Ir para conteúdo

Foto

[6131] AtualizaÇÃo Do Software

• Por favor, faça o login para responder
38 respostas neste tópico

mackenzie1

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 63 posts

Postado 30 Jul 2007 - 23:13

O PROCEDIMENTO DE ATUALIZAÇÃO DO SOFTWARE DO NOKIA 6131 PARA A V. 6.10

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

OBSERVAÇÃO: PARA RECUPERAR O SERVIÇO PTT (PARA QUEM JÁ ATUALIZOU COM O PRODUCT CODE DA CLARO), FAÇAM O SEGUINTE:

1) ATRAVÉS DO NSS, ALTERE NOVAMENTE O PRODUCT CODE PARA ALGUM OUTRO PRODUCT CODE QUE SEJA LIMPO (NO MEU CASO COM O DA TIM DEU CERTO, MAS SE É POSSÍVEL COM OUTROS, NÃO SEI, NÃO POSSO GARANTIR). É MUITO PROVÁVEL QUE O SEU CELULAR FIQUE COM O IDIOMA PORTUGUÊS DE PORTUGAL (O QUE NÃO CRIA DIFICULDADES) APÓS A REINSTALAÇÃO DO FIRMWARE;

2) ATRAVÉS DO NOKIA SOFTWARE UPDATE (NSU) REINSTALE A ATUALIZAÇÃO DO FIRMWARE 6.10 (DESSA FORMA SEGUINDO O MESMO PROCEDIMENTO DESCRITO ABAIXO).

ATENÇÃO: PARA QUEM AINDA NÃO ATUALIZOU PELO PROCEDIMENTO DESCRITO ABAIXO, CASO UTILIZE O PRODUCT CODE DA CLARO, SERÁ BLOQUEADO O SERVIÇO PTT COM A ATUALIZAÇÃO DO FIRMWARE 6.10.

OUTRA MUDANÇA QUE PERCEBI COM A ATUALIZAÇÃO, ALÉM DE OUTRAS, É QUE AGORA É POSSÍVEL OUVIR RÁDIO DIRETAMENTE DO ALTO-FALANTE (E NÃO DO FONE DE OUVIDO), EMBORA O FONE DE OUVIDO DEVA ESTAR CONECTADO NO APARELHO (POR CAUSA DA ANTENA), MEDIANTE O SEGUINTE PROCEDIMENTO: ACESSANDO O RÁDIO, ATRAVÉS DE OPÇÕES>ATIVAR ALTO-FALANTE.

ESSE PROCEDIMENTO DESCRITO ABAIXO NÃO SERVE PARA BLOQUEIO OU DESBLOQUEIO DE CELULARES

ANTES DA ATUALIZAÇÃO DO FIRMWARE (software telefônico) do Nokia 6131 (da V. 3.72 para a V. 6.10) (com a alteração do product code 0533123 para 0535027) a seguir descrita, preste muita ATENÇÃO:

1) NÃO ME RESPONSABILIZO POR QUALQUER EVENTO DANOSO EM QUALQUER APARELHO, pois, apenas descrevo um procedimento que realizei em meu aparelho para fins de mera informação, ficando por conta e risco (inclusive de “morte” do aparelho) daqueles que aceitarem efetuar o mesmo procedimento que realizei em meu aparelho (Nokia 6131) (da V. 3.72 para a V. 6.10). Na ocorrência de algum problema com o aparelho, é possível que você perca a garantia. A atualização em si (sem a mudança do código do produto) não retira a garantia . [LINK EXTERNO RETIRADO]Obviamente, o aparelho que já possui o product code n.º 0535027, não é necessário a alteração deste, bastando ir direto à atualização (você verifica esse código retirando a bateria do aparelho e observando a etiqueta do seu aparelho que inclusive consta o IMEI, embaixo da bateria, atrás do aparelho, que são os 7 primeiros dígitos, semelhante ao meu);

2) Com a atualização (V. 6.10) (no meu aparelho) houve os seguintes ganhos:

a) o aparelho reage melhor (ficou mais rápido);

