Ir para conteúdo

Foto

[N78] Transmissor FM não funciona no Brasil?

• Por favor, faça o login para responder
415 respostas neste tópico

Canon

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 44 posts

Postado 13 Sep 2008 - 23:01

É isso aí galera! Comprei um N78 no início do mês na FNAC e simplesmente descobri que o aparelho não vem com o software habilitado para funcionar no país! Segundo consulta ao pessoal da Nokia, a culpa é da ANATEL que não autorizou o funcionamento desta função. O aparelho tem o RM-342, banda 3G em 850 e 1900 e me parece ser o mesmo aparelho que é vendido nos EUA. O pessoal da Nokia, inclusive, me confirmou que este telefone tem o hardware inatalado, mas como disse acima, o soft está bloqueado! Já pensei em mudar o "product code", mas ainda não tenho certeza se funcionará. Alguém teria alguma idéia? Estou muito chateado pois esta função do transmissor de FM era uma das principais que buscava no telefone, e para um cliente dos produtos Nokia de tantos anos, posso afirmar que fiquei realmente decepcionado depois de tanta propaganda. Fica o alerta pra quem for comprar o N78 por aqui!

Abs

dscampos

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3803 posts

Postado 14 Sep 2008 - 11:26

Re: Nokia N78 sem transmissor de FM no Brasil!!

Ao que parece, alguns países não autorizam a transmissão FM via celular. Olha a página da Nokia aí:

http://europe.nokia.com/fmtransmitter

Segundo a página acima, aqui no Brasil é liberada as transmissões. Agora, porque a Anatel não liberou isso só Deus sabe...

Nem perca muito tempo, atualize logo o seu product code via NSS e depois atualize o firmware via NSU.

Tente utilizar os Product Codes abaixo:

N78

0545485: Euro 1 Warm Silver and Brown (muito provável de ter idioma PT-pt e também a opção do transmissor de FM habilitada)

0545487: SPAIN Warm Silver and Brown

0545489: France Warm Silver and Brown

0545491: Alps Warm Silver and Brown

0545492: Euro 2 Warm Silver and Brown

0545493: Turkey Warm Silver and Brown

0545495: Scandinavia Warm Silver and Brown

0545496: Baltian Warm Silver and Brown

0545614: Russian Warm Silver and Brown

0545618: Ukraine Warm Silver and Brown

0545620: CIS, Bulgaria Warm Silver and Brown

0545621: Moldova Warm Silver and Brown

0545622: Euro 3 Warm Silver and Brown

0545623: Balkans Warm Silver and Brown

0545624: Greece, Cyprus Warm Silver and Brown

0545626: Israel Warm Silver and Brown

0546543: Euro 1 Warm Silver and Pearl White

0546591: SPAIN Warm Silver and Pearl White

0546592: France Warm Silver and Pearl White

0546593: Alps Warm Silver and Pearl White

0546594: Euro 2 Warm Silver and Pearl White

0546595: Turkey Warm Silver and Pearl White

0546596: Scandinavia Warm Silver and Pearl White

0546599: Baltian Warm Silver and Pearl White

0547719: Russian Warm Silver and Pearl White

0547720: Ukraine Warm Silver and Pearl White

0547721: CIS, Bulgaria Warm Silver and Pearl White

0547722: Moldova Warm Silver and Pearl White

0547723: Euro 3 Warm Silver and Pearl White

0547724: Balkans Warm Silver and Pearl White

0547725: Greece, Cyprus Warm Silver and Pearl White

0547726: Israel Warm Silver and Pearl White

0564475: Belarus No FMTx Warm Silver and Brown

0564476: Belarus No FMTx Warm Silver and Pearl White

0564477: Balkans No FMTx Warm Silver and Brown

0564478: Balkans No FMTx Warm Silver and Pearl White

0564510: CIS No FMTx Warm Silver and Brown

0564514: CIS No FMTx Warm Silver and Pearl White

0566344: Portugal Warm Silver and Pearl White

0566352: Luxembourg Warm Silver and Pearl White

0566359: UK, Ireland Warm Silver and Pearl White

0566362: Italy, Malta Warm Silver and Pearl White

0566365: Germany Warm Silver and Pearl White

0566371: Portugal Warm Silver and Brown (Este com certeza terá o Idioma PT-pt)

0566372: Luxembourg Warm Silver and Brown

0566374: UK, Ireland Warm Silver and Brown

0566375: Italy, Malta Warm Silver and Brown (Este, segundo relatos, tem o transmissor de FM e talvez tenha o idioma PT-pt)

0566376: Germany Warm Silver and Brown

Tente os 3 que eu selecionei, mas não garanto que funcionará. E ISTO VOCÊ FARÁ POR SUA CONTA E RISCO.

