Ir para conteúdo



Foto

Tutorial: como ter o Windows 7 em seu Mac


  • Por favor, faça o login para responder
Não há respostas para este tópico

#1

AdrianoDBA™

    合気道 - 武道

  • Supervisor Geral
  • 277.476 posts

Postado 19 Fev 2014 - 16:47

Ok, vamos admitir: às vezes, você pode precisar usar o Windows. Para quem trabalha com o Mac, prestar serviço para clientes em ambientes multiplataforma, com PCs e Macs rodando lado a lado, é uma necessidade. Isso sem contar que alguns programas só existem na plataforma da Microsoft, obrigando o macmaníaco a lidar com as idiossincrasias do sistema dominante no mercado. E não podemos esquecer o pessoal que está migrando agora para o Mac, que ainda não está totalmente integrado e que usa o Windows por diversas razões pessoais.

parallels1.jpg

A boa notícia é que isso não mais tão complicado quanto era antigamente. Já vimos e revimos, em várias edições da macmais, maneiras de instalar o Windows em seu Mac, algumas delas gratuitas (BootCamp e VirtualBox).

Quem prefere trabalhar com dual-boot, a solução da Apple (BootCamp) é a opção; para quem não quer ficar desligando/ligando seu Mac toda a hora, a máquina virtual da Sun é a escolha mais barata. Para quem já possui o Parallels ou o VMWare Fusion, também trazemos as dicas de como fazer uma instalação tranquila.

Partindo do princípio que você já tem uma cópia original do Windows, vamos lá.

Instalação via BootCamp

Antes de tudo, é importante destacar que para a instalação do Windows 7 – que é o que a maioria deve querer instalar – o BootCamp necessita do Mac OS X 10.6 Snow Leopard ou 10.7 Lion, e sua versão mais atualizada (disponível pela Atualização de Software no menu da Maçã). No BootCamp 4.0 (Lion), apenas o Windows 7 é suportado.

Abra o Assistente do BootCamp, (Aplicativos >> Utilitários). Se você ainda não instalou o Windows em seu Mac, escolha a opção Criar ou remover uma partição do Windows e siga as instruções da tela. Se você já instalou o Windows em seu Mac, escolha Iniciar o instalador do Windows.

37-windows-4-360x262.jpg

No BootCamp 4.0 (Lion), já existe a opção de baixar automaticamente os drivers para o Windows. No Snow Leopard, os drivers estão no CD de instalação do Mac.

Captura-de-Tela-2011-11-11-%C3%A0s-17.15

37-windows-5-360x266.jpg

Quando o Mac reiniciar, pressione qualquer tecla para o Windows rodar diretamente do DVD e aguarde alguns instantes. Escolha as opções de idioma (inglês ou espanhol), moeda e layout de teclado (use o padrão US-International para acentuar com o teclado americano). Clique em Next.

37-windows-6-360x270.jpg

Aguarde o instalador carregar as informações necessárias e aperte o botão Install Now. Clique na caixa na parte inferior para aceitar o termo de licença do Windows. Selecione em qual partição você deseja instalar o Windows (cuidado para escolher a partição correta e não apagar o Mac OS!).

37-windows-7-360x258.jpg

Como em todo processo de instalação de um sistema operacional, você terá de esperar até que o instalador copie todos os arquivos necessários. Pode sair da frente do Mac por alguns momentos, tomar um café, descansar, sem problema algum. O instalador, quando finalizar a cópia, reiniciará seu Mac.

37-windows-8-360x287.jpg

Faça os ajustes iniciais do Windows, escolhendo um nome de usuário, um nome para seu Mac rodando Windows, e siga as instruções para definir uma senha, se o Windows 7 deve baixar as atualizações automaticamente, data e hora e, finalmente, qual o tipo de rede em que seu Mac está inserido.

37-windows-9-360x259.jpg

Pronto! O Windows 7 está pronto para ser usado e destrinchado! Não se esqueça de baixar os drivers de instalação do Windows, para poder utilizar os componentes de hardware de seu Mac, como o microfone, a câmera iSight ou o leitor de DVDs.

Windows no VirtualBox

As últimas versões do virtualizador da Sun já é preparada para o Windows 7. Como a instalação do VirtualBox já foi explicada na +macmais #29, vamos ensinar o passo-a-passo em linhas gerais. A grande vantagem do VirtualBox quando comparado a outros softwares de virtualização, é que ele é gratuito e está disponível para download na página vitualbox.org.

