Ir para conteúdo



Foto

Xperia m


  • Por favor, faça o login para responder
Não há respostas para este tópico

#1

seiken

    Membro Platinum PluS

  • Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 10 Jan 2014 - 18:32

O Xperia M é um smartphone mais básico, mas que vem equipado com configurações razoáveis e boas opções de conectividades. No entanto, perde na qualidade da câmera e fraco armazenamento interno.

O Xperia M é um smartphone da Sony com configurações razoáveis, entrada para dois chips SIM e conexão NFC. Os pontos que mais decepcionam são a câmera, pouco armazenamento interno e ativação dos sensores. Em comparação com os tops do mercado, a compra vale se você quiser um aparelho com especificações mais básicas como acessar redes sociais, jogos leves e Internet.

Imagem Postada
Xperia M é um smartphone dual-chip com boas conectividades (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)



Design

O visual do Xperia M não é dos mais elegantes. As bordas são grossas demais e a "moldura" ao redor da tela encorpa ainda mais o aparelho, dando a sensação que ele está com uma case protetora. O aparelho não é bem acabado, com brechas perceptíveis em seu corpo. Isso acontece porque a tampa traseira, que protege a bateria, é "maior" do que o normal: na hora de removê-la os botões físicos também saem. O resultado é um smartphone cheio de linhas e aberturas e isso não deixa ele nada bonito.

Imagem Postada
Design do Xperia M não é bem trabalhado (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)



Seu corpo de plástico tem boa pegada, por ser um smartphone com tamanho mediano (124 x 62 x 9,3 mm) e a traseira fosca evita que o gadget escorregue facilmente. O aparelho é leve e não incomoda segurá-lo durante as conversas, com peso de 115 g. Nas laterais, o aspecto metálico não tem muito sucesso em melhorar o design, engordurando com facilidade.

Imagem Postada
Xperia M tem espessura bem maior do que tops da linha mas não atrapalha durante uso (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)



O aparelho testado é da cor branca e não ficou amarelado na parte traseira durante o período de uso, nem ganhou manchas ou arranhões permanentes. Já a moldura frontal não se saiu muito bem: acumulou sujeira nas bordas, o que deixou ele com um tom encardido. Fora isso, o botão de volume tem um desenho com pontas “afiadas” demais, podendo machucar os dedos no uso diário.

Imagem Postada
Xperia M na cor branca não ficou manchado nem arranhado durante os testes(Foto: Barbara Mannara/TechTudo)



Ainda no design, uma luz LED indica quando você recebe notificações, com variadas cores dependendo do aplicativo. A funcionalidade ajuda a não esquecer de ver o celular quando alguém mandar uma mensagem pelas redes sociais, WhatsApp, e-mail ou até SMS. No entanto, ela poderia ser um pouco mais discreta como acontece no design no Xperia Z1, por exemplo, mas nada que atrapalhe o uso.

Imagem Postada
Xperia M é não bem acabado, como mostrado no destaque para a entrada de mini USB (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)



Tela

O visor de 4 polegadas tem boa resolução, apesar de não ser um HD, com 854 x 480 pixels. Os ícones não ficam pixelizados na tela e o brilho também é razoável para a execução dos aplicativos. Em ambientes com luz solar, no entanto, tentar visualizar o que está sendo exibido no display é bem difícil: ele fica bem escuro, dificultando executar qualquer ação, mesmo atender uma simples ligação.

Imagem Postada
Xperia M tem boa tela apesar de não oferecer resolução HD (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


A sensibilidade ao toque é boa e responde sem muitos problemas, mesmo em jogos como Cut The Hope e Fruit Ninja, que exigem mais do recurso. A tela se mostrou resistente à arranhões e saiu ilesa mesmo com uso diário na bolsa, sem uso de capas protetoras ou películas. Ela é fácil de limpar também, o que evita que fique com aspecto "encardido".

Desempenho

Um dos pontos que mais decepciona é o sensor de proximidade, que ativa a tela facilmente durante a ligação. Durante os testes, diversas ligações foram encerradas acidentalmente por causa do toque do rosto no visor do celular, que acendeu na hora errada. Isso é um ponto bem ruim, já que influi no valor da conta por ter que ligar novamente para a pessoa.

Imagem Postada
Xperia M tem desempenho razoável para smartphones na sua faixa de preço, mas deixou a desejar em alguns pontos como no sensor de proximidade (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)



Além disso, o sinal de Wi-Fi se mostrou instável, tendo a conexão perdida por diversas vezes. No desempenho, o processador dual core de 1 GHz e RAM de 1 GB dão conta de rodar jogos sem travamentos como Angry Birds Go e apps populares como MomentCam, Facebook, Twitter, Dropbox, serviço de Gmail e navegação no Google Maps.

Imagem Postada
Destaque para os comandos na interface do Xperia M (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)



O sistema operacional incluído é o Android 4.1 (Jelly Bean), que roda com fluidez os apps. As transições de telas não tem "bugs" e a navegação pela interface não apresentou problemas durante os testes. Nas ligações a qualidade do som é boa, sendo possível ouvir a conversa mesmo em locais barulhentos.

No entanto, o simples recurso de “alarme” pode atrapalhar: ele trava algumas vezes, sendo necessário desbloquear o smartphone para desativá-lo. E o pior é que nem o botão de volume serve para diminuir o som, o que mantém o alarme apitando de forma inconveniente. Portanto, vale não esquecer a função agendada caso vá para alguma reunião importante.

