Ir para conteúdo

Foto

Tudo sobre 3G

• Por favor, faça o login para responder
6 respostas neste tópico

DarknessCrazy

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.543 posts

Postado 13 Mai 2008 - 14:20

Acho que seria bacana ANEXAR no post pinado la em cima sobre as redes e conexoes.. eu nao posso fazer isso pq nao tenho permissao entao, se algum moderador da area puder e achar bom..

O que é?

A sigla representa a 3ª Geração de celulares. Basicamente, podemos dizer que essas gerações têm impacto na capacidade de transmissão de dados e conexão com redes como, por exemplo, a internet. Os celulares com a tecnologia 3G já estão disponíveis no mercado. Algumas operadoras já divulgam e oferecem esse serviço em áreas restritas do território nacional. A brincadeira começará para valer no dia 18 de dezembro, quando a Anatel irá realizar um leilão entre as operadoras que desejam oferecer esse serviço aos clientes. O leilão se faz necessário para que se haja controle das faixas de transmissão de dados.

A tecnologia 3G não se restringe apenas aos celulares convencionais. Ela equipa também modems para serem conectados em notebooks através das portas PCMCIA e USB.

Mas vamos falar dos celulares, que atendem à imensa maioria dos usuários, e também podem, utilizando um cabo USB ou conexão Bluetooth, servir como modem para notebooks.

Vantagens da tecnologia

O fato de estar conectado à internet em alta velocidade permite que os aparelhos celulares ofereçam uma vasta gama de serviços, tais como:

- Vídeo de boa qualidade através streaming;

- Downloads de arquivos;

- Chamadas telefônicas usando imagem dos interlocutores;

- Jogos on-line com multiplayer;

Velocidade de conexão

É, sem dúvida alguma, a principal vantagem oferecida pela tecnologia 3G. Permite conexão em tempo integral com a internet, para que você leia e-mails e arquivos como se estivesse em sua casa, utilizando banda larga.

Outra vantagem é a possibilidade de vídeo conferência, ou seja, utilizar as câmeras dos celulares para conversar vendo a imagem de seus amigos.

A TV digital também estará presente em celulares com a tecnologia 3G, sendo possível assistir à programação dos canais abertos, e, dependendo de políticas tarifárias de operadoras e empresas s de TV a cabo, também estarão disponíveis os conteúdos de canais por assinatura.

3G trará custos adicionais?

O uso de recursos disponíveis da rede 3G exigirá a cobrança de tarifas diferenciadas. As operadoras que permitem a conexão de internet de alta velocidade cobram, geralmente, por pacotes de volume mensal para tráfego de dados, com tarifas adicionais para megabytes excedentes. Os sites das principais operadoras trazem informações sobre os custos. Porém esses custos serão restritos ao uso dos serviços que descrevi acima – não existe motivo para aumentar a tarifa das ligações telefônicas convencionais.

Existem desvantagens?

A tecnologia é extremamente vantajosa, mas a indisponibilidade do serviço em diversas localidades é um problema que usuários podem enfrentar no começo. Outro obstáculo é o preço. Hoje, os preços de conexão banda larga usando 3G são bem mais elevados do que de uma conexão que faz uso da rede de cabos (seja telefônica ou de tv). Usuários que baixam muitos arquivos ou navegam por muitas horas terão um custo relativamente elevado para poder aproveitar a nova tecnologia.

Fernando Panissi

Postagem protegida pela Lei nº 9.610, de 19/02/1998 - Lei de Direitos Autorais.

Loucos como nós vivem muito porque vivem como querem! We Will Never Die!

D a n c e I n M a d n e s s

Gaúcha Tricolor

Membro Master

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1.197 posts

Postado 16 Mai 2008 - 16:52

mto bom tópico...

Gooordo

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 65 posts

Postado 16 Mai 2008 - 18:03

Só complementando o tópico...

Quanto a transmissão de TV via celular, não se sabe ao certo ainda, se será paga, o que eu acredito que seja, ou se será liberada junto com o sinal de operação. Isso se deve ao fato de que o padrão de HDTV adotado no Brasil é o Japonês e lá a transmissão de TV é liberada, e na Europa é tarifada. O padrão da nossa HDTV é japonês, embora, a linguagem predominante - aí pro programadores - é o C++ padrão europeu. Agora é só esperar ora vê o que vai acontecer.

Cenas do próximo capítulo...

