Ir para conteúdo



Foto

Resolva 10 problemas encontrados no os x mavericks


  • Por favor, faça o login para responder
Não há respostas para este tópico

#1

AdrianoDBA™

    合気道 - 武道

  • Supervisor Geral
  • 277.476 posts

Postado 04 Nov 2013 - 11:17

1) Faça o Mail lembrar sua senha

É muito frustrante colocar uma senha e, na hora de utilizar um aplicativo ou serviço, perceber que ele já esqueceu a senha, outras vez. Isto é ainda mais irritante se você constuma usar uma senha bem grande e complexa para impedir as ações de hackers e bisbilhoteiros.

Se o Mail vive esquecendo a senha cada vez que for iniciado, vá até a barra de menu, escolha a opção “Mail” e depois clique no item “Preferências”. Dentro das preferências, clique na aba ”Contas” e selecione a conta de e-mail iCloud que você está tendo problemas. Nela, selecione a aba “Avançado” e, na opção de autenticação, selecione o “Token da Apple”.



2) Resolva o bug do Gmail

A implementação IMAP do Gmail sempre foi problemática. Com a atualização para o Mac OS X Mavericks, o aplicativo de e-mails do sistema da Apple passou a funcionar com essa implementação, mas um bug impede que mensagens recebidas via Gmail sejam arquivadas ou movidas para outras pastas. Para resolver isso, basta seguir os passos desse tutorial. Mas, se seu Mac estiver com pouco espaço, a saída é usar o Gmail na web.

3) Reative seu utilitário de texto favorito

Se você usa algum editor de texto (como o aText, por exemplo), provavelmente ele deixou de funcionar no OS X Mavericks. O problema aconteceu porque esse tipo de aplicativo usa uma opção de acessibilidade especial nas configurações e ela foi modificada no novo sistema.

Felizmente, a solução para o programa é relativamente fácil: basta clicar no ícone da maçã e escolher a opção “Preferências de sistema”. Em seguida, clique na opção “Privacidade e segurança”. Quando entrar nessa janela, clique no ícone do teclado para desbloquear a tela para fazer as devidas alterações e digite sua senha.

Feito isso, clique na aba “Privacidade” e, dentro dela, na opção "Acessibilidade". Aparecerão todos os programas que usam o recurso. Se o aplicativo que você usa estiver listado, certifique-se que a caixa esteja marcada como na foto abaixo. Se não, abra a pasta aplicativos e arraste o ícone para a caixa do lado direito da aba “Privacidade” e marque-o.



4) Desative a Central de Notificações na tela de bloqueio

Desta vez, a Central de Notificação não trouxe um monte de melhorias, mas a atualização mexeu um pouco com suas configurações, resultando em diversas notificações aparecendo na tela bloqueada do sistema, o que nem sempre o ideal para o usuário do sistema.

Para resolver essa enxurrada de avisos, abra as “Preferências de sistema” e vá no item “Notificações”. Lá, clique em cada um dos aplicativos que você não quer que mostre informações na tela bloqueada e desmarque o item “Mostrar notificações na tela de bloqueio”.



5) Desative as atualizações automáticas de App

Apesar de não ser uma novidade no OS X Mavericks, as atualizações automáticas agora funcionam de um modo um pouco diferente de como era no Mountain Lion. No Mavericks elas acontecem em segundo plano, de forma automática no sistema operacional.

A boa notícia é que você pode ter um pouco mais de controle do que será atualizado no Mac. Para isso, abra as “Preferências do Sistema” e depois clique no item “App Store”. Nessa tela você pode desativar as atualizações automáticas ou afinar a forma como elas são tratadas.

Analise cada opção e ative ou desative de acordo com o que for melhor para você. Mas se você não gosta da ideia de ficar baixando atualizações sem que você veja, desative tudo.



6) Ative o Ditado off-line

O recurso "Ditado" foi lançado no Mountain Lion, mas ele precisa de uma conexão com a Internet para funcionar. Mas se você não pode estar sempre conectado, o Mavericks permite que você baixe o software de ditado e use-o na versão offline, totalmente desconectado.

Tudo que você precisa fazer é abrir as “Preferências do Sistema”, clicar no item “Ditado e Fala” e marcar a opção “Usar Ditado Aprimorado”. Isso permitirá que você use o recurso independentemente de ter conexão com a Internet.



