Ir para conteúdo



Foto

5 dicas para melhorar o desempenho de um Mac lento


  • Por favor, faça o login para responder
Não há respostas para este tópico

#1

AdrianoDBA™

    合気道 - 武道

  • Supervisor Geral
  • 277.476 posts

Postado 09 Jul 2014 - 11:33


lesmac.jpg

 

Não há dúvida de que o Mac é um excelente computador, pena que as vezes ele tende a ficar lento e a bendita bolinha colorida insiste em não para de girar. Se você está pasando por isso, sabe do que estou falando.

A causa dessa lentidão pode se dar a partir de motivos como:

  • armazenamento desnecessário de arquivos e pastas
  • registros e conteúdos de cache
  • área de trabalho cheia de arquivos
  • Programas inutilizados por exemplo
  • e etc…
A melhor forma de melhorar o desempenho de um Mac Lento é a formatação, mas isso pode afetar sua produtividade, principalmente se você 0 utiliza no trabalho. O motivo é que a formatação limpa completamente o HD do computador, preparando-o para uma nova instalação de sistema operacional. Mas se você não que ter o trabalho de formatar seu Mac, não tem problema, pois este artigo te ensinará  5 dicas para melhorar o desempenho do Mac Lento. 
 
 
1. Apague arquivos e pastas desnecessários

Muitas vezes o motivo da lentidão é fruto do armazenamento desnecessário, como aplicativos e arquivos pouco ou nunca utilizados. Isso ocorre porque dependendo da quantidade de espaço ocupado em disco pode afetar diretamente o processamento do seu Mac. Veja abaixo como liberar espaço no seu Mac Lento:

  1. Primeiro limpe os arquivos e pastas, exclua o que  você não irá mais utilizar, principalmente aqueles que ficam na pasta “Transferências”. Lembre-se de limpar sua área de trabalho, isso também é muito importante.
  2. Navegue até a pasta /Aplicativos e exclua programas que você não irá mais utilizar. Quando localizá-los clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “mover para o Lixo”.
 
mac-limpo.png
 
2. Limpe o Ítens de inicialização
No Mac é possível configurar para que ao iniciar o sistema apps que você utiliza com frequência também sejam iniciados. Esse é um recurso fantástico, mas dependendo do hardware utilizado pode ser uma pedra no sapato do usuário. Por isso o recomendado é deixar a inicialização limpa. Para isso vá em Preferências do Sistema > Usuários e Grupos > Ítens de inicialização e limpe a lista.
 
 
Mac-lento-o-que-fazer2.png
 
3. Limpe as Preferências do Sistema
Sempre que instalamos um plugin no Mac, ele tende a trazer um conjunto de arquivos e extensões que nem sempre são úteis, neste caso o ideal é excluir os plugins não utilizados. Para isso clique com o botão direito do mouse sobre eles e escolha “Remover”
 
Mac-lento-o-que-fazer-1.png
 
 
4. Recorra a softwares terceiros
Existem vários softwares de limpeza de sistema no mercado, uns pagos e outros gratuitos. Uma excelente opção gratuita é o Onix, que verifica o disco de inicialização e a estrutura de seus arquivos de sistema. Ele pode limpar o cache, reparar as permissões do sistema e até executar scripts de manutenção. Clique aqui para baixá-lo.
Mac-lento-o-que-fazer-2.png
 
5. Verificação de vírus

Sabemos que o Mac tem menos probabilidade de pegar um vírus do que o Windows. No entanto, isso não quer dizer que seu Mac não ficará infectado. Existe sim a possibilidade de infecção por vírus ou malware, por isso certifique-se de ter um bom antivírus, pois um Mac infectado tende a ficar lento. Embora o Mac tenha um sistema consideravelmente seguro, ele não é garantido 100%, infelizmente :-/

mac-virus-troia.jpeg

Considerações finais

Lembre-se que estas 5 dicas são apenas para tentar melhorar o desempenho de imediato, mas dependendo da situação, podem não corresponder suas expectativas. Nos últimos anos muitas aplicações tem sido desenvolvidas com vários recursos, o que as tem deixado muito pesadas, o que pode ser um problema no caso de Macs mais antigos. Se este for seu caso considere um up-grade de hardware como memória ram e HD, além de uma formatação é claro.


Editado por AdrianoDBA™, 09 Jul 2014 - 11:33.

"A única razão para o tempo é que não aconteça tudo ao mesmo instante."



Twitter = @adrianodba