Ir para conteúdo



Foto

Como escolher uma impressora multifuncional para o seu computador?


  • Por favor, faça o login para responder
Não há respostas para este tópico

#1

seiken

    Membro Platinum PluS

  • Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24925 posts

Postado 04 Feb 2014 - 05:13

As impressoras multifuncionais estão entre as mais procuradas do mercado atualmente, pois oferecem, além da opção de imprimir, outras funções úteis para os usuários, como scanner e copiadora. Quem pretende comprar uma, porém, deve ficar atento a alguns pontos importantes. O TechTudo listou os principais, confira.

 

 

multifuncionais-atuais-tem-conectividade
A maioria das multifuncionais do mercado hoje contam com conectividade WiFi (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

 


 

Funções: O básico de uma multifuncional é ter copiadora, impressora e scanner. Porém, há algumas com funcionalidades extras, como fax (pra quem ainda usa). Antes de comprar, verifique se aquele modelo possui tudo o que você vai precisar. E não deixe de checar também o “poder” das funções, como o ciclo mensal, as páginas que imprime por minuto e a resolução em DPI.

 

Laser ou Tinta: A diferença entre jato de tinta e laser está presente também neste tipo de impressora. O primeiro tipo é mais doméstico, econômico, com cartuchos baratos e uma velocidade menor de impressão. Já o segundo é mais voltado para empresas e para quem tem necessidade de imprimir muito, e com maior rapidez. Por isso, também é mais caro.

 

Dimensões: Antigamente, as multifuncionais costumavam ser produtos mais robustos e ocupavam muito espaço. Hoje, já é possível encontrar opções bem menores. Escolha um produto que se adeque melhor ao espaço da sua casa. Por outro lado, quanto menores as dimensões, maior costuma ser o preço.

 

multifuncional_epson_xp_401.jpg
Impressoras com dimensões menores também são as mais adequadas para ambientes domésticos (Foto: Divulgação / Epson)

 

Custo-benefício: As multifuncionais são mais práticas e, normalmente, possuem um custo-benefício interessante, pois dispensa a compra de vários aparelhos separadamente. No geral, porém, é preciso ter em mente que o gasto de tinta também será maior caso você a utilize não somente para imprimir, mas também para fazer cópias.

 

Autorizadas: A exemplo do que ocorre com outros produtos eletrônicos, é importante certificar-se de que as impressoras pertencem a marcas com assistências técninas autorizadas no Brasil. Caso seja preciso ter um suporte para resolver algum tipo de problema, é importante contar com esses estabelecimentos. Epson e Xerox estão entre as fabricantes que dão suporte por aqui.

 

Durabilidade: A questão do ciclo mensal, como o índice de quantas operações a impressora pode fazer por mês, é fundamental aqui. Sendo assim, avalie se o aparelho supre as suas demandas rotineiras – e tente não superar esta meta. Confira também as garantias oferecidas pela fabricante e pela loja.

 

Conectividade: A conexão por cabos ainda é muito usada, mas vem perdendo espaço para as conexões que dispensam fios . Agora, muitas impressoras e multifuncionais já têm recursos wireless e podem por meio de acesso à Internet, inclusive do celular. Verifique, então, as conectividade de cada multifuncionais que você está pesquisando para, assim, fazer a melhor escolha.

 

multifuncional_canon_pixma_mg_5410.jpg
Impressoras como a a Canon MG 5410 dispõem de conectividade Wi-Fi (Foto: Divulgação / Canon)

 

Compatibilidade: É importante ver, além de ver como a impressora se conecta, a que ela se conecta. Afinal, nem todas as impressoras são compatíveis com todos os sistemas operacionais, por exemplo. Se você utiliza algum sistema operacional diferente do Windows, é preciso ter atenção redobrada para evitar dores de cabeça com a troca da impressora.

 

Usabilidade: A questão crucial na hora de comprar uma multifuncional, porém, é saber se você realmente precisa de um aparelho com tantas funções. Afinal, multifuncionais normalmente custam um pouco mais caro do que impressoras comuns. Só faça esse gasto extra se tiver certeza de que irá utilizar as suas funções com uma certa regularidade, caso contrário, opte por uma versão mais simples, barata e que supra as suas principais necessidades.

 

 

Créditos: Thiago Barros do TechTudo


Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.