Ir para conteúdo



Foto

LG L80 Dual


  • Por favor, faça o login para responder
Não há respostas para este tópico

#1

Filipe™

    Membro Platinum PluS

  • Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5.592 posts

Postado 23 Jun 2014 - 02:20

Smartphone LG L80 Dual tem tela grande, TV digital e bom custo-benefício

 

 

thumb-170542-1-resized.JPG

 

Se você quer um smartphone com tela grande e TV digital, o LG L80 Dual é um aparelho interessante. Ele conta com tela de 5 polegadas, receptor de sinal de televisão 1seg,  A configuração é intermediária, com processador dual core e 1GB de memória RAM. A experiência de uso no sistema Android 4.4 KitKat é agradável e não trava em situações cotidianas simples, como navegar pelas redes sociais, acessar sites, assistir vídeos, ouvir músicas e jogar games casuais.

 

Com um uso moderado, a carga da bateria de 2.460 mAh pode aguentar até à noite. A construção do aparelho é simples, porém, de boa qualidade e ele não escorrega da mão graças às rasas ranhuras da sua parte traseira. O valor de 949 reais, no entanto, não está entre os mais baixos do mercado, apesar do smartphone não deixar a desejar para a sua faixa de preço.

 

 

TV Digital
 

Lançado em época de Copa do Mundo de Futebol, o aparelho tem claro apelo por este recurso. Canais são sintonizados de forma automática de acordo com a disponibilidade de sinal do local em que o usuário estiver. A qualidade de imagem aferida no INFOlab foi boa, mas a experiência fica limitada pela baixa resolução da tela de 480 por 800p. Contudo, o painel em si tem um bom nível de brilho e amplos ângulos de visão.

 

Assim como em aplicativos de TV de outras fabricantes, é possível gravar um trecho da programação na memória interna ou no cartão microSD. Assim como no não tão saudoso videocassete, você pode agendar um horário para iniciar a gravação.

 

No entanto, é necessário ter cuidado para não perder a hora, já que o comportamento do software neste ponto não é dos melhores. Em vez de realizar o registro do sinal em segundo plano — algo que ainda parece ser utópico até mesmo em smartphones topo de linha como o Xperia Z1 e Z2 —, um alerta é exibido dizendo que o momento programado chegou. Mas o prazo de resposta do usuário é curtíssimo: o aviso aparece somente 10 segundos antes da hora. E se a ativação manual for realizada, a gravação não acontece.

 

Um ponto legal, entretanto, é que o gadget exibe informações da programação e apresenta um resumo de cada programa em exibição.

 

 

Botão que troca de chip

 

O LG L80 Dual tem um recurso muito prático para alternar o chip que você está usado: em vez de fazer a mudança nas configurações do sistema, há um botão dedicado a essa tarefa. Localizado no canto inferior esquerdo do aparelho, esse atalho simplifica muito o uso dos dois chips de operadoras. Basta um toque. Se o botão capacitivo for segurado por um relativo longo período, o menu de configuração de chips é exibido.

 

No entanto, não há um sistema de reconhecimento inteligente da operadora do contato para o qual você vai ligar, como acontece no Motorola Moto E.

 

 

Design

 

O design do LG L80 Dual é um ponto de destaque. A ergonomia, em geral, é boa, mesmo que o gadget seja um tanto grande. Apesar de ser um produto intermediário, é notável um esforço da fabricante para dar um visual agradável ao produto. O espaço frontal é bem aproveitado pela tela grande, sem bordas muito grandes.

 

thumb-170532-1-resized.JPG

 

A parte de trás do smartphone conta com rasas ranhuras que ajudam a não deixá-lo escorregar da mão. No entanto, essa capa da bateria é removível e sofre com a mesma construção de plástico do Samsung Galaxy S5, que tem fragilidade aparente. Em contrapartida, o componente tem uma fenda na lateral que facilita sua remoção (que é necessária para inserir chips de operadoras e o cartão microSD).

 

thumb-170513-1-resized.JPG

 

No canto superior direito, há a antena retrátil da TV digital. Mesmo que usar um componente físico para a sintonização seja, aparentemente, uma medida de baixo custo, isso claramente facilita o uso em situações mais variadas, uma vez que não é necessário estar com o fone de ouvido conectado.

 

thumb-160544-1-resized.JPG

 

O alto-falante do aparelho fica na parte de trás do smartphone, local provavelmente escolhido em prol de uma experiência melhor de uso com a TV digital. No entanto, o som fica abafado quando ouvimos música segundo o L80 Dual na posição horizontal ou vertical.

 

 

Bateria
 

No teste de bateria realizado pelo INFOlab, o LG L80 Dual não demonstrou uma performance surpreendente, se mantendo na média dos aparelhos básicos, suportando 6h30 reproduzindo vídeo com Wi-Fi e Bluetooth ativos (situação que simula uso intenso). Um dos aparelhos que superam o L80 é o Moto G (6h54), mas o campeão entre os intermediários é o Sony Xperia E1 que ficou longe da tomada por mais de 10 horas no mesmo teste.

