição se mostra muito melhor, é quase como um HDR, o que o coloca próximo do Galaxy Note 3.


iPhone 5S


O HTC fez bem aqui, resultando em um panorama amplo, mesmo com uma baixa resolução (menos que 10mp). Apresenta alguns problemas nas uniões, mas nada grave.


HTC One


A foto panorâmica do LG G2 é bastante comprida e as uniões se mostram boas, mas os 6mp se mostram incompatíveis com uma câmera de 12mp e um processador Snapdragon 800. O maior problema é a exposição – o aparelho não faz um bom trabalho em fazer a transição da sobra para a parte clara da foto (ao lado esquerdo).


LG G2


O Xperia Z1 é meticuloso com suas panorâmicas – não pode ser muito devagar, mas também não muito rápido. Ele ainda resultou na menor resolução de todos, 5mp (de uma câmera de 20.7 e um Snapdragon 800 comandando o processo). A panorâmica é cheia de efeitos fantasma. Pelo menos os objetos estão exatamente em seus lugares, o que não podemos dizer o mesmo do próximo aparelho.


Xperia Z1


O Nokia Lumia 1020 produz panorâmicas com 12mp, mas não muito amplas. A união das fotos pertence à escola de artes abstratas, sem mencionar que os pontos brancos na interface da câmera não são bons guias (alguns pontos ficavam sobre as nuvens brancas, deixando-os difíceis de serem identificados). A interface tende a deixar cada ponto mais alto que o outro, isso acaba com o aparelho inclinado para cima sendo que você não começou o panorama desse jeito.


Nokia Lumia 1020


Vencedores: Samsung Galaxy Note 3 e Apple iPhone 5S
Terceiro lugar: HTC One
Quarto lugar: LG G2
Quinto lugar: Sony Xperia Z1
Sexto Lugar: Nokia Lumia 1020


Samsung Galaxy Note 8 128GB stock Oreo 8.0
Galaxy Note 8.0 Wi-Fi N Lineage 14.1 ● Galaxy A5 2016 stock N ● Lumia 1020 64GB W10 ● Lumia 635 W10
● Nokia E71 stock S60 ● Prada 3.0 JB CM 10
LG Optimus L5 stock ICS ● Optimus Pro C660 GB CM 7 ● Xperia Mini Pro stock ICS Palm Zire 72s stock OS 5.2.8 HP iPAQ RX5915 stock WM 5.0
HTC Kaiser WM 6.5 ● HTC Touch Diamond stock WM 6.1 ● HTC P3301 stock WM 6.0 ● HTC P3401 stock WM 5.0 ● PPC6700 stock WM 5.0
Siemens MC60 ● Siemens SL55 ● Midi MD-460 ● Xintai (Vaic) T800 ● SW DZ09
Xintai T1100 Nokia 5200 Samsung C506

#6

gzaiat

  • Supervisor Geral
  • 3.974 posts

Postado 30 Out 2013 - 00:47

Qualidade das fotos em pouca luz

A maioria das fotos é tirada durante o dia, mas o crucial de uma câmera é a performance em pouca luz. Os aparelhos aqui levam desvantagem com seus sensores pequenos e flashes fracos, mas não é o caso de alguns concorrentes.

Nós dividimos esse desafio em dois, dependendo do uso do flash. Algumas vezes você não precisa usar o flash, como por exemplo se o assunto estiver muito longe – e é o que veremos “muito longe” não é tanto para alguns aparelhos.

Aqui estão recortes feitos das melhores e piores fotos tiradas com cada aparelho. Essa imagem mostra os resultados em ambos os casos – flash ligado e desligado – para demonstrar que tipo de diferença o flash faz (ou falha ao fazer). As piores fotos mostram o quão consistente o aparelho é, isto é, se você capturar somente uma foto e garantir que seja a melhor possível.



Flash desativado

O Lumia 1020 acaba com os outros aparelhos em termos de representação de detalhes – as fotos estão em 5mp – as fotos em resolução máxima possuem bastante ruído visível, e faz mais sentido compartilhar as fotos com 5mp. Você pode ver os bigodes do rato e detalhes nos rostos. A diferença entre a melhor e a pior foto é mínima, mas o aparelho perdeu completamente a regulagem de balanço de brancos. A parede ao fundo deveria ser branca.


