Ir para conteúdo



Foto

MXC: novo cabo da Intel transmite dados a 800 Gbps


  • Por favor, faça o login para responder
Não há respostas para este tópico

#1

seiken

    Membro Platinum PluS

  • Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 11 Mar 2014 - 13:04

Conexão é 80 vezes mais potente que cabos utilizados atualmente. Tecnologia, no entanto, ainda não tem planos de chegar aos computadores comuns

 

330370339119854-t640.jpg

Ampliar (Fonte da imagem: Divulgação/Intel)

 

A Intel, em parceria com a Corning, está para lançar, na segunda metade deste ano, um novo tipo de cabo que promete aumentar consideravelmente a velocidade de transmissão de dados dos computadores.

 

Com o nome de MXC, a conexão envia nada menos que 25 Gbps de informação por fibra. Multiplique esse valor pelo número máximo de fibras que ela pode ter – 32 para envio e 32 para recebimento – e temos nada menos que 800 Gbps transmitidos para cada direção ou 1,6 Tbps conjunto.

 

O novo cabo não impressiona apenas por seu bom desempenho. Segundo as informações oficiais reveladas pela Intel, o MXC suporta transmitir informações a até 300 metros sem perda óptica (três vezes mais que a maioria dos outros cabos), podendo ser dobrado em raios dez vezes menores que cabos tradicionais. O tamanho de sua conexão também é outro ponto de destaque, sendo um pouco menor do que a entrada dos cabos Ethernet.

 
 
Apenas para supercomputadores, por enquanto

 

Antes que você se anime com a possibilidade de dar adeus às entradas USB de seu PC em troca dessa belezinha, sentimos informar que ainda deve levar um bom tempo até vermos esses cabos em computadores comuns. Isso porque, até o momento, o MXC foi planejado apenas para a transmissão de dados entre data centers e supercomputadores – estes que normalmente possuem cabos com meros 10 Gbps de transmissão.

 

 

Fonte: Intel

 

 

Créditos: Paulo Guilherme do TecMundo


Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.