B) as teclas de seleção do rádio e do music player ficaram com um contorno muito mais nítido, indicando melhor a posição em que se encontra com o intuito de selecionar um botão;

c) a câmera ganhou a opção de poder retirar o seu som (antes não era possível);

d) o bluetooth se comunica com os celulares motorolas (pelo menos com o V3i com qual eu testei);

e) o music player ganhou a opção de “reproduzir via bluetooth” (a diferença é que antes teria que acessar o menu bluetooth e acessar o menu procurar acessórios de áudio, para depois acessar o music player e ouvir a reprodução de áudio e, agora, não é mais necessário percorrer todo esse caminho);

f) o título das músicas que estão no formato “M4a” (e não Mp3), quando reproduzidas pelo music player, aparecem de forma correta e não mais substituídos pelos símbolos “]}]}]]}”;

g) o consumo da bateria melhorou um pouco;

h) os jogos no formato java que antes não rodavam agora passaram a funcionar normalmente;

i) o som do music player ficou muito mais alto, diferença esta percebida com mais facilidade no fone de ouvido;

j) o rádio, algumas vezes, costumava ser desligado sozinho, repentinamente, e automaticamente bloqueava o teclado, sendo que, com a atualização, isso não mais ocorreu;

3) Com a atualização (V. 6.10) (no meu aparelho) houve a seguinte e única perda:

a) O menu de serviço “PTT” (que existia no menu principal) sumiu com a atualização ( o serviço PTT é uma espécie de comunicação via rádio com outros aparelhos compatíveis, estilo nextel, que, como por exemplo, a Claro oferece mediante uma assinatura mensal de R$ 50,00 aproximadamente) (mas, no meu caso isso é insignificante, pois, não utilizo o serviço PTT e nem pretendo utilizar, sendo que é mais fácil realizar as ligações comuns e caso queira falar com duas ou mais pessoas ao mesmo tempo, é só utilizar o menu “conferência”, portanto, ao meu ver, tornando inócuo o PTT). Em fim, até agora (uma semana com a atualização) foram essas as mudanças que eu percebi. MAS, COMO DESCRITO NO INÍCIO (LEIA) É POSSÍVEL RECUPERAR O MENU DE SERVIÇO PTT.

4) Será necessário os seguintes programas instalados no computador e as seguintes configurações:

a) O Nemesis Service Suite (NSS. Ao instalar, escolha o “Virtual USB Device”), caso precise alterar o product code (link para download do nss:LINK EXTERNO RETIRADO

B) o Nokia PC Suíte do Brasil (link para download do PC Suíte brasileiro: LINK EXTERNO RETIRADO

c) e o Nokia Software Update do Brasil (NSU PT-BR) (link para download do nsu do Brasil:LINK EXTERNO RETIRADO (necessário apenas se o PC Suite não possuir o link para atualização, sendo que a última versão já possui);

d) Windows XP com 512 MB de Memória RAM (ou mais, no entanto, a Nokia recomenda até o mínimo de 256 MB-RAM), Internet Banda-larga e velocidade do processador de 1.2 GHz (ou mais) (caso seu computador não possua toda essa configuração, recomendo que utilize uma lan-house que possua computador com essa configuração, pois, em regra elas possuem);

e) o Cabo USB compatível (que é o CA-53).

PROCEDIMENTO

Após, então, as considerações supra citadas, o procedimento que realizei foi o seguinte:

O product code do meu aparelho (que é desbloqueado - puro) era o 0533123 (você verifica esse código retirando a bateria do aparelho e observando a etiqueta do seu aparelho que inclusive consta o IMEI, embaixo da bateria, atrás do aparelho, que são os 7 primeiros dígitos, semelhante ao meu).

Aliás, recomendo que, como eu fiz, desative os códigos de segurança e o PIN do aparelho, deixando-o livre, de forma que, se for desligado e ligado o aparelho, este não exija nenhum código ou solicite o destravamento do teclado. É necessário que o chip da operadora esteja no aparelho. Não faça esse procedimento sem o chip da sua operadora instalado no aparelho e sem que a bateria do celular esteja totalmente carregada.

Quando eu utilizava o NSU, este programa, na terceira etapa, informava que não possuía nenhuma atualização para o aparelho, e que a V.3.72 já era a recente.