Lumia 1020 - melhor foto


Lumia 1020 - pior foto


Este teste mostra a parte de respeito do HTC One, a quantidade de detalhes passa por cima dos competidores de 13mp e 20.7mp. O balanço de brancos está um pouco fora e tem um pouco de ruído visível, mas ainda assim o One se mostrou bastante satisfatório.


HTC One - melhor foto


HTC One - pior foto


O iPhone 5S fez bem também – tem um sensor maior e uma abertura maior que os modelos anteriores, mas no papel não tem muita vantagem em cima dos outros 5 aparelhos nesse teste. E ainda, a quantidade de detalhes representados é bom, tirando o ruído, e o balanço de brancos é decente. Ainda, a pior foto se mostra praticamente como a melhor, o que faz o smartphone da Apple ser um dos mais consistentes em fotos de pouca luz.


iPhone 5S - melhor foto


iPhone 5S - pior foto


O LG G2 tem estabilizador óptico, mas ele derruba a velocidade do obturador e os tremidos nas fotos aparecem – na pior foto é bastante notável a maior trepidação que na melhor. As fotos não possuem muito ruído, mas isso é por conta da agressiva redução de ruídos, o que leva junto finos detalhes também.


LG G2 - melhor foto


LG G2 - pior foto


O Xperia Z1 tem a vantagem de comprimir o tamanho de suas fotos – foi usado o modo “Superior Auto” neste teste. Mas por outro lado as fotos em pouca luz são bastante ruidosas e deixam a desejar nos detalhes.


Xperia Z1 - melhor foto


Xperia Z1 - pior foto


O Galaxy Note 3 teve um mau momento nesse teste – uma grande quantidade de fotos tiradas ficaram borradas, muitas não aproveitáveis, e mesmo a melhor foto não foi nada animadora – ainda há bastante ruído, mesmo com a redução de ruídos que levou junto muitos detalhes, isso não resultou em uma foto boa.


Galaxy Note 3 - melhor foto


Galaxy Note 3 - pior foto


Vencedor: Nokia Lumia 1020
Segundo lugar: HTC One
Terceiro lugar: Apple iPhone 5S
Quarto lugar: LG G2
Quinto lugar: Sony Xperia Z1
Sexto Lugar: Samsung Galaxy Note 3

Flash ativado

Ligamos o flash e tiramos mais fotos, de novo selecionando a melhor e a pior de cada um.

A dominação do Lumia 1020 foi ainda mais forte nesse teste – o poderoso flash xenon ajudou o já capaz sensor de produzir uma foto fantástica. Problemas com balanço de brancos foram resolvidos (ainda um tom amarelo pode ser visto) e finos detalhes do pelo do rato podem ser vistos. Os resultados foram muito consistentes.


Lumia 1020 - melhor foto


Lumia 1020 - pior foto


O iPhone 5S subiu para a 2º posição aqui por uma boa razão – o flash de LED duplo ajudou muito a capturar os finos detalhes, como o pelo do rato. Os dois tons diferentes do flash provaram seu benefício e o resultado é mais preciso que que o Lumia em relação ao balanço de brancos. Os resultados foram bem consistentes também.


iPhone 5S - melhor foto


iPhone 5S - pior foto


O forte flash do Galaxy Note 3 o fez subir da última posição e a câmera produziu um bom e consistente resultado.


Galaxy Note 3 - melhor foto


Galaxy Note 3 - pior foto


O HTC One está bem próximo atrás, o único problema é que sua menor resolução evita que os mais finos detalhes sejam capturados. O flash não ajudou tanto assim – fez com que o diminuísse o ruído, mas as fotos sofrem de superexposição.


HTC One - melhor foto


HTC One - pior foto


O flash do Xperia Z1 não é tão forte e ajudou a representar mais detalhes, mas ainda há muito ruído na foto.


Xperia Z1 - melhor foto


Xperia Z1 - pior foto


O Flash do G2 não fez muita diferença nesse teste. Não resultou em nenhuma diferença, exceto por uma melhora pequena nos detalhes, e o smartphone desceu no ranking. As coisas não são tão bem definidas como no Note 3 ou HTC One, mas as fotos são bem aproveitáveis e a consistência é boa. Em uma ocasião a foto apresentou uma forte tonalidade azul, mas foi a melhor foto e com melhor representação de detalhes.


