Ir para conteúdo



Foto

Samsung galaxy s4 active


  • Por favor, faça o login para responder
Não há respostas para este tópico

#1

seiken

    Membro Platinum PluS

  • Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 27 Nov 2013 - 20:10

Introdução e unboxing

A Samsung entrou na onda de smartphones à prova d'água, que não são mais apenas aparelhos de médio custo, e criou uma das várias modificações do Galaxy S4, com sufixo Active. O Galaxy S4 Active conta com uma carcaça mais robusta (sem o tradicional plástico da Samsung, que mudou para algo mais grosso), parafusos aparentes e quinas emborrachadas. Para resistir ao mundo exterior, o aparelho recebeu a certificação IP67, que garante resistência à água em até um metro de profundidade, por 30 minutos e também resistência à poeira/areia.



Bordas resistentes

Por dentro, o aparelho traz um processador Snapdragon 600 rodando quatro núcleos a 1.9 GHz, 2 GB de memória RAM, com 16 GB de espaço interno (com apenas 11,2 GB livres para o usuário), suporte ao nosso 4G LTE e uma câmera de 8 megapixels na parte traseira, que filma em Full HD.



Caixa tipo S4

A caixa pega carona no mesmo design do que foi lançado com o Galaxy S4 original. Ela lembra madeira, mas é apenas papelão reciclado com os impressos de tinta feita com base em soja - tudo com uma pegada ambiental. O celular está deitado em uma cama, que quando levantada, revela os manuais de instrução, fone de ouvido no padrão intra auricular, cabo microUSB e um carregador de tomada com porta USB.



Acessórios

Parte externa

Com segurança, posso dizer que este é o primeiro Galaxy S4 que não passa a fragilidade e insegurança que suas outras variantes, ou o modelo original, passam. Ainda temos plástico, mas de uma forma mais presa e rígida ao corpo. Na frente encontramos um display de qualidade bem inferior ao Super AMOLED do Galaxy S4, aqui temos apenas um LCD TFT de 5 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels, resultando em 441 pixels por polegada), câmera frontal de 2 megapixels e que filma em 1080p, sensores de luz e proximidade, além de botões físicos para o Android - para que funcionem debaixo d'água, eles não podem ser virtuais.



Tela de 5 polegadas

Do lado direito, há apenas um botão para liga/desliga.



Botão liga/desliga

Do outro, botões de volume que também podem controlar o zoom da câmera traseira, em até 4 vezes de aproximação.



Botões de volume

Abaixo há um microfone principal e uma entrada microUSB coberta com uma tampa para evitar a entrada de água.



Entrada microUSB

Acima, entrada de fone de ouvido, porta infravermelho e microfone secundário.



Conexão infravermelho

Na parte traseira, há uma evidente câmera de 8 megapixels que filma em Full HD, um flash de um LED e o alto-falante.



Câmera de 8 megapixels

O acesso para a bateria é feito por uma alça e revela a proteção que a Samsung criou para que a água não entre nos componentes internos. Muita atenção aqui, quando for colocar a tampa no lugar. Pressione todos os cantos possíveis, para garantir que a vedação irá proteger o gadget - em testes que fizemos, esta vedação não se mostrou muito eficiente.



Tampa da bateria com vedação

A capacidade de carga da bateria é de 2600mAh, o suficiente para pouco menos de um dia de uso pesado.



Celular mergulhado

Dimensões, pegada e peso

Também diferente do S4 original, a carcaça mais rígida e o plástico mais grosso passam uma impressão de maior segurança. A parte emborrachada nas extremidades deveria ajuda na hora do aparelho não escorregar da mesa, mas que não funciona como você acredita que funcionaria. O plástico encosta antes na superfície e a borracha não freia nada. Outro ponto que torna a pegada mais desconfortável é a quantidade de partes soltas, que você sente na mão quando segura o aparelho.



Pegada estranha

Suas medidas são: 139,7 milímetros de altura, por 71,3 milímetros de largura e 9,1 de espessura. Tudo isso com o peso de 153 gramas, já com a bateria instalada e devidamente carregada. Ele não é tão espesso assim, entra com facilidade em bolso de jeans apertada e faz quase nenhum volume.



9,1 milímetros de espessura

Desempenho do Android

A versão do Android que a Samsung escolheu para ficar aqui é o 4.2.2, mas ainda com o pesado, abarrotado e antigo TouchWiz, versão alterada do Android que a marca sul-coreana criou há anos. Ele ainda tem uma cara de Gingerbread e é abarrotado de recursos que não fazem tanto sentido assim em todo o momento do dia. De qualquer forma, o sistema roda bem sem muitos apps abertos e demora para travar - pode ser que a Samsung tenha notado o problema que é o TouchWiz e esteja melhorando as coisas.



