Ir para conteúdo



Foto

Momento humor: qual o trava-línguas mais difícil do mundo


  • Por favor, faça o login para responder
2 respostas neste tópico

#1

AdrianoDBA™

    合気道 - 武道

  • Supervisor Geral
  • 277.478 posts

Postado 09 Dez 2013 - 07:47


Quantas vezes nos vemos enrolando a língua quando encontramos alguns trava-línguas difíceis de se falar rapidamente? E quem nunca riu quando alguém se embaralha todo falando rápido as palavras e frases dos mais diversos trava-línguas engraçados que já foram criados?

As piadas no estilo trava-língua infantil, foram criadas com o intuito de unir palavras diferentes formando uma sentença, onde essas palavras possuem um fonema muito similar umas as outras, o que faz com que quando alguém tente falar de maneira rápida as palavras se embaralhem todas e a sentença dificilmente sai da maneira correta. É uma espécie de jogo verbal onde as pessoas precisam dizer com rapidez e clareza, as sentenças que possuem sílabas difíceis de se pronunciar.

Agora, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT, na sigla em inglês – , que estudam a forma como o cérebro e a língua se articulam quando tentamos dizer trava-línguas, encontraram um conjunto de palavras muito difíceis de repetir e acreditam estar perante o trava-línguas mais difícil do mundo.

Os voluntários que participaram no estudo tiveram grande dificuldade em repetir dez vezes seguidas as palavras inglesas “pad kid poured curd pulled cod”. Alguns não conseguiam articular corretamente as palavras e simplesmente bloqueavam. “Se alguém conseguir repetir esta frase dez vezes seguidas, ganha um prêmio”, brincou a psicóloga Stefanie Shattuck-Hufnagel, do MIT.

Ao analisar as gravações dos inquiridos, os cientistas perceberam que nem sempre as pessoas trocam letras ou sílabas. Por vezes, o problema vem da existência de sons que exigem movimentos seguidos da língua que não são habitualmente utilizados.

A equipa notou também que foi muito frequente a pronúncia de consoantes intermediárias que se confundiam. O estudo de trava-línguas poderá demonstrar que o cérebro realmente assimila de forma diferente como vai dizer determinadas palavras. Acredita-se que se as palavras estiverem inseridas numa frase bem construída, elas vão ser processadas de uma maneira diferente de que aquelas que constam apenas numa lista de palavras sem sentido.

Veja abaixo 10 trava-línguas em português para você testar suas habilidades:

1º. O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.

2º. Em um ninho de mafagafos havia sete mafagafinhos; quem amafagafar mais mafagafinhos, bom amagafanhador será.

3º. O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem.

4º. O rato roeu a roupa do rei de Roma. Rainha raivosa rasgou o resto.

5º. Três tigres tristes para três pratos de trigo. Três pratos de trigo para três tigres tristes.

6º. O peito do pé de Pedro é preto. Quem disser que o peito do pé de Pedro é preto tem o peito do pé mais preto do que o peito do pé de Pedro.

7º. O doce perguntou pro doce qual é o doce mais doce que o doce de batata-doce. O doce respondeu pro doce que o doce mais doce que o doce de batata-doce é o doce de doce de batata-doce.

8º. Cinco bicas, cinco pipas, cinco bombas. Tira da boca da bica, bota na boca da bomba.

9º. A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.

10º. A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.

E ai galera, qual o mais dificil!??!

[via Engenharia é]

Imagem(ns) anexada(s)

  • awww.engenhariae.com.br_wp_content_uploads_2013_12_trava_lingua.jpg

"A única razão para o tempo é que não aconteça tudo ao mesmo instante."



Twitter = @adrianodba



#2

pedroctm

    Membro Pleno

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 261 posts

Postado 09 Dez 2013 - 08:35

pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico.
Não é necessáriamente um trava línguas, mas tenta pronunciar isso bem rápido!!

#3

AdrianoDBA™

    合気道 - 武道

  • Supervisor Geral
  • 277.478 posts

Postado 09 Dez 2013 - 08:39

PQP kkkkkkkkkkkk

"A única razão para o tempo é que não aconteça tudo ao mesmo instante."



Twitter = @adrianodba