LG G2 - melhor foto


LG G2 - pior foto


Vencedor: Nokia Lumia 1020
Segundo lugar: Apple iPhone 5S
Terceiro lugar: Samsung Galaxy Note 3
Quarto lugar: HTC One
Quinto lugar: Sony Xperia Z1
Sexto Lugar: LG G2

Arquivo(s) anexado(s)


Samsung Galaxy Note 8 128GB stock Oreo 8.0
Galaxy Note 8.0 Wi-Fi N Lineage 14.1 ● Galaxy A5 2016 stock N ● Lumia 1020 64GB W10 ● Lumia 635 W10
● Nokia E71 stock S60 ● Prada 3.0 JB CM 10
LG Optimus L5 stock ICS ● Optimus Pro C660 GB CM 7 ● Xperia Mini Pro stock ICS Palm Zire 72s stock OS 5.2.8 HP iPAQ RX5915 stock WM 5.0
HTC Kaiser WM 6.5 ● HTC Touch Diamond stock WM 6.1 ● HTC P3301 stock WM 6.0 ● HTC P3401 stock WM 5.0 ● PPC6700 stock WM 5.0
Siemens MC60 ● Siemens SL55 ● Midi MD-460 ● Xintai (Vaic) T800 ● SW DZ09
Xintai T1100 Nokia 5200 Samsung C506

#7

gzaiat

  • Supervisor Geral
  • 3.974 posts

Postado 30 Out 2013 - 00:55

Câmera de vídeo

Assim como nas fotos, o teste de vídeo será dividido em funções de hardware e software. O hardware envolve a capacidade de gravação de vídeo (como vídeos em 4K), enquanto o software envolve os extras disponibilizados pela interface.

De novo o Nokia Lumia 1020 se mostra forte em termos de hardware. Nós apresentamos mais detalhes sobre o sensor na seção das fotos, então, agora vamos focar no que o sensor de 41mp pode fazer em termos de gravação de vídeo.

O Lumia 1020 tem um poderoso estabilizador óptico, que resulta em vídeos sem trepidações mesmo em condições ruins, sem sacrificar o campo de visão. Tem também microfones estéreo WDR, que junto com a excelente gravação de áudio da Nokia, resulta em um áudio sem distorções mesmo em ambientes muito ruidosos. Ele também é o único smartphone que oferece 4x de zoom sem perda de qualidade.

O sensor de 8mp do iPhone 5S é capaz de gravar vídeos de 1080p a 30fps, também tem modo a 120fps com vídeo 720p para capturar em câmera lenta. A estabilização digital de imagem paga o preço de um campo de visão menor comparado com o resto, mas o resultado é bem impressionante e melhor do que alguns aparelhos com estabilizador óptico. É ruim o fato de não ter como desligar essa função, em caso de ter um tripé ou lugar para apoiar as mãos, nesse caso o celular seria capaz de mostrar o campo de visão completo da sua câmera.

O Galaxy Note 3 está entre os Androids de 13mp, mas é o único aparelho que grava vídeos em 4K (2160p). O sensor maior permite zoom de 2x sem perda de qualidade em vídeos 1080p, depois disso é ativado o zoom digital (mais sobre isso depois). Os vídeos em Full HD também podem ser gravados a 60fps – uma característica que somente o G2 alcança.

O sensor de 20.7mp do Xperia Z1 foi muito vangloriado pelo seu lançamento, e é o maior que você pode encontrar em um Android. O maior tamanho de gravação é 1080p a 30fps, e enquanto o estabilizador digital da Sony, o SteadyShot, funciona muito bem, prejudica muito o campo de visão. Mas há algo bom, há a opção de desligar o SteadyShot.


Diferenças do campo de visão com SteadyShot ligado e desligado


O sensor de 13mp do LG G2 é bastante semelhante em termos de especificações ao do Galaxy Note 3, oferecendo a mesma gravação Full HD a 60fps (mas não grava a 2160p). O G2 possui estabilizador óptico, mas o estabilizador digital do Note 3 é tão bom que o G2 ganha de muito pouco.

Por fim, o HTC One entra com seu sensor de 4mp e estabilizador óptico, assim como gravação em HDR (com campo de visão comprometido).

Enquanto muitas empresas tem funções semelhantes para fotos, no caso da gravação de vídeos as coisas podem ser bem amplas. Aqui serão mostrados as principais diferenças.

