Ir para conteúdo

Foto

Root xperia zq/zl/z com android 4.3 original (10.4.b.0.569)

• Por favor, faça o login para responder
8 respostas neste tópico

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 21 Jan 2014 - 16:45

Pré-requisitos:

Características especiais:

A ROM do C6503 é baseada no FTF disponibilizada pelo @Androxyde neste tópico. Grato, cara :)

No guia a seguir eu sugiro que você use um SDCard externo, mas isso é apenas boa prática, voce pode usar o seu armazenamento interno ou até mesmo um dispositivo de armazenamento USB OTG no TWRP se gostar de instalar, não é problema!... Se você está modificando e gostando, o melhor é ter um sdcard externo, só por segurança.

Como atualizar para o 10.4.B.0.569:

• Arquivos:Salve-os em algum lugar que você se lembre;
  • Coloque 'C650X.flashable.10.4.B.0.569.zip' no SDcard1 (o externo);
  • Coloque 'C650X_10.4.B.0.569_Stripped.ftf' dentro do diretório Flashtool/firmwares;
  • Crie um backup do seu aparelho no CWM ou TWRP e não se esqueça de backupear o conteúdo do 'SDCard0' ( o interno );
  • Flasheie o 'C650X.flashable.10.4.B.0.569.zip' no TWRP (após flashear a ROM também flasheie o 'SuperSU_fix.zip', necessário apenas quando usar o Z1 C6503 )
    não reincialize mas volte ao menu principal, então vai em reboot->power off;
  • Flasheie tudo in 'C650X_10.4.B.0.569_Stripped.ftf';
  • Reinicie o sistem sem apagar as caches (dalvik-cache/cache).

O primeiro boot será consideravelmente mais lento e depois uma longa espera na animação de boot você verá o Android otimizando os apps do seu aparelho.

Como eu não tenho um ZL, @Bird40 testou essa versão antes de criar o tópico, então eu sei que funciona :)

Aproveite o Root da 4.3 ! :D

_______FIM DO TUTORIAL DE ROOT DA 4.3 ___________

DE-ODEXE sua ROM! (Leia o AVISO abaixo deste guia antes de flashear!)

Que eu saiba você pode usar este pacote deodexado no C6502 e C6506, já que a base de apps e a Framework são as mesmas .

• Tenha certeza que você tem a ROM flasheável instalada antes de você fazer isso.
  • Download C6503_deodex.10.4.B.0.569.zip (Bittorrent: 383MB), salve-a em algum lugar que você se lembre;
  • Coloque a 'C6503_deodex.10.4.B.0.569.zip' no SDcard1 ( o externo );
  • Crie um backup do seu aparelho no CWM ou TWRP e não se esqueça de backupear o conteúdo do 'SDCard0' ( o interno );
  • Flasheie o 'C6503_deodex.10.4.B.0.569.zip' no Recovery, não reinicialize mas volte para o menu principal ;
  • Apague SOMENTE dalvik-cache;
  • Reinicialize o sistema.

O primeiro boot após flashear isso você verá o Android otimizando os apps do seu aparelho, isso pode levar um bom tempo... mas deve ser tudo bem :)

AVISO: Existem alguns problemas com a ROM deodexada, ela algumas vezes causa Force Close, especificamente se você for nas configurações de teclado e linguagem pelo app de configuração. Eu não sou capaz de achar porque isso acontece mas minha suposição é que seja um bug na ROM da Sony que foi usada para deodexar ... :( Existe uma forma para contornar isso: Abra qualquer app de teclado (editando texto/entrando na caixa), toque '12!?' e então toque o botão de ferramentas na direita da barra de espaço. Isso irá levar você para o app para modificar as configurações do teclado.

Problemas conhecidos do XZDualRecovery :

Busybox Updater/Installer: Se você tiver o XZDualRecovery instalalado, desinstale qualquer app ou ferramenta de atualização do Busybox pois muitas senão todos apps/ferramentas irão instalar uma versão do busybox que não suporta compressão lzma que o applet XZDualRecovery depende. A versão instalada junto/pelo XZDualRecovery é muito estável e eu ainda não ouvi ninguém reclamar dela.

