Ir para conteúdo

Foto

Tunando o seu iPod

• Por favor, faça o login para responder
11 respostas neste tópico

Brunohc

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.370 posts

Postado 22 Jul 2007 - 01:15

Quantas pessoas pensam que o potencial do iPod ainda não atingiu o máximo? Seria muito melhor se a Apple disponibilizasse um SDK, ou liberasse o codigo fonte do software do ipod para o mundo. Surgiriam aplicativos novos, mais jogos, e consequentemente, novas funcionalidades para o nosso amado aparelhinho branco. Enquanto isso não acontece (sonhar é bom), programadores e hackers do mundo inteiro tentam desvendar os mistérios por trás do hardware, firmware e software do iPod. O mais longe que alguém já conseguiu chegar em termos de modificação, foi rodar o Linux e portar várias ferramentas e jogos diferentes para o gadget. Aprenda aqui a fazer algumas dessas modificações e personalizar o seu iPod. Afinal, por que ser igual a todos se você pode ser diferente?!

IpodWIzard

Recentemente, surgiu o IpodWizard (por enquanto disponível apena para PC) e, com ele, algumas modificações para o iPod, como trocar figuras, a fonte e strings. Explico: alguém conseguiu extrair estas informações do iPod software update da própria Apple… sim, aquele que toda vez que você baixa, diz que melhora a qualidade de reprodução de audio e a compatibilidade com o iTunes.Imagine trocar aquele símbolo de “proibido” que aparece quando o iPod está conectado ao computador? Trocar até os helicópteros do jogo parachute, para discos voadores? Com certeza o limite é a sua criatividade…

Se você estiver afim de embarcar nessa, precisa saber, antes de mais nada, que qualquer alteração no firmware do iPod, significa perder a garantia do produto, ou seja, se você estragar o seu aprelho fazendo essas modificações, a Apple lava as mãos. O que podemos dizer é, se alguma coisa der errada com as modificações, reinstale o iPod Software Update original do site da Apple, e se isso não resolver, esteja disposto a fazer um enterro digno para o seu aparelho e chorar, mas chorar muito!

Bom, se você foi corajoso o suficente para continuar lendo este texto, vamos lá! Para começar, será preciso o Update mais recente da Apple, que pode ser encontrado aqui: download e, é claro, o IpodWizard. Comece extraindo o iPod Update, a pasta padrão que ele cria se encontra no “Arquivos de programasiPod”, o update mais recente é o

iPod Updater 2005-02-22.exe, vamos usá-lo e como o IpodWizard irá sobrescrevê-lo, minha sugestão é fazer uma cópia dele, caso algo dê errado, você pode reinstalar o update original da Apple.

Instale o Ipodwizard onde quiser, eu criei uma pasta de iPod Mod, onde coloco subpastas com minhas fontes e figuras que crio. Ao abrir o programa, você tem o botão de Open Updater, onde você indicará o caminho do iPod Updater 2005-02-22.exe, uma lista de firmwares aparecerá, cada firmware é relativo a um modelo de iPod.

Imagem Postada

A relação de cada Ipod e Firmware é a seguinte:

IDR_FIRMWARE-1.1.5 –>iPod 1st ou 2nd Gen

IDR_FIRMWARE-10.3.0.2 –>HP iPod 4th Gen ( porém, alguns 4th Gen)

IDR_FIRMWARE-2.2.3 –>iPod 3rd Gen

IDR_FIRMWARE-3.2.5 –>iPod mini

IDR_FIRMWARE-4.3.0.2 –>iPod 4th Gen

IDR_FIRMWARE-5.4.0 –>iPod Photo

IDR_FIRMWARE-6.2.5 –>HP iPod mini

Escolha o firmware relativo a seu Ipod e clique em “Load”. Um box de informações de Firmware irá apontar status “OK”.

Imagem Postada

Alterando as Imagens do iPod

Agora você já pode começar a navegar nas figuras encontradas, pela relação de Index, no canto esquerdo . Ao todo, são 145 imagens que você pode extrair, modificar, e salvar novamente. Aqui, não extrairemos uma a uma. O pessoal do IpodWizard foi bacana o suficiente e nos deu a opção de salvar todas as 145 imagens para o HD. Clique em “Save All”. Vale a sugestão de criar uma pasta onde estarão as imagens originais, sem as modificações, para novamente, se você mudar de idéia e quiser de volta o seu iPod como veio de fábrica. Assim, crie também a pasta onde salvará as imagens modificadas.