O Galaxy Note 3 usa a interface TouchWiz da câmera. Como a maioria dos Androids atuais, ele integra a função de foto e vídeo no mesmo aplicativo e isso elimina a necessidade de trocar entre as duas. Quando configurado o vídeo para 4K, o celular te avisa que a função dual-shot e função de capturar fotos durante o vídeo vão ser desativadas. Estabilização de vídeo também é desativada, pelo fato da necessidade de usar todo o sensor.

O G2 também tem foto e vídeo juntos no aplicativo, mas ele tem coisas a mais bem mais legais que o Samsung. Possui efeitos ao vivo, que permitem você alterar o rosto das pessoas enquanto filma, mas os vídeos gravados com essas funções saem em 480p. “Tracking Zoom” é uma função interessante que permite que somente partes da imagem sejam ampliadas, dando a possibilidade de destacar o que quiser, e ainda assim mostrar a imagem completa.


G2 - Efeitos ao vivo

O Xperia Z1 disponibiliza ajustes manuais para a filmadora do mesmo jeito que faz com as fotos, incluindo modo de cena, balanço de brancos, controle de exposição e modos de captura.

O Lumia 1020 vem como o novo aplicativo Pro Camera, que te dá várias opções de controle sobre a câmera, enquanto permite você ver as diferenças no display. Dar zoom é algo simples através do anel na tela, mas seria melhor se tivesse indicação de ampliação, como 2x, 4x, etc.


Lumia 1020 - aplicativo Pro Camera

Com o iOS 7, a Apple modificou a interface da câmera, resultando em uma interface minimalista com somente um botão de gravação embaixo, um botão para trocar de câmera e o ativador do flash. O iPhone 5S continua a gravar com som mono, o que desaponta muito, levando em conta que o aparelho tem vários microfones.

O HTC One vem com o Zoe, função que grava um vídeo de 3 segundos (1 segundo antes e 2 segundos após pressionar o botão de captura) junto com qualquer foto que você tirar. A câmera também faz vídeos em HDR e tira fotos de 2mp durante a gravação.



iPhone 5S - interface


HTC One - interface



É complicado pegar um vencedor quando se consideram as funções, já que cada aparelho tem seu pontos fortes e fracos. Como foi dito, o Lumia 1020 e o Galaxy Note 3 oferecem extras que os outros simplesmente não podem alcançar – gravação em 4K, zoom sem perda de qualidade, estabilização óptica, vídeo HDR e mais. Levando em conta que cada função no aparelho será mais relevante dependendo do usuário, ambos saem empatados no primeiro lugar;

Em seguida vem o LG G2, que é o único aparelho de seu nível que mostra alguns extras em seu software – os efeitos ao vivo são muito legais e o vídeo 1080p a 60fps com o estabilizador óptico fazem bonito.

Sem levar em conta seu tempo desde o lançamento, o HTC One tem algumas vantagens em cima dos outros competidoras, como vídeo HDR, estabilizador óptico e o elegante Zoe.

O Xperia Z1 e o iPhone 5S ficam atrás se tratando de funções, mesmo com o sensor de 20.7mp do Xperia, o campo de visão é pequeno e não há funções como dual-shot. O iPhone 5S é o único aparelho do grupo que ainda grava em mono.

Vencedores: Nokia Lumia 1020 e Samsung Galaxy Note 3
Terceiro lugar: LG G2
Quarto lugar: HTC One
Quinto lugar: Sony Xperia Z1
Sexto Lugar: Apple iPhone 5S


Samsung Galaxy Note 8 128GB stock Oreo 8.0
Galaxy Note 8.0 Wi-Fi N Lineage 14.1 ● Galaxy A5 2016 stock N ● Lumia 1020 64GB W10 ● Lumia 635 W10
● Nokia E71 stock S60 ● Prada 3.0 JB CM 10
LG Optimus L5 stock ICS ● Optimus Pro C660 GB CM 7 ● Xperia Mini Pro stock ICS Palm Zire 72s stock OS 5.2.8 HP iPAQ RX5915 stock WM 5.0
HTC Kaiser WM 6.5 ● HTC Touch Diamond stock WM 6.1 ● HTC P3301 stock WM 6.0 ● HTC P3401 stock WM 5.0 ● PPC6700 stock WM 5.0
Siemens MC60 ● Siemens SL55 ● Midi MD-460 ● Xintai (Vaic) T800 ● SW DZ09
Xintai T1100 Nokia 5200 Samsung C506

#8

gzaiat

  • Supervisor Geral
  • 3.974 posts

Postado 30 Out 2013 - 00:55

Comparação entre vídeos em boas condições de luz

Enquanto as condições de gravação não forem sempre as ideiais, a melhor forma de tirar o melhor proveito da câmera é gravar sob boas condições de luz. Aqui pegamos os seis competidores e gravamos um vídeo do mesmo lugar no mesmo momento do dia. Esses vídeos de 30 segundos foram feitos com intervalo mínimo entre um e outro, para minimizar fatores externos que poderiam afetar a performance.

