Ir para conteúdo

Foto

Samsung Galaxy Gran 2 Duos TV - G7102T - Review / Análise

• Por favor, faça o login para responder
Não há respostas para este tópico

jdrieper

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 68 posts

Postado 11 Jul 2014 - 17:29

Fiz a troca do meu Gran Duos I9082L pelo Gran 2 Duos G7102T e listo aqui minha análise sobre as diferenças entre os dois e principalmente as impressões sobre o Gran 2 Duos.

Básico:
* O aparelho é pouca coisa mais alto e um pouco mais estreito que o I9082L, mas a tela é maior e o peso é o mesmo.
* Acha-se com facilidade capas e películas para o G7102T.
* A qualidade da tela e a resolução são visivelmente melhores, muito mais bonito mesmo, a nova resolução caiu muito bem para o tamanho de tela dele.
* Tem 1,5 GB de RAM (uns 1,34 GB reais) e 8 GB interno. Destes, uma partição de 1,7GB para o SO (1,54GB preenchidos), mais outras partições internas e pouco mais de 4GB para o usuário instalar suas coisas. Também é possível mover aplicativos para o cartão SD.
* O fato de possuir 1,5 GB de memória RAM auxilia bastante. Mesmo com tudo instalado de fábrica ainda sobram uns 500Mb livres, ele não engasga.
 Logo após ligar, pode-se atualizar para a última 4.3 (versão G7102TVJUANF2). Vem tanta coisa pré-instalada que não tem como não rootear o aparelho e com o "Root App Delete" por exemplo, sair desabilitando os bloatwares.
 O ideal é desinstalar o que não interessa pois a Samsung enche a partiação do SO quase até a boca, sobram menos de 200Mb. Depois da limpeza que eu fiz, tenho quase 600 livres agora.
 O prometido é atualizarem para KitKat agora em Julho, vamos aguardar...
* O fato de ser um Quadcore não implica necessariamente que terá o dobro de velocidade, claro. Com o Antutu consegui 16.784 pontos, enquanto que o I9082L fazia 11.219 pontos.
 Pode não parecer muita coisa no começo, mas depois de usar por alguns dias o Gran 2, quando se usa novamente o I9082L, vc nota a diferença, é visualmente mais lento, nota-se mesmo...
 Por causa do quadcore e da memória não se notam lags na operação do aparelho, nem mesmo nos contatos, que no I9082L chegava a dar umas "congeladas" rápidas ao rolar pelos registros.
* A qualidade das fotos e vídeos continua muito boa, como já era no I9082L. Ficou um pouco mais rapida para tirar fotos, dependendo do aplicativo usado, mérito do processador mais potente, provavelmente.
* A TV digital é impressionante. Ver em HD naquela telona é show... Mas notei que o aparelho esquenta bastante com a TV ligada, mas era um dia quente. Existem até alguns relatos de que o aparelho desliga preventivamente caso aqueça demais, é uma proteção.
* A conectividade é boa, tanto em 3G (em somente um chip de cada vez, tanto faz o slot 1 ou 2) como em Wifi. Não notei desconexões espontâneas ou algo assim.
* Pelo menos no meu, o som parece ser um pouco mais alto e o motorzinho de vibração é mais forte do que no I9082L.

Avançado:
* Foi tranquilo fazer o root no mesmo, existem métodos que funcionam já. Antes que perguntem, sim, aparelho rooteado perde a garantia MAS se precisar levar numa assistência, basta flashear a ROM original via Odin e nem sinal de root ou alterações, garantia de volta...
* Também já existe CWM Recovery para ele, funcional, ou seja, pode-se fazer Nanbackup da ROM e brincar a vontade, podendo restaurar o backup, caso algo dê errado.
* Ao contrário do I9082L que até ROM baseada na CM11 já tem, ainda não existem ROMs customizadas que prestem, ainda mais para o nosso nacional. Existem algumas ROMs criadas mas são bobinhas, não acrescentam nada. Geralmente só são rooteadas, removidas os bloatwares e "deodexed"as.
 Tem o complicador de que só no Brasil existe este modelo com TV digital, portanto, caso baixe alguma ROM personalizada, provavelmante nada de TV digital, a menos que ela tenha sido baseada em nossa ROM original.
 Portanto, se você gosta de ROMs alternativas mas não prescinde da TV digital, vais ter que ficar na stock ROM mesmo. Ou pode tentar portar nosso aplicativo de TV Digital para a ROM customizada. Se conseguir, avise-me plz...
* Também funciona normalmente o framework Xposed, permitindo que se "tune" com várias modificações.
* No I9082L para entrar em modo Recovery tinha que fazer a sequencia de botões e ficar segurando até que entrasse em recovery, forçando os botões, muitas vezes. Agora basta fazer a sequencia e ele já mostra uma mensagem em azul no topo da tela, avisando que vai entrar em recovery mode e vc já pode soltar os botões e aguardar. Muito mais inteligente e não fica forçando o hardware...

No fórum do XDA Developers existe uma área específica para este modelo e lá você encontra tudo o que precisa, desde como de fazer o Root, instalar o CWM e as ROMs até tópicos de personalização.

Resumo:
Enfim, troquei de Gran só para ver como era e não me arrependo. Não existe nada no I9082L que não tenha no Gran 2 ou que seja melhor do que no G7102T. E como já está baixando bastante (comprei o meu por volta de 930 reais e continua baixando) o preço, achei que valeu muito a pena, eu recomendo.