Imagem Postada
Xperia M tem suporte para dois chips SIM de operadoras e entrada para cartão micro SD na parte interna (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)



O armazenamento interno está longe de agradar. Com apenas 4 GB de memória interna, sendo apenas pouco mais de 2 GB disponíveis para salvar arquivos, o espaço lota bem rápido. Isso atrapalha bastante, sendo necessário apagar aplicativos com frequência para instalar novos. A solução é comprar um cartão microSD, que oferece até 32 GB. No entanto, é mais um gasto para suprir o que não vem no aparelho, que não é tão barato assim.

O lado bom do smartphone é que estão presentes conexões com quase tudo o que um usuário precisa: DLNA, GPS, Bluetooth 4.0, NFC, Wi-Fi e 3G. A Sony oferece ainda a instalação de um programa, quando o celular é conectado com o computador, para facilitar as transmissões de dados. Na interface, uma barra superior indica quais conexões estão ativadas e permite que você ligue ou desligue com apenas um toque.

Botões e entradas

O botão físico de disparo para fotos facilita na rapidez do clique, no entanto não funciona algumas vezes: ele é pressionado e a câmera não é ativada. Apesar da praticidade oferecida, este é um “travamento” que pode custar o registro de momentos especiais.

Imagem Postada
Xperia M oferece três botões externos (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Estão presentes ainda dois outros botões físicos: um de volume e outro de liga/desliga. O de volume, como já mencionado neste review, tem um design nada confortável para uso, podendo machucar os dedos.

De resto, as ativações são indicadas na própria interface, com toques na tela. Estão presentes comandos de “voltar”, “home” e um atalho para acessar os aplicativos abertos ou utilizar serviços como o bloco de notas, contador de tempo e dentre outros.

Imagem Postada
Destaque para as entradas externas presentes no Xperia M: plugue para fones de ouvido e entrada micro SD (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)



Sobre as entradas, estão disponíveis entradas para mini USB, que serve para carregar a bateria e transferir dados, além do plugue para fones de ouvidos convencionais. Para inserir cartões SIM e microSD é necessário abrir a tampa traseira do smartphone, o que não é nada prático.

Imagem Postada
Xperia M tem fraco armazenamento interno com apenas 4 GB (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)



Câmeras

A câmera do Xperia M é decepcionante. Não tem bom balanço de luz e cores, além de ter um flash LED traseiro que as vezes altera a tonalidade das imagens, deixando a foto azulada. O foco automático as vezes "trava", deixando as fotografias desfocadas com facilidade até se ajustar. Ou seja, o resultado não é nada bom para aqueles que gostam de tirar fotos com o celular. A lente traseira clica com 5 megapixels e a frontal VGA, resoluções bem fracas frente aos concorrentes.

Imagem Postada
Câmera do Xperia M decepciona na qualidade, deixando fotos azuladas e desfocadas (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)



As imagens só ficam boas quando clicadas em ambientes com bastante luz natural e mesmo assim não há tanta nitidez em elementos mais distantes. A câmera frontal é mais básica ainda, gerando fotos bem embaçadas e com qualidade baixa.

Imagem Postada
Foto registrada com o Sony Xperia M em ambiente com luz natural (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Os recursos de edição incluídos no sistema são básicos com opção de corte, ajuste de brilho, sombras, cor e alguns filtros, regulagem do ângulo da imagem, bordas, dentre outros. O HDR, que promete mais brilho para as fotografias, não ajuda muito já que a captura da lente deixa a desejar em qualidade. O zoom digital de 4x piora ainda mais a resolução da imagem e dificulta o foco.

Imagem Postada
Destaque para câmera e flash traseiro do Xperia M (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)



Sobre a gravação de vídeos, o smartphone captura com qualidade de 720p. No entanto, o foco ainda é um problema: se começar a filmagem com um objeto mais próximo, a imagem ficará embaçada quando direcionar para um plano mais aberto. A vantagem é que é possível tirar fotos, de melhor qualidade, sem ter que interromper a gravação.

Imagem Postada
Destaque para o botão de disparo físico do Xperia M que facilita na hora de clicar fotos (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)



Bateria

A duração da carga é um dos principais atrativos. Com uso médio é possível acessar o smartphone por um dia e meio. Em stand-by a carga é bem preservada. Portanto, não precisa se preocupar caso a bateria esteja com menos da metade caso não for utilizar o celular para funções mais “pesadas” como uso da câmera ou jogos com gráficos elaborados. Se você usa o smartphone para o básico, não vai se decepcionar com a duração da bateria.

Imagem Postada
O Xperia M é um bom celular mas alguns pontos decepcionam durante o uso como a qualidade da câmera e o fraco armazenamento interno. Perante os concorrentes está longe se ser o smartphone ideal (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)



Conclusão

O smartphone Sony Xperia M tem bom funcionamento geral, mas não é a melhor opção do mercado na sua faixa de preço. Ele não é “baratinho” e poderia ter sido melhor incrementado na qualidade da câmera e armazenamento interno. O celular pode ser encontrado com preço entre R$ 750 e R$ 850 em lojas virtuais e físicas brasileiras.

Imagem Postada
Tabela de configurações do Xperia M (Foto: Arte/TechTudo)




Nota TechTudo
NOTA
6.5
Design
6
Funcionalidades
7
Desempenho
7
Custo benefício
6
Prós

  • Leve e pequeno;
  • Botão físico de disparo.
Contras
  • Design não é bonito;
  • Travamentos no sistema;
  • Câmeras não oferecem boa qualidade;
  • Sensores do celular não eficazes.


Créditos: Barbara Mannara do TechTudo
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.