Ir para conteúdo

Foto

[Tutorial] Como liberar memória livre na memória do telefone

• Por favor, faça o login para responder
25 respostas neste tópico

Borat

Membro Master

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 982 posts

Postado 20 Fev 2008 - 01:24

Essas dicas são muito úteis pra quem usa aparelhos com pouca memória interna e está com pouca memória livre. É um guia para configurar o celular para utilizar mais a memória do cartão de memória que do telefone.

A memória do telefone e a memória do cartão são interpretadas pelo sistema operacional symbian como uma só. Não existe diferença funcional no uso do cartão de memória ou da memória do telefone.

DICA 1: sempre instale os apps na memória do cartão.

Os apps maiores vão demorar alguns segundos a mais para carregar, dependendo da capacidade e do fabricante do cartão de memória, mas vale a pena.

Um único app pode consumir apenas algumas centenas de KB, mas se todos os apps forem instalados na memória do telefone, vc pode perder alguns MB.

Alguns apps podem não rodar bem na memória do cartão por serem cracked. Se isto acontecer, vc infelizmente terá que fugir a esta regra

DICA 2: sempre que copiar, transferir ou salvar arquivos, evite o uso da memória do celular.

Isso vale para downloads da internet, anexos de e-mails e transferências via cabo.

DICA 3: evite instalar apps que necessitam rodar em tempo real no cel.

Apps como antivirus e outros rodam em tempo real e consomem muita memória livre. Se você realmente necessita de espaço, evite instalar aplicativos desse tipo.

No caso específico dos anti-virus, são programas não muito úteis para symbian, pois é necessária a permissão do usuário para receber qualquer arquivo via bluetooth e os vírus porventura transferidos do computador são arquivos escaneados pelos anti-virus do PC.

DICA 4: configure a câmera para salvar as fotos no cartão de memória

Abra a câmera.

Selecione Opções >> Configurações >> Memória em Uso.

Selecione o cartão de memória.

DICA 5: se usar muito navegador de internet, sempre esvazie a cache se precisar de espaço.

No navegador nativo do celular selecione Opções >> Opções avançadas >> Limpar cache.

Em um gerenciador de arquivos tipo x-plore ou y-brownser, procure por c:\cache, selecione todos os arquivos da pasta e delete-os.

O cacne pode ocupar até 3 MB da memória interna do telefone.

DICA 6: configure a caixa de mensagens para usar a memória do cartão.

Em mensagens, selecione Opções >> Configurações >> Outras >> Memória em Uso. Marque cartão de memória. Ao aparecer o aviso "Copiar todas as mensagens para a nova memória de mensagens?" confirme. A caixa de mensagens irá utilizar o cartão de memória para armazenar as mensagens enviadas e recebidas e as mensagens armazenadas no telefone serão copiadas para o cartão de memória.

A ativação desta opção pode causar conflito ao usar o modo transferência de arquivos. Aparecerá a mensagem "impossível ativar mode transferência dados. cartão de memória em uso pelo aplicativo de mensagens..." É necessário alterar a opção para a configuração original antes de usar o modo transferência de arquivos, porém as mensagens arquivadas não retornarão para a memória do telefone.

DICA 7: quando receber arquivos via bluetooth, salve os arquivos no cartão de memória e apague a mensagem original.

O sistema operacional identifica arquivos recebidos via bluetooth como novas mensagens, e elas ficam arquivadas na caixa de entrada do aplicativo de mensagens, ocupando a memória do telefone. Por isso que o telefone não suporta transferência de arquivos muito grandes, maiores que a memória livre disponível no telefone.

Após receber os arquivos via bluetooth, salve-os e apague a mensagem original.

Se utilizar o gerenciador de arquivos x-plore, você pode visualizar facilmente os arquivos recebidos por bluetooth. Aperte a tecla 4, que a lista de arquivos aparecerá. Então é só mover os arquivos para o cartão de memória.

DICA 8: utilize a memória do cartão para armazenar os arquivos de voz

Abra o gravador de voz (ou outro aplicativo similar em uso).