Então, alterei o product code do meu aparelho (para mais informações, veja o link: LINK EXTERNO RETIRADO para o n.º 0535027 (que também é puro, pois, não possui configuração ou propaganda nenhuma), da seguinte forma:

a) com o aparelho ligado e conectado ao computador (feche o programa Nokia PC Suíte e o NSU), abri o programa NSS e cliquei no botão “Scan for a new device” (que fica na parte superior direita da janela do programa) (passe a seta do mouse sobre o botão e descanse-a sobre ele para ver o nome do botão);

B) após, a leitura da memória do celular pelo programa, cliquei no botão “Phone Info.” (que aparece após a leitura da memória do celular, e fica na parte superior da janela, sendo o segundo botão, da esquerda para a direita com o desenho de um telefone);

c) apareceu uma lista na parte direita (denominada “Production Data Edit”) da janela do programa com o “Product Code” em branco. Nesse espaço em branco coloquei o código n.º 0535027 e, selecionei o “Enable” que fica ao lado e respectivo do “Product Code” (na mesma linha) e, cliquei em “Write” (que é o botão embaixo dessa lista que está escrito “Write”);

d) apenas preenchi o espaço do product code, sendo que o resto deixei em branco. Assim, não preencha os demais espaços. Após clicar em “Write” aguardei 2 minutos aproximadamente e fechei o programa NSS e desconectei o celular.

e) e, para confirmar a alteração do product code, em seguida, desliguei o celular e o liguei novamente, conectei-o ao computador e abri o programa NSS, cliquei no botão “Scan for a new device” e posteriormente no botão “Flash” (que fica na parte superior da janela, o terceiro botão da esquerda para a direito, com o desenho de uma placa de memória) e, posteriormente, cliquei no botão “Scan” (que fica na parte direita da janela). Na parte esquerda da janela (que estava em branco) apareceu aquele código n.º 0535027 que digitei (confirmando a alteração do product code).

Assim, então, com a alteração do product code confirmada, fechei o programa NSS, e conectei o computador a Internet e abri o programa NSU (ou o PC Suíte) e iniciei a atualização do celular.

Entretanto, na terceira etapa do NSU, percebi que o celular desconectava sozinho bem no momento que o NSU estava procurando o aparelho e, posteriormente o aparelho conectava-se sozinho e, então, aparecia no NSU a mensagem de que não houve êxito na localização do aparelho.

Em razão disso, fechei todos os programas e desconectei o celular do computador, e aguardei alguns segundos. Em seguida, conectei o celular novamente ao computador e iniciei a atualização pelo NSU novamente, que conseguiu com êxito localizar o aparelho e a V. 6.10. Então, pedi para instalar a atualização que demorou cerca de 10 minutos no máximo, tudo de forma automática (durante a instalação – ou reinstalação –, o programa NSU baixou um arquivo de aproximadamente 22 MB que é do site da Nokia, e depois começou a instalação desse arquivo no celular, que desligava e ligava sozinho durante duas ou três vezes aparecendo na tela a palavra “test mode”, sendo que outras pessoas relataram que inclusive ele se desconectava e conectava sozinho. de qualquer forma, não mexa ou desconecte o aparelho durante a atualização)

DICAS:

No site da Nokia de Portugal é possível verificar se há alguma atualização que está disponível através do product code, no seguinte link:LINK EXTERNO RETIRADO

Outros Códigos Nokia 6131

* 0535171 (Firmware Tim) por Sesshomaru

* 0535027 (Firmware CLARO) Por martinezSSA

BOA SORTE!!!

DEUS TE ABENÇOE

katorze14

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Postado 09 Ago 2007 - 08:21

Re: O Procedimento De AtualizaÇÃo Do Software Do Nokia 6131 Para A V. 6.10

Gostaria de saber se essa atualização muda o imei do celular?

PluSGSM

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 49.353 posts

Postado 09 Ago 2007 - 08:40

nao muda a atualizaçao so corrigi os bugs do celular

euripedes

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 09 Ago 2007 - 16:56

Gostaria de saber se é possível após a atualização voltar ao código 0533123 brasil desbloqueado, recuperando a liberdade e o PTT, com o novo firmware v.6.10

Cristianogarcia

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 13 Ago 2007 - 10:59

meu telefone após a atualização fica bloqueado? Tenho um 6131 desbloquado da brasil telecom.

Cristianogarcia

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 13 Ago 2007 - 20:19

Consegui!!!!!, Valeu. usei o product code 0535026 para o meu 6131 Brasil telecom. Fiz conforme o tutorial acima mas não funcionou, então procurei outros products codes até encontrar esse e funcionou. O meu PTT não sumiu, ficou aqui. As demais mudanças ainda não testei. Vou testar e confirmo para vcs.