Imagem Postada

Aqui, pegamos a imagem do “Do not Disconnect” (imagem 67), ao lado do Index temos algumas informações importantes sobre a imagem que está sendo vizualizada.

Vemos, por exemplo, que ela possui largura e altura de 64×64 pixels e bitdepth 2

Imagem Postada

A paleta de cores que o Ipod de 3Gen mostra, é:

preto ( RGB: 0 0 0 )

um cinza escuro ( RGB: 85 85 85)

um cinza claro ( RGB: 160 160 160 )

branco, que é interpretado como ausência de cor no LCD.

O IpodWizard automaticamente converte qualquer imagem colorida ou monocromática, para esta palheta de cores dos iPods sem tela colorida.

Bom, agora que sabemos quais tons de cinza que aparecem no LCD, já podemos tirar melhor proveito na hora da criação da imagem que será exibida. Para isso é preciso ter uma intimidade mínima com algum programa gráfico. O meu preferido e parceiro de todas as ocasiões, é o Photoshop. Nele você pode abrir qualquer imagem, e reescalar a figura para a proporção necessária de 64 x 64 pixels, e pintar como quiser, utilizando as 3 cores com os RGBs mencionados.

Salve a imagem que você criou sobrescrevendo a figura pic067.bmp e agora, voltando ao IpodWizard, no index, encontre a imagem 67 e dê “load”, apontando a imagem nova que você criou. A sua imagem aparecerá no lugar do sinal de proibido. Uhuuuu! Irônico né?! Substituir um sinal de proibido por uma imagem sua. Está se sentindo fora da lei?

Imagem Postada

Usando a mesma metodologia, você pode alterar as outras imagens que quiser: flechinhas, helicópteros, botões de play, pause, a estrela do rating, as imagens que mostram a capacidade da bateria…crie!

Você pode parar por aí, agora que já sabe como modificar as figuras…se você não quiser alterar a fonte do menu, pule esta parte.

Alterando a fonte do menu

Clicando na aba de Fontes, você vê novamente um index com várias fontes sendo mostradas, com nome, tamanho e bitdepth.

As fontes do menu são estas:

iPod 1 e 2Gen: Index número 15

iPod 3Gen: Index número 13

iPod 4Gen: Index número 28

iPod mini: Index número 31

Estas fontes são exibidas num .bmp com um arquivo métrico que guarda informações da área de cada caractere. Para criar uma fonte nova, basta clicar em “make font” e escolher alguma fonte instalada, dessa forma, o IpodWizard automaticamente criará o arquivo .bmp da fonte e o arquivo .ifm com as medidas dos caracteres. Você pode conferir a separação de caracteres, no “character mapping” e ajustar o offset se alguma fonte estiver com o espaçamento diferente ou errado

Imagem Postada

O que precisa ser observado com cuidado é que algumas fontes não possuem uma leitura boa. algumas fontes estilo pixel art são boas para leitura e possuem um tamanho bem reduzido. Evite também usar fontes com bold, ou fontes vazadas…

Aqui existem algumas fontes boas para serem usadas…. outras nem tanto.

O resultado final, após a troca da fontes é este:

Imagem Postada

Salvando o firmware

Uma vez modificada as imagens e a fonte do seu iPod, basta escrever de volta ao firmware clicando em “Write”.

Um box aparecerá perguntando se você realmente quer escrever as modificações, confirme.

Imagem Postada

Pronto! Agora é só atualizar o iPod e desfrutar das suas modificações… mas, atualizar o iPod? este é o ultimo Update, e você provavelmente já atualizou o seu…a única opção disponível ao rodar o update seria “restore”! Calma você nao vai precisar formatar seu iPod. Para contornar isso, vamos ter que enganar o Update, para ele achar

que ainda não temos o update de 2005-02-22. Como? Existe um arquivo no seu iPod que guarda as informações de software.

Plugue o seu iPod no micro, e com ele disponível como disco rígido, certifique-se que você consegue ver arquivos ocultos no Windows Explorer, e vá em iPod_control>Device e abra o arquivo sysInfo no wordpad.