Selecione Opções >> Configurações >> Memória em uso.

Selecione o cartão de memória.

Apesar de pequenos, os arquivos de voz podem ser numerosos e ocupar muito espaço.

Esse tutorial está aberto a novas dicas e sugestões. Espero que seja bastante útil.

Abraços.

DarknessCrazy

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.543 posts

Postado 29 Fev 2008 - 18:53

Re: [Tutorial] Como liberar mais memória livre no telefone

DICA 4: configure a câmera para salvar as fotos na memória do cel.

Abra a câmera.

Selecione o cartão de memória

ola, nao entendi essa dica... vc nao quis dizer outra coisa nao???

Postagem protegida pela Lei nº 9.610, de 19/02/1998 - Lei de Direitos Autorais.

Loucos como nós vivem muito porque vivem como querem! We Will Never Die!

D a n c e I n M a d n e s s

bruaraujjo

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.717 posts

Postado 01 Mar 2008 - 11:28

DICA 4: configure a câmera para salvar as fotos na memória do cel.

Abra a câmera.

Selecione o cartão de memória

ola, nao entendi essa dica... vc nao quis dizer outra coisa nao???

Ta certo... eu segui esses passos e funcionou perfeitamente...

#4 Guest_pauladebarros_*

Guest_pauladebarros_*
  • Visitantes

Postado 11 Abr 2008 - 01:08

Ta certo... eu segui esses passos e funcionou perfeitamente...

Darknesscrazy, vc está certo, a pessoa se enrolou e digitou memória do telefone, mas o certo é a memória do cartão.

Borat

Membro Master

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 982 posts

Postado 15 Abr 2008 - 01:26

Darknesscrazy, vc está certo, a pessoa se enrolou e digitou memória do telefone, mas o certo é a memória do cartão.

Eu me referi a cartão de memória pra vc selecionar como aparece o cartão. No meu caso, aparece CARD N73 porque eu mudei o nome do cartão quando formatei.

É só questão de semântica, cara.

legendas1

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 66 posts

Postado 25 Jun 2008 - 00:07

Fala Borat, Blz cara?

1) Seguinte, com quantos MBs livres fica o seu N73 em média?

O meu, quando reinicia, fica na melhor das hipóteses com uns 20MB. Tenho uma quantidade razoável de aplicativos instalados é claro, mas tento sempre instalá-los no cartão de memória. A não ser uns essenciais, como o X-Plorer.

As vezes para rodar o Garmin XT tenho que reiniciar o celular, pois fico com uns 11MB, o que não permite rodar o aplicativo.

2) Tenho um N73ME RM133 Euro1 firmware V4.0736.3.2.1.

Ouvi dizer que a versão mais atual, o firmware 4.808.4.2.1 (acho que é isso), tem um melhor gerenciamento de memória. Vc sabe algo a respeito?

Só uma info desnecessária agora, heheh. Tenho usado ultimamente o Smartsettings para reiniciar de forma rápida o celular e zerar a memória RAM. Ficou bem mais rápido o reinicio do celular do que desligando e ligando o celular.

DarknessCrazy

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.543 posts

Postado 30 Jun 2008 - 17:26

entendi borat, mais deixo pra vc como sugestao, colocar em vez de escrever memoria do cel, colocar, cartao de memoria, transflash, qqr coisa, pq isso para quem nao souber intermpretar literalmente vai confundir... tanto q eu pensei q vc tinha errado ao escrever, mais pelo visto vc quis escrever aquilo mesmo, mais ficou ambiguo para muitos... soh uma sugestao, um abraço

Postagem protegida pela Lei nº 9.610, de 19/02/1998 - Lei de Direitos Autorais.

Loucos como nós vivem muito porque vivem como querem! We Will Never Die!

D a n c e I n M a d n e s s

cbg

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 65 posts

Postado 23 Set 2008 - 18:30

Oi pessoal!

Ganhei meu N73 semana passada e estou me familiarizando com ele ainda!!!