Samsung Galaxy Note 3


http://www.youtube.com/watch?v=ERdE1uUD3Uw

Em condições normais de luz, o Galaxy Note 3 tem a melhor câmera de vídeo que já vimos em um smartphone. As cores são bem definidas, o nível de detalhes é excelente e a exposição e contraste são perfeitamente regulados. Não tem o maior alcance dinâmico do grupo (O Lumia 1020 ganha nesse caso), mas o Note 3 é excelente, sem levam em conta câmeras profissionais.

O Note 3 também grava em 4K, mas nesse caso desligando a função dual-shot, a capacidade de tirar fotos enquanto filma e a estabilização de imagem. Fizemos uma comparação lado-a-lado de como o vídeo 4K fica ao lado do Full HD, e pôde ser notado que leva vantagem em relação à demonstração de detalhes. Abaixo, está a comparação entre os vídeos.

http://www.youtube.com/watch?v=-keSFWLV8_I

O Note 3 também grava em 1080p a 60fps, este modo tem menos problemas ainda na imagem, mas vamos ver na próxima seção.


LG G2

Por todos os extras na gravação (a função Tracking Zoom é muito interessante), a LG parece ter perdido noção em fazer o básico para um vídeo decente. A exposição do G2 é muito alta que chega a acabar com o vídeo, e o constante movimento do foco chega a irritar. As cores são bem precisas, mas a exposição acaba afetando sua reprodução.

http://www.youtube.com/watch?v=VtE0GZ8AVGI

Sony Xperia Z1

O Xperia Z1 tem um grande potencial, mas acaba sendo condenado pelo seu baixo contraste. Se você passar por cima disso, você vê que as cores são bem representadas, a exposição é bem regulada e o alcance dinâmico é muito bom. Tem alguns problemas com o movimento entusiasmado do foco, mas não chega nem perto do que é visto no G2.

http://www.youtube.com/watch?v=D821122FLEs

Nokia Lumia 1020

A Nokia certamente colocou o máximo do hardware no espaço da câmera do Lumia 1020, então é de se esperar grandes coisas. A câmera grava com o melhor alcance dinâmico de todos os concorrentes, mas também tem as cores menos bem definidas. Reconhecido isto, o ajuste de cores pode ser feito de acordo com o gosto pessoal, mas ainda há um leve tom avermelhado nas imagens, o que duvidamos que alguém irá gostar.

Tambén não devemos esquecer que o 1020 possui a avançada gravação de áudio da Nokia, que grava com muito mais qualidade que qualquer outro smartphone – compare o áudio do vídeo abaixo com os outros aparelhos e chegue em sua própria conclusão.

http://www.youtube.com/watch?v=_GYo75RH8oI

Apple iPhone 5S

A Apple fez várias melhorias com a introdução do iOS 7, e a gravação de vídeo está junto delas. Mesmo tendo gravação de áudio em mono por alguma razão, as cores são bem definidas e há um excelente nível de detalhes. O balanço de brancos é um pouco mais quente que o iPhone 5, mas as cores são bem agradáveis.

Enquanto grava, o iPhone 5S pode tirar fotos em 1080p, que dá um efeito de ser um frame do vídeo, mas o vídeo grava com menor campo de visão, é algo a se considerar nesse caso.

http://www.youtube.com/watch?v=z8Sy6rw7exo

O estabilizador digital de imagem do 5S é excelente, consegue ser melhor que o HTC One e seu estabilizador óptico, mas por outro lado reduz o campo de visão de forma significativa.

http://www.youtube.com/watch?v=iJ9bkEpq1Dg



HTC One

O HTC One é o mais "velho" aparelho do grupo, por alguns meses, mas mantém seu posto de forma decente. O campo de visão mais amplo significa que são menos pixels para formar um objeto na imagem, mas o nível de detalhes é ótimo. As cores são um pouco mal definidas e o nível de alcance dinâmico deixou a desejar.