Canon

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 44 posts

Postado 14 Sep 2008 - 23:27

Daniel,

Já tinha visitado a página da Nokia, que você citou com informações dos vários países em relação à transmissão de FM e aproveitei para falar com o pessoal da Nokia. Parecem uns robôs! Nem eles mesmos sabem o por quê da medida. Inclusive, nos primeiros contatos, eles tentavam me esnsinar a habilitar a função em aparelhos deles próprios, e não entendiam porque o meu aparelho não tinha o ícone habilitado. Somente depois de 3 ou 4 contatos, é que veio a versão "oficial" (ou falta de explicações) da proibição pela ANATEL. O mais curioso nisto tudo, é que temos vários aparelhos por aí, como players de carro, aparelhos gps e outros com a função de transmissão de fm funcionando e legalizados no país. E eles proibiram a função no aparelho, que como está na internet, tem que estar bem próximo do rádio Fm para poder transmitir com qualidade!!!. Como é que a gente vai entender estas coisas?!!!

Antes de tentar a mundança do "product code", gostaria de te perguntar:

1)Saberia se é possível voltar ao original, caso este procedimento não resolva o meu problema?

2) Perco o idioma (PTBr) com a troca do "product code"?

Abs e obrigado!

Antonio

dscampos

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3803 posts

Postado 14 Sep 2008 - 23:45

Antonio,

Daniel,

Já tinha visitado a página da Nokia, que você citou com informações dos vários países em relação à transmissão de FM e aproveitei para falar com o pessoal da Nokia. Parecem uns robôs! Nem eles mesmos sabem o por quê da medida. Inclusive, nos primeiros contatos, eles tentavam me esnsinar a habilitar a função em aparelhos deles próprios, e não entendiam porque o meu aparelho não tinha o ícone habilitado. Somente depois de 3 ou 4 contatos, é que veio a versão "oficial" (ou falta de explicações) da proibição pela ANATEL. O mais curioso nisto tudo, é que temos vários aparelhos por aí, como players de carro, aparelhos gps e outros com a função de transmissão de fm funcionando e legalizados no país. E eles proibiram a função no aparelho, que como está na internet, tem que estar bem próximo do rádio Fm para poder transmitir com qualidade!!!. Como é que a gente vai entender estas coisas?!!!

Em fim, coisas de Brasil...

Antes de tentar a mundança do "product code", gostaria de te perguntar:

1)Saberia se é possível voltar ao original, caso este procedimento não resolva o meu problema?

Sim. Você sempre pode usar o NSS para voltar com o seu PC original. (por acaso, você já sabe qual é?)

2) Perco o idioma (PTBr) com a troca do "product code"?

Abs e obrigado!

Antonio

Com esses que eu indiquei para você, sim. A não ser que você ache algum outro que tenha PT-br e também tenha o recurso de transmissão FM habilitado.

Olha aqui um tópico bom que ensina como fazer esta mudança:

[Tutorial] Transformando seu N73 em N73 Music Edition

Não é específico do seu aparelho, mas funciona igualzinho para qualquer Nokia.

Canon

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 44 posts

Postado 18 Sep 2008 - 21:07

Caro Daniel,

Obrigado pelas respostas/sugestões e confesso que fiquei bastante interessado na parte onde você fala da opção de eu conseguir um "outro (product code) que tenha PT-br e também tenha o recurso de transmissão FM habilitado."

Será que poderíamos tentar conseguir estes códigos com o pessoal daqui desta comunidade? Tenho visto, pela internet, comentários de pessoas que já tem o N78 no Brasil, com o transmissor de Fm habilitado, mas ainda não consegui saber se estão em PTBr ou não. Acho que vale à pena tentar!

Abs

dscampos

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3803 posts

Postado 18 Sep 2008 - 22:18

O problema é que, até agora, não vi ninguém aqui do fórum falando que possui um N78. Você é o primeiro...

Eu mesmo uso o meu N82 com o idioma PT-pt e não vejo nenhum problema. É praticamente a mesma coisa.

dscampos

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3803 posts

Postado 21 Sep 2008 - 10:35

Caro Antonio,

NÃO USE os product codes que eu postei lá em cima. Acredito que eles sejam apenas para o N78-1 (RM-235). Apenas hoje descobri que também existe o modelo N78 NAM (N78-3 RM-342), que no caso é o seu modelo.