#4 Guest_lilica222_*

Guest_lilica222_*
  • Visitantes

Postado 29 Mai 2008 - 11:58

Apesar de estar usando essa técnologia, ainda tem um grande problema ser superado, o firewal do mini modem, que dá muita lentidão nos downloads. Tanto no pc como no celular, fico horas tentando baixar um vídeo ou coisa assim é muito ruim. Parece uma conexão discada melhorada.

gm3x

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Postado 12 Abr 2010 - 21:46

É interessante as pessoas que pensam em adotar esta nova tecnologia, que pensei bem a respeito, pois 3G não é um tipo de conexão para se depender em casa (assim como as ADSL), é um tipo de conexão para quem quer mobilidade e facilidade, não velocidade e estabilidade, pois isso essa tecnologia não possui como ponto forte, enfim o próprio uso de aparelhos 3G precisa de um plano com uma das operadoras atuantes no Brasil, nisso, se infiltram várias questões, uma delas é a melhor operadora a escolher, se vai valer a pena, e se realmente podemos confiar no que as vendedoras nos dizem, pois a insatisfação com esse tipo de serviço é muito grande no Brasil, país que ainda não está realmente preparado para essa tecnologia, assinar um plano com a operadora exige atenção, o velho esquema da "letrinha míuda" vale para este tipo de assinatura, pois as operadoras lhe submetem a uma série de coisas descritas no contrato, que favorecem exclusivamente a eles, um plano da VIVO por exemplo, é ILIMITADO por 120,00 mensais, mas é bom observar uma letrinha bem mídunha no contrato que diz que após 2 GB de tráfego sua velocidade reduz de 500k para 100k, e o interessante é que as vendedoras não mencionam isso.
Outro bom exemplo é o da Claro, que lhe submete a multas extrapolantes e na maioria das vezes oferece um serviço "podre", tanto que ja foi processada por isso.
A única decepção que obtive com a Oi foi que paguei uma assinatura, com garantia de que obteria sinal em minha região, o que não aconteceu, mas na Oi pelo menos me vi livre de multas e isso ja gerou um grande ponto de reputação para a OI entre os brasileiros, além de os 2 meses de graça para testar, porém é limitada a 10gb de acesso/mês.
Pelo que analisei, as operadoras pressupõem que as assinaturas de tráfego 3g para modems sejam exclusivamente para uso móvel e urgente, não para uso diário, rotineiro e excessivo.

Nunca assine um plano 3g de dados sem ler atentamente as cláusulas descritas no contrato, pois posteriormente isso acarretará uma grande dor de cabeça.

By: Eu o.O:D
FURG[SIGPIC][/SIGPIC]FURG

cairraum

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Postado 01 Jun 2010 - 18:19

estou realizando um trabalho sobre hsdpa e hsupa

alguem teria algum material a disposição para me ajudar?

cytron

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 26 Set 2010 - 16:26

Vasculhei a net por várias horas atrás de informações sobre 3G, só vejo o pessoal falando das tecnologias, dos aparelhos, das torres.... mas ninguém fala sobre os RÁDIOS usados nas torres, será que usam rádios ou é só a antena mesmo? kkkkkk (brincadeirinha pra descontrair).

Estou tentando descobrir que rádio as operadoras usam nas torres, mas é como se não existisse, não encontro nada na net e nenhum assunto sobre isso, nem pessoas perguntando sobre isso.

Então pergunto eu, alguém aí sabe sobre marcas, modelos e coisas assim? Se eu fosse montar uma torre de celular... que rádio vou usar?

Os mais espertos já sacaram... sim! passou pela minha cabeça colocar um Asterisk interligado a um rádio desse e criar uma rede de telefonia GSM...

Mas a idéia não é bem essa hehehe. Andei brincando aqui com um leitor / gravador de chip e percebi o quanto é fácil criar a configuração, é semelhante a um AP para internet wireless.

Me lembro de ver sobre PBX GSM, será a mesma coisa? Se for... então será moleza!

Sabemos que a internet banda-larga caiu de preço e melhorou a qualidade devido a "expansão desordenada" de provedores wireless pirata, que geralmente tem qualidade equivalente as grandes operadoras, perdendo apenas em atendimento e suporte, as vezes em disponibilidade.

Quando surgiu o VoIP a telefonia não sofreu devido a dependencia de boa internet, mas se derrepende criar uma rede GSM ficar tão simples quanto uma rede wifi?

O bicho pega!