Como relatar erros ( no XDA ):
Por favor, antes de berrar "Não funciona!!!" ou "Eu perdi o root!" ou mesmo "Meu aparelho reinicializa quando remonta a partição /system em modo RW!!" tente o seguinte:

• Restaure SOMENTE a partição /system usando usando quaisquer métodos que souber então tente novamente.
  • Root usando [Z][ROOT] DooMLoRD Easy Rooting Toolkit.
  • Instale XZDualRecovery e então tente atualizar novamente usando TWRP. Desta vez você pode pular o FTF já que já fez o flasheio antes.
  • Se continuar com falha alguma coisa dele dos LOGS!!.
    AVISO: Os logs importantes podem ser encontrados em /cache/recovery e em /tmp/XZDualRecovery, compacte-os e envie-os para mim ( o autor no XDA ).

Obrigado :)

Créditos: [NUT] do XDA

Editado por seiken, 05 Abr 2014 - 05:59.

Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

terio

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 23 Jan 2014 - 17:16

Ola colega, tenho um ZQ já com o 4.3 (10.4.B.0.569), mas sem root, pelo que vi esse processo é para vc atualizar do 4.2 para o 4.3 já com root.
Tem algum passo que posso fazer somente para dar root no meu ZQ com 4.3?

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 23 Jan 2014 - 17:51

A ROM 10.4.B.0.569 no momento ( na data de hoje ) não tem procedimento de root direto, então é usado uma ROM 10.4.B.0.569 modificada e com vulnerabilidade que permite fazer o root .

Não importa se esteja com 4.2 ou já esteja com 4.3 , o procedimento de root envolve usar ROM modificada .

Tem como opções aguardar descobrirem um método de root na 10.4.B.0.569 original ou fazer o procedimento acima.

Peço que dúvidas que não sejam sobre o procedimento acima não faça nesse tópico, crie um tópico novo com seu pedido.

Editado por seiken, 11 Fev 2014 - 19:43.
Correção, precisa ter ROM anterior a 4.3 .

Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

Rosi Labres

Membro Sênior

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 477 posts

Postado 23 Jan 2014 - 18:21

Usei esse método do XDA e funcionou 100%.
Só tem que se ligar que para instalar o XZDualRecovery, o aparelho tem que ter root. Então se já tiver feito atualização para a 4.3, terá que fazer downgrade para .67 ou outra que aceite root.
A instalação do XZDualRecovery é bem fácil via windows e a instalação dos zips via recovery é bem simples também.

Sony Xperia Z3 5.0.2 Rooted

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 23 Jan 2014 - 18:47

Não precisa ser necessariamente o XZDualRecovery , qualquer Custom Recovery pode ser usado , eu traduzi o tutorial o mais fiel possível, porém ainda prefiro o TWRP ou na ausência dele o CWM , mas não ambos.

Gideone F.

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 11 Fev 2014 - 19:10

Amigo Estou com o Android 4.3 no meu Xperia ZQ, Antes de eu atualizar para essa nova versão eu tinha o ROOT na versão 4.2.2 , quando atualizei sumiu o ROOT, ai já tentei o meto acima Não deu certo, gostaria de saber quando sairá um método mais Simples. Fico no Aguardo.

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 11 Fev 2014 - 19:45

Sobre o root ele não é algo que os fabricantes apoiam, então nas atualizações eles fecham as brechas de segurança que permitem o root, ou mesmo removem o root já instalado.

Inclusive pode acontecer da Sony lançar uma ROM original que não seja mais rooteável, obrigando a todos que queiram ter root a fazer downgrade, como já acontece com alguns modelos Xperias de 2011 e 2012 .

Por isso via de regra quanto mais atualizado estiver a ROM, mais provável que possa ficar sem acesso root .

Sempre que for atualizar deve antes pesquisar duas coisas, se a atualização remove o root já instalado e se após a atualização os métodos para root ficam mais difíceis, e ambos casos acontecem da 4.2.2 para 4.3.

Então vai precisar fazer downgrade de volta para o 4.2.2 , leia os pré-requisitos:

Pré-requisitos:

• Flashtool by @Androxyde
  • XZDualRecovery versão 2.6 ou mais recente.
  • FW atual versão: 10.3.1.A.2.67, talvez outras também, deixe-me saber!

Não tem previsão de quando sai um método mais simples, nem previsão de quando sai um método para rootear a ROM original 4.3 .

Brendha

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 19 Mar 2014 - 09:13

Cade o link para download das firmwares???

Editado por seiken, 05 Abr 2014 - 05:54.
Remover citação de todo OP

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 05 Abr 2014 - 05:56

Baixe diretamente no tópico abaixo:

http://forum.xda-dev...d.php?t=2567266