Estou ainda tentando encontrar um PC próprio para o seu aparelho, mas até agora nada de achar...

Me desculpe pela desinformação.

Canon

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 44 posts

Postado 21 Sep 2008 - 13:12

Sem problemas Daniel! E valeu por ter me alertado! :blz Sabe quando os dedos já estão coçando pra gente tentar fazer alguma coisa, mesmo que um pouco no escuro? Pois é, acho que vou manter a calma e tentar quando tivermos mais informações!

Não sei se ajuda, mas andei descobrindo que o aparelho que tenho é o mesmo modelo vendido nos EUA. Só que o de lá tem transmissor habilitado! E aí, vi num site Argentino (perdi o link:duvida) que o cara colocou o PC do n78 americano e desbloqueou o transmissor de fm. Novamente não fala nada sobre ter perdido, ou não, o espanhol do aparelho. Esta é ainda a minha dúvida, não que tenha algum problema com o inglês, isso não tenho, mas gostaria de conciliar o telefone com todas as funções e PtBr!

Vou continuar na busca e gostaria de contar contigo e com o pessoal do fórum!

Novamente obrigado!

Abs,

Antonio

dscampos

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3803 posts

Postado 21 Sep 2008 - 19:39

Sem problemas Daniel! E valeu por ter me alertado! :blz Sabe quando os dedos já estão coçando pra gente tentar fazer alguma coisa, mesmo que um pouco no escuro? Pois é, acho que vou manter a calma e tentar quando tivermos mais informações!

Ufa...que bom! Quase que certamente você teria matado o aparelho...

Não sei se ajuda, mas andei descobrindo que o aparelho que tenho é o mesmo modelo vendido nos EUA. Só que o de lá tem transmissor habilitado!

O seu modelo de aparelho (N78-3) com certeza tem o transmissor! Já verifiquei isso em alguns reviews por aí. A questão mesmo é só achar um PC que libere essa função.

Vou continuar na busca e gostaria de contar contigo e com o pessoal do fórum!

Vou continuar as buscas e caso eu ache algo, postarei aqui.

Canon

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 44 posts

Postado 22 Sep 2008 - 22:08

Caro Daniel!

Gostaria de te dizer que os "dedos coçaram" e não teve jeito: troquei o PC do meu N78 e voilà, temos Transmissor de FM habilitado!!!!!!!!:legal

Entrei em contato com o argentino ou espanhol, agora não sei, e ele me confirmou ter trocado o PC do seu N78 rm-342 habilitando o transmissor, sem perder o idioma espanhol de seu telefone! E foi exatamente o que aconteceu comigo! Tenho o transmissor e mantive o PTBr! Além disso, já atualizei o software do aparelho através do NSU para a última versão, sem nenhum problema! Alíás, acho importante ressaltar que, não basta trocar o PC para o transmissor de Fm começar a funcionar, tem que atualizar via NSU também. Somente depois destas duas etapas é que começou a funcionar. Como nem tudo é perfeito, só não consegui colocar o ícone do transmissor de FM na pasta música, como já vi em alguns vídeos do Youtube! Tenho que ir na pasta configurações e habilitar de lá! Está funcionando beleza! Por último, o "product code" que utilizei (e que para mim deu certou) é o: 0565615.

Aproveito para agradecer a sua ajuda e a de outros participantes daqui do fórum!

Abs,

Antonio

dscampos

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3803 posts

Postado 22 Sep 2008 - 22:21

Caro Daniel!

Gostaria de te dizer que os "dedos coçaram" e não teve jeito: troquei o PC do meu N78 e voilà, temos Transmissor de FM habilitado!!!!!!!!:legal

Entrei em contato com o argentino ou espanhol, agora não sei, e ele me confirmou ter trocado o PC do seu N78 rm-342 habilitando o transmissor, sem perder o idioma espanhol de seu telefone! E foi exatamente o que aconteceu comigo! Tenho o transmissor e mantive o PTBr! Além disso, já atualizei o software do aparelho através do NSU para a última versão, sem nenhum problema! Alíás, acho importante ressaltar que, não basta trocar o PC para o transmissor de Fm começar a funcionar, tem que atualizar via NSU também. Somente depois destas duas etapas é que começou a funcionar. Como nem tudo é perfeito, só não consegui colocar o ícone do transmissor de FM na pasta música, como já vi em alguns vídeos do Youtube! Tenho que ir na pasta configurações e habilitar de lá! Está funcionando beleza! Por último, o "product code" que utilizei (e que para mim deu certou) é o: 0565615.

