Ir para conteúdo



Foto

Backbox 3.13 – um ubuntu para hacking ético


  • Por favor, faça o login para responder
Não há respostas para este tópico

#1

seiken

    Membro Platinum PluS

  • Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 21 Jan 2014 - 12:59

Quantas distribuições Linux será que existem? E quantas é que são baseadas/derivadas do Ubuntu? Estas são questões que faço com alguma frequência e para as quais nunca encontrei uma respostas concreta.

Normalmente quase se fala em distribuições para realização de testes de penetração (ex. Backtrack ou recentemente o Kali) , tende-se de imediato a associar ao Hacking e outras atividades informáticas menos decentes. Todos nós sabemos que a segurança em sistemas de informação é um ponto sensível e cada vez mais, um maior motivo de preocupação por parte dos utilizadores de qualquer tipo de rede, seja ela local ou Internet.

Imagem Postada

O BackBox é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que tem como principal objetivo disponibilizar aos utilizadores um conjunto de ferramentas para realização de testes de penetração a redes de dados e avaliar a segurança.

Imagem Postada

Uma vez que tem como base o Ubuntu, o BackBox apresenta muitas características presentes na distribuição da Canonincal mas também algumas apostas que marcam a diferença, como é o caso do Xfce como ambiente de trabalho.

Principais ferramentas

Relativamente a ferramentas de análise da rede, o Backbox inclui o arping, ar-scan, knock, Zenmap, entre outras.

Imagem Postada

A distribuição inclui também ferramentas de sniffing, spoofing e cracking. São também várias as ferramentas para efetuar engenharias reversa, como é o caso do Bokke, Dissy, flasm, GHex, nasm e ndisasm.

Imagem Postada

A nível de análise forense, a distribuição traz ferramentas de aquisição, recuperação de dados, gerenciamento de disco e análise de arquivos.

Imagem Postada

Para estudo e análise de rede wireless, podemos contar com o popular Aircrack, reaver, , entre outros.

Imagem Postada

Principais novidades do BackBox 3.13
  • Kernel 3.13
  • Suporte para modo EFI
  • Suporte para modo anônimo
  • Melhorias ao nível de performance
  • Componentes Upstream
  • Novas ferramentas de hacking
  • ..entre outras
Para quem tem a versão anterior, pode proceder à atualização usando o seguinte conjunto de comandos

sudo -s
apt-get update
apt-get dist-upgrade
apt-get install -f
apt-get install linux-generic-lts-saucy
apt-get install backbox-desktop backbox-minimal –reinstall

BackBox Como referido, o BackBox é uma distribuição recheada de ferramentas para “hacking ético” e também para aprender muito sobre segurança informática. Além do BackBox, existe também o popular kali que oferece um conjunto de ferramentas forenses e de penetração.


Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: BackBox




Créditos: Pedro Pinto do PPLware Sapo de Portugal
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.