Abraços

frxtm

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Postado 15 Ago 2007 - 15:49

Opa...consegui atualizar o meu tbem...Otimo procdimento Make...é só seguir galera...Pena que saiu o Ptt...será que usando outro product code e atualizar novamente ele volta? Abraços...

mackenzie1

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 63 posts

Postado 20 Ago 2007 - 12:22

O Procedimento De AtualizaÇÃo Do Software Do Nokia 6131 Para A V. 6.10

PARA RECUPERAR O SERVIÇO PTT (PARA QUEM JÁ ATUALIZOU COM O PRODUCT CODE DA CLARO), FAÇAM O SEGUINTE:

1) ATRAVÉS DO NSS, ALTERE NOVAMENTE O PRODUCT CODE PARA ALGUM OUTRO PRODUCT CODE QUE SEJA LIMPO (NO MEU CASO COM O DA TIM DEU CERTO, MAS SE É POSSÍVEL COM OUTROS, NÃO SEI, NÃO POSSO GARANTIR);

2) ATRAVÉS DO NOKIA SOFTWARE UPDATE (NSU) REINSTALE A ATUALIZAÇÃO DO FIRMWARE 6.10 (DESSA FORMA SEGUINDO O MESMO PROCEDIMENTO DESCRITO ACIMA).

ATENÇÃO: PARA QUEM AINDA NÃO ATUALIZOU PELO PROCEDIMENTO DESCRITO ACIMA, NÃO UTILIZE O PRODUCT CODE DA CLARO, POIS, ELA BLOQUEIA O SERVIÇO PTT COM A ATUALIZAÇÃO DO FIRMWARE 6.10.:quebra

desmantelado

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 52 posts

Postado 20 Ago 2007 - 18:53

oi galera eu atualizei o meu celular nokia 6131 e percebi que ele esta apresentando um problema com os arquivos mp3. Antes da atualização eu conseguia transferir qualquer audio em mp3 do pc para o celular ( pelo nokia pc suite ) agora não.

alguns arquivos mp3 nao sao mais transferidos para o celular, e alguns são transferidos, nao percebi ainda a diferença entre os que sao e os que nao sao transferidos. Mas eu notei que o PC suite pede pra que o arquivo seja otimizado para o celular, dai ele transforma o arquivo de mp3 para acc, e só assim ele transfere o arquivo.

Queria uma ajuda pra saber como transferir qualquer arquivo mp3 sem discriminaçao para o celular.

Tem algo haver com arquivos mp3 protegidos contra gravação ?

ou com arquivos mp3 extensos que precisam ser compactados pelo aparelho ?

Como burlar isso ???

Detalhe usei o mobi e o phoenix e acontece o mesmo

enxaqueka®

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Postado 22 Ago 2007 - 23:34

:risosAcabei de atualuzer o meu 6131 tb..

Perfeito sem nem um problema...

Muito bom o tutoria, simples e perfeito..

6.10 rodando sem nem um problema...

Qualquer novidade posto aqui.

GratoB)

mackenzie1

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 63 posts

Postado 25 Ago 2007 - 01:28

PARABÉNS ENXAQUECA!!!

E "DESMANTELADO", SOBRE AS MÚSICAS MP3, TENTE O SEGUINTE:

ABRA O NOKIA PC SUITE, CLIQUE EM "TRANFERIR MÚSICAS", E QUANDO ABERTO O PROGRAMA NOKIA MUSIC MANAGER, CLIQUE EM "OPÇÕES>CONFIGURAÇÕES>CONVERSÃO" E SELECIONE "NÃO CONVERTER". E PRONTO.:quebra

VALEU!

mackenzie1

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 63 posts

Postado 25 Ago 2007 - 01:30

Por Favor, Se PossÍvel, Postem Aqui O Product Code Com O Qual Deu Certo, Para Orientar Os Demais Interessados.

Obrigado.

Valeu!

souzabh

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Postado 31 Ago 2007 - 19:34

Bom, atualizei meu 6131 e funfou blz. Valew pelo tuto. Usei o product code 0535171 (Firmware Tim) por Sesshomaru.

Mas infelizmente unica coisa q nao gostei foi q a lingua passou para o Portugues de Portugal. Tem como deixar atualizado e com idioma BR???

Valewww

mackenzie1

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 63 posts

Postado 03 Set 2007 - 00:36

Para "souzabh",

NÃo Sei Se IrÁ Funcionar, Mas, Vc Pode Tentar Com Este Product Code: 0533123

Este É O Que Venho No Meu, O Qual É Desbloqueado Puro (diretamente Da FÁbrica, NÃo Era De Nenhuma Operadora). FaÇa O Mesmo Procedimento, Alterando Apenas O Product Code E Posterior ConfirmaÇÃo.