http://www.youtube.com/watch?v=YhoZS3AvYeY

O HTC One tem estabilizador óptico e gravação de vídeo em HDR. O estabilizador ajuda muito se você está gravando em movimento, e não perde nenhum precioso pixel por isso. O HDR ajudará muito com o alcance dinâmico e produz resultados melhores que o Z1. Se tratando de vídeos a 60fps, a resolução final é 720p, mas é muito pixelado e parece com um vídeo VGA ampliado – nada próximo do que o iPhone 5S e o Galaxy Note 3 podem fazer.


Veredicto

Para ter uma melhor ideia de como esses aparelhos se mostram lado-a-lado, juntamos a mesma parte dos vídeos de cada em um só abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=c4Zug6YMwRE


É claro ver o vencedor e o perdedor. O LG G2 constantemente falha em ajustar a exposição correta, e está sempre ajustando o foco, suficiente para estragar o vídeo. O Galaxy Note 3 mostra excelentes detalhes e cores muito bem definidas, sem nenhum ruído ou distorção.

O segundo lugar é um pouco complicado, houve um empate entre o iPhone 5S e o Lumia 1020. Com o Lumia você tem o melhor alcance dinâmico e melhor qualidade de áudio de todos, mas as cores são um pouco fora da realidade. O iPhone por outro lado tem ótima regulagem de cor, mas não consegue alcançar o nível de definição e alcance dinâmico de seu competidor.

O Xperia Z1 vem em seguida. Em fotos ele provou ter um sensor excelente e muito capaz, nós imaginaríamos que sairia perto dos três melhores aparelhos se não fosse devastado pelo baixo contraste. O One é o mais antigo do grupo, e nós imaginamos um monte de engenheiros da HTC repensando a decisão de colocar um sensor de 4mp.


Vencedor: Samsung Galaxy Note 3
Segundo lugar: Nokia Lumia 1020 e Apple iPhone 5S
Quarto lugar: Sony Xperia Z1
Quinto lugar: HTC One
Sexto Lugar: LG G2


Comparação de zoom

O Lumia 1020 tem uma vantagem sobre os competidores na questão do zoom, por conta de seu zoom de até 4x sem perda de qualidade. O Galaxy Note 3 também oferece zoom sem perda de qualidade, mas somente 2x em 1080p. Ele permite também que você vá até 4x, mas acaba sendo um zoom digital comum, que compromete a qualidade.

Decidimos ver como os dois trabalham com seu modo de zoom. Veja:

http://www.youtube.com/watch?v=XM3nxcw5mQ4

Como pode ser notado, o resultado final é próximo, o que é impressionante considerando que em zoom máximo o Note 3 usa zoom digital comum.



Gravação com alta taxa de frames

Alguns dos aparelhos testados são capazes de gravar em câmera lenta, são vídeos gravados em maior taxa de frames por segundo do que a comum 30fps.

Foi mencionado que o HTC One pode gravar em 480p a 120fps, mas a resolução mais baixa não produz bons resultados. O iPhone 5S também é capaz de gravar vídeos em câmera lenta e com uma resolução mais aceitável de 720p, que produz vídeos bem melhores.

http://www.youtube.com/watch?v=NCVEJkWTcPc


O Galaxy Note 3 e o LG G2 são capazes de fazer vídeos em 1080p a 60fps, que ambas as empresas definem como vídeos mais suaves. Você pode alcançar o efeito de câmera lenta parecido com o encontrado no iPhone 5.

1080p a 60fps é uma característica impressionante, mas paga um preço por isso. Em ambos os aparelhos você vê uma quantidade significante de degradação da imagem quando a taxa de frames se dupkica. Como nenhum serviço de upload de vídeo permite vídeos de 60fps, a imagem abaixo irá demonstrar o que foi dito.