Imagem Postada

Você encontrará várias informações. A que precisamos alterar são estas duas:

-buildID: 0×02308000 (2.3)

-visibleBuildID: 0×02308000 (2.3)

Esta informação pode variar de Geração para Geração, mas o que é preciso fazer é apenas reduzir o número da versão, assim:

-buildID: 0×02208000 (2.2)

-visibleBuildID: 0×02208000 (2.2)

Imagem Postada

Pronto, ao rodar o update, ele achará que o iPod está desatualizado e você conseguir atualizá-lo com o seu Update Modificado pelo IpodWizard.

http://www.eupodo.co...ages/update.jpg

Aguarde o fim da instalação e assim que o iPod reiniciar, você já vai ver as figuras e a fonte nova.

http://www.eupodo.co..._disconnect.jpg

http://www.eupodo.co...ges/font_01.jpg

ATENÇÃO: Tenha cuidado ao fazer qualquer alteração do seu firmware, se por acaso ocorrer um erro fatal seu iPod pode ir para o beleléu.

Creditos:Cleber Galves Bordin do EUPODO

turok

Membro Pleno

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 328 posts

Postado 22 Jul 2007 - 12:06

muiito bom esse tuto....so q tem q te mto cuidado...

LeoRibas

Membro Master

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 812 posts

Postado 23 Jul 2007 - 12:25

Bom, como ainda nao tem moderador nesta area, entao resolvir deixar este topico fixo. Belo achado Bruno...

#4 Guest_karenmallek_*

Guest_karenmallek_*
  • Visitantes

Postado 23 Jul 2007 - 18:29

estou querendo fazer,mas to com meeeeeeeeeeedo =[

snK.!

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 11 posts

Postado 24 Jul 2007 - 20:53

eu instalei Linux no meu iPod Nano 1st G, só que de outra forma @ www.ipodlinux.org [inglês] :P consigo rodar filmes com extensão .mvpd nele (tem que converter) jogos como iDoom, iDoom modificado com gráficos do counter-strike 1.5, etc. é uma belezinha *-* exceto pelos arranhões externos no espelhinho atraz principalmente uhAUshAUSa mais a capinha disfarça u.u sempre que eu faço alguma besteira, eu vou no proprio iTunes, e restauro meu iPod, tudo volta ao normal, uma vez tive um erro de hardware, coisa assim nele, aí o iTunes não reconhecia, mais o Windows sim, então eu fui no meu computador, cliquei com o botão direito no drive SNK (F:­) [meu iPod] fui em Propriedades e usei o desfragmentador de discos, alguma coisa assim, descorrumpiu uns arquivos lá õ.O e voltou a funcionar normalmente :D mesmo assim, tomem cuidado, iPod é caro :/

artur_tu

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Postado 15 Set 2007 - 12:19

aonde fika essas coisas amigão??abraçoss

#7 Guest_Turco Louco_*

Guest_Turco Louco_*
  • Visitantes

Postado 19 Set 2007 - 10:34

Tentei e não deu certo, inclusive com pacotes prontos para uso.

Icho Tolot

Membro Sênior

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 429 posts

Postado 30 Out 2007 - 12:00

muito bom estarei postando a noite manutençao basica de mp3

astorga

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 52 posts

Postado 13 Nov 2007 - 10:56

funciona com os modelos novos?

mfirmiano

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Postado 30 Mai 2008 - 15:47

Olá!

Tenho algumas informações tbm por aqui sobre mod.. graficos... fontes... etc..

Quem quiser é so pedir que post aqui...

PS.: Tem um site bem bacana que fala sobre IR para Ipod.

http://features.enga...remote-control/

Como montar um controle remoto para tv, som, dvd, etc com o Ipod.

Vale a pena conferir... (em inglês)

Abraços!

mfirmiano

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Postado 30 Mai 2008 - 16:08

Tenho varios jogos, mod, fonts, graphics...

Como posso contribuir com o forum?!

Abraços!:blz

hpa511

Membro Sênior

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 572 posts

Postado 15 Jul 2008 - 10:55

mfirmiano é so postar em outro topico =D...

muito bom, consegui instalar uns jogos aqui no meu ipod, a unica coisa ruim é que a firmware que foi hakeada é mais antiga, mais pega nada..esse é o unico jeito de colocar jogos no ipod aqui no brasil, ja que nao tem a iTunes Store aqui no brasil =\