NÃO SE ESQUEÇA DE POSTAR AQUI O RESULTADO, CASO VC TENTE ALTERAR NOVAMENTE O PRODUCT CODE.

OBRIGADO.

souzabh

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Postado 04 Set 2007 - 02:38

amigo mackenzie, usar o product code 0533123 não rolou, mudei e na hora de verificar a atualizacao o celular nao acha nada (a lingua muda na hora de atualizar neh). Entao, se souber de outra maneira posta ai, estarei sempre aki pra ver se alguem tem novidades.

Sera q vou ter q ficar com a lingua de portugal mesmo? rs

Valeww

marcosrocha

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 19 Set 2007 - 14:36

ow galera vcs tao me ajudando msm... vlw msm pelo forum sobre nokia 6131...

recentemente comprei um nokia 6131 no qual a versão do aparelho era V.03.72 (igual a do amigo q postou como atualizá-lo), comprei ele no extra desbloqueado, e estou usando um chip da vivo, quero saber c posso atualizá-lo igual no tutorial, ow se tenho q descobrir outro codigo? e tenho muito jogos mais alguns tão a msg "erro no aplicativo", quero saber c com a atualização esse problema acabará! (os jogos estao na resolução correta, 320X240)...

c isso for ajudar alguém, para descobrir a versao atual do software do meu 6131 usei o códiogo: *#0000#...

palata

Membro Pleno

• Membro Prime
  • PipPipPipPip
  • 265 posts

Postado 23 Set 2007 - 22:21

vcs tão se preocupando tanto em aparecer o PTT, mas pra que se nao funciona? precisa da operadora pra utilizar o serviço...

mackenzie1

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 63 posts

Postado 24 Set 2007 - 12:08

AO MARCOS ROCHA:

PODE SEGUIR O TUTORIAL. MAS, PRESTE ATENÇÃO NOS RISCOS, POIS, DEPENDENDO DO PRODUCT CODE UTILIZADO, O CELULAR PODE FICAR COM O IDIOMA PORTUGUÊS (DE PORTUGAL, O QUE NÃO CRIA DIFICULDADE ALGUMA), OU, PERDE O MENU "PTT" (COM O PRODUCT CODE DA CLARO). LEMBRANDO QUE ESSE PROCEDIMENTO NÃO BLOQUEIA OU DESBLOQUEIA CELULARES. QUANTO AOS JOGOS, SIM, A ATUALIZAÇÃO CORRIGE ESSE ERRO, COMO, POR EXEMPLO, O JOGO 3D FÓRMULA RACING (http://jogosparacelu...h/label/240x320).

AO PALATA:

O SERVIÇO PTT É INTERESSANTE PARA O TRABALHO, COMO, POR EXEMPLO, PARA QUEM VIAJA A TRABALHO, BASTA COMPRAR O CHIP DA OI E COLOCAR NO APARELHO PARA SE COMUNICAR COM OS DEMAIS FUNCIONÁRIOS DO ESCRITÓRIO. E AINDA, HÁ UM ADAPTADOR NO MERCADO EM QUE TORNA POSSÍVEL UTILIZAR DOIS CHIPS AO MESMO TEMPO NUM ÚNICO APARELHO. PORTANTO, É CLARO QUE O PTT SÓ SERÁ ÚTIL PARA QUEM UTILIZÁ-LO. MAS, SUA UTILIZAÇÃO É PERFEITAMENTE POSSÍVEL E NÃO RARAMENTE, DEPENDENDO DO PERFIL DO USUÁRIO.

marcosrocha

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 26 Set 2007 - 20:37

ow galera, consegui atualizar o meu ake sem problemas! o único problema, q na verdade nem chega a ser um problema, eh q o idioma ficou no português de Portugal, fora isso notei meu celular muito mais rapido, mais rapido msm, jogos q antes davam problema, n dao mais, bateria melhorou 100%! vlw pela dica! soh qeria achar mais temas e jogos bons para ele... se alguem tiver uma dica...

xfju

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 13 Out 2007 - 18:13

só dá para atualizar com o cabo mencionado? não dá pra usar o CA-70? pois estou com esse último e estou tendo problemas para atualizar usando ele (Não reconhece o cel. para a atualização).

Agradeço a ajuda!