No começo eu salvava tudo na memoria do telefone, nem sabia q era melhor no memory card!!

Tem como eu ver as coisas q eu salvei do do celular e passar p cartao de memoria????????

Valeu!!

RCSM82

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 23 posts

Postado 28 Dez 2008 - 01:51

Pessoal , no meu N70ME , já veio com os apps de Office e Adobe instalados no drive C (cel mesmo) diminuindo bastante o espaço livre , mas isso até agora ainda não incomodou , e aproveitando esse papo de memória , essa semana instalei o FExplorer , logo no inicio ele dá , ao lado dos drives do aparelho , a quantidade de memória livre e a total , e uma coisa me chamou a atenção , o drive D de memória RAM tem 1814KB livres de um total de 1831KB , se tem toda essa memória livre , então porque o celular demora tanto pra iniciar ?

franco.ssp

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 6.059 posts

Postado 28 Dez 2008 - 12:50

Pessoal , no meu N70ME , já veio com os apps de Office e Adobe instalados no drive C (cel mesmo) diminuindo bastante o espaço livre , mas isso até agora ainda não incomodou , e aproveitando esse papo de memória , essa semana instalei o FExplorer , logo no inicio ele dá , ao lado dos drives do aparelho , a quantidade de memória livre e a total , e uma coisa me chamou a atenção , o drive D de memória RAM tem 1814KB livres de um total de 1831KB , se tem toda essa memória livre , então porque o celular demora tanto pra iniciar ?

Brother, se VC verificar bem, 1814KB corresponde apenas a 1,8MB.

Só para Vc ter ideia, meu n95 tem 84,9MB de espaço livre no drive D:, ou seja, está justificado a demora na inicialização de seu aparelho, concorda??

blackhawk84

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 39 posts

Postado 02 Jan 2009 - 13:30

Valeu pelas dicas amigo, já estou testando no meu N95 8Gb!

Abraços!

franco.ssp

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 6.059 posts

Postado 02 Jan 2009 - 15:13

Valeu pelas dicas amigo, já estou testando no meu N95 8Gb!

Abraços!

Brother, após os testes realizados, caso queira, post aqui algum comentário sobre este Tutorial, pode ser??

Spoot

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 92 posts

Postado 03 Jan 2009 - 13:41

eu queria sabe se pum é bom ou tem gosto de amendoim, sabem me dizer?

Spoot

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 92 posts

Postado 03 Jan 2009 - 13:42

Me disculpem foi o pestinha do meu primo q digitou isso.

Flzw

Krazy

Membro Platinum PluS

• Supervisor Geral
  • 4.766 posts

Postado 03 Jan 2009 - 15:30

Flzw

sem comentários...

Imagem Postada
Não Respondo Dúvidas Via MP - Utilize O Fórum

MasterPlus

Membro Master

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1.327 posts

Postado 03 Jan 2009 - 17:53

Sem Comentarios [2]

franco.ssp

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 6.059 posts

Postado 15 Jan 2009 - 21:32

Flzw

Que não se repita tal postagem!!!!

brujao

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 47 posts

Postado 11 Mar 2009 - 15:17

Re: *[Tutorial] Como liberar memória livre na memória do telefone

Legal mesmo... E sobre cache...basta você apagar a pasta cache. Ai logo após você crie nova pasta com nome cache utilizando x-plore ou algum app gerenciador.

PedroMoraes

Membro Master

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1.716 posts

Postado 11 Mar 2009 - 16:09

tenho um N73 com cartão de 2GB.( V4.0738.3.1.1 RM 132 )

esta com apenas 12.7 mb livre de ram e 3.1 na memoria do celular. ( vejo isso pelo Taskman ).

é pouca memoria livre?

qual a memoria ram que ele possui?

Pedro Forte

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 7.452 posts

Postado 11 Mar 2009 - 17:42

Olá

O meu Taskman informa que o meu N73 possui 44mb de RAM..

Quais os seus aplicativos instalados?

Muitas vezes, os aplicativos ficam rodando em modo "hide"