Ir para conteúdo

Foto

Tablet tectoy tt-1710, como fazer backup da rom.

• Por favor, faça o login para responder
4 respostas neste tópico

p4n7lo

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 39 posts

Postado 31 Oct 2013 - 20:14

Garimpando na net, descobri que ele é fabricado YIFANG Digital, Com a CPU ROCKCHIP RK2928 de 1GHz e RAM de 1GB, que nos EUA e outros países se denomina Nextbook(com uma grande variação de modelos) e não encontrei o meu!

Depois disso, me preocupei e se acontecer dele não reiniciar? O que fazer? Não tem Rom para download no site Chinês e nem do representante. Voltei a garimpar e não encontrei nada do aparelho.

Vou fazer Root e Backup da Rom. Feito o Root (unlockRoot) e com “CWM” e depois “Rom Tool Box”, não faz o backup da Rom, tentei várias vezes.

Testei o Wifi e com o cabo OTG (conecta um modem USB 3G), funcionando normalmente. Passados 10 dias quando voltei a usar a rede sem fio, nada e nada ... só o modem 3G funcionando. Feito reset para zerar a Rom, funcionando normalmente.

Peguei o telefone e liguei para SAC, e pediram meu e-mail para enviar um arquivo e fazer um procedimento. Recebi um arquivo zipado e um arquivo .pdf.

OBS.: só existe uma tecla power e no verso um buraco com a letra “R”(que ao colocar um clips aparece um robô deitado com a tampa aberta com um triangulo, e ao apertar rápido ele reinicia normalmente.

Após ler, coloquei os arquivos ( .img e .config) no microSD de 4GB e outro teste com um de 2GB e apertei power e depois confirmar para desligar. Ele vai dar o boot e lê no microSD o arquivo “sdupdate.img de 473.163KB” “sd_boot_config.config de menos de 1 KB” e atualizar a Rom, dizia no informativo com fotos, sem sucesso.

1, 2, 3, 4, 5, e nada de atualizar, seria leitura gravação e depois de reiniciar iria começar do zero a ROM, como tivesse saído de fabrica. Tentei segurar por 1, 3, 6, 10 segundos a tecla power e nada (não tem teclas de volume e Home só aparece na tela quando liga, mesmo assim sem sucesso.

Voltei a ligar para o SAC e informa que não tive sucesso. Atd pediu para levar para um AT mais próxima do meu endereço. Eu não posso levar porque abrir o aparelho e fiz uma modificação, isto é, instalei uma chave onde eu escolho: bateria interna ou externa (de Notebook modificada, com aumento de autonomia) e um furo para passar os fios até a chave “H”.

Peço ajuda aos amigos.

1 – Se possível como fazer backup dessa Rom com algum app “eu só conheço esses dois (CWM e Rom Tool Box)” para uma Rom normal.

2- Gostaria de tentar depois, se possível, com ADB (não sei os comandos) para poder fazer “update.img” desta Rom.

Desde de já agradeço e peço desculpa relatório acima descrito.

Arquivo(s) anexado(s)

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24925 posts

Postado 01 Nov 2013 - 04:18

1 _ No CWM o recurso de backup é o chamado NANDroid, muita gente acha que é do CWM, porém ele é projeto independente e muito anterior ao CWM .

Se o seu aparelho está rooteado deve ter o comando dd , que é a base do NANDroid .

Esse dd tem sintaxe mais ou menos como dd if=</dev/block/de_cada_partição> of=<arquivo_de_saida>

Então tem de adaptar quais são as partições ( block devices ) que seu aparelho tem, e quais os nomes de arquivo vai querer usar .

Com fdisk -l você consegue obter uma lista de partições , para estudar quais vai fazer o backup, e pode usar como of= o caminho para o cartão microSD, colocando um nome para cada partição ( data.img , system.img , cache.img, efs.img, etc ) .

Então essa é a teoria e forma manual para resolver o backup NANDroid sem precisar de Recovery.

Outra alternativa mais simples é usar o Online Nandroid Backup * ROOT , ele vai tentar reconhecer as partições e fazer o backup, mas você deve saber sobre a teoria acima no caso dele não conseguir backupear direito , porque o Kernel pode dificultar o backup feito com a partição montada e em uso .

2 _ O ADB por sí mesmo não serve para manipular backups de imagens de partições, ao invés dele você usa o fastboot , por exemplo

fastboot flash boot arquivo_imagem_boot.img
fastboot flash system arquivo_imagem_system.img
fastboot flash recovery arquivo_imagem_recovery.img
fastboot flash kernel arquivo_imagem_kernel.img

Porém ele só flasheia do PC para o aparelho, do aparelho para o PC é via NANDroid .
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

p4n7lo

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 39 posts

Postado 05 Nov 2013 - 15:34

Seiken, obrigado em responder.

1 - Com app sugerido (Online Nandroid Backup *ROOT) não funcionou direito.
Com o comando "dd" dá erro, testei com "Root Checker" ele avisa que estou com root.
Tentei "onandroid" ele gerou 13 arquivos, sendo alguns .tar ideal .img

2 - Funciona normal.

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24925 posts

Postado 05 Nov 2013 - 16:00

O comando dd acima não é para testar da forma como eu escreví, teria de adaptar a parte com "<" e ">" , que é diferente em cada Android, para ficar adequado para o seu tablet .

Para fazer manualmente com dd de duas uma, ou você teria de conhecer um pouco de Linux para adaptar o comando, ou eu teria de ter um aparelho em mãos para adaptar o comando dd para você .

Não é um bicho de sete cabeças mas é chatinho de fazer, tem de analizar as informações de cada partição, por exemplo com comandos como fdisk -l, df , mount , definir quais vão ser backupeadas , se o cartão microSD tem espaço para todas , etc .

Se soubesse um mínimo de shell linux daria para me contar como está aí, mas como não sabe então para mim fica difícil ter de ensinar primeiro como usar o shell linux para levantar essas informações .

Se tiver algum amigo que conheça linux ele pode fazer facilmente.

Sobre o App, não tem problema ser .TAR, a diferença é que sendo .TAR não vai ser aplicado pelo Fastboot, mas pode ser restaurado pelo próprio DD, invertendo os parâmetros IF= e o OF= que usou ao fazer o backup .

Se não conseguiu pelo APP , no link do Google Play Store indica para enviar um bug report, ou seja peça orientação nesse tópico do XDA:

[v9.10] Online Nandroid / Nandroid Backup without re-booting [CWM + TWRP + 4EXT]
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

p4n7lo

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 39 posts

Postado 05 Nov 2013 - 16:30

Agradeço a sua resposta.

Eu instalei Ubuntu 10.4 no notebook velho (acho também que será mais fácil) e vou tentar com tutorial que encontrei na net.

Grato pelas dicas!