Arquivo(s) anexado(s)


Samsung Galaxy Note 8 128GB stock Oreo 8.0
Galaxy Note 8.0 Wi-Fi N Lineage 14.1 ● Galaxy A5 2016 stock N ● Lumia 1020 64GB W10 ● Lumia 635 W10
● Nokia E71 stock S60 ● Prada 3.0 JB CM 10
LG Optimus L5 stock ICS ● Optimus Pro C660 GB CM 7 ● Xperia Mini Pro stock ICS Palm Zire 72s stock OS 5.2.8 HP iPAQ RX5915 stock WM 5.0
HTC Kaiser WM 6.5 ● HTC Touch Diamond stock WM 6.1 ● HTC P3301 stock WM 6.0 ● HTC P3401 stock WM 5.0 ● PPC6700 stock WM 5.0
Siemens MC60 ● Siemens SL55 ● Midi MD-460 ● Xintai (Vaic) T800 ● SW DZ09
Xintai T1100 Nokia 5200 Samsung C506

#9

gzaiat

  • Supervisor Geral
  • 3.974 posts

Postado 30 Out 2013 - 00:56

Gravação de vídeo em pouca luz

Enquanto as coisas podem ser boas quando falamos de vídeos em boas condições de luz, sob pouca luz as coisas podem mudar drasticamente. Vamos ver como as coisas se comportam quando a iluminação não é ideal.

Os testes em pouca luz foram colocados em um local para comparação de vídeos proprietário. Acesse os links abaixo para ver as diferenças. Pelo fato de só caberem 3 aparelhos em cada teste, há 2 links, mas você pode mudar os aparelhos em qualquer um deles.

Comparação (1)
Comparação (2)

Em uma troca drástica de posições, o Galaxy Note 3 não fez bonito ao mostrar sua incapacidade de encontrar a exposição ideal e nível de contraste sob pouca luz. Mesmo sua resolução 4K não foi suficiente para salvar a perda de detalhes. O Lumia 1020 foi muito bem aqui e foi capaz de representar a maior quantidade de detalhes, como pode ser visto na textura do fundo azul, que é somente mostrada por ele e um pouco pelo HTC One. O Xperia Z1 mostra poucos traços da textura, mas a redução de ruídos acabou com a maior parte.


O Lumia 1020 tem alguns problemas com o processamento de sombras, mas nós deixamos isso passar pelo fato do excelente nível de detalhes e pouco ruído.

O HTC One faz o inverso quando as luzes se apagam. Descontando a exposição um pouco elevada e alguns focos de ruído, o One é capaz de representar excelente nível de detalhe e contraste muito bom nessas condições.


O Xperia Z1 e o iPhone 5S estão muito próximos dessa vez. O Sony mostou melhores cores que o iPhone, e ainda menos ruído e melhor contraste, mas por outro lado o iPhone mostrou mais detalhes.

O G2 de novo sofreu com a exposição, com algumas cores exageradas. Muitos detalhes foram perdidos pelo fato da câmera não conseguir ajustar a exposição em pouca luz.

Vencedor: Nokia Lumia 1020
Segundo lugar: HTC One
Terceiro lugar: Sony Xperia Z1
Quarto lugar: Apple iPhone 5S
Quinto lugar: LG G2
Sexto Lugar: Samsung Galaxy Note 3


Samsung Galaxy Note 8 128GB stock Oreo 8.0
Galaxy Note 8.0 Wi-Fi N Lineage 14.1 ● Galaxy A5 2016 stock N ● Lumia 1020 64GB W10 ● Lumia 635 W10
● Nokia E71 stock S60 ● Prada 3.0 JB CM 10
LG Optimus L5 stock ICS ● Optimus Pro C660 GB CM 7 ● Xperia Mini Pro stock ICS Palm Zire 72s stock OS 5.2.8 HP iPAQ RX5915 stock WM 5.0
HTC Kaiser WM 6.5 ● HTC Touch Diamond stock WM 6.1 ● HTC P3301 stock WM 6.0 ● HTC P3401 stock WM 5.0 ● PPC6700 stock WM 5.0
Siemens MC60 ● Siemens SL55 ● Midi MD-460 ● Xintai (Vaic) T800 ● SW DZ09
Xintai T1100 Nokia 5200 Samsung C506

#10

gzaiat

  • Supervisor Geral
  • 3.974 posts

Postado 30 Out 2013 - 00:57

Conclusão

Hora de finalizar – nós pensamos em talvez dividir a decisão final em dois: foto e vídeo, mas os resultados foram bem consistentes para escolher um vencedor.

E aqui está, rufem os tambores, por favor, o Nokia Lumia 1020. Não é uma grande surpresa, o Lumia 1020 é totalmente voltado para a excelência fotográfica. Em luz do dia mostrou claramente uma superioridade em suas fotos e ganhou o desafio de pouca luz mesmo com o pior balanço de brancos.