 

 

Configuração

 

A configuração de hardware não é o forte do LG L80 Dual, especialmente por se tratar de um dispositivo de tela grade, algo que passa a impressão de potência. Em termos simples, é possível dizer que ele é um Moto E com display avantajado. O processador é um Qualcomm Snapdragon 200 dual core de 1,2 Ghz, 1GB de memória RAM, 4GB de armazenamento interno com suporte a cartão microSD de até 32GB, GPU Adreno 302, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 4.0, A-GPS e Wi-Fi Direct.

 

A memória interna disponível para o usuário é escassa, mas esse aparelho, na verdade, tem o dobro da capacidade acima citada. INFO procurou a LG, que explicou o caso: "A memória interna do L80 é de 8GB e os 4GB que aparecem são os que estão disponíveis para o usuário. Sendo assim, os outros 4GB são necessários para: sistema operacional, aplicativos e  espaço de memória utilizado dinamicamente por funções do sistema".

 

A experiência geral de uso é simplificada, mas não simplista, e acontece de forma agradável. Travamentos acontecem somente na execução de aplicativos de jogos com processamento gráfico pesado, visto que o aparelho simplesmente não foi feito para este fim.

 

Nos benchmarks, contudo, o Moto G ainda é o campeão entre os intermediários, deixando o aparelho 300 reais mais caro para trás com folga. Veja a comparação abaixo:

 

AnTuTu (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho:

L80 Dual
                                                                                                       10.703
Moto G
                                                                                                                                                                            17.426
Xperia E1
                                                                                                                               12.867
Moto E
                                                                                                                       12.229

 

Vellamo (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho:

L80 Dual
                                                                                                    1.126
Moto G
                                                                                                                                                                              1.971
Xperia E1
                                                                                                                                               1.635
Moto E
                                                                                                        1.173

 
Sistema
 

Como é típico das companhias asiáticas Samsung, Sony e LG, o Android 4.4 KitKat é bastante modificado, algo que tem seus pontos positivos e negativos. Começando pelo que facilita o uso, há um atalho na tela que mostra os apps em execução, há um atalho para fechar todos de uma só vez. Outro destaque é a reorganização simplificada da interface do menu “Configurações”. Dividido em abas, o acesso a um determinado recurso se torna mais ágil. Há, por exemplo, um recurso que coloca o teclado somente em um dos lados da tela para que seja possível usar o gadget de 5 polegadas com apenas uma mão para digitar sem se preocupar em fazer malabarismos.

 

O aparelho também tem um app nativo que permite desenhar em cima da tela inicial do smartphone. As anotações ou rabiscos podem ser salvos por meio de uma captura de tela ou até mesmo tornarem-se elementos estáticos de todas as telas do aparelho. Vale notar que o recurso já era oferecido em outros dispositivos da linha LG Optimus.

 

Mas o sistema passa a impressão de ser muito carregado. O painel de notificações, por exemplo, dedica metade de sua área útil só para atalhos. O gerenciamento de áreas de trabalho também foi inexplicavelmente dividido em dois menus acessados por gestos diferentes (pinça altera a ordem, pressão longa muda papel de parede, adiciona ícones, etc).

 

Na reprodução de vídeos e músicas, o aparelho se saiu bem, apesar de sofrer com o mesmo problema enfrentado pelo app de TV digital: a baixa resolução de tela. Ele reconheceu os seguintes formatos de mídia:

Vídeo: 3GP, MKV (somente vídeo), xviD, FLV, MP4;
Áudio: WMA, WAV, MP3, FLAC, M4A, MID, AMR.   

 

 

Câmera

 

O LG L80 Dual é equipado com uma câmera principal de 8MP e uma frontal de 0.3MP. A qualidade das imagens registradas com a principal, que tem flash LED e autofoco, é mediana em uma perspectiva geral do mercado de smartphones disponíveis no Brasil, mas acima da média para a sua categoria. Ele supera com folga o Moto G e o Xperia M Dual nesse quesito.

 

Há quatro modos de fotografia: normal, panorâmico, disparo contínuo e esporte. O modo de disparo contínuo captura 6 fotos, mas é bem lento para processar. Similarmente, o modo de captura panorâmica até funciona bem, mas é muito exigente quando à precisão do movimento do usuário. No modo de captura de vídeo, é possível aplicar efeitos de distorção. Em suma, não há nada de novo, mas trata-se de uma câmera com um pouco mais de recursos que a média dos smartphones intermediários.

 

Os vídeos gravados com a câmera principal são registrados com resolução de 480p a 30 quadros por segundo. Ou seja, nesse ponto, essa é uma câmera que serve só para gravações de emergência.

 

 

Vale a pena?

 

O LG L80 Dual é um aparelho interessante para quem quer uma tela grande, TV digital, experiência de uso agradável em situações corriqueiras e não se importa muito com uma configuração de hardware potente ou em instalar diversos aplicativos e jogos. Seu preço, contudo, não é dos mais atraentes, só que ele é um dos mais baixos entre os smartphones que têm telas de 5 polegadas.

 

 

Fonte: Info