Ir para conteúdo



Foto

Processo em Lote no Fireworks


  • Por favor, faça o login para responder
Não há respostas para este tópico

#1

fromacedo

    Membro Sênior

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 463 posts

Postado 15 Jun 2015 - 11:35

E aí pessoal, tudo bem?
 
Irei começar este artigo com uma(s) perguntinha(s): Quem nunca teve que redimensionar mais de uma imagem para um trabalho, ou renomear vários arquivos ou converter arquivos de imagens, por exemplo, jpg para png? Redimensionar imagens é algo que me fazia perder um bom tempo.
Num dia desses, ia redimensionar algumas fotos quando me lembrei de algo que li sobre Processo em Lote no Fireworks (ainda era a versão 8) que facilitava esse e mais outros procedimentos. Mas o que seria esse Processo em Lote?
 

Processo em Lote (Batch Process), no contexto de sistemas operacionais, é um termo referente a um processamento de dados que ocorre através de um lote de tarefas enfileiradas, de modo que o sistema operacional só processa a próxima tarefa após o término completo da tarefa anterior.

 

Agora que já sabemos o que é e como funciona processo em lote, vamos aprender a usá-lo.
 
Primeiramente vamos acessar o menu principal do programa e clicar em File (Arquivo) > Batch Process (Processo em Lote). Então aparecerá uma janela para selecionar os arquivos que se deseja trabalhar, depois de selecionados, cliquem em Next (Próximo). Agora, nesta nova janela que se abriu, iremos indicar qual procedimento(s) iremos executar. Como opções nós temos: Export (Exportar), Scale (Redimensionar), Find and Replace (Encontrar e Substituir), Rename (Renomear) e Commands (Comandos) – esse último nós dá diversas opções de comandos a serem executados.
 
Depois de escolhermos o que queremos fazer (podendo ser mais de um procedimento) clicamos em Add (Adicionar) à lista de procedimentos – espaço em branco da direita – e na parte inferior iremos fazer nossas configurações, ou seja, se nós selecionarmos Scale (Redimensionar) devemos atribuir os valores que queremos para largura e altura (width e heigth) e, mais uma vez, clique em Next (Próximo).
 
Para finalizar, nessa nova tela que se abriu vamos clicar no botão Batch.
Pronto, agora é só acompanhar o processo até seu término.


Editado por fromacedo, 15 Jun 2015 - 11:37.

  • 0

SignFromacedoFJV_zpsrrv4hsja.png