O ideal é usar a imagem de disco que você baixou do site da Microsoft salva em seu HD interno. Decidimos por esse método porque, durante nossos testes de instalação no VirtualBox, tivemos alguns problemas em fazer a máquina virtual iniciar pelo DVD e apelamos para a imagem de disco para dar boot.

Outra dica importante: se você estiver instalando a máquina virtual em um disco externo, verifique se ele está formado em HFS+ ou NTFS. O arquivo de disco virtual do VirtualBox se estende por mais de 4 GB, e padrões como FAT32 têm limites de tamanho de arquivos, o que pode fazer sua instalação falhar.

37-windows-10-360x226.jpg

Abra o aplicativo VirtualBox e escolha a opção Novo. O assistente de criação de máquina virtual será iniciado. Clique no botão Próximo e, na janela seguinte, selecione no menu suspenso o Windows 7. Como dissemos, o VirtualBox foi um dos primeiros virtualizadores a oferecer suporte oficial ao novo sistema operacional da Microsoft.

37-windows-11-360x323.jpg

A seguir, você precisa selecionar a quantidade de memória RAM que o VirtualBox utilizará. O mínimo exigido pelo programa é 512 MB, mas se você tiver mais de 2 GB em seu Mac, é uma boa ideia escolher mais que 1 GB de RAM só para o Windows, assim ele não irá se arrastar como uma lesma manca.

37-windows-12-359x334.jpg

Crie um disco rígido virtual para receber seu Windows. Note que este arquivo deverá estar em um disco rígido que possua um sistema de arquivos que suporte tamanhos maiores que 4 GB. O formato FAT32, especificamente, é um dos que tem este limite. O HFS+, padrão do Mac OS X, e o NTFS (padrão Windows) não tem qualquer limitação.

37-windows-13-360x337.jpg

O assistente de criação de discos virtuais vai ajudá-lo a criar seu disco virtual. Existem duas opções a de Armazenamento expandido dinamicamente ou definir um tamanho fixo para o HD virtual. A melhor opção é a primeira, pois assim você só gasta o espaço do disco rígido conforme a necessidade, até um certo limite, claro.

37-windows-14-360x314.jpg

Escolha um nome para o disco virtual (Windows 7, por exemplo) e marque o tamanho máximo desejado. Sugerimos deixar em 20 GB, já que o sistema da Microsoft costuma ser bem grandinho. Clique em Terminar. O VirtualBox finalizará o processo e criará o ambiente onde será instalado o sistema operacional da Microsoft.

37-windows-15-360x299.jpg

A máquina virtual está criada, mas ainda não está funcionando como deveria. Agora, a instalação propriamente dita do Windows 7 irá começar. Clique no botão Iniciar, na parte superior da janela, para começar o processo. O Assistente de Primeira execução será iniciado. Clique em Próximo para continuar.

37-windows-16-360x238.jpg

Neste passo, escolha de onde você deseja instalar o Windows 7. Sugerimos fortemente que você utilize a própria imagem que você baixou do site da Microsoft. Em nossos testes, o VirtualBox em um Mac mini se recusou a ler o DVD gravado. Para escolher uma imagem, escolha a opção “Ficheiro de Imagem” na parte inferior do diálogo.

37-windows-17-360x265.jpg

O VirtualBox vai mostrar uma caixa de diálogo com o Gestor de Discos Virtuais. Indique a localização da imagem de disco em seu Mac. Pressione Adicionar na barra de ferramentas. Escolha a imagem de disco que você baixou (ela pode estar no formato ISO ou DMG). Clique no botão Selecionar e depois em Próximo para finalizar o processo.

37-windows-18-360x278.jpg

A partir desse ponto, o processo de instalação do Windows 7 é o mesmo que apresentamos no tutorial do BootCamp. Defina todos os ajustes iniciais (nome de usuário, senha, atualizações automáticas, data e hora, e também como é a rede, se é doméstica ou trabalho). No final, você terá um Windows rodando dentro de seu Mac.

Parallels e VMWare

No caso do VMWare Fusion, você também pode fazer a instalação a partir da imagem de disco baixada do site oficial da Microsoft. Na hora de escolher qual versão do Windows será instalada, selecione o Windows Vista (32-bit ou 64-bit, dependendo da imagem que você baixou) e continue o processo de instalação normalmente. O pessoal da VMWare recomenda criar uma nova máquina virtual e não instalar sobre uma já existente.

A diferença entre estes dois programas e o VirtualBox, porém, é que este último é opensource, enquanto os outros dois são pagos.

 

[via Mac+]


Editado por AdrianoDBA™, 19 Fev 2014 - 16:50.

"A única razão para o tempo é que não aconteça tudo ao mesmo instante."



Twitter = @adrianodba