Ir para conteúdo



Foto

[CDMA] Seu celular durante a chamada.


  • Por favor, faça o login para responder
Não há respostas para este tópico

#1

LukeKied

    Membro Master

  • Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 702 posts

Postado 07 Out 2008 - 17:41

Seu celular está ligado e alguém tenta falar com você. Aqui está o que acontece com a chamada:

  • Quando você liga o telefone pela primeira vez, ele ouve um SID (veja a barra lateral) no canal de controle. O canal de controle é uma freqüência especial que o telefone e a estação base usam para falar um com o outro sobre coisas como configuração de chamadas e mudança de canais. Se o telefone não conseguir encontrar nenhum canal de controle para ouvir, ele saberá que está fora de alcance e exibirá uma mensagem dizendo que está fora de serviço.
  • Quando ele recebe o SID, o telefone o compara ao SID programado no telefone. Se os SIDs coincidirem, o telefone saberá que a célula com a qual ele está se comunicando faz parte de seu sistema home, ou doméstico.


  • Junto com o SID, o telefone também transmite uma solicitação de registro, e a central comutadora de telefonia móvel (MTSO) rastreia a localização de seu telefone em um banco de dados. Dessa maneira, a central sabe em qual célula você se encontra para, quando quiser, tocar a campainha de seu celular.
  • A MTSO recebe a chamada e tenta localizá-lo. Ela consulta seu banco de dados para ver em qual célula você se encontra.
  • A central MTSO escolhe um par de freqüências que seu telefone usará naquela célula para receber a chamada.
  • A MTSO se comunica com seu telefone pelo canal de controle para informar quais freqüências utilizar, e assim que seu telefone e a torre comutam para essas freqüências, a chamada é conectada. Agora, você está falando com um amigo por um rádio de duas vias.
  • Conforme você se move em direção à borda de sua célula, a estação base de sua célula nota que a intensidade do sinal de seu celular está diminuindo. Enquanto isso, a estação base na célula para a qual você se dirige (e que está ouvindo e medindo a intensidade do sinal em todas as freqüências, não apenas em seu próprio sétimo do total) observa o sinal de seu telefone aumentar de intensidade. As duas estações base se coordenam uma com a outra via MTSO e, em algum ponto, seu telefone recebe um sinal no canal de controle ordenando que ele troque de freqüências. Esse passe (hand off) comuta seu telefone para a nova célula.




À medida que você se desloca, o sinal é passado de célula para célula





Digamos que você esteja ao telefone e se mova de uma célula para outra, mas a célula para a qual você se move é coberta por outro provedor de serviços que não o seu. Em vez de derrubar a ligação, ela na verdade será transferida para o outro provedor de serviços.



Se o SID no canal de controle não coincide com o SID programado em seu telefone, então o telefone sabe que está em roaming. A central MTSO da célula em que você faz o roaming entra em contato com a central MTSO de seu sistema doméstico, que então verifica seu banco de dados para confirmar que o SID do telefone que você usa é válido. Seu sistema doméstico verifica seu telefone para a central MTSO local, a qual então rastreia seu telefone à medida que você se desloca ao longo de suas células.



E o surpreendente é que tudo isso acontece em segundos.

A parte chata é que você pode receber uma cobrança absurda por sua chamada em roaming. Na maioria dos telefones, a palavra "roam" aparece na tela do aparelho quando você deixa a área de cobertura de seu provedor e entra na de outro. Caso contrário, será melhor estudar seus mapas de cobertura com muita atenção, pois mais de uma pessoa já foi, desagradavelmente, surpreendida pelo custo do roaming. Verifique seu contrato de serviços cuidadosamente para descobrir quanto está pagando quando estiver em roaming.



Observe que se você quiser fazer roaming internacionalmente, precisará de um telefone que funcione tanto domesticamente quanto no exterior. Países diferentes usam tecnologias de acesso celular diferentes.





fonte: por Julia Layton, Marshall Brain e Jeff Tyson - traduzido por HowStuffWorks Brasil



adaptação para o Plus: Luke :blz