O grande alcance dinâmico, zoom sem perda de qualidade, excelente desempenho em pouca luz e a qualidade de aúdio também ajudaram o 1020 a ir muito bem no teste de vídeo. Não foi o melhor em boas condições de luz nesta categoria, mas não foi nada mal.

E o aparelho que vem em 2º lugar é o Samsung Galaxy Noye 3. O phablet teve um excelente desempenho em fotos, mas a gravação de vídeo o fez ficar longe dos outros concorrentes. Campo de visã restrito, com gravação a 2160p, 1080p a 60fps com alta qualidade e zoom que é quase impressionante como o do Lumia, o desempenho em vídeo do Note 3 é difícil de ser igualado.



É o desempenho em pouca luz – de fotos e vídeos – que deixam muito a desejar, mas o flash forte ajuda um pouco. E não podemos esquecer as excelentes panorâmicas e HDR, e ainda uma longa lista de funções interessantes que ajudam a dar uma coisa a mais nas fotos.

O Xperia Z1 bate o Note 3 em fotos diurnas, seus vídeos foram muito bons também. Mas os resultados em pouca luz deixam a desejar e as funções extra não estão no nível do Note 3. E também, com um sensor de 20.7mp e um processador Snapdragon 800, o Z1 poderia oferecer um zoom mais impressionante que o Note 3, ou ao menos uma panorâmica melhor.



O LG G2 vem em quarto lugar. As fotos diurnas foram no nível do Note 3, mas não fez bem na gravação de vídeos. E as fotos em pouca luz – calcanhar de Aquiles do Note 3 – não é uma habilidade do G2 também. Tem uma longa lista de funções legais do software também, mas nas mais comuns – panorama e HDR – não foi tão bem como o Note 3.



O iPhone 5S vem em quinto lugar, o que é impressionante considerando a competição. Os iPhones sempre foram muito balanceados ao invés de ser fortemente voltado para uma função (como o Lumia 1020 é). A câmera de 8mp é boa, mas um pouco atrás quando comparada com os aparelhos de 13mp / 20.7mp / 41mp. Em alguns testes ele realmente bate os primeiros aparelhos e os vídeos em boa condição de luz chega ao nível dos do Lumia 1020. Por fim, o desempenho em pouca luz é bom e a panorâmica é das melhores.



Por fim vem o HTC One. Sua câmera Ultrapixel é algo um pouco confuso. Não se dá bem em boas condições de luz, mas no escuro o One obtém um ótimo resultado – especialmente nos vídeos – mas se você não grava vídeos somente em bares ou baladas, tem melhores camerafones para escolher.



A Nokia se empenhou para fazer o melhor smartphone com câmera e conseguiu – se isso é suficiente ou não para fazer valer o aparelho todo é outro assunto e fora do ponto deste artigo.

Os outros participantes são smartphones de ponta, onde a excelente câmera é somente uma de suas funções. Devemos dizer que de fato eles ficaram próximos do monstro PureView. E não é como se eles não pudessem mostrar à Nokia algumas coisas que podem aperfeiçoar para seu próximo camerafone top de linha.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------


Fonte do artigo: GSM Arena
Título original: Six-way camera shootout: Smartphone roulette
Traduzido e apadtado por gzaiat

Arquivo(s) anexado(s)


Samsung Galaxy Note 8 128GB stock Oreo 8.0
Galaxy Note 8.0 Wi-Fi N Lineage 14.1 ● Galaxy A5 2016 stock N ● Lumia 1020 64GB W10 ● Lumia 635 W10
● Nokia E71 stock S60 ● Prada 3.0 JB CM 10
LG Optimus L5 stock ICS ● Optimus Pro C660 GB CM 7 ● Xperia Mini Pro stock ICS Palm Zire 72s stock OS 5.2.8 HP iPAQ RX5915 stock WM 5.0
HTC Kaiser WM 6.5 ● HTC Touch Diamond stock WM 6.1 ● HTC P3301 stock WM 6.0 ● HTC P3401 stock WM 5.0 ● PPC6700 stock WM 5.0
Siemens MC60 ● Siemens SL55 ● Midi MD-460 ● Xintai (Vaic) T800 ● SW DZ09
Xintai T1100 Nokia 5200 Samsung C506