7) Impeça que o App Nap diminua a atividade do aplicativos

O App Nap é um novo sistema no Mavericks que ajuda a economizar energia e aumentar a vida útil da bateria. Ele funciona basicamente assim: se um aplicativo não está atualmente fazendo nada, o App Nap conserva a vida útil da bateria, diminuindo a atividade desse app.

Vale lembrar que, caso queira, é possível desativá-lo para um determinado aplicativo. Para fazer isso, apenas clique com o botão direito do mouse em um app e, no menu que aparece, selecione a opção "Obter Informações”. Em seguida, marque a caixa “Impedir App Nap”.



8) Baixe o Adobe Flash e Java Runtime

Por padrão, o OS X Mavericks não vem com o Flash e Java. Ainda que você tenha instalado ambos no OS X Mountain Lion ou versões anteriores, ao atualizar para o Mavericks os programas serão automaticamente excluídos. Como são softwares muito úteis, além de possível, é necessária a instalação dos dois. Para isso, baixe-os no TechTudo Downloads.

9) Verifique se há atualizações de apps para resolver problema de compatibilidade

Se você não teve sorte com a compatibilidade de aplicativos no Mac OS X Mavericks e está tendo problemas com isso, a melhor coisa a fazer é verificar se saiu alguma atualização.

É possível fazer isso clicando no ícone da maçã e escolhendo a opção “Atualização de Software” no menu, ou através do sistema de atualização de seu próprio software. Mas se você ainda está pensando em atualizar para e quer verificar a compatibilidade dos aplicativos antes de você fazer o upgrade, acesse o site Roaring Apps e pesquise sobre eles.



10) Recupere a rolagem de tela no Chrome e outros aplicativos

Alguns usuários do Chrome que atualizaram o sistema para OS X Mavericks perderam a capacidade de se deslocar para cima e para baixo, já que o recurso foi desativado. O jeito mais simples de resolver isso é fazer com que as barras de rolagem fiquem visíveis em todos os momentos. Para fazer isso, abra as “Preferências do Sistema” e, dentro da aba “Geral”, na área “Mostrar barras de rolagem”, marque a opção “Sempre”. Isso resolverá o problema não apenas no Chrome, mas em todas as aplicações que perderam também a rolagem de tela.



11) Resolva a lentidão na hora de desligar ou reiniciar (extra)

Desligar ou reiniciar deveria ser simples e rápido, mas isso nem sempre funciona assim. Para alguns, pode acontecer do Mac ficar preso na tela cinza antes de um desligamento completo. Para resolver este problema sem precisar ficar pressionando o botão de desligar até que ele realmente seja desligado, você terá fazer algumas mudanças na configuração do seu Mac.

Abra um terminal (disponível em Aplicativos>Utilitários), depois copie e cole os comandos abaixo, um de cada vez. Após o primeiro comando, você deverá digitar sua senha para autorizar a alteração. Siga a ordem abaixo, conforme a numeração da lista:

1) sudo defaults write /System/Library/LaunchDaemons/com.apple.coreservices.appleevents ExitTimeOut -int 1

2) sudo defaults write /System/Library/LaunchDaemons/com.apple.securityd ExitTimeOut -int 1

3) sudo defaults write /System/Library/LaunchDaemons/com.apple.mDNSResponder ExitTimeOut -int 1

4) sudo defaults write /System/Library/LaunchDaemons/com.apple.diskarbitrationd ExitTimeOut -int 1

5) sudo defaults write /System/Library/LaunchAgents/com.apple.coreservices.appleid.authentication ExitTimeOut -int 1

Depois de executar todos estes comandos no terminal, abra o aplicativo Utilitário de Disco (também em Aplicativos > Utilitários). No programa, selecione a unidade onde está instalado no OS X Mavericks e selecione a opção “Reparar Permissões do Disco”. Quando o Utilitário de Disco concluir a operação, você já poderá desligar e reiniciar sem problemas de atraso.


Feito tudo isso, o OS X Mavericks poderá ficar do jeito que você realmente quer e precisa.

"A única razão para o tempo é que não aconteça tudo ao mesmo instante."



Twitter = @adrianodba