Tela inicial

A tela de desbloqueio é exatamente a mesma do S4 e isso também vale para a tela inicial, que pode conter até sete páginas com os mais diversos wifgets e atalhos. Um dos problemas do TouchWiz é que, de alguma das telas inciais, não é possível criar pastas ao jogar um ícone em cima do outro. Você é obrigado a tocar no botão de menu e depois selecionar "criar pasta".



Criando pastas

De fábrica, a Samsung trouxe uma boa quantidade de apps que podem salvar sua vida, ou apenas ocupar espaço na memória interna. A lista começa com o ChatON (concorrente do WhatsApp), Flipboard, Group Play (que reproduz alguns arquivos em vários smartphones, da mesma marca), Leitor Ótico (que funciona como leitor de algo escrito em algum idioma e que pode ser traduzido, ou como leitor de cógidos QR), S Health (algo como Nike+ Running, mas com uma pegada mais de treinador e não somente de acompanhar o exercício), leitor de arquivos do aparelho, S Memo (concorrente do Evernote), S Planner (agenda, tipo a do Google), S Teanslator (tradutor, tipo Google Tradutor) e o assistente S Voice, que reconhece e entende o português, mas com uma resposta absurdamente robótica.



Leitor Ótico, traduzindo o texto

Perguntando que horas são, o sistema me respondeu "dois horas nove" e mais nada. Perguntando "qual seu nome?", a resposta sai em "eu sou o galaxy (com pronuncia de Galaxxxxi)". Também é possível ajustar algumas ferramentas, como o horário do despertador.



S Voice, bem robótico

Outro recurso que está disponível no aparelho é o controle de mais de uma janela na mesma tela. Ele permite que, por exemplo, você utilize o navegador Chrome e o Google Maps ao mesmo tempo. Uma forma inteligente para poder procurar um endereço e olhar qual é o nome da rua que estava no site, sem ter que entrar e sair do multitask.



Multi Janela

O navegador, na verdade são dois. Há o tradicional e menos completo do Android e o mais parrudo Chrome. Com o Chrome é possível sincronizar abas com o computador e realizar outras tarefas, como trocar de abas apenas ao deslizar o dedo de fora para dentro da tela. A navegação é confortável, graças ao processador quad-core e os 2 GB de memória RAM. As páginas são renderizadas com bastante rapidez.



Chrome

Jogos e multimídia

A GPU deste smartphone é de respeito, uma Adreno 320, a mesma do S4 original. Isso significa que ela é capaz de rodar qualquer jogo que está disponível no Android hoje. Rodamos o Real Racing 3 e tudo saiu perfeitamente. Todos os reflexos, todos os detalhes e sem nenhum engasgo.



Real Racing 3

O player de música é exatamente o mesmo do Galaxy S4. Isso significa um tocador que roda qualquer arquivo de música em MP3 que testamos, não exibiu parte da arte do álbum dos arquivos que colocamos, equalização do áudio e até um player que exibe uma música sugerida para momentos de calmaria, felizes, tristes ou mais agitados. Um novo recurso é a possibilidade de controlar o player de música com a voz, mandando ele avançar, pausar ou retroceder uma faixa.



Player de áudio, sem capa do álbum

O player de vídeo foi remodelado e exibe miniaturas dos vídeos armazenados, o que exige muito desempenho e gasta bastante energia - só que é bonito e funcional. Foi possível reproduzir vídeos de até 1080p sem problemas. É possível também reproduzir o vídeo em uma janela flutuante, que fica sempre acima de todos os apps abertos.


Vídeo em Full HD



Janela flutuante, com o vídeo

Câmera

A câmera recebeu um bom incremento de qualidade, quando pensamos em outros aparelhos da Samsung. As imagens podem ser capturadas em até 8 megapixels, que reproduzem muito bem as cores e a nitidez do mundo real. A quantidade de granulado foi bem pequena mesmo em fotos noturnas - que conseguem puxar bastante luz, sem borrar a foto.


[size]Um dos modos de cena[/size]

Para ajudar na hora de tirar fotos, há 13 modos disponíveis. Eles vão desde o automático tradicional, passando por um que remove imperfeições do rosto, panorama, HDR e até a opção de apagar algo que apareceu na imagem.


Foto noturna, sem flash e sem filtros



Foto com boa luminosidade

Os vídeos seguem o padrão de qualidade das fotos e a resolução é de até 1080p, ou Full HD.
Pontos fortes e pontos fracos

Pontos fortes

  • Resistência à água
  • Corpo mais robusto
  • TouchWiz aparentemente melhorado
  • Borracha protege contra quedas
Pontos fracos
  • Borracha não freia o aparelho
  • Pouca memória interna
  • Ainda é de plástico inferior aos concorrentes
  • Botões físicos não trazem botão de multitask

Arquivo(s) anexado(s)


Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.