Aproveito para agradecer a sua ajuda e a de outros participantes daqui do fórum!

Abs,

Antonio

Putz...que bom que conseguiu! :uhu

Sim. O Nemesis apenas muda o product code, mas para valer tem que sempre atualizar o firmware (ou então reinstalar caso já esteja na mesma versão).

Fica aqui o registro deste Product Code "quente" para quem mais precisar.

notlad

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 25 Sep 2008 - 10:39

Cara eu sei que nao tem nada haver com o topico, mas me diz:

tava afim de comprar um N78! vale a pena? cam eh boa? gps, wifi funfa legal? ja teve algum problema com ele?

abraço!

Canon

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 44 posts

Postado 26 Sep 2008 - 21:03

notlad

Comprei o telefone no início do mês e estou muito satisfeito com o aparelho (principalmente depois da habilitação do transmissor de fm)! A câmera tem ótima qualidade de imagem, ainda não testei o GPS porque tenho um outro em uso, mas o wifi é 10! Já o usei para navegar na internet, para comunicação, download etc. Muito estável e ótima velocidade! Aliás, achei o browser muito rápido. Outro ponto importante é a bateria, que dura bastante! Enfim, recomendo o parelho com certeza!:legal

Abs

notlad

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 26 Sep 2008 - 22:56

vlw pela resposta brotherr

vai ajudar e mt

to em duvida entre ele ou o N82

flww!

dscampos

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3803 posts

Postado 26 Sep 2008 - 22:57

Por falar nisso, quanto dura a sua bateria estando o aparelho ligado direto?

Canon

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 44 posts

Postado 27 Sep 2008 - 11:08

Taí uma pergunta difícil de responder, mas considerando o uso diário do telefone (Plano de 200 min que quase sempre acaba antes do final do mês) + internet via wi-fi (pouco uso) + transmissor de FM (1 hora por dia), a bateria está durando 4 dias inteiros.

Abs,

dscampos

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3803 posts

Postado 27 Sep 2008 - 11:16

...a bateria está durando 4 dias inteiros.

:blink::blink:...4 DIAS???

Caramba, o meu já é difícil durar 2 dias inteiros...

Valeu!:legal

Canon

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 44 posts

Postado 27 Sep 2008 - 12:14

Um das razões que explicam esta diferença pode estar nas baterias, que no N78 é de 1200mAh(BL-6F), enquanto que no N82 é de 1050mAh(BP-6MT).

Abs, :blz

r.wil

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 9 posts

Postado 29 Sep 2008 - 11:14

vlw pela resposta brotherr

vai ajudar e mt

to em duvida entre ele ou o N82

flww!

mestre desculpa me entrometer mais entre o N78 e o N82 eu aconselho vc a comprar o N82 por causa da camera de 5.0 e a gravação de vídeos em 30fps, embora a performance da bateria do N78 ser a mais impressionante que eu ja ouvi fala 4 dias é realmente ótimo no meu N95 nunca passei de dois dias sem ter que carregar tbm não paro de futucar nele rs. mais claro a escolha fica a seu critério os dois são ótimos aparelhos bom mesmo é se viesse o N77 pro brasil com suporte a TV digital brasileira vamos aguardar né sonhar não custa

abraço a todos

outra boa é o N96 que vai lançar agora em outubro. dizem que o preço de lançamento sera R$ 1.400 duvido muito rsrs

dscampos

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3803 posts

Postado 29 Sep 2008 - 20:33

...bom mesmo é se viesse o N77 pro brasil com suporte a TV digital brasileira vamos aguardar né sonhar não custa

O problema é que a TV digital brasileira tem um padrão específico que não é usado em nenhum outro país do mundo. Ela é uma variação do padrão usado no Japão.

O padrão de TV móvel por lá é o 1seg, e que muito provavelmente, será adaptado para ser usado aqui também. Ele difere muito do DVB-H que é o padrão europeu usado pela Nokia em seus aparelhos.

outra boa é o N96 que vai lançar agora em outubro. dizem que o preço de lançamento sera R$ 1.400 duvido muito rsrs

Acredito que esteja mais para 3400 do que 1400...